Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Idoso na farmácia. Crédito: Freepik AI
Idoso na farmácia. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Já é oficial: esta categoria de pensionistas já não paga por estes medicamentos em 2026

Acesso a este tipo de medicamentos por parte desta categoria de pensionistas é assegurado com comparticipação desde 1 de janeiro deste ano

22:00 9 Abril, 2026 21:08 9 Abril, 2026
Gonçalo ViegasGonçalo ViegasContent Creator
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O apoio do Estado nas despesas de saúde dos antigos combatentes entrou numa nova fase em 2026 e passou a ter efeitos mais concretos no momento de levantar medicamentos na farmácia. Depois de um período transitório em 2025, o regime previsto no Estatuto do Antigo Combatente está agora plenamente aplicado para os pensionistas que reúnem as condições legais de acesso a estes medicamentos.

A regra já está em vigor por inteiro: os antigos combatentes pensionistas têm direito a 100% da parcela não comparticipada dos medicamentos pelo SNS. Esse direito resulta do artigo 16.º-A do Estatuto do Antigo Combatente, aditado pelo Decreto-Lei n.º 61/2024, diploma que também determinou uma aplicação faseada, com 50% em 2025 e 100% a partir de 1 de janeiro deste ano.

O que mudou com a entrada plena em vigor

A Portaria n.º 372-C/2024/1, que definiu as condições de acesso e a operacionalização do regime, estabelece que, a partir de 2026, o Estado suporta a totalidade da parte não comparticipada nos medicamentos abrangidos, nos termos previstos para os antigos combatentes pensionistas.

Na prática, isto significa que o apoio já não se limita a metade da parcela paga pelo utente, como aconteceu no ano passado. Agora, nos medicamentos comparticipados que não estejam inseridos em grupo homogéneo, a comparticipação adicional é calculada sobre 100% do preço de venda ao público do medicamento, cobrindo a totalidade da parte que ficava por pagar após a comparticipação do SNS.

Quando o medicamento pertence a um grupo homogéneo, a lógica muda ligeiramente. Nesses casos, o valor máximo do apoio é calculado com base no preço de referência desse grupo. Se o medicamento escolhido tiver um preço superior ao de referência, o antigo combatente pensionista pode ter de suportar a diferença; se tiver um preço igual ou inferior, o benefício pode traduzir-se em custo zero na farmácia.

A regulamentação esclarece ainda que este regime não se limita aos genéricos. O benefício abrange medicamentos comparticipados, incluindo medicamentos não genéricos inseridos em grupos homogéneos, desde que cumpram as condições legais previstas.

Como ter acesso

O acesso ao benefício depende de prescrição eletrónica. A portaria determina que a receita deve conter menção expressa ao regime, aposta pelo médico prescritor. Ainda assim, enquanto a adaptação dos sistemas não estiver concluída, a lei admite, a título excecional e temporário, que o benefício também seja aplicado a receitas sem essa menção, desde que o utente esteja devidamente registado no Registo Nacional de Utentes e a prescrição cumpra os restantes requisitos legais.

Outro ponto importante é que não é necessário apresentar o Cartão de Antigo Combatente na farmácia para aceder a este regime. Segundo os esclarecimentos oficiais, basta apresentar a prescrição médica, sendo a verificação das condições de comparticipação feita no momento da dispensa do medicamento com base nos registos do sistema.

A própria portaria prevê que as áreas da defesa, da saúde e da segurança social comuniquem automaticamente os dados necessários à identificação dos beneficiários e da respetiva condição de pensionista. Compete à Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional e às entidades pagadoras de pensões identificar os antigos combatentes que podem usufruir deste apoio.

O que fica de fora

Este regime aplica-se aos antigos combatentes pensionistas no caso dos medicamentos comparticipados pelo SNS. Já os antigos combatentes não pensionistas não beneficiam desta cobertura total: para os mesmos, a lei prevê uma majoração para 90% da comparticipação apenas nos medicamentos psicofármacos.

As viúvas dos antigos combatentes não estão abrangidas por este regime adicional de comparticipação de medicamentos previsto na portaria, embora mantenham a isenção de taxas moderadoras prevista no Estatuto do Antigo Combatente.

Leia também: Pensionistas que descontaram para a Segurança Social antes desta data podem ter um aumento na reforma

Europa Nacional

Português simulou venda de carro com documento falso para enganar juiz no Luxemburgo: foi detido em Vila Real

13:00 17 Outubro, 2026 11:28 17 Outubro, 2026

Contrato falso e transferência simulada de 10.000€ estão no centro do caso. Português procurado pelo Luxemburgo ficou em prisão preventiva

A produtora de conteúdos digitais, Mia, de 26 anos | Crédito: Reprodução TikTok
Algarve Nacional

Influenciadora algarvia detida por suspeita de encomendar rapto de seguidor. Pensou que tinha sido burlada

13:10 17 Outubro, 2026 13:15 17 Outubro, 2026

Disputa por 3.500 euros de uma viagem à Grécia terá motivado o alegado rapto. Os dois suspeitos ficaram sujeitos a apresentações três vezes por semana

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva forte e trovoada este sábado: IPMA emite aviso amarelo nestes cinco distritos e há risco de granizo

08:35 17 Outubro, 2026 08:35 17 Outubro, 2026

Cinco distritos têm aviso amarelo este sábado devido à possibilidade de trovoada, chuva forte e granizo. Saiba os horários

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados este domingo: estas são as regiões afetadas (e que podem ficar até 6 horas sem eletricidade)

19:30 16 Outubro, 2026 17:26 16 Outubro, 2026

Há interrupções programadas no fornecimento de eletricidade para este domingo, 18 de outubro

Algarve

Despiste de motociclo em localidade de Faro deixa um morto

00:30 17 Outubro, 2026 00:30 17 Outubro, 2026

Segundo o oficial de dia ao Comando Nacional da GNR, morreu uma pessoa neste acidente que "era o condutor do motociclo"

Mulher organizou o seu funeral em vida. Crédito: DR
Mundo

“Adorava estar presente”: mulher organizou o próprio funeral aos 80 anos para ouvir as homenagens

11:20 17 Outubro, 2026 12:13 17 Outubro, 2026

Mulher reuniu cerca de 100 convidados para celebrar a vida num funeral antecipado, com discursos, um caixão e um bolo de aniversário

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Algarve Economia

Depois de Portimão e Faro, vêm aí mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa tem uma palavra a dizer

13:20 15 Outubro, 2026 12:38 15 Outubro, 2026

Após a abertura em Portimão e com Faro na agenda, vão surgir mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa respondeu ao POSTAL

Mulher a carregar um carro elétrico.
Auto

Elétrico mais vendido do mundo já chegou a Portugal: custa menos de 22 mil euros e tem até 345 km de autonomia

15:10 17 Outubro, 2026 14:55 17 Outubro, 2026

Geely E2 é o elétrico mais vendido do mundo e já está disponível para encomenda em Portugal, com preços a partir de 21.900 euros

Algarve Nacional

João percorreu 700 quilómetros a pé desde o Algarve até ao norte de Portugal para ajudar criança com cancro

15:40 17 Outubro, 2026 15:08 17 Outubro, 2026

Durante 26 dias, João da Silva atravessou Portugal a pé, desde Faro até Melgaço, numa caminhada solidária destinada a angariar 9.400 euros para ajudar uma criança com cancro

Política

A curiosa cidadania dos cidadãos que não devem fazer política | Por Luís Ganhão

10:30 17 Outubro, 2026 15:47 16 Outubro, 2026

"Quando se diz que uma manifestação de cidadãos se tornou uma manifestação política, o que muitas vezes se pretende dizer é que ela se tornou incómoda"

Black Friday. Crédito: Freepik AI
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Costuma comprar agora e pagar depois? Há novas regras europeias previstas para antes da Black Friday

11:50 17 Outubro, 2026 09:09 17 Outubro, 2026

Pagamentos em prestações sem juros entram nas novas regras europeias do crédito. Saiba o que está previsto

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva está a caminho de Portugal continental e chega já neste dia: estas serão as regiões mais afetadas

09:30 16 Outubro, 2026 14:05 15 Outubro, 2026

A chuva regressa a algumas regiões de Portugal continental antes de uma descida das temperaturas generalizada

Opinião

Numeiro, o Grande Gatsby português | Por André Leman

15:36 16 Outubro, 2026 15:36 16 Outubro, 2026

"Talvez seja essa a grande lição que o Grande Gatsby português ainda esteja a tempo de aprender: o dinheiro pode comprar o convite, o champanhe e até a companhia. Mas nunca poderá comprar a sinceridade de quem levanta o copo"

Direito à habitação. Crédito: Lusa
Algarve Economia Nacional

Movimento pela habitação destaca mobilização em Faro e promete continuar protestos

14:47 17 Outubro, 2026 14:47 17 Outubro, 2026

Cristiana Leal fala num “despertar de um povo” e diz que a luta pela habitação continuará após 20 de outubro, limite da autorização municipal no Porto

Algarve Cultura Nacional

Algarve celebra património imaterial com “Alte pela janela do tempo”

12:50 17 Outubro, 2026 12:49 17 Outubro, 2026

Exposição “Culturas Vivas” abre no Porto num dia com cerca de 50 atividades no país. Inventário nacional do património imaterial soma 89 inscrições

Economia Opinião

Produzir mais. Mas para quem? | Por Luís Ganhão

11:10 16 Outubro, 2026 11:01 16 Outubro, 2026

"Sabemos proclamar que é necessário produzir mais. O que parecemos não saber, ou não querer, é discutir seriamente porque produzimos menos do que desejamos"

Europa, Nacional

Português simulou venda de carro com documento falso para enganar juiz no Luxemburgo: foi detido em Vila Real

13:00 17 Outubro, 2026 11:28 17 Outubro, 2026

Contrato falso e transferência simulada de 10.000€ estão no centro do caso. Português procurado pelo Luxemburgo ficou em prisão preventiva

A produtora de conteúdos digitais, Mia, de 26 anos | Crédito: Reprodução TikTok
Algarve, Nacional

Influenciadora algarvia detida por suspeita de encomendar rapto de seguidor. Pensou que tinha sido burlada

13:10 17 Outubro, 2026 13:15 17 Outubro, 2026

Disputa por 3.500 euros de uma viagem à Grécia terá motivado o alegado rapto. Os dois suspeitos ficaram sujeitos a apresentações três vezes por semana

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva forte e trovoada este sábado: IPMA emite aviso amarelo nestes cinco distritos e há risco de granizo

08:35 17 Outubro, 2026 08:35 17 Outubro, 2026

Cinco distritos têm aviso amarelo este sábado devido à possibilidade de trovoada, chuva forte e granizo. Saiba os horários

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados este domingo: estas são as regiões afetadas (e que podem ficar até 6 horas sem eletricidade)

19:30 16 Outubro, 2026 17:26 16 Outubro, 2026

Há interrupções programadas no fornecimento de eletricidade para este domingo, 18 de outubro

Algarve

Despiste de motociclo em localidade de Faro deixa um morto

00:30 17 Outubro, 2026 00:30 17 Outubro, 2026

Segundo o oficial de dia ao Comando Nacional da GNR, morreu uma pessoa neste acidente que "era o condutor do motociclo"

Mulher organizou o seu funeral em vida. Crédito: DR
Mundo

“Adorava estar presente”: mulher organizou o próprio funeral aos 80 anos para ouvir as homenagens

11:20 17 Outubro, 2026 12:13 17 Outubro, 2026

Mulher reuniu cerca de 100 convidados para celebrar a vida num funeral antecipado, com discursos, um caixão e um bolo de aniversário

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Algarve, Economia

Depois de Portimão e Faro, vêm aí mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa tem uma palavra a dizer

13:20 15 Outubro, 2026 12:38 15 Outubro, 2026

Após a abertura em Portimão e com Faro na agenda, vão surgir mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa respondeu ao POSTAL

Mulher a carregar um carro elétrico.
Auto

Elétrico mais vendido do mundo já chegou a Portugal: custa menos de 22 mil euros e tem até 345 km de autonomia

15:10 17 Outubro, 2026 14:55 17 Outubro, 2026

Geely E2 é o elétrico mais vendido do mundo e já está disponível para encomenda em Portugal, com preços a partir de 21.900 euros

Algarve, Nacional

João percorreu 700 quilómetros a pé desde o Algarve até ao norte de Portugal para ajudar criança com cancro

15:40 17 Outubro, 2026 15:08 17 Outubro, 2026

Durante 26 dias, João da Silva atravessou Portugal a pé, desde Faro até Melgaço, numa caminhada solidária destinada a angariar 9.400 euros para ajudar uma criança com cancro

Política

A curiosa cidadania dos cidadãos que não devem fazer política | Por Luís Ganhão

10:30 17 Outubro, 2026 15:47 16 Outubro, 2026

"Quando se diz que uma manifestação de cidadãos se tornou uma manifestação política, o que muitas vezes se pretende dizer é que ela se tornou incómoda"

Black Friday. Crédito: Freepik AI
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Costuma comprar agora e pagar depois? Há novas regras europeias previstas para antes da Black Friday

11:50 17 Outubro, 2026 09:09 17 Outubro, 2026

Pagamentos em prestações sem juros entram nas novas regras europeias do crédito. Saiba o que está previsto

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva está a caminho de Portugal continental e chega já neste dia: estas serão as regiões mais afetadas

09:30 16 Outubro, 2026 14:05 15 Outubro, 2026

A chuva regressa a algumas regiões de Portugal continental antes de uma descida das temperaturas generalizada

Opinião

Numeiro, o Grande Gatsby português | Por André Leman

15:36 16 Outubro, 2026 15:36 16 Outubro, 2026

"Talvez seja essa a grande lição que o Grande Gatsby português ainda esteja a tempo de aprender: o dinheiro pode comprar o convite, o champanhe e até a companhia. Mas nunca poderá comprar a sinceridade de quem levanta o copo"

Direito à habitação. Crédito: Lusa
Algarve, Economia, Nacional

Movimento pela habitação destaca mobilização em Faro e promete continuar protestos

14:47 17 Outubro, 2026 14:47 17 Outubro, 2026

Cristiana Leal fala num “despertar de um povo” e diz que a luta pela habitação continuará após 20 de outubro, limite da autorização municipal no Porto

Algarve, Cultura, Nacional

Algarve celebra património imaterial com “Alte pela janela do tempo”

12:50 17 Outubro, 2026 12:49 17 Outubro, 2026

Exposição “Culturas Vivas” abre no Porto num dia com cerca de 50 atividades no país. Inventário nacional do património imaterial soma 89 inscrições

Economia, Opinião

Produzir mais. Mas para quem? | Por Luís Ganhão

11:10 16 Outubro, 2026 11:01 16 Outubro, 2026

"Sabemos proclamar que é necessário produzir mais. O que parecemos não saber, ou não querer, é discutir seriamente porque produzimos menos do que desejamos"

Últimas Notícias

  • Entrevista a Arménio Aleluia Martins: “a história de Paderne escrita nas vidas dos seus cidadãos”
    Entrevista a Arménio Aleluia Martins: “a história de Paderne escrita nas vidas dos seus cidadãos”
  • João percorreu 700 quilómetros a pé desde o Algarve até ao norte de Portugal para ajudar criança com cancro
    João percorreu 700 quilómetros a pé desde o Algarve até ao norte de Portugal para ajudar criança com cancro
  • Elétrico mais vendido do mundo já chegou a Portugal: custa menos de 22 mil euros e tem até 345 km de autonomia
    Elétrico mais vendido do mundo já chegou a Portugal: custa menos de 22 mil euros e tem até 345 km de autonomia
  • Movimento pela habitação destaca mobilização em Faro e promete continuar protestos
    Movimento pela habitação destaca mobilização em Faro e promete continuar protestos
  • Influenciadora algarvia detida por suspeita de encomendar rapto de seguidor. Pensou que tinha sido burlada
    Influenciadora algarvia detida por suspeita de encomendar rapto de seguidor. Pensou que tinha sido burlada

Opinião

  • Bilhete Postal: Os adultos ‘do futuro’ e os ecrãs | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: Os adultos ‘do futuro’ e os ecrãs | Por Eduardo Costa
  • Inovar no prato para nutrir o amanhã: o desafio da alimentação na hemodiálise | Por Inês Moreira
    Inovar no prato para nutrir o amanhã: o desafio da alimentação na hemodiálise | Por Inês Moreira
  • Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa
    Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa

Europe Direct Algarve

  • Costuma comprar agora e pagar depois? Há novas regras europeias previstas para antes da Black Friday
    Costuma comprar agora e pagar depois? Há novas regras europeias previstas para antes da Black Friday
  • Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa
    Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal