Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Cultura, Edição Papel, Opinião

O Algarve de Costa-a-Costa: Portimão, a Sardinha e as Letras | Por Paulo Larcher

MAS AFINAL O QUE É ISSO DA CULTURA?: Artigo de Paulo Larcher, com fotos de António Homem Cardoso, publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de julho

15:00 7 Julho, 2023 10:22 6 Julho, 2023 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
PAULO LARCHER
Jurista e escritor

“Eu julgo que a realização perfeita da paisagem marítima grega, tal como os poetas da antiguidade a conceberam, está no troço da costa do Algarve, entre a Ponta do Altar e a ponta da Piedade, isto é, desde a barra de Portimão até ao fecho da baía de Lagos.”1

Há quem prefira visitar o Algarve nos tempos mortos do turismo, sendo que estes se situam entre novembro e março, mais coisa menos coisa. De facto, do ponto de vista da carteira do viajante isso até é mais favorável: por um lado evita empurrões, esperas, preços inflacionados, mas, por outro, não frui da vibração estival da região que em três meses recebe mais visitas do que população tem o País inteiro. Já falámos na crónica anterior do concelho de Albufeira, camisola amarela deste campeonato, que abarbata quase metade dos visitantes. Portimão anda pelo meio do pelotão com dezassete por cento das dormidas. Nada mau! E como se reflete essa atividade na “alma” da cidade? Foi para o poder testemunhar com os meus próprios olhos que, no passado mês de março, me pus a caminho.

Fotos António Homem Cardoso | DR

“Há que dizer-se das coisas o somenos que elas são”, lá dizia o saudoso Ary. Há que dizer que a viagem Lisboa-Algarve no comboio Alfa é agradavelmente rápida e confortável. Embarcado em Lisboa às oito e trinta, em menos de um piscar de olhos chego a Tunes, uma estação modernizada e funcional e, após uma espera não superior a dez minutos, ponho o pé no comboio regional em direção a Lagos. Carruagem sem pichagens, interior limpo. É pena não haver uma casita de banho, mas, pronto, o caminho também não é longo. Certo? Dois terços dos lugares estão ocupados por estrangeiros. Alguns carregam malas, outros não; presumo que pertençam ao grupo que escolheu passar o frio inverno na nossa suave terra. O plano é desembarcar em Portimão. O comboio vai parando: sai gente, entra gente. Lá parte, de novo: e vai Algoz e Alcantarilha e Porto Barreto: a paisagem é plana e as chuvas recentes emprestam-lhe um verde intenso. Vejo sobreiros, vinhas, pomares. Casas aqui e ali. Alguns prédios. No cimo de um outeiro uma capelinha alveja. Passa-se um cemitério. Depois a explosão violeta da floração dos pomares. Laranjais, laranjais a perder de vista. Estufas imensas. O aspeto harmonioso dos relvados civilizados de campos de golfe. E vai Silves e vai Estômbar e Ferragudo e, finalmente, chega a Portimão.

Menos de meia hora de viagem. Pergunto aos meus botões o que ganhará esta linha em termos de serviço público após a projetada eletrificação? Os meus botões não dizem nada, porque não sabem e eu também não, claro, mas vejamos: a linha que é de via única vai manter-se assim, pelo que o encontro dos comboios se fará apenas nas estações, o que significa que o aumento da velocidade terá grandes restrições. Alguém que tenho como versado nestas coisas, assegurou-me que a Europa impôs a eletrificação por causa da pegada ecológica. Bem, se somos obrigados, calo-me já.

A estação situa-se na parte Norte da cidade de Portimão, bem inserida na malha urbana. Da minha primeira e única visita vai para quarenta anos, recordo uma cacofonia urbana. Prédios com dimensões, formatos, cores e orientações variados, paredes meias com casinhas tradicionais, muitas delas em estado de abandono. Não está muito diferente. Seguramente tem mais prédios altos e o trânsito está mais disciplinado. Existe uma área pedonal com comércio local bastante animado. Em frente da interessante Igreja dos Jesuítas abre-se uma grande praça. Em frente do belo edifício da Câmara existe agora uma praça desafogada. A antiga Lota foi muito bem recuperada e transformada em posto de turismo. Ao longo do rio corre um passeio largo onde os locais passeiam ao fim da tarde de mãos dadas.

A população que vejo nas ruas é maioritariamente de outras raças e línguas. Deslocam-se em pequenos grupos falando entre eles. Esta sim, é uma grande diferença. Há quarenta anos esta realidade não existia. Muita coisa mudou nestas décadas: o envelhecimento populacional e o decréscimo de nascimentos que impõe uma procura de mão de obra estrangeira que faça funcionar a engrenagem turística algarvia, sujeita a abruptos picos sazonais. Na época alta – basicamente de junho a setembro – trabalham. Na época baixa vagueiam pela cidade, rezando para que apareça algo que os alimente e entretenha até ao próximo verão.

Tenho que explicar uma coisa que me esqueci de mencionar: o António Homem Cardoso não viaja comigo desta vez. A razão é que decidimos ilustrar a crónica com um conjunto belíssimo de fotografias tiradas por ele há uns largos anos. Eu devo, portanto, a partir das imagens e das minhas deambulações pela cidade, identificar e descrever a “alma”, o sentido essencial desta urbe e dos seus habitantes. O problema é que não vou poder dispor das dicas que, habitualmente, entre duas fotografias, o Mestre vai debitando ou, por outras palavras, tenho que me desenrascar sozinho.

E assim foi. Munido de um guia e respetivo mapa fornecido pelo posto de turismo (a propósito, o edifício tem umas janelas arabizantes bastante interessantes), passei por alguns dos pontos nele assinalados e que se encontram ao alcance de qualquer passante: Casa de Manuel Teixeira Gomes, Convento do Colégio dos Jesuítas, Igreja Matriz, Largo 1º de Dezembro, Largo da Mó, Museu de Portimão, Palacete Sárreas Garfias/Teatro Municipal, Palácio Bivar, esculturas de João Cutileiro, e mais outras tantas de que não lembro nem nome nem função.

O tempo estava de ananases, como diria o amigo Eça, o que às tantas me obrigou a suspender a jornada e sentar numa cadeira da esplanada do Clube Naval com uma loirinha na mão. Já mais acalmado dos calores pus-me a pensar. Qual será então a alma antiga desta cidade?… O que a define? O que lhe dá identidade? O que lhe marcou a personalidade? O que lhe caracteriza o carácter? Realmente, deste conjunto heterógeno o que escolher?

Ah, António! Um dos teus palpites dar-me-ia agora muito jeito…

Bem, vamos lá ver as possibilidades: o mar seguramente. E também o rio e tudo o que a ele está ligado: os barcos, o pescado, o lazer… Muito da grandeza antiga da Vila Nova de Portimão tem as suas raízes na água salgada. Em primeiríssimo lugar vem a indústria transformadora ligada à pesca. É obrigatório, é “mandatório”, como agora se diz por aí (e mal), falar da indústria conserveira. Já lá iremos, então, com o detalhe adequado.

A cultura em segundo lugar. Não é impunemente que uma terra dá à luz um Presidente da República e ainda para mais escritor e homem de bom gosto: Manuel Teixeira Gomes. Mas Portimão não se fica pela história das palavras. Portimão, por exemplo, utilizou o nome da sua figura maior para intitular um prémio literário. Portimão tem prémios de poesia e iniciativas várias com dinamização sociocultural assinalável o que merece, penso eu, uma menção nestas crónicas se bem que à vol d’oiseau, mas, claro, quem queira aprofundar estes assuntos pode consultar – entre muitos outros – uma monografia de Adriana Nogueira, intitulada A criação literária e o Algarve […]2.

A maçada é que se se me acabou o espaço. Vou ter que esperar pela próxima crónica para dar umas pinceladas no grande quadro da alma portimonense. Mas fica decidido: vou escolher dois temas muitíssimo diferentes. Serão eles: “A Sardinha” e “As Letras”.

(1) Teixeira-Gomes, Manuel, Agosto Azul, in Obras Completas, Lisboa, INCM, 2007.

(2) https://sapientia.ualg.pt/bitstream/10400.1/3074/1/A%20cria%C3%A7%C3%A3o%20liter%C3%A1ria%20e%20o%20Algarve.pdf

O Algarve de Costa-a-Costa: D. Sancho I, Rei de Silves | Por Paulo Larcher
O Algarve de Costa-a-Costa: Albufeira: o nosso Gibraltar? | Por Paulo Larcher

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Segurança Social vai suspender estas pensões a quem não cumprir estes requisitos até esta data

17:00 25 Abril, 2026 15:00 25 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Veja se está na lista de visados da Segurança Social e quais os requisitos que não pode falhar

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos e convém saber onde ficam

08:20 25 Abril, 2026 18:51 23 Abril, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Europe Direct Algarve

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

06:00 25 Abril, 2026 17:10 25 Abril, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva intensa e trovoadas não vão ‘largar’ Portugal nestas datas e estas serão as regiões afetadas

14:10 25 Abril, 2026 13:53 25 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Os próximos dias em Portugal vão ser marcados por instabilidade em algumas regiões, com chuva e trovoadas a acompanhar a subida das temperaturas

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí uma ‘tormenta’: chuva intensa com trovoadas nestas regiões e este será o dia mais ‘agreste’

11:00 25 Abril, 2026 12:23 24 Abril, 2026 | João Luís

A instabilidade em Portugal vai aumentar e há regiões onde a chuva pode cair com mais força e com trovoadas. Veja quando o tempo pode piorar

Idosa a passear. Crédito: Freepik
Nacional Vida & Lazer

Britânicos consideraram esta cidade portuguesa um dos piores destinos para reformados

13:10 25 Abril, 2026 13:03 25 Abril, 2026 | Luís Santos

Para muitos reformados, esta cidade portuguesa pode ser mais difícil de visitar do que parece, segundo alertas de britânicos

Automóvel com a matrícula cor de rosa.
Auto Europa

Carros com matrícula desta cor já estão a circular nas estradas: saiba o que significa

08:50 25 Abril, 2026 10:29 23 Abril, 2026 | Miguel Frazão

França lançou novas matrículas temporárias cor-de-rosa para facilitar a identificação imediata de veículos irregulares nas estradas

Marina de Faro. Crédito: Freepik
Algarve Vida & Lazer

Nem Porto, nem Lisboa: esta cidade do Algarve ‘conquistou’ os espanhóis como destino ideal de verão

10:20 25 Abril, 2026 00:18 25 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Cidade algarvia tem encantado os espanhóis e é considerada pelos mesmos destino ideal de verão pelo seu património e paisagens

Algarve Gastronomia

Sabores da Ria Formosa inspiram restaurante do Hilton Vilamoura

10:00 25 Abril, 2026 12:18 21 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Restaurante em Vilamoura aposta em produtos locais e sabores algarvios na nova carta de verão inspirada no mar e na Ria Formosa

Espada-de-São-Jorge. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem espadas-de-São-Jorge em casa? Há locais onde nunca as deve colocar

11:30 23 Abril, 2026 11:34 23 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Associada à proteção no Feng Shui, a espada-de-São-Jorge não é consensual em todas as divisões e há zonas onde convém pensar melhor

Reformados a brindar. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Adeus reforma ‘a horas’: trabalhadores a partir desta idade podem reformar-se antes dos 66 anos e 9 meses se tiverem estes anos de descontos

13:00 21 Abril, 2026 11:59 21 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Trabalhadores a partir dos 60 anos podem considerar a reforma antecipada se tiverem contabilizado um certo número de anos de descontos

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: pagamentos em dinheiro acima deste valor são proibidos em Portugal

20:20 25 Abril, 2026 00:33 25 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Valor máximo para pagamentos em dinheiro em Portugal fica abaixo do novo teto europeu, que entrará em vigor a 10 de julho do próximo ano

Ilha de Formentera. Crédito: Freepik
Europa Vida & Lazer

Ilha paradisíaca ‘pacífica’ fica a 2 horas de Portugal e tem praias de água cristalina com água quase a 30 ºC

17:00 22 Abril, 2026 16:12 22 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Com praias de águas cristalinas que chegam quase aos 30 ºC, esta ilha a cerca de 2 horas de Portugal pode ser uma opção a considerar para as suas próximas férias

Agente da PSP. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Tem isto no carro? Multas podem sair caro (e nem é o seguro nem a carta de condução)

20:00 25 Abril, 2026 11:10 24 Abril, 2026 | João Luís

Não é o seguro nem a carta de condução: a falta deste documento válido pode custar até 1.250 euros de multa

Casal de idosos a analisar papéis.
Economia

Atenção pensionistas: se não fizer isto até setembro, pode perder a sua pensão

09:10 24 Abril, 2026 09:55 25 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Há reformas garantidas, mas só para quem cumprir um passo discreto que começa já em maio

Cão a morder o pé do dono.
Algarve

“Experiência horrível”: cadela ‘arranca’ dedo do pé ao dono num jantar de anos no Algarve e teve de percorrer 600 km para ser operado

12:20 23 Abril, 2026 12:14 23 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Ataque de cadela em Tavira levou a amputação parcial de um dedo e a um percurso hospitalar com várias transferências e horas de espera

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Segurança Social vai suspender estas pensões a quem não cumprir estes requisitos até esta data

17:00 25 Abril, 2026 15:00 25 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Veja se está na lista de visados da Segurança Social e quais os requisitos que não pode falhar

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve, Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos e convém saber onde ficam

08:20 25 Abril, 2026 18:51 23 Abril, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Europe Direct Algarve

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

06:00 25 Abril, 2026 17:10 25 Abril, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva intensa e trovoadas não vão ‘largar’ Portugal nestas datas e estas serão as regiões afetadas

14:10 25 Abril, 2026 13:53 25 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Os próximos dias em Portugal vão ser marcados por instabilidade em algumas regiões, com chuva e trovoadas a acompanhar a subida das temperaturas

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí uma ‘tormenta’: chuva intensa com trovoadas nestas regiões e este será o dia mais ‘agreste’

11:00 25 Abril, 2026 12:23 24 Abril, 2026 | João Luís

A instabilidade em Portugal vai aumentar e há regiões onde a chuva pode cair com mais força e com trovoadas. Veja quando o tempo pode piorar

Idosa a passear. Crédito: Freepik
Nacional, Vida & Lazer

Britânicos consideraram esta cidade portuguesa um dos piores destinos para reformados

13:10 25 Abril, 2026 13:03 25 Abril, 2026 | Luís Santos

Para muitos reformados, esta cidade portuguesa pode ser mais difícil de visitar do que parece, segundo alertas de britânicos

Automóvel com a matrícula cor de rosa.
Auto, Europa

Carros com matrícula desta cor já estão a circular nas estradas: saiba o que significa

08:50 25 Abril, 2026 10:29 23 Abril, 2026 | Miguel Frazão

França lançou novas matrículas temporárias cor-de-rosa para facilitar a identificação imediata de veículos irregulares nas estradas

Marina de Faro. Crédito: Freepik
Algarve, Vida & Lazer

Nem Porto, nem Lisboa: esta cidade do Algarve ‘conquistou’ os espanhóis como destino ideal de verão

10:20 25 Abril, 2026 00:18 25 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Cidade algarvia tem encantado os espanhóis e é considerada pelos mesmos destino ideal de verão pelo seu património e paisagens

Algarve, Gastronomia

Sabores da Ria Formosa inspiram restaurante do Hilton Vilamoura

10:00 25 Abril, 2026 12:18 21 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Restaurante em Vilamoura aposta em produtos locais e sabores algarvios na nova carta de verão inspirada no mar e na Ria Formosa

Espada-de-São-Jorge. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem espadas-de-São-Jorge em casa? Há locais onde nunca as deve colocar

11:30 23 Abril, 2026 11:34 23 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Associada à proteção no Feng Shui, a espada-de-São-Jorge não é consensual em todas as divisões e há zonas onde convém pensar melhor

Reformados a brindar. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Adeus reforma ‘a horas’: trabalhadores a partir desta idade podem reformar-se antes dos 66 anos e 9 meses se tiverem estes anos de descontos

13:00 21 Abril, 2026 11:59 21 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Trabalhadores a partir dos 60 anos podem considerar a reforma antecipada se tiverem contabilizado um certo número de anos de descontos

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: pagamentos em dinheiro acima deste valor são proibidos em Portugal

20:20 25 Abril, 2026 00:33 25 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Valor máximo para pagamentos em dinheiro em Portugal fica abaixo do novo teto europeu, que entrará em vigor a 10 de julho do próximo ano

Ilha de Formentera. Crédito: Freepik
Europa, Vida & Lazer

Ilha paradisíaca ‘pacífica’ fica a 2 horas de Portugal e tem praias de água cristalina com água quase a 30 ºC

17:00 22 Abril, 2026 16:12 22 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Com praias de águas cristalinas que chegam quase aos 30 ºC, esta ilha a cerca de 2 horas de Portugal pode ser uma opção a considerar para as suas próximas férias

Agente da PSP. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Tem isto no carro? Multas podem sair caro (e nem é o seguro nem a carta de condução)

20:00 25 Abril, 2026 11:10 24 Abril, 2026 | João Luís

Não é o seguro nem a carta de condução: a falta deste documento válido pode custar até 1.250 euros de multa

Casal de idosos a analisar papéis.
Economia

Atenção pensionistas: se não fizer isto até setembro, pode perder a sua pensão

09:10 24 Abril, 2026 09:55 25 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Há reformas garantidas, mas só para quem cumprir um passo discreto que começa já em maio

Cão a morder o pé do dono.
Algarve

“Experiência horrível”: cadela ‘arranca’ dedo do pé ao dono num jantar de anos no Algarve e teve de percorrer 600 km para ser operado

12:20 23 Abril, 2026 12:14 23 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Ataque de cadela em Tavira levou a amputação parcial de um dedo e a um percurso hospitalar com várias transferências e horas de espera

Últimas Notícias

  • Governo prepara novo apoio para comprar carro: saiba quando poderá candidatar-se
    Governo prepara novo apoio para comprar carro: saiba quando poderá candidatar-se
  • Banco de Portugal ‘avisa’: pagamentos em dinheiro acima deste valor são proibidos em Portugal
    Banco de Portugal ‘avisa’: pagamentos em dinheiro acima deste valor são proibidos em Portugal
  • Tem isto no carro? Multas podem sair caro (e nem é o seguro nem a carta de condução)
    Tem isto no carro? Multas podem sair caro (e nem é o seguro nem a carta de condução)
  • Muitos portugueses vão ter de trocar o Bilhete de Identidade vitalício pelo Cartão de Cidadão: veja se está na lista
    Muitos portugueses vão ter de trocar o Bilhete de Identidade vitalício pelo Cartão de Cidadão: veja se está na lista
  • Adeus Rússia? País da UE descobriu uma das maiores reservas de petróleo da história e ‘ameaça’ hegemonia russa
    Adeus Rússia? País da UE descobriu uma das maiores reservas de petróleo da história e ‘ameaça’ hegemonia russa
  • Segurança Social vai suspender estas pensões a quem não cumprir estes requisitos até esta data
    Segurança Social vai suspender estas pensões a quem não cumprir estes requisitos até esta data

Opinião

  • Acupuntura na primavera: uma aliada para alergias | Por Natália Roque
    Acupuntura na primavera: uma aliada para alergias | Por Natália Roque
  • Projeto MARKATO Matera 2019, património cultural. Grécia e Itália unem forças | Por João Palmeiro
    Projeto MARKATO Matera 2019, património cultural. Grécia e Itália unem forças | Por João Palmeiro
  • Dia Mundial do Livro: Audiolivro vs. livro físico – o fim de uma falsa dicotomia | Por Bruno Sambado
    Dia Mundial do Livro: Audiolivro vs. livro físico – o fim de uma falsa dicotomia | Por Bruno Sambado
  • Atividade física pode reduzir risco de cancro e travar crescimento tumoral | Por Sara Viegas
    Atividade física pode reduzir risco de cancro e travar crescimento tumoral | Por Sara Viegas
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data
    Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data
  • Multas não escapam: União Europeia prepara novas regras para infrações rodoviárias e há mudanças que não vão agradar aos condutores
    Multas não escapam: União Europeia prepara novas regras para infrações rodoviárias e há mudanças que não vão agradar aos condutores
  • Projeto MARKATO Matera 2019, património cultural. Grécia e Itália unem forças | Por João Palmeiro
    Projeto MARKATO Matera 2019, património cultural. Grécia e Itália unem forças | Por João Palmeiro
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal