Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Viaturas do INEM. Crédito: Facebook do INEM
Algarve, Edição Papel, Saúde

Ambulância de Vila Real de Santo António que socorreu Marcelo pode deixar de transportar doentes

Sindicato afirma que a viatura que transportou Marcelo Rebelo de Sousa poderá perder capacidade de transporte no plano do INEM

11:00 22 Agosto, 2026 10:25 20 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Sediada em Vila Real de Santo António, a ambulância que transportou Marcelo Rebelo de Sousa para o hospital, a 12 de agosto, foi apontada pelo Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar como exemplo da redução de meios prevista no INEM.

O presidente do Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH), Rui Lázaro, afirmou, a 13 de agosto, que aquela ambulância de Suporte Imediato de Vida poderá ser transformada, nos próximos meses, numa viatura ligeira de assistência, sem capacidade para transportar doentes.

“A ambulância que socorreu o ex-Presidente da República, sediada em Vila Real de Santo António, é uma das que, se a ideia não for travada entretanto, o INEM vai transformar nos próximos meses em viatura ligeira, sem capacidade de transportar o doente”, declarou o dirigente sindical.

Sindicato aponta escassez de ambulâncias no Algarve

Rui Lázaro sustentou que, caso a alteração já estivesse em vigor, Marcelo Rebelo de Sousa teria de permanecer no local até ser encontrada outra ambulância capaz de assegurar o transporte para uma unidade hospitalar.

O responsável afirmou que, naquele dia, existia “um problema de escassez de ambulâncias no Algarve”.

Para o dirigente sindical, este caso contraria as garantias dadas pelo presidente do Instituto Nacional de Emergência Médica, Luís Mendes Cabral, sobre o reforço da capacidade de resposta.

“A retórica do presidente do INEM tem sido contrariada à medida que se vai confrontando com os factos”, acusou Rui Lázaro. O sindicalista admitiu ainda que a contestação dos trabalhadores poderá endurecer, num momento em que as estruturas representativas mantêm críticas às alterações previstas para o dispositivo de emergência médica.

Viaturas SIV poderão deixar de transportar doentes

O INEM confirmou anteriormente a transferência das suas ambulâncias de emergência médica para as Unidades Locais de Saúde e a transformação das atuais ambulâncias de Suporte Imediato de Vida em viaturas ligeiras.

As equipas SIV são constituídas por um enfermeiro e por técnicos de emergência pré-hospitalar. No modelo contestado pelo sindicato, as novas viaturas poderão prestar assistência no local, mas deixarão de ter capacidade para transportar doentes para os hospitais.

O STEPH considera que a mudança reduzirá a capacidade de transporte de pessoas em situações urgentes e emergentes, podendo aumentar o tempo necessário para a chegada a uma urgência hospitalar em algumas regiões do país.

No final de julho, o presidente do INEM recusou a existência de qualquer desmantelamento do dispositivo de emergência médica ou a retirada de 100 ambulâncias, como então denunciaram os trabalhadores.

Manifesto já tinha sido entregue a Marcelo

As críticas do Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar antecedem o episódio ocorrido no Algarve. Em junho, o STEPH entregou na Presidência da República um manifesto em defesa da emergência médica, no qual alertava para as consequências das mudanças projetadas para o instituto.

O documento já contestava a transformação das ambulâncias SIV em “carros ligeiros” e advertia para a perda de capacidade de transporte de doentes.

Rui Lázaro criticou também uma entrevista de Luís Mendes Cabral à Antena 1 e à RTP, divulgada a 13 de agosto, no mesmo dia em que estava prevista uma reunião entre o sindicato e a Comissão de Trabalhadores do INEM.

O presidente do STEPH classificou a intervenção pública do responsável como uma “atitude desesperada”. “Vem no seguimento dos ziguezagues e dos recuos a que já se viu obrigado”, afirmou, apontando como exemplo as decisões relacionadas com a formação dos técnicos de emergência pré-hospitalar.

Sindicato critica relação com estruturas dos trabalhadores

Rui Lázaro acusou ainda o presidente do INEM de tentar “desvalorizar as estruturas que representam os trabalhadores”. O dirigente argumentou que o diálogo mantido pelo sindicato e pela Comissão de Trabalhadores permitiu desbloquear várias situações relacionadas com o funcionamento do instituto.

Na sua perspetiva, o Governo não deve ignorar os avanços e recuos associados ao processo de reorganização do INEM. Rui Lázaro considerou que o executivo poderia aproveitar a entrada em vigor da nova lei orgânica para nomear “um Conselho de Administração com mais competência para gerir os destinos do instituto”.

A.Pinto / HDF

Leia também: Nem Cabanas nem Cacela: para chegar a esta praia no Algarve há uma ponte de madeira com 300 metros que atravessa a Ria Formosa

Cartão de Cidadão.
Nacional

Tem um Cartão de Cidadão emitido antes de 16 de abril de 2018? Nesta situação terá mesmo de pedir um novo documento

13:50 2 Outubro, 2026 10:24 2 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Muitos não sabem que perder os códigos PIN pode ter consequências diferentes consoante a data em que o Cartão de Cidadão foi emitido

Algarve

Três feridos ligeiros durante tentativa de roubo em Albufeira

11:41 2 Outubro, 2026 11:41 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

GNR deteve um homem de 33 anos por roubo com arma branca em Albufeira. Tribunal aplicou-lhe a medida de prisão preventiva

Algarve Edição Papel Vida & Lazer

Casal tavirense abre Livi Park para festas e convívio em família

09:00 2 Outubro, 2026 12:16 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Duas salas, áreas de brincadeira e zonas para adultos integram o novo espaço em Tavira, pensado para celebrar aniversários e promover o convívio em família

Algarve Desporto

Faro International Cup arranca com cerimónia de abertura no Forum Algarve

12:51 2 Outubro, 2026 12:53 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Cerimónia de abertura do Faro International Cup decorre esta sexta-feira, às 21:00, na praça central do Forum Algarve

Militar da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

GNR detido após agredir agente da PSP no hospital do Barreiro

09:50 2 Outubro, 2026 09:42 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Um teste positivo de alcoolemia levou um militar da GNR ao hospital do Barreiro, onde acabou detido após agredir um agente da PSP

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

Paz e axialidade religiosa: um tesouro de Faro geopolítico (II) | Por Virgílio Machado

14:10 2 Outubro, 2026 20:08 29 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

ALGARVE GEOPOLÍTICO - HISTÓRIA DE UMA IDENTIDADE: Artigo de Virgílio Machado publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de outubro

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva forte, trovoada e vento: esta região portuguesa pode receber quase 80 mm de chuva

06:00 2 Outubro, 2026 09:40 1 Outubro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, os remanescentes da tempestade Hanna vão agravar estado do tempo nos Açores, com chuva forte, trovoada e rajadas de vento

Carne congelada. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tira a carne do congelador e volta a congelá-la crua? ASAE deixa um alerta que convém conhecer

13:10 2 Outubro, 2026 10:12 2 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Voltar a congelar carne depois de descongelada pode favorecer a multiplicação de microrganismos e aumentar o risco alimentar

Cultura.Sul Edição Papel Opinião Política

A República também se fez a Sul | Por Ana Alexandra Resende

08:30 2 Outubro, 2026 10:25 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

A SUL DA HISTÓRIA: Artigo de Ana Alexandra Resende publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de outubro

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa

Vai conduzir em Espanha? Estas regras de trânsito mudam a partir de 1 de outubro e há multas de 200 euros

20:30 30 Setembro, 2026 14:30 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha prepara alterações às regras de trânsito que abrangem automóveis, motociclos, bicicletas e trotinetes

Idoso a olhar para uma folha.
Economia Nacional

Começou a receber a pensão antes desta data? Segurança Social tem um complemento mensal para quem cumprir estes requisitos

11:00 28 Setembro, 2026 10:39 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Apoio mensal pode aumentar o rendimento de alguns pensionistas cujo cônjuge não tem rendimentos ou recebe um valor muito reduzido

Algarve Cultura Economia

Vila Real de Santo António prepara seis dias de Feira da Praia entre 8 e 13 de outubro

14:30 1 Outubro, 2026 14:27 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Durante seis dias, a Feira da Praia regressa ao centro de Vila Real de Santo António com comércio, artesanato, restauração, doçaria e divertimentos

Casal feliz a olhar para documentos. Crédito: Freepik AI
Economia

Agora é oficial: milhões de pensionistas vão receber um bónus nas pensões e já se sabe quem vai receber mais

10:10 30 Setembro, 2026 12:25 30 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Pagamento extraordinário nas pensões está confirmado. Descubra quanto poderá entrar na sua conta

Rolo de papel higiénico.
Vida & Lazer

Foi a um hotel e o papel higiénico estava assim? Saiba o que significa e qual o objetivo

11:50 29 Setembro, 2026 11:36 29 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

A dobra em triângulo no papel higiénico é um sinal usado na hotelaria para transmitir limpeza e preparação do quarto

Mulher a observar o frigorífico. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem o frigorífico encostado a este eletrodoméstico? Pode estar a gastar mais eletricidade sem dar conta

13:20 1 Outubro, 2026 12:01 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Forno, placa de cozinha e outras fontes de calor podem obrigar o frigorífico a trabalhar mais e aumentar o consumo

Dia de chuva
Tempo

Vem aí uma tempestade: chuva forte e trovoada vão ‘massacrar’ esta região a partir de sexta-feira

08:40 1 Outubro, 2026 08:40 1 Outubro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, os Açores deverão sentir os efeitos da tempestade, com o pior da precipitação previsto entre estes dias

Cartão de Cidadão.
Nacional

Tem um Cartão de Cidadão emitido antes de 16 de abril de 2018? Nesta situação terá mesmo de pedir um novo documento

13:50 2 Outubro, 2026 10:24 2 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Muitos não sabem que perder os códigos PIN pode ter consequências diferentes consoante a data em que o Cartão de Cidadão foi emitido

Algarve

Três feridos ligeiros durante tentativa de roubo em Albufeira

11:41 2 Outubro, 2026 11:41 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

GNR deteve um homem de 33 anos por roubo com arma branca em Albufeira. Tribunal aplicou-lhe a medida de prisão preventiva

Algarve, Edição Papel, Vida & Lazer

Casal tavirense abre Livi Park para festas e convívio em família

09:00 2 Outubro, 2026 12:16 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Duas salas, áreas de brincadeira e zonas para adultos integram o novo espaço em Tavira, pensado para celebrar aniversários e promover o convívio em família

Algarve, Desporto

Faro International Cup arranca com cerimónia de abertura no Forum Algarve

12:51 2 Outubro, 2026 12:53 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Cerimónia de abertura do Faro International Cup decorre esta sexta-feira, às 21:00, na praça central do Forum Algarve

Militar da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

GNR detido após agredir agente da PSP no hospital do Barreiro

09:50 2 Outubro, 2026 09:42 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Um teste positivo de alcoolemia levou um militar da GNR ao hospital do Barreiro, onde acabou detido após agredir um agente da PSP

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

Paz e axialidade religiosa: um tesouro de Faro geopolítico (II) | Por Virgílio Machado

14:10 2 Outubro, 2026 20:08 29 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

ALGARVE GEOPOLÍTICO - HISTÓRIA DE UMA IDENTIDADE: Artigo de Virgílio Machado publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de outubro

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva forte, trovoada e vento: esta região portuguesa pode receber quase 80 mm de chuva

06:00 2 Outubro, 2026 09:40 1 Outubro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, os remanescentes da tempestade Hanna vão agravar estado do tempo nos Açores, com chuva forte, trovoada e rajadas de vento

Carne congelada. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tira a carne do congelador e volta a congelá-la crua? ASAE deixa um alerta que convém conhecer

13:10 2 Outubro, 2026 10:12 2 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Voltar a congelar carne depois de descongelada pode favorecer a multiplicação de microrganismos e aumentar o risco alimentar

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião, Política

A República também se fez a Sul | Por Ana Alexandra Resende

08:30 2 Outubro, 2026 10:25 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

A SUL DA HISTÓRIA: Artigo de Ana Alexandra Resende publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de outubro

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa

Vai conduzir em Espanha? Estas regras de trânsito mudam a partir de 1 de outubro e há multas de 200 euros

20:30 30 Setembro, 2026 14:30 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha prepara alterações às regras de trânsito que abrangem automóveis, motociclos, bicicletas e trotinetes

Idoso a olhar para uma folha.
Economia, Nacional

Começou a receber a pensão antes desta data? Segurança Social tem um complemento mensal para quem cumprir estes requisitos

11:00 28 Setembro, 2026 10:39 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Apoio mensal pode aumentar o rendimento de alguns pensionistas cujo cônjuge não tem rendimentos ou recebe um valor muito reduzido

Algarve, Cultura, Economia

Vila Real de Santo António prepara seis dias de Feira da Praia entre 8 e 13 de outubro

14:30 1 Outubro, 2026 14:27 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Durante seis dias, a Feira da Praia regressa ao centro de Vila Real de Santo António com comércio, artesanato, restauração, doçaria e divertimentos

Casal feliz a olhar para documentos. Crédito: Freepik AI
Economia

Agora é oficial: milhões de pensionistas vão receber um bónus nas pensões e já se sabe quem vai receber mais

10:10 30 Setembro, 2026 12:25 30 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Pagamento extraordinário nas pensões está confirmado. Descubra quanto poderá entrar na sua conta

Rolo de papel higiénico.
Vida & Lazer

Foi a um hotel e o papel higiénico estava assim? Saiba o que significa e qual o objetivo

11:50 29 Setembro, 2026 11:36 29 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

A dobra em triângulo no papel higiénico é um sinal usado na hotelaria para transmitir limpeza e preparação do quarto

Mulher a observar o frigorífico. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem o frigorífico encostado a este eletrodoméstico? Pode estar a gastar mais eletricidade sem dar conta

13:20 1 Outubro, 2026 12:01 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Forno, placa de cozinha e outras fontes de calor podem obrigar o frigorífico a trabalhar mais e aumentar o consumo

Dia de chuva
Tempo

Vem aí uma tempestade: chuva forte e trovoada vão ‘massacrar’ esta região a partir de sexta-feira

08:40 1 Outubro, 2026 08:40 1 Outubro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, os Açores deverão sentir os efeitos da tempestade, com o pior da precipitação previsto entre estes dias

Últimas Notícias

  • Tem um Cartão de Cidadão emitido antes de 16 de abril de 2018? Nesta situação terá mesmo de pedir um novo documento
    Tem um Cartão de Cidadão emitido antes de 16 de abril de 2018? Nesta situação terá mesmo de pedir um novo documento
  • Tira a carne do congelador e volta a congelá-la crua? ASAE deixa um alerta que convém conhecer
    Tira a carne do congelador e volta a congelá-la crua? ASAE deixa um alerta que convém conhecer
  • Faro International Cup arranca com cerimónia de abertura no Forum Algarve
    Faro International Cup arranca com cerimónia de abertura no Forum Algarve
  • Projetos de lares em Loulé avançam para aumentar resposta à população idosa
    Projetos de lares em Loulé avançam para aumentar resposta à população idosa
  • Tavira junta sabores algarvios, saúde e sustentabilidade nos “Sábados no Mercado”
    Tavira junta sabores algarvios, saúde e sustentabilidade nos “Sábados no Mercado”

Opinião

  • Paz e axialidade religiosa: um tesouro de Faro geopolítico (II) | Por Virgílio Machado
    Paz e axialidade religiosa: um tesouro de Faro geopolítico (II) | Por Virgílio Machado
  • “Uma segunda juventude” | Por José Garrido
    “Uma segunda juventude” | Por José Garrido
  • Em busca da eternidade: necrópoles, panteões reais e nacionais | Por Jorge Queiroz
    Em busca da eternidade: necrópoles, panteões reais e nacionais | Por Jorge Queiroz

Europe Direct Algarve

  • Campanha no Arade prepara escavações arqueológicas e futura reserva subaquática visitável
    Campanha no Arade prepara escavações arqueológicas e futura reserva subaquática visitável
  • Habitação social mobiliza mais de 105 milhões de euros em sete municípios do Algarve
    Habitação social mobiliza mais de 105 milhões de euros em sete municípios do Algarve
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal