Skip to content
Postal do Algarve

#liberdadeparainformar
Site provisório

Postal do Algarve

Diariamente, siga online as notícias do Algarve e as mais relevantes de Portugal e do Mundo

Menu
  • Sociedade
    • Ciência
  • Economia
    • Patrocinado
  • Saúde
  • Política
    • Legislativas 2022
  • Cultura
    • Ensino
    • Lazer
  • Desporto
  • Opinião
  • Europe Direct Algarve
  • Edição Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Contactos
Menu
Foto Escape Livre D.R.
Economia

Recorde nos elétricos. Mercedes EQS percorre EN2 de Chaves a Faro apenas com uma única carga

Foram 13 horas de condução que ligaram Chaves a Faro, mesmo com as areias do Saara pela frente. O evento foi certificado pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting que selou a tampa de carregamento.

20:27 18 Março, 2022 20:38 18 Março, 2022 | Expresso
  • Facebook
  • Twitter
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Telegram
  • Email
  • Linkedin
  • Pinterest

O novo Mercedes elétrico EQS 450+ conseguiu percorrer a Estrada Nacional 2, com o Clube Escape Livre ao volante, de Chaves até Faro, com uma única carga de bateria.

A experiência, concretizada no dia 16 de março, permitiu realizar uma viagem de 705 quilómetros – e não os 738 inicialmente estimados, porque algumas alterações à EN 2 retiraram quilómetros ao percurso -, sem necessidade de carregamentos.

Ao todo somaram-se 13 horas de condução, com temperaturas que, segundo a marca “desafiavam a capacidade das baterias, alguns obstáculos no percurso e um pano de fundo alaranjado devido às poeiras vindas do deserto do Saara”.

Um representante da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, acompanhou e certificou esta iniciativa, selando a tampa de carregamento, garantindo que não houve qualquer carregamento de bateria de Chaves até Faro.

Na chegada a Faro, a que assistiu o presidente executivo da Mercedes-Benz Portugal, Holger Marquardt, o EQS 450+ apresentava ainda 9% de carga de bateria e 83km de autonomia, “graças ao seu sistema de regeneração”, de acordo com a marca germânica.about:blank

Recorde-se que este novo modelo elétrico da Mercedes, em apenas 15 minutos ligado a um posto de carregamento rápido de corrente contínua até 200 kW, pode ficar habilitado para percorrer mais 300 quilómetros.

Desta vez não houve recarregamentos ao longo da EN 2 mas, importa referir que a Mercedes tem já disponíveis mais de 500.000 postos em 31 países, dos quais 200.000 estão espalhados pela Europa.

Embora o EQS pertença à mesma família do novo Classe S, o modelo agora apresentado utiliza uma arquitetura de veículo totalmente elétrico.

Na qualidade de veículo inteligente, o EQS integra até 350 sensores, em função do equipamento. Estes registam as distâncias, as velocidades e acelerações, as condições de iluminação, a precipitação e as temperaturas, a ocupação dos bancos bem como os movimentos das pálpebras do condutor ou a linguagem dos passageiros.about:blank

Por isso não se admire quando vir alguém entrar no novo elétrico da marca germânica, sentar-se em frente ao volante e, com um simples acenar de mão, ordenar à porta que se feche em seguida totalmente sozinha.

Todo este conjunto de informação é processado pelas unidades de controlo que, acionadas por algoritmos, tomam decisões à velocidade da luz. O novo EQS pode estender as suas capacidades com base em novas experiências, pois tem uma elevada capacidade de aprendizagem graças à inteligência artificial.

De acordo com a marca germânica, a experiência de som envolvente no EQS também contribui para uma mudança de paradigma de um modelo convencional para um veículo elétrico audível e, a partir de uma variedade de ‘paisagens sonoras’ permite uma configuração acústica personalizada.

O MBUX Hyperscreen é o destaque absoluto no interior do novo elétrico da Mercedes. Este ecrã curvilíneo de grandes dimensões prolonga-se praticamente de uma ponta a outra do tablier. Estão instalados três ecrãs atrás de um vidro de cobertura que aparentam formar uma única unidade.

As funções de entretenimento estão apenas disponíveis quando o veículo estiver a ser conduzido de acordo com a legislação específica do país. A Mercedes-EQ utiliza uma lógica de bloqueio inteligente com recurso a uma câmara: se a câmara detetar que o condutor está a olhar para o ecrã do passageiro dianteiro, a luminosidade do ecrã é automaticamente reduzida.

  • Texto: Expresso, jornal parceiro do POSTAL

Últimas

  • Empresa promotora do Mundial de MotoGP ameaça retirar GP de Portimão
    Empresa promotora do Mundial de MotoGP ameaça retirar GP de Portimão
  • VRSA: Paços do Concelho, complexo desportivo e parque de campismo foram penhorados
    VRSA: Paços do Concelho, complexo desportivo e parque de campismo foram penhorados
  • Mega burla: Ex-vereador de Olhão e mais 30, acusados de apropriação ilegal de prédios em Faro, Tavira e Olhão
    Mega burla: Ex-vereador de Olhão e mais 30, acusados de apropriação ilegal de prédios em Faro, Tavira e Olhão
  • Reclusos acusados de burlar taxistas a partir da cadeia absolvidos por falta de provas
    Reclusos acusados de burlar taxistas a partir da cadeia absolvidos por falta de provas
  • Eutanásia só poderá ocorrer se suicídio assistido for impossível
    Eutanásia só poderá ocorrer se suicídio assistido for impossível

Opinião

  • Tempo é cérebro, seja mais rápido que um AVC | Por Tiago Gregório
    Tempo é cérebro, seja mais rápido que um AVC | Por Tiago Gregório
  • Educação para a paz | Por Ludgero Faleiro
    Educação para a paz | Por Ludgero Faleiro
  • Leitura da Semana: Medir o Racismo, Vencer as Discriminações, de Thomas Piketty | Por Paulo Serra
    Leitura da Semana: Medir o Racismo, Vencer as Discriminações, de Thomas Piketty | Por Paulo Serra

Europe Direct Algarve

  • Hoje a Comissão Europeia lança a primeira edição do Dia dos Autores Europeus
    Hoje a Comissão Europeia lança a primeira edição do Dia dos Autores Europeus
  • Comissão Europeia alerta para verão ainda mais seco nos países do Mediterrâneo
    Comissão Europeia alerta para verão ainda mais seco nos países do Mediterrâneo
  • União Europeia 2030, os termos da sua autonomia estratégica | Por António Covas
    União Europeia 2030, os termos da sua autonomia estratégica | Por António Covas
Há um novo POSTAL do ALGARVE nas bancas com o Expresso 🌍
  • Política de Privacidade, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
©2023 Postal do Algarve