Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura, Opinião

Leitura da Semana: A Canção de Regresso a Casa, de Juliet Marillier 

Esta semana, Paulo Serra propõe a leitura da última obra da saga “Bardos Guerreiros”, de Juliet Marillier. Embora qualquer livro possa ser lido separadamente, este romance encerra a trilogia iniciada com “A Harpa dos Reis” e continuada em “Dança com o Destino”. 

09:49 23 Agosto, 2022 09:50 23 Agosto, 2022 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Paulo Serra,
doutorado em Literatura na UAlg
e Investigador do CLEPUL

A Canção de Regresso a Casa, da neozelandesa Juliet Marillier, publicado pela Editorial Planeta, com tradução de Inês Castro, é o terceiro e último livro da saga Bardos Guerreiros desta autora best-seller de fantasia. Embora qualquer livro possa ser lido separadamente, sem grande prejuízo, este romance encerra a trilogia iniciada com A Harpa dos Reis e continuada em Dança com o Destino. 

Liobhan, jovem guerreira com o dom da música, é agora companheira do seu colega guerreiro Dau, embora na Ilha dos Cisnes não beneficiem de muita privacidade. Brocc, meio-irmão bardo de Liobhan, vive no Outro Mundo e é agora pai babado de uma menina. Galen, outro irmão (que não figura como protagonista dos livros anteriores), é o devotado amigo e guarda-costas do príncipe. Os três, cada uma à sua maneira, enfrentam novos desafios, quando chegam notícias do rapto de Aolu, príncipe de Dalriada, e se dá um violento encontro entre homens mascarados e o Povo Corvo. 

Juliet Marillier já venceu 15 prémios literários, como o prestigiado Aurealis Award – Foto Houndstooth Studio / D.R.

Depois dos livros anteriores, em que essas estranhas criaturas apareciam já, chega o momento de compreender verdadeiramente a sua natureza e se estes estranhos seres, semelhantes a corvos, mas maiores, são efetivamente malignos ou estão apenas perdidos e desorientados – arriscando-se a ser usados, nas mãos erradas, como uma arma de guerra. O irmão mais novo de Liobhan, o bardo Brocc, meio-humano meio feérico, já antes tinha tentado comunicar pela música com o Povo Corvo. Ao estabelecer uma relação especial com um desses seres, quando Brocc tenta explorar um pouco mais essa ligação, o que vai levar à sua expulsão do Outro Mundo, determinada pela sua companheira e rainha. Entretanto Dau parte da Ilha dos Cisnes numa nova missão, em busca do desaparecido príncipe Aolu. Isso leva-o a encontrar-se com Blackthorn, a curandeira e mulher sábia (protagonista da trilogia anterior da autora, Blackthorn & Grim), que está a cuidar de Galen, depois de este ter sido atacado durante o rapto de Aolu. 

À medida que Liobban e os seus companheiros da Ilha dos Cisnes tentam encontrar respostas para o desaparecimento do príncipe, assim como para os estranhos eventos provocados pelo Povo Corvo, que aterroriza mais territórios, é cada vez mais evidente que as duas missões estão ligadas. 

Como era claro nos livros anteriores, toda a narrativa gira em torno da música e da sua importância na vida das pessoas, especialmente da capacidade da música, tocada ou cantada, nos fazer tocar o sobrenatural. Liobhan perde bastante protagonismo nesta história, embora, como é usual, a narrativa alterne entre as perspetivas das várias personagens (Liobhan, Brocc, Aolu, Dau). A presença de Blackthorn, personagem bastante forte da trilogia anterior, mantém-se bastante secundária e a sua indómita natureza efetivamente amenizou-se com a maternidade. Uma nota especial para a relação entre Aolu e Galen, cuja natureza se evidenciará gradualmente – sendo este um tema novo na obra da autora, em que não surgem personagens homossexuais. Ao longo das mais de 400 páginas, a história envolve mas, francamente, não tem propriamente um crescendo. Na verdade, ao longo do livro, acontece muito pouco, até se chegar ao desenlace final que, como sempre, é digno de uma história de encantar ou mesmo da mitologia. 

Mundialmente conhecida na área da fantasia histórica celta, Juliet Marillier nasceu em Dunedin, Nova Zelândia, a cidade mais escocesa fora da Escócia. Licenciou-se com distinção em Linguística e Música, na Universidade de Otago, e tem tido uma carreira variada, que inclui o ensino, a interpretação musical e o trabalho em agências governamentais. Os seus livros combinam romance e história, drama e fantasia, folclore e mitologia, no contexto do universo celta. Já venceu 15 prémios literários, como o prestigiado Aurealis Award. Atualmente, Juliet vive numa casa de campo centenária, perto do rio, em Perth, na Austrália, onde escreve a tempo inteiro. É membro da ordem druídica OBOD e cuidadora de um grupo de resgate de animais. 

Torneira a pingar. Crédito: Freepik
Nacional

Portugal vai ter cortes de água prolongados nestes dias e estas serão as regiões afetadas

06:30 30 Agosto, 2026 17:39 29 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Saiba que ruas e localidades têm interrupções programadas e cortes no abastecimento de água esta semana e em que horas deve preparar-se

Praia da Bordeira.
Algarve

“Sem um prédio à vista”: australianos encantados com esta pequena aldeia do Algarve pela sua “beleza selvagem”

18:20 30 Agosto, 2026 17:04 29 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

A Lonely Planet destacou esta aldeia do Algarve entre os melhores locais da região pelas paisagens naturais e pela reduzida urbanização

Idosa com animais de estimação. Crédito: Freepik AI
Animais Europe Direct Algarve

É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho

18:44 30 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem tem um cães ou gatos deve conhecer as novas regras europeias que entraram oficialmente em vigor este domingo

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Segurança Social vai verificar rendimentos de quem recebe este apoio e pode aceder a estes dados

17:30 29 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras da Prestação Social Única reforçam a verificação dos rendimentos dos beneficiários por parte da Segurança Social

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Mais chuva e trovoadas a caminho de Portugal: temperaturas vão subir mas o mau tempo pode chegar a partir deste dia

11:40 30 Agosto, 2026 19:13 30 Agosto, 2026 | João Luís

Semana começa com calor, mas previsão aponta para mudança do estado do tempo com poeiras, chuva e trovoadas

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e ventos fortes até 60 km/h permanecem em Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

16:00 30 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Todos os grupos deste arquipélago vão contar com chuva neste dia e ventos fortes vão afetar algumas zonas do continente

Jovem a mostrar a carta de condução. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Renovar a carta de condução custa 27 euros a estes portugueses, mas outros pagam apenas 13,50 euros

20:30 30 Agosto, 2026 15:41 30 Agosto, 2026 | João Luís

O preço para renovar a carta de condução não é igual para todos os condutores. A idade e a forma como trata do pedido fazem diferença

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Segurança Social paga em média 786 euros aos homens reformados, mas mulheres ficam nos 452 euros

11:06 30 Agosto, 2026 11:06 30 Agosto, 2026 | João Luís

Os dados oficiais mostram uma diferença de mais de 330 euros mensais entre dois grandes grupos de pensionistas da Segurança Social

Praia da Rocha, em Portimão.
Algarve Vídeo

“Viver perto do mar sem depender do turismo sazonal”: família elege esta cidade no Algarve para morar e descreve-a como “completa”

10:10 30 Agosto, 2026 22:38 27 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Família elegeu esta cidade no Algarve para viver perto do mar e explica por que vê ali uma alternativa à vida dependente da época balnear

Praia dos Pescadores, em Albufeira.
Algarve

Conheça a praia no Algarve que perdeu a Bandeira Azul este ano e cujo acesso se faz através de escadas rolantes

09:30 30 Agosto, 2026 11:03 28 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Bandeira Azul deixou de estar hasteada nesta praia no Algarve, conhecida pelo acesso através de escadas rolantes

Mulher pensativa a olhar pela janela. Crédito: Freepik
Economia Europa

“Tive muita sorte”: mulher com 40 anos de descontos reforma-se aos 62 anos com pensão de 2.700€ e diz estar “satisfeita”

21:20 28 Agosto, 2026 19:24 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Assistente de bordo em França reformou-se aos 62 anos e recebe hoje em dia valor de pensão correspondente a 87,5% do seu último salário

Cacela Velha. Crédito: RTA
Algarve

Espanhóis rendem-se a esta pequena localidade do Algarve: dizem que aqui está a região “reduzida ao essencial”

18:30 26 Agosto, 2026 23:28 27 Agosto, 2026 | João Luís

Uma publicação espanhola colocou esta pequena localidade entre os lugares que merecem uma visita no Algarve

Parque aquático.
Algarve

Susana foi a um parque aquático no Algarve nos anos 90 e duas pessoas caíram-lhe em cima: acidente deixou-a tetraplégica mas voltou a andar

20:10 30 Agosto, 2026 17:22 28 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nos anos 90, Susana sofreu um acidente num parque aquático no Algarve que lhe deixou tetraplégica, mas conseguiu voltar a andar

Mulher à porta de lavandaria. Crédito: Foto AI
Economia Mundo

“Trabalho 5 ou 6 horas por semana”: enfermeira abriu novo negócio onde fatura mais de 30.000 euros por mês e abandonou hospital

19:20 28 Agosto, 2026 16:55 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Enfermeira norte-americana de 38 anos decidiu aventurar-se num novo negócio e agora fatura mais de 400.000€ por ano

Trotinete a circular. Crédito: Foto AI
Nacional

Lisboa, Porto e não só: municípios querem acabar com este meio de transporte

20:00 30 Agosto, 2026 16:57 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por considerarem este meio de transporte perigoso para a segurança rodoviária, muitos municípios querem acabar com o mesmo

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Ramiro reformou-se com 43 anos de descontos: “Penalizaram-me 24% na pensão, são 53.900 euros em 11 anos”

19:30 30 Agosto, 2026 15:36 30 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de mais de quatro décadas de contribuições, um reformado espanhol contesta a redução aplicada à sua pensão

Torneira a pingar. Crédito: Freepik
Nacional

Portugal vai ter cortes de água prolongados nestes dias e estas serão as regiões afetadas

06:30 30 Agosto, 2026 17:39 29 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Saiba que ruas e localidades têm interrupções programadas e cortes no abastecimento de água esta semana e em que horas deve preparar-se

Praia da Bordeira.
Algarve

“Sem um prédio à vista”: australianos encantados com esta pequena aldeia do Algarve pela sua “beleza selvagem”

18:20 30 Agosto, 2026 17:04 29 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

A Lonely Planet destacou esta aldeia do Algarve entre os melhores locais da região pelas paisagens naturais e pela reduzida urbanização

Idosa com animais de estimação. Crédito: Freepik AI
Animais, Europe Direct Algarve

É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho

18:44 30 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem tem um cães ou gatos deve conhecer as novas regras europeias que entraram oficialmente em vigor este domingo

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Segurança Social vai verificar rendimentos de quem recebe este apoio e pode aceder a estes dados

17:30 29 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras da Prestação Social Única reforçam a verificação dos rendimentos dos beneficiários por parte da Segurança Social

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Mais chuva e trovoadas a caminho de Portugal: temperaturas vão subir mas o mau tempo pode chegar a partir deste dia

11:40 30 Agosto, 2026 19:13 30 Agosto, 2026 | João Luís

Semana começa com calor, mas previsão aponta para mudança do estado do tempo com poeiras, chuva e trovoadas

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e ventos fortes até 60 km/h permanecem em Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

16:00 30 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Todos os grupos deste arquipélago vão contar com chuva neste dia e ventos fortes vão afetar algumas zonas do continente

Jovem a mostrar a carta de condução. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Renovar a carta de condução custa 27 euros a estes portugueses, mas outros pagam apenas 13,50 euros

20:30 30 Agosto, 2026 15:41 30 Agosto, 2026 | João Luís

O preço para renovar a carta de condução não é igual para todos os condutores. A idade e a forma como trata do pedido fazem diferença

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Segurança Social paga em média 786 euros aos homens reformados, mas mulheres ficam nos 452 euros

11:06 30 Agosto, 2026 11:06 30 Agosto, 2026 | João Luís

Os dados oficiais mostram uma diferença de mais de 330 euros mensais entre dois grandes grupos de pensionistas da Segurança Social

Praia da Rocha, em Portimão.
Algarve, Vídeo

“Viver perto do mar sem depender do turismo sazonal”: família elege esta cidade no Algarve para morar e descreve-a como “completa”

10:10 30 Agosto, 2026 22:38 27 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Família elegeu esta cidade no Algarve para viver perto do mar e explica por que vê ali uma alternativa à vida dependente da época balnear

Praia dos Pescadores, em Albufeira.
Algarve

Conheça a praia no Algarve que perdeu a Bandeira Azul este ano e cujo acesso se faz através de escadas rolantes

09:30 30 Agosto, 2026 11:03 28 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Bandeira Azul deixou de estar hasteada nesta praia no Algarve, conhecida pelo acesso através de escadas rolantes

Mulher pensativa a olhar pela janela. Crédito: Freepik
Economia, Europa

“Tive muita sorte”: mulher com 40 anos de descontos reforma-se aos 62 anos com pensão de 2.700€ e diz estar “satisfeita”

21:20 28 Agosto, 2026 19:24 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Assistente de bordo em França reformou-se aos 62 anos e recebe hoje em dia valor de pensão correspondente a 87,5% do seu último salário

Cacela Velha. Crédito: RTA
Algarve

Espanhóis rendem-se a esta pequena localidade do Algarve: dizem que aqui está a região “reduzida ao essencial”

18:30 26 Agosto, 2026 23:28 27 Agosto, 2026 | João Luís

Uma publicação espanhola colocou esta pequena localidade entre os lugares que merecem uma visita no Algarve

Parque aquático.
Algarve

Susana foi a um parque aquático no Algarve nos anos 90 e duas pessoas caíram-lhe em cima: acidente deixou-a tetraplégica mas voltou a andar

20:10 30 Agosto, 2026 17:22 28 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nos anos 90, Susana sofreu um acidente num parque aquático no Algarve que lhe deixou tetraplégica, mas conseguiu voltar a andar

Mulher à porta de lavandaria. Crédito: Foto AI
Economia, Mundo

“Trabalho 5 ou 6 horas por semana”: enfermeira abriu novo negócio onde fatura mais de 30.000 euros por mês e abandonou hospital

19:20 28 Agosto, 2026 16:55 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Enfermeira norte-americana de 38 anos decidiu aventurar-se num novo negócio e agora fatura mais de 400.000€ por ano

Trotinete a circular. Crédito: Foto AI
Nacional

Lisboa, Porto e não só: municípios querem acabar com este meio de transporte

20:00 30 Agosto, 2026 16:57 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por considerarem este meio de transporte perigoso para a segurança rodoviária, muitos municípios querem acabar com o mesmo

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Ramiro reformou-se com 43 anos de descontos: “Penalizaram-me 24% na pensão, são 53.900 euros em 11 anos”

19:30 30 Agosto, 2026 15:36 30 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de mais de quatro décadas de contribuições, um reformado espanhol contesta a redução aplicada à sua pensão

Últimas Notícias

  • Renovar a carta de condução custa 27 euros a estes portugueses, mas outros pagam apenas 13,50 euros
    Renovar a carta de condução custa 27 euros a estes portugueses, mas outros pagam apenas 13,50 euros
  • Susana foi a um parque aquático no Algarve nos anos 90 e duas pessoas caíram-lhe em cima: acidente deixou-a tetraplégica mas voltou a andar
    Susana foi a um parque aquático no Algarve nos anos 90 e duas pessoas caíram-lhe em cima: acidente deixou-a tetraplégica mas voltou a andar
  • Lisboa, Porto e não só: municípios querem acabar com este meio de transporte
    Lisboa, Porto e não só: municípios querem acabar com este meio de transporte
  • Ramiro reformou-se com 43 anos de descontos: “Penalizaram-me 24% na pensão, são 53.900 euros em 11 anos”
    Ramiro reformou-se com 43 anos de descontos: “Penalizaram-me 24% na pensão, são 53.900 euros em 11 anos”
  • É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho
    É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho

Opinião

  • Gangue do Rolex: quando a vítima deixa de acreditar que o Estado chega a tempo | Por Henrique Dias Freire
    Gangue do Rolex: quando a vítima deixa de acreditar que o Estado chega a tempo | Por Henrique Dias Freire
  • Os deficientes sentem-se perdidos nos supermercados portugueses | Por Paulo Freitas do Amaral
    Os deficientes sentem-se perdidos nos supermercados portugueses | Por Paulo Freitas do Amaral
  • O país de orelhas moucas | Por José Figueiredo Santos
    O país de orelhas moucas | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho
    É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho
  • De Oulu a Évora, a Europa debate a propósito da Cultura a proteção da liberdade artística na era da Inteligência Artificial | Por João Palmeiro
    De Oulu a Évora, a Europa debate a propósito da Cultura a proteção da liberdade artística na era da Inteligência Artificial | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento