Skip to content
Postal

Postal

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
    • Europa
    • Mundo
    • Economia
    • Política
    • Europe Direct Algarve
    • Opinião
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
      • Cultura.Sul
    • Lifestyle
      • Astrologia
      • Animais
      • Insólito
      • Pensamentos
      • Gastronomia
    • Video
    • Desporto
    • Saúde
    • Auto
    • Tech
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Ofertas & Descobertas
  • ANUNCIAR
Menu
Ouvir
Cultura, Edição Papel, Opinião

A Aldeia das Almas Desaparecidas: A Floresta do Avesso, Parte I, de Richard Zimler | Por Paulo Serra

LETRAS & LEITURAS: Artigo de Paulo Serra publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de dezembro

08:00 2 Dezembro, 2022 08:30 1 Dezembro, 2022 | Cristina Mendonça
Paulo Serra, doutorado em Literatura na UAlg
e Investigador do CLEPUL

A Aldeia das Almas Desaparecidas, com o subtítulo A Floresta do Avesso, constitui o primeiro volume de uma saga histórica de Richard Zimler, publicada pela Porto Editora. Com tradução de Daniela Carvalhal Garcia, esta é a primeira parte de um díptico que narra novas aventuras e desventuras da família Zarco. A publicação do segundo volume desta saga, intitulado Aquilo que Procuramos Está sempre à Nossa Procura, já está anunciada para o primeiro trimestre de 2023. 

Retomando a família Zarco, cujos membros têm sido protagonistas de alguns dos seus romances, em épocas e lugares distintos, Richard Zimler centra agora a ação em 1662, em Castelo Rodrigo – com saltos pontuais a povoações vizinhas, como Figueira de Castelo Rodrigo e Escalhão. Subtilmente um leitor informado pode ainda encontrar neste romance referências a outras das personagens dos romances anteriores do autor, como é o caso de Berequias Zarco.

A narrativa, contada na primeira pessoa, conta-nos a história de Isaaque Zarco, justamente a partir do momento do seu nascimento. Até porque parece pouco provável Isaaque ter memórias tão nítidas, ele próprio alerta o leitor que “tudo o que aconteceu naquela manhã desfila perante os meus olhos como uma série de imagens e diálogos vívidos” porque a avó Flor, que assiste ao seu parto, lhas recontou muitas vezes.

No romance A Aldeia das Almas Desaparecidas, Richard Zimler inspira-se em factos históricos – Foto Lara Jacinto / D.R.
 

Ao longo das primeiras 100 páginas de uma obra de peso, com cerca de 650 páginas, Isaaque revive assim em pormenor a sua infância desde o nascimento. Acompanhamos, num ritmo pausado, numa belíssima prosa, a história da infância e da família deste menino puro. Talvez por isso mesmo a avó Flor apregoe, logo quando assiste ao parto e o ajuda a vir ao mundo, que Isaaque é um menino curioso e tão teimoso quanto especial. Partilhamos os seus constantes momentos de descoberta e maravilhamento perante a beleza do mundo e a bondade das pessoas que naturalmente o acolhem, num cenário idílico como é Castelo Rodrigo, com casas assentes no dorso de penedos que mais parecem o dorso de um dragão adormecido. Redescobrimos o universo pelos seus olhos de criança, ainda que por vezes haja prolepses que nos despertam para o facto de estarmos a ler as palavras de um eu adulto, que coloca os acontecimentos em retrospetiva e indicia que tudo irá mudar. Essa nota de melancolia ominosa torna-se mais forte à medida que se adensa a intriga. O paraíso dessa infância fica fortemente ameaçado quando, de modo misterioso, uma série de pessoas começam a desaparecer, a começar por Lena, a melhor amiga de Isaaque.

O ambiente narrativo criado por Zimler é de tal forma mágico que por vezes se lê este romance histórico como se fosse uma saga de fantasia. Tal acontece nomeadamente nos primeiros capítulos, que giram em torno da avó Flor, velha parteira e curandeira castelhana, uma força da natureza pronta a desafiar o mundo com o seu conhecimento provavelmente ancestral e as suas tradições, com mezinhas, curas e passes de magia.

Contudo, assim nos alerta o autor numa Nota Histórica no início de A Aldeia das Almas Desaparecidas, Richard Zimler inspira-se em factos históricos. Este romance explora os efeitos devastadores da intolerância religiosa na aldeia de Castelo Rodrigo e nas povoações adjacentes durante o período aqui abordado – a segunda metade do século XVII. Com recurso a nomes reais, datas de prisão e outros detalhes sobre os aldeãos levados pela Inquisição, Zimler apresenta um trabalho exaustivo de pesquisa que torna este romance uma obra magistral e um testemunho inigualável. 

Obra explora os efeitos devastadores da intolerância religiosa na aldeia de Castelo Rodrigo na segunda metade do século XVI

O desconcerto da situação desta aldeia onde começam a desaparecer almas é reforçado pela incompreensão espelhada na perspetiva de uma criança inocente que nem compreende bem até que ponto a sua família segue práticas religiosas distintas do resto da comunidade, que devem ser mantidas em segredo. É também dessa forma que o autor nos introduz num fascinante novo mundo, o do judaísmo praticado em segredo, com as suas práticas e mitologia. O perigoso mundo dos cristãos-novos, obrigados a manter as suas práticas em segredo, desde o reinado de D. Manuel I, e que vivem no fio da navalha, sujeitos a denúncias pelos vizinhos e aprisionamentos.

Richard Zimler nasceu em 1956 em Roslyn Heights, um subúrbio de Nova Iorque. Fez um bacharelato em Religião Comparada na Duke University e um mestrado em Jornalismo na Stanford University. Trabalhou como jornalista durante oito anos, principalmente na região de São Francisco. Em 1990 foi viver para o Porto, onde lecionou Jornalismo, primeiro na Escola Superior de Jornalismo e depois na Universidade do Porto. Tem atualmente dupla nacionalidade, americana e portuguesa. Desde 1996, publicou doze romances, uma coletânea de contos e seis livros para crianças. A sua obra encontra-se traduzida para 23 línguas.

Siríaco e Mister Charles, de Joaquim Arena | Por Paulo Serra
Arquibaldo, de Carlos Tê | Por Paulo Serra
Tornado, de Teresa Noronha | Por Paulo Serra
Leitura da Semana: Mãe, Doce Mar, de João Pinto Coelho | Por Paulo Serra
Leitura da Semana: Mr. Loverman, de Bernardine Evaristo | Por Paulo Serra 
Leitura da Semana: Sonechka, de Ludmila Ulitskaya | Por Paulo Serra 
Leitura da Semana: O Colibri, de Sandro Veronesi | Por Paulo Serra 
Leitura da Semana: A ficção como cesta: uma teoria e outros textos, de Ursula K. Le Guin | Por Paulo Serra
Leitura da Seman: Intimidades, de Katie Kitamura | Por Paulo Serra
Leitura da Semana: Três Mulheres no Beiral, de Susana Piedade | Por Paulo Serra
Leitura da Semana: Nadar Num Lago à Chuva, de George Saunders
Leitura da Semana: Quando éramos peixes, de José Gardeazabal
Leitura da Semana: K como Kolónia — Kafka e a descolonização do imaginário, de Marie-José Mondzain 
Leitura da Semana: 1 Km de Cada Vez, de Gonçalo Cadilhe | Por Paulo Serra
Leitura da Semana: A Canção de Regresso a Casa, de Juliet Marillier 
Leitura da Semana: Elizabeth Finch, de Julian Barnes

×
Publicidade
Lifestyle, Nacional

“Movem-se de forma arrogante pela cidade”: estrangeiros são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa

20:15 11 Outubro, 2025 19:19 11 Outubro, 2025 | Gonçalo Viegas

Aumenta a tensão com a presença 'excessiva' de estrangeiros nesta cidade portuguesa, que consideram mesmo abandonar a mesma por não se sentirem bem-vindos

Algarve, Economia

Esta é uma das cidades mais baratas do Algarve para comprar casa e está perto do mar e do rio

19:30 11 Outubro, 2025 15:14 7 Outubro, 2025 | Miguel Frazão

Se pretende comprar casa ao pé na praia no Algarve, saiba que há uma cidade onde o preço médio do metro quadrado não chega aos 3.000€

Economia, Europa

Nem casas, nem prédios: os ‘okupas’ têm novos alvos e recuperá-los não é tarefa fácil

20:00 11 Outubro, 2025 16:35 11 Outubro, 2025 | Tiago Alcobia

Um fenómeno em crescimento está a mudar o rumo das ocupações ilegais e a expor falhas na lei que protegem a propriedade privada

Desporto, Mundo, Nacional

Neves quebrou a ‘resistência’ irlandesa e Portugal fica mais perto do Mundial2026

22:33 11 Outubro, 2025 22:35 11 Outubro, 2025 | Henrique Dias Freire

Ao cair do pano, Neves, que herdou a camisola ‘21’ de Diogo Jota, marcou de cabeça, aproveitando um centro de Francisco Trincão

Auto, Economia

Especialistas avisam: este erro ao abastecer o carro pode estar a custar 500€ por ano

16:30 11 Outubro, 2025 18:08 11 Outubro, 2025 | João Luís

Parece inofensivo, mas há um detalhe ao abastecer que pode estar a esvaziar a sua carteira, e a prejudicar o carro sem que se aperceba

Algarve, Cultura

Música e emoção: Lena D’Água traz a Portimão o espetáculo que celebra o seu percurso e novo álbum

07:15 11 Outubro, 2025 07:56 8 Outubro, 2025 | Cristina Mendonça

O concerto de Lena D’Água em Portimão celebra quatro décadas de carreira e o sucesso do álbum 'Tropical Glaciar'

Algarve, Pub

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

02:12 18 Novembro, 2024 16:28 28 Março, 2025 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Lifestyle, Saúde

Quer eliminar a humidade? Estes são os cinco sítios onde nunca deve ter o desumidificador em casa

20:30 11 Outubro, 2025 10:51 11 Outubro, 2025 | João Luís

Tem o desumidificador em casa? Então verifique se não está num destes cinco sítios: pode estar a gastar mais e a eliminar menos humidade

Europe Direct Algarve

Depois das tampas: conheça as novas regras da UE que vão ‘transformar’ as garrafas de plástico

19:10 11 Outubro, 2025 18:58 11 Outubro, 2025 | Rubén Gonçalves

A União Europeia prepara novas regras que vão transformar as embalagens de bebidas e garrafas de plástico

Algarve, Economia, Nacional

Grupo Hoti com hotéis em Monte Gordo e Lisboa travados há anos por disputas legais

10:10 11 Outubro, 2025 10:10 11 Outubro, 2025 | Henrique Dias Freire

No Algarve, o início do projeto deu-se quando o Grupo Hoti venceu em 2016 um concurso público internacional promovido pela autarquia pombalina

Auto, Nacional

Tem isto no carro? Este é o documento que as autoridades podem pedir e quase ninguém leva (não é a carta nem o cartão de cidadão)

19:30 10 Outubro, 2025 20:20 10 Outubro, 2025 | João Luís

Quase ninguém o leva no carro, mas as autoridades podem exigí-lo numa fiscalização: saiba qual é o documento e como evitar uma multa

Europa, Lifestyle

“Estava com dificuldades”: avião da Ryanair fez aterragem de emergência e este foi o motivo

10:30 10 Outubro, 2025 10:22 10 Outubro, 2025 | Miguel Frazão

Após várias tentativas falhadas, um avião da Ryanair teve de aterrar de emergência noutro aeroporto e o motivo só foi revelado mais tarde

Algarve, Opinião

Pontes em vez de Muros | Por José Pinto

11:56 10 Outubro, 2025 12:15 10 Outubro, 2025 | Cristina Mendonça

"A maioria do povo de Cabanas, espera que o próximo executivo autárquico se resolva finalmente pela construção de um equipamento pedonal para a Ilha de Cabanas e não se fique apenas pela promessa"

Auto, Economia

Multas até 600€ nas passadeiras: o simples pormenor que muitos ignoram (ou desconhecem)

12:30 10 Outubro, 2025 11:55 11 Outubro, 2025 | Tiago Alcobia

Descubra o detalhe que pode custar caro aos peões e condutores e saiba como cumprir a lei sem riscos de multas nas passadeiras

Lifestyle, Tech

Adeus tomadas ‘tradicionais’: conheça a solução moderna (e sem obras) que se instala em minutos e acaba com os furos nas paredes

19:30 9 Outubro, 2025 18:16 9 Outubro, 2025 | Rubén Gonçalves

As novas tomadas modulares prometem acabar com as obras, o pó e as extensões espalhadas pela casa

Economia, Europa

“O salário pode chegar aos 68.947€”: professora revela os pontos positivos de ter ‘trocado’ o seu país

13:00 10 Outubro, 2025 12:29 10 Outubro, 2025 | Tiago Alcobia

Professora detalha salários, qualidade de vida e vantagens de trabalhar fora, revelando como equilibrar carreira e bem-estar pessoal

Lifestyle, Nacional

“Movem-se de forma arrogante pela cidade”: estrangeiros são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa

20:15 11 Outubro, 2025 19:19 11 Outubro, 2025 | Gonçalo Viegas

Aumenta a tensão com a presença 'excessiva' de estrangeiros nesta cidade portuguesa, que consideram mesmo abandonar a mesma por não se sentirem bem-vindos

Algarve, Economia

Esta é uma das cidades mais baratas do Algarve para comprar casa e está perto do mar e do rio

19:30 11 Outubro, 2025 15:14 7 Outubro, 2025 | Miguel Frazão

Se pretende comprar casa ao pé na praia no Algarve, saiba que há uma cidade onde o preço médio do metro quadrado não chega aos 3.000€

Economia, Europa

Nem casas, nem prédios: os ‘okupas’ têm novos alvos e recuperá-los não é tarefa fácil

20:00 11 Outubro, 2025 16:35 11 Outubro, 2025 | Tiago Alcobia

Um fenómeno em crescimento está a mudar o rumo das ocupações ilegais e a expor falhas na lei que protegem a propriedade privada

Desporto, Mundo, Nacional

Neves quebrou a ‘resistência’ irlandesa e Portugal fica mais perto do Mundial2026

22:33 11 Outubro, 2025 22:35 11 Outubro, 2025 | Henrique Dias Freire

Ao cair do pano, Neves, que herdou a camisola ‘21’ de Diogo Jota, marcou de cabeça, aproveitando um centro de Francisco Trincão

Auto, Economia

Especialistas avisam: este erro ao abastecer o carro pode estar a custar 500€ por ano

16:30 11 Outubro, 2025 18:08 11 Outubro, 2025 | João Luís

Parece inofensivo, mas há um detalhe ao abastecer que pode estar a esvaziar a sua carteira, e a prejudicar o carro sem que se aperceba

Algarve, Cultura

Música e emoção: Lena D’Água traz a Portimão o espetáculo que celebra o seu percurso e novo álbum

07:15 11 Outubro, 2025 07:56 8 Outubro, 2025 | Cristina Mendonça

O concerto de Lena D’Água em Portimão celebra quatro décadas de carreira e o sucesso do álbum 'Tropical Glaciar'

Algarve, Pub

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

02:12 18 Novembro, 2024 16:28 28 Março, 2025 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Lifestyle, Saúde

Quer eliminar a humidade? Estes são os cinco sítios onde nunca deve ter o desumidificador em casa

20:30 11 Outubro, 2025 10:51 11 Outubro, 2025 | João Luís

Tem o desumidificador em casa? Então verifique se não está num destes cinco sítios: pode estar a gastar mais e a eliminar menos humidade

Europe Direct Algarve

Depois das tampas: conheça as novas regras da UE que vão ‘transformar’ as garrafas de plástico

19:10 11 Outubro, 2025 18:58 11 Outubro, 2025 | Rubén Gonçalves

A União Europeia prepara novas regras que vão transformar as embalagens de bebidas e garrafas de plástico

Algarve, Economia, Nacional

Grupo Hoti com hotéis em Monte Gordo e Lisboa travados há anos por disputas legais

10:10 11 Outubro, 2025 10:10 11 Outubro, 2025 | Henrique Dias Freire

No Algarve, o início do projeto deu-se quando o Grupo Hoti venceu em 2016 um concurso público internacional promovido pela autarquia pombalina

Auto, Nacional

Tem isto no carro? Este é o documento que as autoridades podem pedir e quase ninguém leva (não é a carta nem o cartão de cidadão)

19:30 10 Outubro, 2025 20:20 10 Outubro, 2025 | João Luís

Quase ninguém o leva no carro, mas as autoridades podem exigí-lo numa fiscalização: saiba qual é o documento e como evitar uma multa

Europa, Lifestyle

“Estava com dificuldades”: avião da Ryanair fez aterragem de emergência e este foi o motivo

10:30 10 Outubro, 2025 10:22 10 Outubro, 2025 | Miguel Frazão

Após várias tentativas falhadas, um avião da Ryanair teve de aterrar de emergência noutro aeroporto e o motivo só foi revelado mais tarde

Algarve, Opinião

Pontes em vez de Muros | Por José Pinto

11:56 10 Outubro, 2025 12:15 10 Outubro, 2025 | Cristina Mendonça

"A maioria do povo de Cabanas, espera que o próximo executivo autárquico se resolva finalmente pela construção de um equipamento pedonal para a Ilha de Cabanas e não se fique apenas pela promessa"

Auto, Economia

Multas até 600€ nas passadeiras: o simples pormenor que muitos ignoram (ou desconhecem)

12:30 10 Outubro, 2025 11:55 11 Outubro, 2025 | Tiago Alcobia

Descubra o detalhe que pode custar caro aos peões e condutores e saiba como cumprir a lei sem riscos de multas nas passadeiras

Lifestyle, Tech

Adeus tomadas ‘tradicionais’: conheça a solução moderna (e sem obras) que se instala em minutos e acaba com os furos nas paredes

19:30 9 Outubro, 2025 18:16 9 Outubro, 2025 | Rubén Gonçalves

As novas tomadas modulares prometem acabar com as obras, o pó e as extensões espalhadas pela casa

Economia, Europa

“O salário pode chegar aos 68.947€”: professora revela os pontos positivos de ter ‘trocado’ o seu país

13:00 10 Outubro, 2025 12:29 10 Outubro, 2025 | Tiago Alcobia

Professora detalha salários, qualidade de vida e vantagens de trabalhar fora, revelando como equilibrar carreira e bem-estar pessoal

Últimas

  • Neves quebrou a ‘resistência’ irlandesa e Portugal fica mais perto do Mundial2026
    Neves quebrou a ‘resistência’ irlandesa e Portugal fica mais perto do Mundial2026
  • Portugal na lista? Estes países foram considerados os destinos mais vantajosos para reformados
    Portugal na lista? Estes países foram considerados os destinos mais vantajosos para reformados
  • Quer eliminar a humidade? Estes são os cinco sítios onde nunca deve ter o desumidificador em casa
    Quer eliminar a humidade? Estes são os cinco sítios onde nunca deve ter o desumidificador em casa
  • “Movem-se de forma arrogante pela cidade”: estrangeiros são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa
    “Movem-se de forma arrogante pela cidade”: estrangeiros são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa
  • Nem casas, nem prédios: os ‘okupas’ têm novos alvos e recuperá-los não é tarefa fácil
    Nem casas, nem prédios: os ‘okupas’ têm novos alvos e recuperá-los não é tarefa fácil

Opinião

  • Investigação quer melhorar as condições de jovens NEET | Por Pedro Simão Mendes
    Investigação quer melhorar as condições de jovens NEET | Por Pedro Simão Mendes
  • Declaração de Timisoara, cidades apelam a um papel central no alargamento da UE
    Declaração de Timisoara, cidades apelam a um papel central no alargamento da UE
  • As redes sociais | Por Luís Ganhão
    As redes sociais | Por Luís Ganhão
  • Pontes em vez de Muros | Por José Pinto
    Pontes em vez de Muros | Por José Pinto
Há um novo Postal do Algarve nas bancas com o Expresso 🌍

Europe Direct Algarve

  • Depois das tampas: conheça as novas regras da UE que vão ‘transformar’ as garrafas de plástico
    Depois das tampas: conheça as novas regras da UE que vão ‘transformar’ as garrafas de plástico
  • Declaração de Timisoara, cidades apelam a um papel central no alargamento da UE
    Declaração de Timisoara, cidades apelam a um papel central no alargamento da UE
  • Quem é o verdadeiro dono do arroz basmati? A resposta divide dois países e a União Europeia
    Quem é o verdadeiro dono do arroz basmati? A resposta divide dois países e a União Europeia
Seguir
  • Política de Privacidade, Termos e Condições, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
Ficha Técnica e Contactos do Postal
©2025 Postal