Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
O jornalista Ramiro Santos | Foto POSTAL | DR
Algarve, Economia, Edição Papel

AHETA: o turismo do Algarve a uma só voz

“Nada travaria o vento com as mãos”: Ramiro Santos recorda a criação da AHETA e o papel visionário de Elidérico Viegas

16:45 14 Junho, 2025 14:12 29 Junho, 2025 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O jornalista Ramiro Santos foi um dos oradores na sessão comemorativa dos 30 anos da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve, realizada no passado dia 10 de abril, na sua sede em Albufeira. Na sua intervenção, o jornalista – amigo pessoal de Elidérico Viegas, fundador da AHETA -, deixou o seu testemunho à memória de um “homem bom, íntegro e generoso”, cuja obra está para além do Algarve.

O POSTAL destaca algumas passagens da sua intervenção numa cerimónia em que foi descerrado um memorial ao fundador e primeiro presidente da AHETA, bem como a todos os presidentes dos órgãos sociais da associação.

Conheci Elidérico Viegas por volta de 1987, numa reunião da direção nacional da Associação dos Hotéis de Portugal, na sede da sua delegação regional em Faro.

O objetivo era procurar uma alternativa para substituir na chefia da delegação da AHP, o Dr. Oliveira Santos, que vinha exercendo essas funções havia pouco mais de um ano.

Elidérico Viegas foi o nome escolhido. E a nova estrutura associada à AHP conseguiu desde logo ocupar o espaço de afirmação e o reconhecimento que era devido ao Algarve.

Em poucos anos, a nova plataforma descentralizada da AHP constituiu-se num importante interlocutor do sector turístico-hoteleiro regional, enquanto Elidérico Viegas se tornava o porta-voz dos anseios e das reivindicações do turismo algarvio, bem como do turismo nacional no seu conjunto. Porque ele estava para além do espaço restrito dos interesses do turismo local, para se apresentar como o rosto do associativismo empresarial do turismo português.

Porém, anos volvidos, este protagonismo da associação e da sua liderança, começou a ser encarado com algum embaraço. Passava a tornar-se evidente que os interesses do Algarve não coincidiam ou, dito de outra forma, não cabiam no caderno das preocupações maiores dos grandes grupos que defendiam uma política de aproximação e de compromisso com os poderes de decisão em Lisboa. E Viegas como uma voz incómoda.

(…) O divórcio apresentava-se como o desfecho mais do que previsível. De modo que os empresários algarvios entenderam que havia chegado a hora de cada um seguir o seu caminho e de o Algarve passar a ter vida própria.

E apresentavam as suas razões:

– Queriam uma maior autonomia estratégica em relação a Lisboa, uma agenda e um caderno reivindicativo próprios, sem medo de afrontar os poderes instalados na região e no Terreiro do Paço, exigindo ao mesmo tempo a sua participação e assento nos organismos regionais e nacionais de turismo de acordo com a sua representatividade económica e social.

Bem vistas as coisas, eram condições de poder que visavam claramente a afirmação do Algarve turístico com uma voz própria e autónoma. Livre para agir e para falar sem ter de pedir licença a ninguém nas decisões que entendesse adotar na defesa dos interesses dos seus associados e da região.

Foi o grito de Ipiranga que soou como uma trovoada seca por todo o país com ligação à economia e ao turismo.

Formalmente, a rutura haveria de ser consumada por escritura pública de 27 de junho de 1995. Estava assim criada a Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA).

(…) Já nada nem ninguém seria capaz de travar o vento com as mãos. O processo avançou como estava previsto, com o apoio e as assinaturas daqueles que quiseram escrever o futuro, abrindo um capítulo importante na história do turismo do Algarve e do país.

E hoje é unanime o reconhecimento de que a AHETA representou uma pedrada no charco das águas paradas do imobilismo e da inércia das forças tradicionais que se encontravam dispersas e fechadas nos seus pequenos poderes de interesses e capelinhas.

Os princípios fundamentais que haveriam de orientar a nova organização associativa, ficaram assinalados nesta frase proferida por Elidérico Viegas:

“A AHETA assume o compromisso solene de tudo fazer para conferir à atividade turística, o reconhecimento do peso económico fundamental que na realidade possui, mas que os sucessivos poderes lhe têm negado”.

Poucos anos volvidos, a associação consolidar-se-ia como a maior e mais importante estrutura associativa empresarial organizada do sector turístico-hoteleiro do país, reunindo a quase totalidade dos hotéis, apartamentos turísticos, imobiliária turística, residenciais, a generalidade dos campos de golfe, os casinos, as marinas e os parques temáticos existentes na região.

O milagre em que ninguém parecia acreditar, acontecia.

O Algarve turístico passava a falar a uma só voz, e Elidérico Viegas mantinha-se firme e determinado na liderança fortemente mobilizadora do turismo na região.

(…) E quando, em 2007, se mudou para a sua própria casa, a AHETA já se havia tornado numa referência incontestável do turismo empresarial do país e porta-voz dos interesses regionais do sector.

Direi mais: dos interesses gerais do Algarve.

De tal modo isso é assim, que hoje se pode falar de uma realidade associativa antes da AHETA e outra depois da AHETA. O Algarve ficou mais forte, mais unido e interventivo, com capacidade de fazer valer o seu peso na economia e no turismo nacional.

Honra às mulheres e aos homens que, ao longo deste percurso, contribuíram para construir e erguer este sonho, unindo o que parecia quase impossível de alcançar. Com especial destaque para a determinação, trabalho, coragem, disponibilidade, qualidade de liderança e capacidade de antecipar cenários de Elidérico Viegas.

Com uma vida dedicada à defesa e valorização do turismo do Algarve, Elidérico Viegas faleceu a 2 de novembro de 2024. Tinha 74 anos.

Porque a sua obra está para além do Algarve, Elidérico Viegas deixa um legado que é uma referência inspiradora para o associativismo empresarial do país.

A AHETA foi a sua grande obra. O Algarve e o turismo, a sua paixão. Incansavelmente. Todos os dias. Até ao fim.

Leia também: AHETA presta homenagem a Elidérico Viegas e a outros dirigentes históricos

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Nacional

Vieram do Brasil para matar ex-namorado da filha: fizeram turismo com o dinheiro roubado e foram detidos quando fugiam com sete malas

18:40 22 Julho, 2026 18:25 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Trio terá atravessado o Atlântico para roubar e matar um empreiteiro no Porto. Depois do crime, fez compras e turismo em Lisboa

Torneira a pingar água. Crédito: Freepik
Algarve Economia Nacional

Fatura da água volta a subir e há dois concelhos no Algarve entre os mais caros do país

07:00 22 Julho, 2026 17:00 21 Julho, 2026 | João Luís

O valor médio pago de água pelas famílias voltou a aumentar em 2026, mas a diferença entre municípios continua a ser grande

Algarve

Homem é sequestrado, agredido e abandonado sem os seus bens após ocupar casa em Olhão

19:50 22 Julho, 2026 19:26 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quatro suspeitos terão levado a vítima para uma residência, onde foi agredida e mantida em cativeiro durante várias horas

Algarve

Cordão humano em Cabanas de Tavira reivindica acesso pedonal à ilha

16:50 21 Julho, 2026 16:37 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concentração decorre a 10 de agosto, entre as 18:00 e as 20:00, e pretende mobilizar cerca de 300 pessoas no passadiço da marginal

Algarve Cultura

Festas tradicionais juntam fé, música e convívio em Luz de Tavira

07:30 22 Julho, 2026 07:29 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Largo da República recebe quatro dias de festa em honra de Nossa Senhora da Luz, com entrada livre e programa para toda a comunidade

Agente da Guardia Civil. Crédito: Lusa
Europa Nacional

Tragédia em Espanha: duas jovens portuguesas morrem após mota colidir com táxi

19:00 22 Julho, 2026 18:40 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

As duas vítimas, de 30 e 31 anos, seguiam na mesma mota quando ocorreu a colisão. As autoridades espanholas já abriram uma investigação

Algarve Economia Gastronomia

Novo espaço de alimentação saudável chega ao centro de Tavira

14:50 21 Julho, 2026 14:55 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Beatriz Ávila escolheu Tavira para abrir o segundo The Vibe, concretizando um sonho ligado à cidade onde passou muitos dos seus verões

Gastronomia Mundo

Restaurante Michelin serviu 49 mil formigas aos clientes e dono pode acabar na prisão

19:40 22 Julho, 2026 18:48 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Estabelecimento com duas estrelas Michelin utilizou cerca de 49 mil formigas em gelados e outros pratos

Jovem numa piscina.
Europa

Falha numa piscina de hotel no sul de Espanha deixa dezenas de turistas intoxicados

11:10 22 Julho, 2026 10:28 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Mais de 60 hóspedes de um hotel em Benahavís apresentaram sintomas de intoxicação após uma falha no sistema de tratamento da água da piscina

Algarve Cultura Gastronomia

Festa do Frango da Guia regressa com cinco noites de gastronomia e música popular

16:12 21 Julho, 2026 16:12 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Rosinha, Belito Campos, Joana D'Arc e Valter Cabrita integram a programação musical da 37.ª edição da Festa do Frango da Guia

Teste do balão.
Auto

Água, café ou pastilhas ajudam a escapar ao teste do balão? Espanhóis revelam o único truque que resulta

18:00 22 Julho, 2026 11:54 22 Julho, 2026 | João Luís

Com as festas e os meses de verão, voltam também vários mitos sobre os testes de alcoolemia. Mas há uma regra que continua sem mudar

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Prepare-se: calor intenso tem data para regressar e há zonas onde os termómetros podem ultrapassar os 40 ºC

18:50 22 Julho, 2026 18:31 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor deverá regressar em força: há regiões onde os termómetros poderão voltar a ultrapassar os 40 ºC

Supermercado da Mercadona.
Economia Nacional

Mercadona prepara abertura de nova loja em agosto: vai criar 74 empregos e já tem data marcada

15:00 21 Julho, 2026 13:04 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e prepara a abertura de mais um supermercado nas próximas semanas

Saúde

Especialistas avisam: este sinal nas unhas pode estar associado ao cancro do pulmão e não deve ser ignorado

13:20 21 Julho, 2026 11:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudanças graduais no formato das unhas e das pontas dos dedos podem estar associadas a doenças pulmonares, cardíacas ou inflamatórias

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia Europe Direct Algarve

Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar

21:30 21 Julho, 2026 20:35 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Levar uma quantia elevada em dinheiro para o estrangeiro pode obrigá-lo a cumprir uma formalidade antes da viagem

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado

18:07 21 Julho, 2026 19:16 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"No Algarve, vejo um enorme potencial para o desenvolvimento de projetos que liguem cultura, artesanato, educação ambiental e inovação criativa"

Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Nacional

Vieram do Brasil para matar ex-namorado da filha: fizeram turismo com o dinheiro roubado e foram detidos quando fugiam com sete malas

18:40 22 Julho, 2026 18:25 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Trio terá atravessado o Atlântico para roubar e matar um empreiteiro no Porto. Depois do crime, fez compras e turismo em Lisboa

Torneira a pingar água. Crédito: Freepik
Algarve, Economia, Nacional

Fatura da água volta a subir e há dois concelhos no Algarve entre os mais caros do país

07:00 22 Julho, 2026 17:00 21 Julho, 2026 | João Luís

O valor médio pago de água pelas famílias voltou a aumentar em 2026, mas a diferença entre municípios continua a ser grande

Algarve

Homem é sequestrado, agredido e abandonado sem os seus bens após ocupar casa em Olhão

19:50 22 Julho, 2026 19:26 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quatro suspeitos terão levado a vítima para uma residência, onde foi agredida e mantida em cativeiro durante várias horas

Algarve

Cordão humano em Cabanas de Tavira reivindica acesso pedonal à ilha

16:50 21 Julho, 2026 16:37 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concentração decorre a 10 de agosto, entre as 18:00 e as 20:00, e pretende mobilizar cerca de 300 pessoas no passadiço da marginal

Algarve, Cultura

Festas tradicionais juntam fé, música e convívio em Luz de Tavira

07:30 22 Julho, 2026 07:29 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Largo da República recebe quatro dias de festa em honra de Nossa Senhora da Luz, com entrada livre e programa para toda a comunidade

Agente da Guardia Civil. Crédito: Lusa
Europa, Nacional

Tragédia em Espanha: duas jovens portuguesas morrem após mota colidir com táxi

19:00 22 Julho, 2026 18:40 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

As duas vítimas, de 30 e 31 anos, seguiam na mesma mota quando ocorreu a colisão. As autoridades espanholas já abriram uma investigação

Algarve, Economia, Gastronomia

Novo espaço de alimentação saudável chega ao centro de Tavira

14:50 21 Julho, 2026 14:55 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Beatriz Ávila escolheu Tavira para abrir o segundo The Vibe, concretizando um sonho ligado à cidade onde passou muitos dos seus verões

Gastronomia, Mundo

Restaurante Michelin serviu 49 mil formigas aos clientes e dono pode acabar na prisão

19:40 22 Julho, 2026 18:48 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Estabelecimento com duas estrelas Michelin utilizou cerca de 49 mil formigas em gelados e outros pratos

Jovem numa piscina.
Europa

Falha numa piscina de hotel no sul de Espanha deixa dezenas de turistas intoxicados

11:10 22 Julho, 2026 10:28 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Mais de 60 hóspedes de um hotel em Benahavís apresentaram sintomas de intoxicação após uma falha no sistema de tratamento da água da piscina

Algarve, Cultura, Gastronomia

Festa do Frango da Guia regressa com cinco noites de gastronomia e música popular

16:12 21 Julho, 2026 16:12 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Rosinha, Belito Campos, Joana D'Arc e Valter Cabrita integram a programação musical da 37.ª edição da Festa do Frango da Guia

Teste do balão.
Auto

Água, café ou pastilhas ajudam a escapar ao teste do balão? Espanhóis revelam o único truque que resulta

18:00 22 Julho, 2026 11:54 22 Julho, 2026 | João Luís

Com as festas e os meses de verão, voltam também vários mitos sobre os testes de alcoolemia. Mas há uma regra que continua sem mudar

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Prepare-se: calor intenso tem data para regressar e há zonas onde os termómetros podem ultrapassar os 40 ºC

18:50 22 Julho, 2026 18:31 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor deverá regressar em força: há regiões onde os termómetros poderão voltar a ultrapassar os 40 ºC

Supermercado da Mercadona.
Economia, Nacional

Mercadona prepara abertura de nova loja em agosto: vai criar 74 empregos e já tem data marcada

15:00 21 Julho, 2026 13:04 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e prepara a abertura de mais um supermercado nas próximas semanas

Saúde

Especialistas avisam: este sinal nas unhas pode estar associado ao cancro do pulmão e não deve ser ignorado

13:20 21 Julho, 2026 11:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudanças graduais no formato das unhas e das pontas dos dedos podem estar associadas a doenças pulmonares, cardíacas ou inflamatórias

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia, Europe Direct Algarve

Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar

21:30 21 Julho, 2026 20:35 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Levar uma quantia elevada em dinheiro para o estrangeiro pode obrigá-lo a cumprir uma formalidade antes da viagem

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado

18:07 21 Julho, 2026 19:16 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"No Algarve, vejo um enorme potencial para o desenvolvimento de projetos que liguem cultura, artesanato, educação ambiental e inovação criativa"

Últimas Notícias

  • Homem é sequestrado, agredido e abandonado sem os seus bens após ocupar casa em Olhão
    Homem é sequestrado, agredido e abandonado sem os seus bens após ocupar casa em Olhão
  • Restaurante Michelin serviu 49 mil formigas aos clientes e dono pode acabar na prisão
    Restaurante Michelin serviu 49 mil formigas aos clientes e dono pode acabar na prisão
  • Já não falta muito para a 30.ª edição do Festival da Sardinha de Portimão: aponte as datas e os artistas
    Já não falta muito para a 30.ª edição do Festival da Sardinha de Portimão: aponte as datas e os artistas
  • Pagamento do IUC muda para todos: veja o calendário de transição
    Pagamento do IUC muda para todos: veja o calendário de transição
  • Astrofísico esclarece se deve ou não observar o próximo eclipse solar com óculos certificados
    Astrofísico esclarece se deve ou não observar o próximo eclipse solar com óculos certificados

Opinião

  • A exígua biografia dos velhos | Por José Figueiredo Santos
    A exígua biografia dos velhos | Por José Figueiredo Santos
  • Uma conversa à boca da urna com Luís Represas | Por Paulo Freitas do Amaral
    Uma conversa à boca da urna com Luís Represas | Por Paulo Freitas do Amaral
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado

Europe Direct Algarve

  • Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
    Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento