Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Menina sorridente. Crédito: Magnific
Opinião

Famílias que acolhem: o amor que transforma – Acolhimento Familiar | Por Neusa Patuleia e Catarina Silva Almeida

Dia Internacional do Acolhimento Familiar – 31 de maio: “Acolher uma criança é um ato de responsabilidade e de humanidade”

10:50 31 Maio, 2026 18:18 28 Maio, 2026 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O que é o acolhimento familiar?

O acolhimento familiar tem como principal missão a promoção dos direitos e garantias das crianças, consagrados na Convenção sobre os Direitos da Criança. “Uma criança deve viver num ambiente familiar, num clima de felicidade, amor e compreensão, para que seja possível realizar, na sua plenitude, todos os seus direitos.”

Quando uma criança que, por motivos de negligência, abandono ou violência, precisa de ser protegida e não pode permanecer com a sua família de origem, podem ser aplicadas diferentes respostas no âmbito do sistema de promoção e proteção. Entre essas respostas, quando se torna necessária a sua colocação fora do contexto familiar, existem duas principais alternativas: o acolhimento residencial ou o acolhimento familiar.

NEUSA PATULEIA – Psicóloga e vogal da Direção da Delegação Regional Sul da Ordem dos Psicólogos Portugueses

O acolhimento familiar é, assim, uma medida de promoção e proteção, de carácter temporário, prevista na lei, que visa garantir à criança um ambiente familiar seguro, afetivo e estruturado, até que possa regressar à sua família de origem ou, quando tal não seja possível, ser encaminhada para uma solução de vida estável, como a adoção, sempre em função do seu superior interesse.

Em Portugal, o acolhimento familiar foi reforçado e regulamentado pelo Decreto-Lei n.º 139/2019, que estabeleceu o regime de execução desta medida e procurou promover a sua aplicação, contrariando a predominância do acolhimento residencial. A implementação deste modelo foi progressivamente operacionalizada a nível nacional, com especial impulso a partir de 2022.

Porque é tão importante?

A fase inicial da vida é extraordinariamente relevante para a arquitetura do cérebro em maturação, tendo impactos profundos na saúde e no desenvolvimento físico e cognitivo, na segurança emocional e vinculação, na construção da identidade pessoal e cultural e no desenvolvimento de competências da criança.

É no contexto familiar que a criança constrói as bases de uma vida mental organizada e aprende a relacionar-se afetivamente, a partir da experiência de ser reconhecida, cuidada e investida emocionalmente.

Os efeitos nefastos da carência ou privação, total ou parcial, de cuidados parentais, resultantes de uma interação insuficiente entre a criança e a sua figura cuidadora principal, seja pela ausência dessa figura, seja pela descontinuidade ou insegurança das relações estabelecidas, podem ser significativamente atenuados quando é proporcionada à criança uma figura de vinculação alternativa. Na ausência da sua família de origem, a criança pode estabelecer uma relação estável e reasseguradora com cuidadores de substituição, minimizando a experiência de privação e os potenciais impactos no seu desenvolvimento.

CATARINA SILVA ALMEIDA – Psicóloga na Fundação António Aleixo

As crianças precisam de muito mais do que um teto, alimentação e cuidados de higiene. Precisam de afeto, estabilidade e relações significativas. A investigação científica e a experiência prática demonstram que, sempre que possível, crescer num ambiente familiar é mais favorável ao desenvolvimento emocional, social e cognitivo da criança, particularmente nos primeiros anos de vida.

Em contexto institucional, ainda que com profissionais dedicados e afetivos, é mais difícil assegurar relações individualizadas e a existência de uma figura de referência estável. Já no acolhimento familiar, a criança pode contar com um rosto que a reconhece, uma voz que a conforta e um colo que a ampara. É essa continuidade relacional e esse cuidado sensível que fazem a diferença, permitindo-lhe reconstruir a confiança no outro – e em si própria.

Quem pode ser família de acolhimento?

Pessoas com sentido de missão, com disponibilidade emocional e com vontade genuína de fazer a diferença.

Pode ser um casal ou uma pessoa singular, com ou sem filhos, desde que preencha os requisitos legais aplicáveis e esteja disponível para formação e acompanhamento por parte das entidades de enquadramento do acolhimento familiar.

Principais critérios para ser família de acolhimento:

• Residir em território nacional
• Ter idoneidade moral e condições de saúde física e psicológica adequadas
• Garantir estabilidade emocional e relacional
• Possuir disponibilidade de tempo para a integração de uma criança ou jovem no contexto familiar
• Dispor de condições habitacionais adequadas e estáveis
• Não possuir antecedentes criminais incompatíveis com o exercício das responsabilidades de acolhimento, nomeadamente por crimes contra crianças, jovens ou por violência doméstica
• Pelo menos um dos candidatos ter idade igual ou superior a 25 anos

Como ser família de acolhimento?

O processo de candidatura e certificação para família de acolhimento é exigente e implica avaliação rigorosa por parte das entidades competentes, incluindo formação específica, avaliação psicossocial e acompanhamento técnico. Mais do que boa vontade, esta medida exige estabilidade, preparação e capacidade para responder de forma consistente às necessidades de crianças em situação de especial vulnerabilidade.

Acolher é ajudar a sarar feridas invisíveis

Acolher uma criança é um ato de responsabilidade e de humanidade. Significa reconhecer que, mesmo não sendo possível alterar o passado, é possível oferecer um presente mais seguro e um futuro com maior previsibilidade e esperança. É contribuir para que cada criança cresça a sentir-se valorizada, respeitada e emocionalmente segura.

Dar visibilidade ao acolhimento familiar é contribuir para uma sociedade mais consciente da importância de garantir a cada criança o direito fundamental a crescer num ambiente seguro, estável e afetivamente protetor.

Mais informações disponíveis no site da Segurança Social:
https://www.seg-social.pt/ptss/pssd/menu/familia/apadrinhamento-acolhimento/familia-acolhimento-criancas-jovens

Leia também: Entre o medo e a curiosidade: o que nos atrai nas histórias de crime real? | Por Neusa Patuleia

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Nacional

Pensão mais ‘recheada’: nova regra da União Europeia pretende garantir mais dinheiro para os pensionistas

07:30 10 Agosto, 2026 16:36 9 Agosto, 2026 | João Luís

União Europeia prepara uma mudança que pode alterar a reforma. Veja como pode aumentar o valor da sua pensão

João Martinho, o piloto que morreu após a queda de uma aeronave em Portimão.
Algarve

João Martinho morre após queda de avioneta em Portimão: piloto era também treinador de futebol

09:40 10 Agosto, 2026 09:14 10 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Piloto João Martinho, de 28 anos, morreu após a queda de uma avioneta no Aeródromo de Portimão, onde era o único ocupante

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí chuva ‘em força’ e trovoada: depressão traz risco de inundações a esta região

16:00 10 Agosto, 2026 00:41 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Calor volta a apertar em Portugal em algumas regiões, enquanto uma nova depressão traz chuva forte, trovoada e risco de inundações aos Açores

Idosa a conduzir. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Adeus carta de condução? Há uma proposta que quer definir esta como a idade máxima para conduzir em Portugal

20:30 9 Agosto, 2026 15:13 6 Agosto, 2026 | João Luís

Petição pública levanta a hipótese de existir uma idade máxima para conduzir: fique a par do que está em cima da mesa

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí mais chuva: mau tempo regressa neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

09:00 10 Agosto, 2026 16:14 9 Agosto, 2026 | João Luís

O tempo volta a dividir Portugal, com chuva a marcar presença numa parte do país enquanto noutra o céu abre e as temperaturas sobem.

Economia Nacional

Primark ‘acelera’ em Portugal e estreia-se nestas duas cidades: novas lojas vão abrir já em setembro

14:30 10 Agosto, 2026 13:46 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Cadeia irlandesa Primark reforça a presença em Portugal com duas novas lojas já em setembro, num investimento que vai criar mais de 80 postos de trabalho

Algarve Nacional Vida & Lazer

“Não houvesse chapéus à frente dos toldos, não cabia toda a gente na praia”: ‘corrida’ por lugar nas praias continua a marcar o verão no Algarve

16:20 9 Agosto, 2026 15:25 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Praias muito procuradas do Algarve voltam a ficar sob pressão em pleno agosto

Idosa com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Quero viver um presente digno”: mulher de 79 anos recebe 2.300€ de pensão e explica por que não chega

09:50 10 Agosto, 2026 08:58 10 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Recebe 2.300€ por mês e diz que não chega para viver com dignidade. As declarações de uma reformada espanhola estão a gerar forte polémica

Cristiano Ronaldo com a família na praia de Faro. Crédito: Instagram @georginagio | DR
Algarve Nacional

Estas são as praias portuguesas em que Cristiano Ronaldo costuma passar férias e uma delas fica no Algarve

18:20 10 Agosto, 2026 17:22 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Cristiano Ronaldo gosta de passar férias em Portugal com a sua família. Ainda em 2023 foram publicadas algumas fotografias pela sua companheira Georgina numa praia algarvia

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Um carro para toda a vida? Mecânicos elegem as três marcas de carros que necessitam de menos idas à oficina

20:20 7 Agosto, 2026 20:05 7 Agosto, 2026 | João Luís

Há marcas que surpreendem os mecânicos pela resistência e fiabilidade: descubra quais são os carros que menos vão à oficina

Algarve

Morreu Carlos Santos, bombeiro sapador de Loulé com mais de 30 anos de serviço

10:30 10 Agosto, 2026 09:57 10 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A Câmara de Loulé recorda Carlos Santos como um bombeiro marcado pelo profissionalismo, altruísmo e espírito de sacrifício ao longo da carreira

Homem a segurar bilhete de estacionamento. Crédito: The Mirror | DR
Europa

Homem de 76 anos vence batalha judicial de 2 anos contra empresa de estacionamento por bilhete de 1,05€: tribunal fixou indemnização em 338,34€

20:20 10 Agosto, 2026 19:15 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Batalha judicial no Reino Unido acabou com condutor de 76 anos a receber indemnização por já ter pagado o bilhete de estacionamento que foi acusado de não pagar

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Mercadona ‘acelera’ em Portugal e estreia-se neste distrito: abertura da nova loja está marcada para esta data

20:40 10 Agosto, 2026 19:33 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Cadeia espanhola Mercadona vai abrir o primeiro supermercado num novo distrito em Portugal já no próximo mês de setembro

Homem com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Homem de 49 anos consegue pensão de 3.389,10 euros e 90.675,80 euros em retroativos por lhe ser reconhecida incapacidade permanente após Segurança Social a ter recusado: tribunal teve decisão final

20:00 7 Agosto, 2026 19:20 7 Agosto, 2026 | João Luís

O homem recorreu ao tribunal espanhol depois de ver o pedido recusado e acabou por conseguir uma decisão favorável

Idosa a ser observada no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Saiba como levantar dinheiro da conta de outra pessoa de forma legal e sem ter o cartão consigo

20:30 10 Agosto, 2026 15:06 10 Agosto, 2026 | João Luís

Há uma funcionalidade que permite levantar dinheiro da conta de outra pessoa sem fazer uma transferência e sem ter o cartão bancário

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês temos tudo aqui”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

18:10 8 Agosto, 2026 17:46 8 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses vão 'esquecendo' a Europa e optando por este destino onde o custo de vida é baixo e o clima quente a cerca de 2 horas de Portugal

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Nacional

Pensão mais ‘recheada’: nova regra da União Europeia pretende garantir mais dinheiro para os pensionistas

07:30 10 Agosto, 2026 16:36 9 Agosto, 2026 | João Luís

União Europeia prepara uma mudança que pode alterar a reforma. Veja como pode aumentar o valor da sua pensão

João Martinho, o piloto que morreu após a queda de uma aeronave em Portimão.
Algarve

João Martinho morre após queda de avioneta em Portimão: piloto era também treinador de futebol

09:40 10 Agosto, 2026 09:14 10 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Piloto João Martinho, de 28 anos, morreu após a queda de uma avioneta no Aeródromo de Portimão, onde era o único ocupante

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí chuva ‘em força’ e trovoada: depressão traz risco de inundações a esta região

16:00 10 Agosto, 2026 00:41 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Calor volta a apertar em Portugal em algumas regiões, enquanto uma nova depressão traz chuva forte, trovoada e risco de inundações aos Açores

Idosa a conduzir. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Adeus carta de condução? Há uma proposta que quer definir esta como a idade máxima para conduzir em Portugal

20:30 9 Agosto, 2026 15:13 6 Agosto, 2026 | João Luís

Petição pública levanta a hipótese de existir uma idade máxima para conduzir: fique a par do que está em cima da mesa

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí mais chuva: mau tempo regressa neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

09:00 10 Agosto, 2026 16:14 9 Agosto, 2026 | João Luís

O tempo volta a dividir Portugal, com chuva a marcar presença numa parte do país enquanto noutra o céu abre e as temperaturas sobem.

Economia, Nacional

Primark ‘acelera’ em Portugal e estreia-se nestas duas cidades: novas lojas vão abrir já em setembro

14:30 10 Agosto, 2026 13:46 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Cadeia irlandesa Primark reforça a presença em Portugal com duas novas lojas já em setembro, num investimento que vai criar mais de 80 postos de trabalho

Algarve, Nacional, Vida & Lazer

“Não houvesse chapéus à frente dos toldos, não cabia toda a gente na praia”: ‘corrida’ por lugar nas praias continua a marcar o verão no Algarve

16:20 9 Agosto, 2026 15:25 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Praias muito procuradas do Algarve voltam a ficar sob pressão em pleno agosto

Idosa com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Quero viver um presente digno”: mulher de 79 anos recebe 2.300€ de pensão e explica por que não chega

09:50 10 Agosto, 2026 08:58 10 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Recebe 2.300€ por mês e diz que não chega para viver com dignidade. As declarações de uma reformada espanhola estão a gerar forte polémica

Cristiano Ronaldo com a família na praia de Faro. Crédito: Instagram @georginagio | DR
Algarve, Nacional

Estas são as praias portuguesas em que Cristiano Ronaldo costuma passar férias e uma delas fica no Algarve

18:20 10 Agosto, 2026 17:22 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Cristiano Ronaldo gosta de passar férias em Portugal com a sua família. Ainda em 2023 foram publicadas algumas fotografias pela sua companheira Georgina numa praia algarvia

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Um carro para toda a vida? Mecânicos elegem as três marcas de carros que necessitam de menos idas à oficina

20:20 7 Agosto, 2026 20:05 7 Agosto, 2026 | João Luís

Há marcas que surpreendem os mecânicos pela resistência e fiabilidade: descubra quais são os carros que menos vão à oficina

Algarve

Morreu Carlos Santos, bombeiro sapador de Loulé com mais de 30 anos de serviço

10:30 10 Agosto, 2026 09:57 10 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A Câmara de Loulé recorda Carlos Santos como um bombeiro marcado pelo profissionalismo, altruísmo e espírito de sacrifício ao longo da carreira

Homem a segurar bilhete de estacionamento. Crédito: The Mirror | DR
Europa

Homem de 76 anos vence batalha judicial de 2 anos contra empresa de estacionamento por bilhete de 1,05€: tribunal fixou indemnização em 338,34€

20:20 10 Agosto, 2026 19:15 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Batalha judicial no Reino Unido acabou com condutor de 76 anos a receber indemnização por já ter pagado o bilhete de estacionamento que foi acusado de não pagar

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Mercadona ‘acelera’ em Portugal e estreia-se neste distrito: abertura da nova loja está marcada para esta data

20:40 10 Agosto, 2026 19:33 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Cadeia espanhola Mercadona vai abrir o primeiro supermercado num novo distrito em Portugal já no próximo mês de setembro

Homem com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Homem de 49 anos consegue pensão de 3.389,10 euros e 90.675,80 euros em retroativos por lhe ser reconhecida incapacidade permanente após Segurança Social a ter recusado: tribunal teve decisão final

20:00 7 Agosto, 2026 19:20 7 Agosto, 2026 | João Luís

O homem recorreu ao tribunal espanhol depois de ver o pedido recusado e acabou por conseguir uma decisão favorável

Idosa a ser observada no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Saiba como levantar dinheiro da conta de outra pessoa de forma legal e sem ter o cartão consigo

20:30 10 Agosto, 2026 15:06 10 Agosto, 2026 | João Luís

Há uma funcionalidade que permite levantar dinheiro da conta de outra pessoa sem fazer uma transferência e sem ter o cartão bancário

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo, Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês temos tudo aqui”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

18:10 8 Agosto, 2026 17:46 8 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses vão 'esquecendo' a Europa e optando por este destino onde o custo de vida é baixo e o clima quente a cerca de 2 horas de Portugal

Últimas Notícias

  • Mercadona ‘acelera’ em Portugal e estreia-se neste distrito: abertura da nova loja está marcada para esta data
    Mercadona ‘acelera’ em Portugal e estreia-se neste distrito: abertura da nova loja está marcada para esta data
  • Saiba como levantar dinheiro da conta de outra pessoa de forma legal e sem ter o cartão consigo
    Saiba como levantar dinheiro da conta de outra pessoa de forma legal e sem ter o cartão consigo
  • Homem de 76 anos vence batalha judicial de 2 anos contra empresa de estacionamento por bilhete de 1,05€: tribunal fixou indemnização em 338,34€
    Homem de 76 anos vence batalha judicial de 2 anos contra empresa de estacionamento por bilhete de 1,05€: tribunal fixou indemnização em 338,34€
  • Estudantes da UAlg integram campanha de arqueologia que procura necrópole exterior
    Estudantes da UAlg integram campanha de arqueologia que procura necrópole exterior
  • Adeus reforma ‘a horas’? Cidadãos nascidos depois desta data só se vão poder reformar (no mínimo) aos 70 anos neste país da União Europeia
    Adeus reforma ‘a horas’? Cidadãos nascidos depois desta data só se vão poder reformar (no mínimo) aos 70 anos neste país da União Europeia

Opinião

  • Queixamo-nos do outro, o outro queixa-se de nós | Por Luís Ganhão
    Queixamo-nos do outro, o outro queixa-se de nós | Por Luís Ganhão
  • Férias em família: estratégias para crianças com (e sem) PHDA | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas
    Férias em família: estratégias para crianças com (e sem) PHDA | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas
  • Em defesa do bife minguado | Por José Figueiredo Santos
    Em defesa do bife minguado | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Adeus reforma ‘a horas’? Cidadãos nascidos depois desta data só se vão poder reformar (no mínimo) aos 70 anos neste país da União Europeia
    Adeus reforma ‘a horas’? Cidadãos nascidos depois desta data só se vão poder reformar (no mínimo) aos 70 anos neste país da União Europeia
  • União Europeia aprova novas regras para bagagem de mão e atrasos nos voos: saiba o que muda para passageiros nos aeroportos europeus
    União Europeia aprova novas regras para bagagem de mão e atrasos nos voos: saiba o que muda para passageiros nos aeroportos europeus
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento