Localizado na cidade de Olhão, o Colégio Bernardette Romeira (CBR), mais do que um estabelecimento de ensino privado, é conhecido por ser uma grande família que engloba os estudantes, professores, colaboradores e as famílias de diversos concelhos do Algarve.
O CBR é um estabelecimento escolar de referência no Algarve, que tem por natureza integrar e responder a uma multiculturalidade com alunos dos cinco continentes. Em entrevista ao POSTAL, o seu diretor Francisco Bento salienta que abrange todos os tipos de famílias, o que faz com que o seu lema de ensino seja: “Sou Cidadão do Mundo”, que promove, nos alunos, uma mentalidade internacional e um pensamento crítico como aptidão para interagir no mundo global.
P – Que princípios e valores educacionais promove o Colégio Bernardette Romeira em Olhão?
R – O principal objetivo é o de preparar estudantes ativos ao longo da sua vida, promover competências que lhes permitam escolher (e construir) o seu percurso de vida, demonstrando respeito por eles próprios e pelos outros e agindo e participando na sociedade, preparando-os para um mundo em constante mudança. Para nós há 3 pilares que são muito importantes: a educação/aprendizagens, a segurança e uma boa alimentação. Consideramos fundamental que estas três áreas sejam de melhor qualidade.
P – Quais as faixas etárias e níveis de ensino oferecidos pelo colégio?
R – Recebemos alunos com 4 meses até ao 9º ano, tanto no currículo Português como no Currículo Internacional de Cambridge.
P – E quanto às atividades extracurriculares disponíveis para os alunos?
R – Neste campo, disponibilizamos várias ofertas quer na área do desporto, quer na área da música e noutras áreas que, hoje em dia são fundamentais para os alunos “cidadãos do mundo”. Neste ano letivo abrimos treinos de andebol e karaté, aulas individuais/grupo de guitarra, piano, bateria e canto. Tivemos também a AEC de robótica, jogos de tabuleiro, teatro e francês. Para o ano que vem, fruto de uma parceria com a Escolinha do Figo, o grande jogador de futebol português, teremos treinos de futebol para crianças a partir dos 3 anos e até àquelas que frequentam o 6º ano.
P – Como é a infraestrutura do colégio? Existem laboratórios, biblioteca e espaços desportivos?
R – O Colégio Bernardette Romeira é um dos que tem melhores equipamentos do Algarve e até a nível nacional. Ao nível dos laboratórios, é referenciado até por universidades, que mencionam ser de excelência e semelhantes aos do ensino superior. A biblioteca disponibiliza livros em várias línguas, uma vez que cerca de 25% dos nossos alunos têm origem noutro país. O nosso Pavilhão tem uma dimensão que permite organizar competições desportivas de várias modalidades e de referência internacional com as medidas estipuladas pelas federações nacionais e internacionais. Temos ainda um ginásio mais pequeno onde decorrem aulas de desporto e teatro, da creche, pré-escola e 1º ciclo.
P – Quanto ao corpo docente do colégio, os professores possuem qualificações específicas?
R – Enquanto Colégio com alvará do Ministério da Educação, e Ministério da Segurança Social, somos obrigados a cumprir todas as regras de contratação impostas às escolas públicas. O nosso corpo docente está assim habilitado para dar as disciplinas tanto do currículo Português como o de Cambridge. Alguns dos nossos docentes estão connosco há décadas havendo também avaliação de desempenho, promovendo melhores condições de trabalho e de rendimento, preferindo ficar connosco em vez de escolherem outras opções.
Aulas de Probótica
P – O colégio possui algum programa pedagógico diferenciado?
R – Sim. Consideramos que devemos possibilitar aos nossos alunos uma aprendizagem diferenciada que lhes permita dotarem-se de ferramentas para a sua vivência em sociedade e para que o seu sucesso e realização seja pleno. Dessa forma, desde tenra idade que promovemos aprendizagens diferenciadas por profissionais especializados em diversas áreas, inclusive somos um colégio com uma especialização nas crianças com necessidades específicas, sendo a referência em toda a região algarvia.
Os nossos bebés desfrutam de sessões de música, promovendo a sua componente sensorial. Na creche, para além das sessões de música, têm aulas de psicomotricidade. Na idade pré-escolar, para além destas duas áreas têm o inglês (Currículo de Cambridge direcionado a estas idades), o teatro, e outras. No primeiro ciclo, estas 4 áreas permanecem sobre a orientação de professores especializados que, na sua coadjuvação, apoiam os professores titulares nestas aprendizagens. A partir do 1º ano os alunos começam a ter aulas de Probótica para possibilitar a aprendizagem das ferramentas informáticas e das TIC.
O – Como é o relacionamento com os pais e a comunidade escolar?
R – O relacionamento é de uma grande proximidade. Somos como uma grande família. Temos reuniões frequentes com os encarregados de educação de forma a ajustar as estratégias pedagógicas a cada aluno, pois o encarregado de educação é elemento ativo no colégio.
P – Existem parcerias ou projetos em conjunto com outras instituições da região?
R – Temos várias parcerias com instituições, tanto de caráter associativo, como sindical, como empresarial, sejam de iniciativa privada ou pública, beneficiando de descontos nas inscrições dos seus educandos. Muitas destas parcerias refletem uma decisão que tomámos que foi a de promover alguns descontos na propina anual de forma a possibilitar a algumas famílias usufruírem do ensino que temos no Colégio. O nosso Colégio está inserido numa região bastante dinâmica e é com a união de esforços que conseguimos, todos, contribuir para uma melhor região e um melhor futuro das suas crianças.
Há ligações, também ao nível académico, académicas de cooperação com escolas da zona de Lisboa, Oeste e Setúbal, bem como com escolas internacionais (ex: República Chéquia).
P – E quais os principais eventos e projetos especiais promovidos pelo colégio ao longo do ano letivo?
R – Há alturas festivas que marcam o nosso cronograma anual. Festa da Família por altura do Natal, onde os nossos alunos apresentam à comunidade educativa e aos seus familiares as suas aprendizagens ao nível das artes e no final do ano letivo, voltamos a organizar apresentações das aprendizagens de música, teatro e desporto às famílias e comunidade do colégio, como culminar do ano letivo. Para além disso, festejamos o Carnaval e o Halloween. Dois momentos muito queridos aos nossos alunos e que promovem uma alegria contagiante todos os anos. Este ano, iremos promover várias atividades na última semana de aulas, de 26 a 30 de junho, na “Semana Intercultural” onde iremos festejar a multiculturalidade dos nossos alunos e onde as famílias serão participantes. A ementa dessa semana terá também um prato típico de um país, por dia.
P – O colégio oferece algum tipo de apoio ou acompanhamento para os alunos com necessidades especiais?
R – Claro que sim. Todas as escolas devem promover uma escola inclusiva e disponibilizar um acompanhamento dos alunos que tenham necessidades específicas. Temos uma equipa significativa no próximo ano lectivo 2023/24 que irá acompanhar estes alunos e que fazem um trabalho direto com as famílias.
P – Quais são os planos futuros e projetos em desenvolvimento pelo Colégio Bernardette Romeira?
R – Acima de tudo queremos trabalhar cada vez mais nas aprendizagens dos nossos alunos para que consigam tornar-se melhores cidadãos, preparados para enfrentar os desafios que surgirem na sua vida pessoal e profissional. Pretendemos avaliar a possibilidade de parcerias a vários níveis como a disponibilização em horário noturno de ofertas formativas universitárias complementares às que são oferecidas na região.
O Perfil de Francisco Bento, quem é?
Francisco Bento cresceu em Mafra e estudou na cidade de Torres Vedras e assume-se orgulhosamente como um filho saloio da terra que lhe deu uma noção do mundo real e do que é essencial para uma integração social e profissional num mundo exigente e em constante mudança, como aquele em que vivemos atualmente.
Licenciou-se em Relações Internacionais, Direito e conta com várias especializações em Gestão, Consultoria e Ciências Policiais, tendo desempenhado cargos quer no privado, quer na Administração Central do Estado. Passou por dois governos constitucionais, um do Governo de António Guterres, outro do Governo de Durão Barroso. Mais recentemente, colabora com várias autarquias nos domínios da educação e segurança, sendo as suas áreas de eleição e onde investe desde 2015, sendo atualmente administrador de vários colégios, nos distritos de Lisboa, Setúbal e Algarve, sendo o Colégio Bernardette Romeira, em Olhão, um daqueles que contribuem para os mais de mil alunos no total do seu grupo de educação.
Leia também: Qual é a importância do Ensino Artístico no desenvolvimento da criança?