Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Da esq.ª para a dir.ª: O presidente Francisco Leal e os coordenadores Vânia Rodrigues e José Brito | Crédito: Érica Jesus | Postal
Algarve, Edição Papel, Europe Direct Algarve

Cruz Vermelha da Fuseta/Moncarapacho reforça resposta social perante os desafios de um Algarve em mudança

Com cerca de 55 colaboradores, a instituição desenvolve respostas que vão da infância à emergência, enquanto aposta em novos projetos

11:00 12 Julho, 2026 11:34 12 Julho, 2026
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Numa região marcada pela proximidade ao mar e aos ecossistemas da Ria Formosa, onde a sazonalidade do turismo e a crescente pressão sobre a habitação continuam a moldar a realidade social, a Delegação da Fuseta/Moncarapacho da Cruz Vermelha Portuguesa procura responder às necessidades de um território em constante transformação, conciliando respostas de proximidade com novos projetos de inclusão social, cooperação europeia e sustentabilidade ambiental.

Com área de intervenção nas freguesias da Fuseta e de Moncarapacho, a instituição mantém equipamentos em ambas as localidades e desenvolve respostas que acompanham diferentes fases da vida, da infância ao apoio às famílias, sem esquecer a emergência pré-hospitalar e a intervenção comunitária.

Segundo o presidente da delegação, Francisco Leal, a prioridade passa por consolidar o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos, mas também por preparar a instituição para responder a novos desafios sociais.

“Temos vindo a apostar em projetos que são necessários para a população”, afirma ao POSTAL, defendendo que a Cruz Vermelha deve continuar a crescer sem perder a proximidade que caracteriza a sua intervenção.

Projeto quer reforçar inclusão social em todo o concelho

A mais recente aposta da delegação é o projeto CLDS 5.0 – Contrato Local de Desenvolvimento Social, um projeto financiado por fundos comunitários e pela Segurança Social, com duração de três anos e intervenção em todo o concelho de Olhão.

Coordenado pela educadora social Vânia Rodrigues, o projeto assenta em três eixos de atuação: emprego e formação, combate à pobreza infantil e à exclusão social e intervenção junto de famílias em situação de vulnerabilidade ou emergência social.

O objetivo, explica a responsável, passa por criar uma resposta integrada capaz de gerar impacto social junto das famílias mais vulneráveis, através de dezoito atividades que serão desenvolvidas ao longo dos próximos três anos.

O CLDS 5.0 junta-se às respostas que a instituição já assegura diariamente junto da comunidade através das creches, apoio ao estudo, centro comunitário, cantina social, loja social e apoio alimentar, acompanha famílias em situação de vulnerabilidade e promove o encaminhamento para diferentes respostas sociais.

“Conseguimos responder às necessidades da população em diferentes áreas, desde a alimentação ao acompanhamento social”, resume Vânia Rodrigues ao POSTAL.

Sazonalidade e habitação agravam vulnerabilidades                            

A sazonalidade continua a marcar profundamente a realidade social do concelho. A dependência do turismo e das atividades ligadas ao mar faz com que muitas famílias atravessem períodos de instabilidade económica ao longo do ano, situação que se reflete na procura das respostas sociais.

A esta situação junta-se a crescente dificuldade de acesso à habitação, sobretudo na Fuseta, onde o aumento dos preços do mercado imobiliário está a dificultar a fixação de jovens casais. “Há menos famílias jovens e menos crianças. Muitas pessoas acabam por procurar outros locais para viver porque não conseguem suportar os preços das casas”, explica Vânia Rodrigues.

A situação de Moncarapacho apresenta características distintas. A maior oferta de habitação e uma economia menos dependente da sazonalidade permitem fixar mais população, criando uma dinâmica social diferente da que se verifica na vila piscatória.

Apesar destes desafios, a responsável destaca a proximidade existente entre as instituições locais, considerando que a articulação entre a Cruz Vermelha, o Município de Olhão, a Segurança Social e as restantes entidades permite dar respostas mais rápidas às situações de maior vulnerabilidade.

Emergência e financiamento colocam novos desafios

A intervenção da delegação estende-se também à área da emergência, assegurando o transporte de doentes não urgentes e o reforço dos meios de socorro durante a época balnear, através do Posto de Emergência Médica da Fuseta.

José Brito, diretor técnico e coordenador do local de emergência, explica que a localização geográfica do Algarve obriga frequentemente as equipas a percorrer dezenas de quilómetros para responder às solicitações, com transportes que chegam a concelhos como Tavira, Castro Marim ou Vila Real de Santo António.

A pressão aumenta devido ao crescimento dos custos de funcionamento, que têm colocado novos desafios à sustentabilidade da instituição.

“Os combustíveis, os recursos humanos e a alimentação aumentaram significativamente, mas os acordos de cooperação continuam praticamente inalterados”, alerta, defendendo uma atualização dos modelos de financiamento das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).

Além das respostas sociais e da emergência, a delegação assegura ainda serviços prestados ao Município de Olhão, nomeadamente o fornecimento de refeições em escolas e o transporte de crianças e jovens com necessidades específicas para estabelecimentos de ensino e instituições do concelho.

Atualmente, a instituição conta com cerca de 55 colaboradores, cuja atividade se reparte pelas diferentes respostas sociais, projetos e serviços desenvolvidos nas duas freguesias.

Voluntariado mantém-se como um dos pilares da instituição

Apesar das mudanças verificadas ao longo dos últimos anos, o voluntariado continua a desempenhar um papel importante na atividade da Cruz Vermelha.

Segundo José Brito, é hoje mais difícil encontrar voluntários disponíveis de forma permanente, sobretudo devido às exigências profissionais e às alterações sociais. Ainda assim, a delegação continua a envolver jovens em campanhas solidárias, atividades de verão e ações de apoio à comunidade.

Todos recebem formação inicial sobre a história da instituição e os sete princípios fundamentais da Cruz Vermelha, considerados a base da atuação de colaboradores e voluntários.

Centro comunitário reforça resposta às famílias e às crianças

O centro comunitário da delegação, em funcionamento na Fuseta desde 2001 após ter sido criado com apoio de fundos comunitários e do Programa de Apoio às Comunidades Piscatórias, mantém-se como um dos principais espaços de intervenção junto da população.

A valência assegura respostas que vão do pré-escolar aos tempos livres e ao apoio alimentar, servindo diariamente cerca de 40 refeições na cantina social e apoiando ainda cerca de 150 crianças na cantina escolar.

Durante o verão, as “Semanas Divertidas” juntam perto de 100 crianças, reforçando a ocupação dos tempos livres. “É uma resposta muito completa, que acompanha as famílias em diferentes momentos do seu quotidiano”, destaca a educadora social Vânia Rodrigues.

Olhar para o território para além da intervenção social

Embora a resposta às necessidades da população continue a ser a prioridade, Francisco Leal, ex-presidente do Município de Olhão, considera que o futuro da delegação passa também por desenvolver projetos capazes de responder aos desafios específicos do território. Entre eles está uma maior participação em candidaturas nacionais e europeias, permitindo trocar experiências com outras organizações e implementar novas iniciativas na região.

Uma das áreas que o presidente considera prioritárias é a valorização da Ria Formosa, cuja riqueza ambiental entende estar intimamente ligada ao desenvolvimento económico do Algarve.

“A Ria Formosa é um património extraordinário, mas nem sempre lhe damos a atenção que merece”, afirma ao POSTAL.

Na sua perspetiva, a proteção das ilhas-barreira e dos cordões dunares é essencial para salvaguardar o litoral algarvio perante a erosão costeira e a subida do nível do mar. Ao mesmo tempo, defende uma maior valorização da biodiversidade existente naquele ecossistema, incluindo espécies protegidas como a andorinha-do-mar.

Segundo o presidente, a proteção ambiental deve caminhar lado a lado com a valorização da atividade piscatória e de um turismo sustentável, setores que continuam a desempenhar um papel fundamental na economia local. O responsável considera que “a preservação ambiental não deve ser vista como um obstáculo ao desenvolvimento, mas antes como um fator de valorização do território”.

“A atividade ligada ao mar continua a ser importante, mas hoje o turismo representa também uma das maiores fontes de rendimento da região. Precisamos de proteger aquilo que distingue o Algarve e que continua a atrair quem nos visita”, sublinha.

Para o responsável, preservar a Ria Formosa, as praias e os ecossistemas costeiros significa proteger um património natural que sustenta a economia local e contribui para a qualidade de vida das populações.

Entre a resposta às necessidades sociais do dia a dia e a preparação de novos projetos, a instituição procura adaptar a sua intervenção a um Algarve em transformação, onde os desafios sociais, económicos e ambientais exigem respostas cada vez mais integradas.

Érica Jesus / HDF

Leia também: Entrevista ao presidente da Junta de Freguesia de Moncarapacho: “Quero que as pessoas tenham orgulho na terra onde vivem”

Camião preso numa curva.
Nacional

Camião fica entalado numa curva no Gerês

10:10 6 Novembro, 2026 09:59 6 Novembro, 2026

No Gerês, um camião ficou preso numa curva da Estrada de Albergaria, obrigando ao corte da circulação nos dois sentidos

Algarve Economia Edição Papel Postal Studio

Mustique Gourmet estreia encontros com produtores em Tavira

10:00 6 Novembro, 2026 14:52 5 Novembro, 2026

Encontro com a Menin Douro Estates juntou provas, gastronomia e música em Tavira, dando início a uma programação dedicada aos produtores portugueses

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

“Invariavelmente chegará cedo de mais…” | Por José Garrido

10:30 6 Novembro, 2026 07:03 3 Novembro, 2026

QUE FICOU DA VIAGEM?: Artigo de José Garrido publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Edifício da Segurança Social.
Economia Nacional

Voltou a trabalhar? Há um subsídio que pode continuar a receber com o salário

10:10 5 Novembro, 2026 09:50 5 Novembro, 2026

O regresso ao trabalho pode permitir manter um apoio da Segurança Social: há um prazo para apresentar os comprovativos

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

O mar debaixo dos nossos pés | Por Ana Alexandra Resende

09:00 6 Novembro, 2026 08:22 5 Novembro, 2026

A SUL DA HISTÓRIA: Artigo de Ana Alexandra Resende publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

Kazuo Ishiguro: escrever sobre um mundo de outrora e um amanhã | Por Paulo Serra

07:30 6 Novembro, 2026 19:52 2 Novembro, 2026

LETRAS & LEITURAS: Artigo de Paulo Serra publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Europe Direct Algarve Opinião

Motores da inovação europeia, as cidades esperam peso político e financiamento direto em Bruxelas | Por João Palmeiro

09:30 6 Novembro, 2026 19:56 5 Novembro, 2026

O futuro económico da Europa esteve em debate em Barcelona, onde os líderes urbanos exigiram maior protagonismo das cidades nas decisões europeias

Algarve Cultura Opinião

História de Tavira: O tempo dos Fenícios. Tavira é Balsa! – Parte 4 | Por José Manuel do Carmo

11:20 5 Novembro, 2026 12:57 5 Novembro, 2026

"Tal como em Castro Marim, a cidade de Tavira desenvolveu-se como um núcleo urbano de considerável importância sobre o povoado do Bronze Final, no início do 1.º milénio a.C. com características que denotam a sua ligação ao mundo mediterrâneo"

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Atenção, condutores: 2027 pode trazer multas mais rápidas e novas regras na estrada

12:40 5 Novembro, 2026 15:51 5 Novembro, 2026

Governo quer acelerar o tratamento das multas e recuperar a Brigada de Trânsito em 2027. A revisão do Código da Estrada também está nos planos

Praia de Cabanas de Tavira.
Algarve Vida & Lazer

Férias de “nota 10”? Revista espanhola aponta cinco razões para escolher o Algarve

18:30 5 Novembro, 2026 16:30 5 Novembro, 2026

Uma revista espanhola reuniu cinco razões para visitar o Algarve. O clima, as praias e a oferta de lazer estão entre os argumentos apresentados

Carregar carro elétrico. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Quem ganha o salário mínimo fica sem apoio para carros elétricos? Governo esclarece como serão feitas as contas

10:12 3 Novembro, 2026 10:12 3 Novembro, 2026

O limite de rendimento do novo apoio tem em conta a composição da família. Ministério esclarece o acesso de quem recebe o salário mínimo

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Real Spa Therapy de Olhão.
Algarve Vida & Lazer

Quer relaxar no Algarve? Há um passe de 149€ que permite visitar 11 spas até março

18:20 4 Novembro, 2026 10:31 4 Novembro, 2026

Algarve Spa Week disponibiliza um passe de 149 euros com acesso a 11 circuitos terapêuticos, que pode ser utilizado até março de 2027

Mulher no médico.
Nacional Saúde

SNS já disponibiliza tratamento gratuito em casa que pode ajudar mulheres na menopausa: o primeiro passo para ter acesso

12:50 5 Novembro, 2026 10:55 5 Novembro, 2026

O SNS tem um novo tratamento gratuito que pode ser realizado em casa, com acompanhamento clínico e recurso à inteligência artificial

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Camião preso numa curva.
Nacional

Camião fica entalado numa curva no Gerês

10:10 6 Novembro, 2026 09:59 6 Novembro, 2026

No Gerês, um camião ficou preso numa curva da Estrada de Albergaria, obrigando ao corte da circulação nos dois sentidos

Algarve, Economia, Edição Papel, Postal Studio

Mustique Gourmet estreia encontros com produtores em Tavira

10:00 6 Novembro, 2026 14:52 5 Novembro, 2026

Encontro com a Menin Douro Estates juntou provas, gastronomia e música em Tavira, dando início a uma programação dedicada aos produtores portugueses

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

“Invariavelmente chegará cedo de mais…” | Por José Garrido

10:30 6 Novembro, 2026 07:03 3 Novembro, 2026

QUE FICOU DA VIAGEM?: Artigo de José Garrido publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Edifício da Segurança Social.
Economia, Nacional

Voltou a trabalhar? Há um subsídio que pode continuar a receber com o salário

10:10 5 Novembro, 2026 09:50 5 Novembro, 2026

O regresso ao trabalho pode permitir manter um apoio da Segurança Social: há um prazo para apresentar os comprovativos

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

O mar debaixo dos nossos pés | Por Ana Alexandra Resende

09:00 6 Novembro, 2026 08:22 5 Novembro, 2026

A SUL DA HISTÓRIA: Artigo de Ana Alexandra Resende publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

Kazuo Ishiguro: escrever sobre um mundo de outrora e um amanhã | Por Paulo Serra

07:30 6 Novembro, 2026 19:52 2 Novembro, 2026

LETRAS & LEITURAS: Artigo de Paulo Serra publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Europe Direct Algarve, Opinião

Motores da inovação europeia, as cidades esperam peso político e financiamento direto em Bruxelas | Por João Palmeiro

09:30 6 Novembro, 2026 19:56 5 Novembro, 2026

O futuro económico da Europa esteve em debate em Barcelona, onde os líderes urbanos exigiram maior protagonismo das cidades nas decisões europeias

Algarve, Cultura, Opinião

História de Tavira: O tempo dos Fenícios. Tavira é Balsa! – Parte 4 | Por José Manuel do Carmo

11:20 5 Novembro, 2026 12:57 5 Novembro, 2026

"Tal como em Castro Marim, a cidade de Tavira desenvolveu-se como um núcleo urbano de considerável importância sobre o povoado do Bronze Final, no início do 1.º milénio a.C. com características que denotam a sua ligação ao mundo mediterrâneo"

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Atenção, condutores: 2027 pode trazer multas mais rápidas e novas regras na estrada

12:40 5 Novembro, 2026 15:51 5 Novembro, 2026

Governo quer acelerar o tratamento das multas e recuperar a Brigada de Trânsito em 2027. A revisão do Código da Estrada também está nos planos

Praia de Cabanas de Tavira.
Algarve, Vida & Lazer

Férias de “nota 10”? Revista espanhola aponta cinco razões para escolher o Algarve

18:30 5 Novembro, 2026 16:30 5 Novembro, 2026

Uma revista espanhola reuniu cinco razões para visitar o Algarve. O clima, as praias e a oferta de lazer estão entre os argumentos apresentados

Carregar carro elétrico. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Quem ganha o salário mínimo fica sem apoio para carros elétricos? Governo esclarece como serão feitas as contas

10:12 3 Novembro, 2026 10:12 3 Novembro, 2026

O limite de rendimento do novo apoio tem em conta a composição da família. Ministério esclarece o acesso de quem recebe o salário mínimo

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Real Spa Therapy de Olhão.
Algarve, Vida & Lazer

Quer relaxar no Algarve? Há um passe de 149€ que permite visitar 11 spas até março

18:20 4 Novembro, 2026 10:31 4 Novembro, 2026

Algarve Spa Week disponibiliza um passe de 149 euros com acesso a 11 circuitos terapêuticos, que pode ser utilizado até março de 2027

Mulher no médico.
Nacional, Saúde

SNS já disponibiliza tratamento gratuito em casa que pode ajudar mulheres na menopausa: o primeiro passo para ter acesso

12:50 5 Novembro, 2026 10:55 5 Novembro, 2026

O SNS tem um novo tratamento gratuito que pode ser realizado em casa, com acompanhamento clínico e recurso à inteligência artificial

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Últimas Notícias

  • Camião fica entalado numa curva no Gerês
    Camião fica entalado numa curva no Gerês
  • Mustique Gourmet estreia encontros com produtores em Tavira
    Mustique Gourmet estreia encontros com produtores em Tavira
  • Diretor da urgência de Portimão substituído e hospital afasta ligação à morte de idoso
    Diretor da urgência de Portimão substituído e hospital afasta ligação à morte de idoso
  • Morte de idoso após longa espera na urgência de Portimão motiva inquérito da ULS do Algarve e da IGAS
    Morte de idoso após longa espera na urgência de Portimão motiva inquérito da ULS do Algarve e da IGAS
  • São Brás de Alportel prepara novos investimentos na habitação, saúde e educação
    São Brás de Alportel prepara novos investimentos na habitação, saúde e educação

Opinião

  • “Invariavelmente chegará cedo de mais…” | Por José Garrido
    “Invariavelmente chegará cedo de mais…” | Por José Garrido
  • Motores da inovação europeia, as cidades esperam peso político e financiamento direto em Bruxelas | Por João Palmeiro
    Motores da inovação europeia, as cidades esperam peso político e financiamento direto em Bruxelas | Por João Palmeiro
  • O mar debaixo dos nossos pés | Por Ana Alexandra Resende
    O mar debaixo dos nossos pés | Por Ana Alexandra Resende

Europe Direct Algarve

  • Motores da inovação europeia, as cidades esperam peso político e financiamento direto em Bruxelas | Por João Palmeiro
    Motores da inovação europeia, as cidades esperam peso político e financiamento direto em Bruxelas | Por João Palmeiro
  • Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
    Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal