Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Notas de 100 euros. Crédito: Freepik
Notas de 100 euros. Crédito: Freepik
Economia

Novo ano, novas decisões: veja como investir o seu dinheiro para um 2026 mais próspero

Com o dinheiro parado a perder valor, investir volta a estar na agenda em 2026. Saiba que opções estão em cima da mesa

08:30 4 Janeiro, 2026 19:24 2 Janeiro, 2026 | João Luís
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O início de um novo ano costuma trazer resoluções, mas quando o tema é dinheiro, a diferença entre intenção e resultado costuma estar no planeamento. Em 2026, num contexto de inflação ainda presente e mercados voláteis, manter o dinheiro parado pode significar perder poder de compra. É neste cenário que investir deixa de ser um luxo e passa a ser uma decisão prática.

Não existe uma solução única que sirva todos. A escolha dos investimentos depende do perfil de risco, do horizonte temporal e dos objetivos definidos. Ainda assim, é possível identificar caminhos distintos, que vão da preservação do capital à procura de crescimento mais agressivo.

De acordo com o Pplware, site especializado em atualidade e tecnologia, a chave está em compreender bem cada instrumento antes de decidir onde colocar o dinheiro.

Do mais cauteloso ao mais arrojado, cinco caminhos possíveis

O ponto de partida mais conservador continua a ser o dos Certificados de Aforro. Trata-se de dívida pública, atualmente na Série F, com capital garantido pelo Estado. Segundo explica o mesmo site, o risco é praticamente inexistente, sendo uma solução comum para fundos de emergência ou para quem valoriza liquidez e estabilidade. Após os primeiros três meses, o resgate é possível sem penalizações, o que torna este produto especialmente apelativo para poupanças de curto prazo.

Num patamar semelhante, mas ainda dentro do sistema bancário, surgem os depósitos a prazo e as contas poupança. Com a subida das taxas de juro, os bancos voltaram a oferecer remunerações ligeiramente mais atrativas.

O risco é baixo, uma vez que os depósitos estão protegidos pelo Fundo de Garantia de Depósitos até 100 mil euros por titular e por instituição. De acordo com a publicação, são soluções adequadas para objetivos definidos no curto prazo, como férias ou despesas programadas.

A meio da escala de risco surgem os Planos Poupança Reforma. Os PPR podem assumir a forma de seguros, com capital garantido, ou de fundos, onde o valor investido oscila com os mercados. Segundo o Pplware, a principal vantagem está no enquadramento fiscal.

É possível deduzir parte do investimento no IRS e, em determinadas condições, pagar apenas 8% sobre as mais-valias, em vez da taxa normal de 28%. São produtos pensados para o longo prazo e exigem disciplina.

Onde entra o crescimento a sério

Para quem aceita alguma volatilidade em troca de potencial de valorização, os fundos cotados em bolsa, conhecidos como ETF, ganharam destaque nos últimos anos. Estes instrumentos replicam índices de mercado e permitem investir em centenas de empresas com um único produto.

De acordo com a publicação, a diversificação automática e os custos reduzidos tornam os ETF uma opção popular para quem pretende construir património ao longo de cinco a dez anos, sabendo que haverá oscilações pelo caminho.

No extremo mais arrojado estão as criptomoedas e as ações individuais. Aqui, o risco é elevado e as variações de preço podem ser significativas em curtos períodos. O potencial de ganhos é maior, mas as perdas também podem ser rápidas.

Segundo a mesma fonte, este tipo de investimento deve representar apenas uma pequena parte da carteira, adequada a quem já tem uma base sólida e aceita o risco.

Diversificar continua a ser a palavra-chave

Independentemente do perfil, a diversificação continua a ser um dos princípios mais repetidos pelos especialistas. Distribuir o capital por diferentes tipos de ativos ajuda a reduzir riscos e a suavizar impactos negativos de um mercado específico.

Como recorda o Pplware, este tipo de informação não substitui aconselhamento financeiro personalizado, mas pode servir de ponto de partida para decisões mais conscientes. Em 2026, mais do que procurar fórmulas milagrosas, o essencial é compreender onde se está a investir, definir objetivos realistas e aceitar que não fazer nada também é uma escolha, muitas vezes com custos invisíveis.

As decisões tomadas hoje com o dinheiro podem não produzir resultados imediatos, mas tendem a refletir-se com o tempo: em 2026, perceber como funciona cada instrumento é, muitas vezes, o primeiro passo para um futuro financeiro mais sólido.

Leia também: Se pagar com Multibanco faça isto com a mão enquanto insere o código: vai proteger o seu dinheiro

Bananas no supermercado. Crédito: Freepik
Nacional

Nem frigorífico nem fruteira: este é o local ideal para conservar as bananas durante mais tempo no verão

09:30 11 Agosto, 2026 16:18 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Calor acelera o amadurecimento das bananas, mas guardá-las no frigorífico ou junto de outras frutas pode não ser a melhor solução

Algarve

Mãe e criança escapam sem ferimentos graves após despiste em Bela Mandil

09:10 11 Agosto, 2026 09:11 11 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A viatura ligeira saiu da estrada por volta das 23:00, tendo o acidente causado apenas susto aos dois ocupantes

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva, trovoada e vento forte a caminho: mau tempo regressa neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

09:00 11 Agosto, 2026 15:54 10 Agosto, 2026 | João Luís

Uma nova fase de instabilidade traz chuva e rajadas de vento, antes de o cenário começar gradualmente a melhorar

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí chuva ‘em força’ e trovoada: depressão traz risco de inundações a esta região

16:00 10 Agosto, 2026 00:41 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Calor volta a apertar em Portugal em algumas regiões, enquanto uma nova depressão traz chuva forte, trovoada e risco de inundações aos Açores

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Economia Nacional

Autoridade Tributária avisa todos os condutores: quem conduz uma viatura comprada nestas condições pode ter que pagar mais IVA

08:30 11 Agosto, 2026 16:18 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Este esclarecimento da Autoridade Tributária relativamente ao IVA está a deixar muitos condutores em alerta

AIR W Algarve.
Algarve Vida & Lazer

Posso ver o eclipse no Algarve? Hotel em Albufeira cria evento gratuito para assistir ao fenómeno e os óculos do ‘momento’ estão incluídos

11:20 11 Agosto, 2026 11:05 11 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Eclipse de 12 de agosto será visível no Algarve e há um hotel em Albufeira a preparar um evento gratuito com música e óculos de proteção

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa Nacional

Quanto tempo posso conduzir em Espanha com um carro de matrícula portuguesa? Há prazos e multas até 1.500 euros

17:30 10 Agosto, 2026 14:46 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Conduzir em Espanha com um carro de matrícula portuguesa é permitido, mas existem prazos que variam consoante a residência do proprietário

Algarve Nacional

Faro despede-se do médico Eurico Gomes antes do funeral em Barcelos

07:40 11 Agosto, 2026 07:46 11 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Eurico Gomes estará em câmara ardente esta terça-feira, em Faro, antes da transladação para Barcelos, onde decorrerá o funeral

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Adorei a minha profissão”: Joel reformou-se aos 61 anos após 30 de serviço com pensão de 2.454€ e sentimento de missão cumprida

12:00 11 Agosto, 2026 01:24 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Antigo professor francês reformou-se antecipadamente aos 61 anos e diz que a sua pensão lhe permite viver com dignidade e fazer aquilo que o faz feliz

Carnes no churrasco. Crédito: Freepik
Economia Nacional Vida & Lazer

Pode levar multas superiores a 2.000 euros por fazer churrascos em casa? Saiba quais as situações e como evitar problemas

09:30 10 Agosto, 2026 23:07 9 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todos os churrascos em casa são permitidos. Conheça as regras, os riscos e as coimas que podem aplicar-se

Europe Direct Algarve Opinião

O papel dos engenheiros na segurança e defesa do século XXI | Por Hélder Sousa Silva

07:20 11 Agosto, 2026 18:29 10 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"A linha entre o mundo civil e o mundo militar desvaneceu-se, ou mesmo, apagou-se. E com ela apagou-se também a distância entre o engenheiro e o soldado/polícia"

Cultura Europe Direct Algarve

‘Paseo por el Arte’ leva artistas algarvios às ruas de Ayamonte

10:46 11 Agosto, 2026 10:46 11 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Criadores dos dois lados do Guadiana vão expor pintura, escultura e fotografia nas ruas e praças de Ayamonte durante duas noites

Praia demasiado cheia. Crédito: Foto AI
Europa

“A única coisa que vai voltar para casa és tu”: britânicos insatisfeitos ponderam dizer ‘adeus’ a um dos principais destinos turísticos europeus

18:30 10 Agosto, 2026 15:09 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Entre críticas à falta de habitação e à sobrelotação, uma frase dirigida aos britânicos chamou a atenção

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

22:43 10 Agosto, 2026 00:59 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto de viajar na bagagem de porão

Idosa a conduzir. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Adeus carta de condução? Há uma proposta que quer definir esta como a idade máxima para conduzir em Portugal

20:30 9 Agosto, 2026 15:13 6 Agosto, 2026 | João Luís

Petição pública levanta a hipótese de existir uma idade máxima para conduzir: fique a par do que está em cima da mesa

Idosa a ser observada no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Saiba como levantar dinheiro da conta de outra pessoa de forma legal e sem ter o cartão consigo

20:30 10 Agosto, 2026 15:06 10 Agosto, 2026 | João Luís

Há uma funcionalidade que permite levantar dinheiro da conta de outra pessoa sem fazer uma transferência e sem ter o cartão bancário

Bananas no supermercado. Crédito: Freepik
Nacional

Nem frigorífico nem fruteira: este é o local ideal para conservar as bananas durante mais tempo no verão

09:30 11 Agosto, 2026 16:18 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Calor acelera o amadurecimento das bananas, mas guardá-las no frigorífico ou junto de outras frutas pode não ser a melhor solução

Algarve

Mãe e criança escapam sem ferimentos graves após despiste em Bela Mandil

09:10 11 Agosto, 2026 09:11 11 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A viatura ligeira saiu da estrada por volta das 23:00, tendo o acidente causado apenas susto aos dois ocupantes

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva, trovoada e vento forte a caminho: mau tempo regressa neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

09:00 11 Agosto, 2026 15:54 10 Agosto, 2026 | João Luís

Uma nova fase de instabilidade traz chuva e rajadas de vento, antes de o cenário começar gradualmente a melhorar

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí chuva ‘em força’ e trovoada: depressão traz risco de inundações a esta região

16:00 10 Agosto, 2026 00:41 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Calor volta a apertar em Portugal em algumas regiões, enquanto uma nova depressão traz chuva forte, trovoada e risco de inundações aos Açores

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Economia, Nacional

Autoridade Tributária avisa todos os condutores: quem conduz uma viatura comprada nestas condições pode ter que pagar mais IVA

08:30 11 Agosto, 2026 16:18 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Este esclarecimento da Autoridade Tributária relativamente ao IVA está a deixar muitos condutores em alerta

AIR W Algarve.
Algarve, Vida & Lazer

Posso ver o eclipse no Algarve? Hotel em Albufeira cria evento gratuito para assistir ao fenómeno e os óculos do ‘momento’ estão incluídos

11:20 11 Agosto, 2026 11:05 11 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Eclipse de 12 de agosto será visível no Algarve e há um hotel em Albufeira a preparar um evento gratuito com música e óculos de proteção

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa, Nacional

Quanto tempo posso conduzir em Espanha com um carro de matrícula portuguesa? Há prazos e multas até 1.500 euros

17:30 10 Agosto, 2026 14:46 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Conduzir em Espanha com um carro de matrícula portuguesa é permitido, mas existem prazos que variam consoante a residência do proprietário

Algarve, Nacional

Faro despede-se do médico Eurico Gomes antes do funeral em Barcelos

07:40 11 Agosto, 2026 07:46 11 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Eurico Gomes estará em câmara ardente esta terça-feira, em Faro, antes da transladação para Barcelos, onde decorrerá o funeral

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Adorei a minha profissão”: Joel reformou-se aos 61 anos após 30 de serviço com pensão de 2.454€ e sentimento de missão cumprida

12:00 11 Agosto, 2026 01:24 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Antigo professor francês reformou-se antecipadamente aos 61 anos e diz que a sua pensão lhe permite viver com dignidade e fazer aquilo que o faz feliz

Carnes no churrasco. Crédito: Freepik
Economia, Nacional, Vida & Lazer

Pode levar multas superiores a 2.000 euros por fazer churrascos em casa? Saiba quais as situações e como evitar problemas

09:30 10 Agosto, 2026 23:07 9 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todos os churrascos em casa são permitidos. Conheça as regras, os riscos e as coimas que podem aplicar-se

Europe Direct Algarve, Opinião

O papel dos engenheiros na segurança e defesa do século XXI | Por Hélder Sousa Silva

07:20 11 Agosto, 2026 18:29 10 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"A linha entre o mundo civil e o mundo militar desvaneceu-se, ou mesmo, apagou-se. E com ela apagou-se também a distância entre o engenheiro e o soldado/polícia"

Cultura, Europe Direct Algarve

‘Paseo por el Arte’ leva artistas algarvios às ruas de Ayamonte

10:46 11 Agosto, 2026 10:46 11 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Criadores dos dois lados do Guadiana vão expor pintura, escultura e fotografia nas ruas e praças de Ayamonte durante duas noites

Praia demasiado cheia. Crédito: Foto AI
Europa

“A única coisa que vai voltar para casa és tu”: britânicos insatisfeitos ponderam dizer ‘adeus’ a um dos principais destinos turísticos europeus

18:30 10 Agosto, 2026 15:09 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Entre críticas à falta de habitação e à sobrelotação, uma frase dirigida aos britânicos chamou a atenção

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

22:43 10 Agosto, 2026 00:59 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto de viajar na bagagem de porão

Idosa a conduzir. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Adeus carta de condução? Há uma proposta que quer definir esta como a idade máxima para conduzir em Portugal

20:30 9 Agosto, 2026 15:13 6 Agosto, 2026 | João Luís

Petição pública levanta a hipótese de existir uma idade máxima para conduzir: fique a par do que está em cima da mesa

Idosa a ser observada no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Saiba como levantar dinheiro da conta de outra pessoa de forma legal e sem ter o cartão consigo

20:30 10 Agosto, 2026 15:06 10 Agosto, 2026 | João Luís

Há uma funcionalidade que permite levantar dinheiro da conta de outra pessoa sem fazer uma transferência e sem ter o cartão bancário

Últimas Notícias

  • “Adorei a minha profissão”: Joel reformou-se aos 61 anos após 30 de serviço com pensão de 2.454€ e sentimento de missão cumprida
    “Adorei a minha profissão”: Joel reformou-se aos 61 anos após 30 de serviço com pensão de 2.454€ e sentimento de missão cumprida
  • “Playback” é o filme português mais visto do ano nos cinemas
    “Playback” é o filme português mais visto do ano nos cinemas
  • Príncipe norueguês ‘imita’ a filha dos reis de Espanha e vem estudar para Portugal: já se sabe qual é a universidade
    Príncipe norueguês ‘imita’ a filha dos reis de Espanha e vem estudar para Portugal: já se sabe qual é a universidade
  • Posso ver o eclipse no Algarve? Hotel em Albufeira cria evento gratuito para assistir ao fenómeno e os óculos do ‘momento’ estão incluídos
    Posso ver o eclipse no Algarve? Hotel em Albufeira cria evento gratuito para assistir ao fenómeno e os óculos do ‘momento’ estão incluídos
  • “Calçadas – A Arte Sai à Rua” regressa a São Brás de Alportel com música, dança e teatro
    “Calçadas – A Arte Sai à Rua” regressa a São Brás de Alportel com música, dança e teatro

Opinião

  • A Europa não está preparada para o aumento das temperaturas
    A Europa não está preparada para o aumento das temperaturas
  • O papel dos engenheiros na segurança e defesa do século XXI | Por Hélder Sousa Silva
    O papel dos engenheiros na segurança e defesa do século XXI | Por Hélder Sousa Silva
  • Queixamo-nos do outro, o outro queixa-se de nós | Por Luís Ganhão
    Queixamo-nos do outro, o outro queixa-se de nós | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • ‘Paseo por el Arte’ leva artistas algarvios às ruas de Ayamonte
    ‘Paseo por el Arte’ leva artistas algarvios às ruas de Ayamonte
  • O papel dos engenheiros na segurança e defesa do século XXI | Por Hélder Sousa Silva
    O papel dos engenheiros na segurança e defesa do século XXI | Por Hélder Sousa Silva
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento