Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Economia

Inaugurada Startup Portimão

A Startup Portimão foi inaugura esta quinta-feira, 10 de Agosto, num ambiente bastante descontraído, com muitos jovens, menos jovens, empresários, aspirantes a empresários, empreendedores, autarcas e convidados. Esta incubadora é o mais recente projecto promovido pela autarquia de Portimão que conta como parceiros, o Autódromo Internacional do Algarve, e a Territórios Criativos – entidade […]

18:21 11 Agosto, 2017 12:28 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Isilda Gomes, presidente da Câmara de Portimão, descerrou a placa de inauguração

A Startup Portimão foi inaugura esta quinta-feira, 10 de Agosto, num ambiente bastante descontraído, com muitos jovens, menos jovens, empresários, aspirantes a empresários, empreendedores, autarcas e convidados.

Esta incubadora é o mais recente projecto promovido pela autarquia de Portimão que conta como parceiros, o Autódromo Internacional do Algarve, e a Territórios Criativos – entidade que estará no terreno a prestar apoio à incubadora.

Localizada num edifício do Autódromo Internacional do Algarve a Startup de Portimão estende-se por dois pisos, por onde se distribuem seis “boxes” (gabinetes de trabalho), duas salas de reuniões, uma sala de formação devidamente equipadas e com capacidade para 40 postos de trabalho, onde há também lugar para dar asas à criatividade e até uma mesa de ping-pong e um “paddock” especial para abastecer o espírito empreendedor.

Para Isilda Gomes a abertura da Startup Portimão é “a concretização de um sonho. Isto é o resultado de uma conjugação de várias vontades e da determinação do Paulo Pinheiro, da Territórios Criativos, da Câmara e dos seus trabalhadores, que nos últimos dias estiveram aqui muitas horas para que tudo estivesse pronto”.

Outra novidade avançada pela presidente da autarquia foi que em breve, “o Vai Vem irá começar a passar” pelo Autódromo, estendendo uma das suas linhas, que actualmente chega à localidade da Pereira, disponibilizando-se igualmente em estudar e implementar outras situações na área da mobilidade que possam ser apresentadas pelas empresas que lá quiseram se instalar.

Startup de Portimão fica localizada num edifício do Autódromo Internacional do Algarve

A autarca de Portimão finalizou a sua intervenção, lançando um repto “Queremos aqui muitos jovens empresários e empreendedores. E se forem mais de 30, arranjaremos ideias para a expansão deste espaço”.

Autódromo cede espaço gratuitamente

Outro parceiro da StartUp é a Parkalgar, neste sentido Paulo Pinheiro, administrador desta empresa, sublinhou que esta entidade não recebe “um tostão” com a cedência do espaço para esta iniciativa. Os dois pisos do complexo do circuito foram cedidos a título gratuito, em regime de comodato.

Na sua intervenção, Paulo Pinheiro lembrou que esta estrutura já é utilizada, ao longo de todo o ano, por empresas mundiais, algumas delas na linha da frente da inovação, para aqui testarem os seus produtos, nomeadamente ao nível dos automóveis e das motos. E essas empresas até poderão ter vantagem em trabalhar com as startups que vierem a instalar-se na nova incubadora, enquanto o contrário também é verdadeiro.

O administrador referiu mesmo o exemplo de uma empresa na área da imagem, que se deverá instalar em breve na «Startup Portimão», e que «vai trabalhar para os nossos clientes».

Uma incubadora virada para as cidades inteligentes

Esta estrutura para acolher jovens empresas será direccionada para as “cidades inteligentes” (smart cities), nas áreas da energia, mobilidade, turismo, governança e qualidade de vida. Mas, anunciou, “nenhum negócio será rejeitado”, mesmo que não se integre no grupo preferencial. Quem o diz é Luís Matos Martins, da Território Criativos, entidade parceira que assume a gestão da incubadora.

Incubadora quer juntar pessoas que estão a começar com empresários com mais experiência

Como “uma incubadora não são só paredes”, o objectivo é atrair startups e empreendedores, bem como empresas e empresários. “O que queremos fazer é pôr todo o ecossistema a funcionar”, juntando “pessoas que estão a começar, mas também empresários com mais experiência”. Só assim se conseguirá “criar redes para criar negócios”, acrescentou Luís Matos Martins.

Quanto à localização da incubadora, fora do centro da cidade de Portimão e numa zona mais periférica, aquele responsável sublinhou a importância de tirar partido das “muitas sinergias que podem ser desenvolvidas com o Autódromo”.

Durante a inauguração, foram vários os empreendedores que demonstraram interesse em instalar-se na Startup Portimão e usufruir de todas as suas vantagens. Na próxima segunda-feira, dia 14 de agosto, irão realizar-se as primeiras entrevistas.

Mais informações disponíveis em: [email protected] .

Segurança Social. Crédito: Lusa
Economia Nacional

Acesso à Segurança Social vai mudar e há um detalhe que deve confirmar o quanto antes

09:10 11 Maio, 2026 09:08 11 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

O Portal da Segurança Social vai entrar numa nova fase a partir desta semana. O Governo anunciou mudanças no acesso que podem apanhar muitos utilizadores de surpresa

Algarve

Casal de motociclistas perde a vida em despiste na A22 em Faro

08:00 11 Maio, 2026 08:03 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Despiste de mota na A22, em Faro, provoca a morte de um casal ligado ao meio motard durante a madrugada de domingo

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa com vento e trovoadas: depressão fria aproxima-se de Portugal nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

09:30 11 Maio, 2026 18:12 10 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Depressão fria vai instalar-se em Portugal nos próximos dias e trazer chuva, com ventos fortes e trovoadas localizadas em algumas regiões

Elevador da Boca do Vento, em Almada.
Nacional Vida & Lazer

Elevador panorâmico com 50 metros de altura reabre nesta cidade portuguesa e o acesso é gratuito

15:20 10 Maio, 2026 03:29 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Em Almada, o elevador panorâmico da Boca do Vento já reabriu após obras de requalificação e continua com acesso gratuito

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Depressão fria não dá tréguas com chuva ‘a potes’, vento forte e descida das temperaturas: mau tempo fica até esta data e este será o pior dia

06:30 11 Maio, 2026 10:57 10 Maio, 2026 | João Luís

Mau tempo vai manter-se com chuva forte, vento e frio em Portugal: saiba quando será o pior período e quais as regiões mais afetadas

Algarve Animais

Algarvio João Paulino conquista bicampeonato nacional de pistagem canina

09:02 11 Maio, 2026 09:02 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Cão da raça Kelpie australiano levou treinador algarvio João Paulino ao título nacional de pistagem pela segunda vez consecutiva

Cultura Europe Direct Algarve

Faro celebrou Dia da Europa e 40 anos da adesão à UE

10:05 11 Maio, 2026 10:12 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Dia da Europa foi assinalado com cerimónia em Faro e celebrações dos 40 anos da adesão portuguesa à União Europeia

Ensino Europe Direct Algarve

Agrupamento de Olhão recebeu alunos e professores europeus no âmbito do Erasmus

09:48 11 Maio, 2026 09:51 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Programa Erasmus+ reforçou a cooperação internacional no Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes, em Olhão.

Algarve Desporto

Fassio, Eugenio, Rubio e Ruiz campeões em Vila Real de Santo António

08:43 11 Maio, 2026 08:43 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Algarve voltou a receber a elite internacional do padel com jogos de alto nível em Vila Real de Santo António

Agente da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Adeus pontos: não respeitar este sinal é ‘hábito’ de muitos portugueses mas multas vão até 600€ e perda de 4 pontos na carta de condução

21:00 10 Maio, 2026 15:06 9 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos acabam por ignor este sinal, mas a multa pode chegar aos 600€, com perda de pontos na carta de condução e inibição de conduzir

Vigo, na Galiza.
Europa Vida & Lazer

Franceses ‘desistem’ de Portugal e elegem esta região espanhola mais barata e com praia para as férias

08:10 11 Maio, 2026 14:35 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Galiza está a conquistar cada vez mais turistas franceses, com preços mais baixos do que o Porto, praias conhecidas e gastronomia atlântica

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Vêm aí cortes de água prolongados: torneira vai ‘secar’ em Portugal e estas são as regiões afetadas

06:00 10 Maio, 2026 16:15 8 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Vários concelhos portugueses já têm avisos publicados para cortes e falhas no abastecimento de água para a semana que começa a 11 de maio

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Banco de Portugal avisa: nestas situações a sua conta bancária é bloqueada sem qualquer aviso prévio

08:30 9 Maio, 2026 18:08 8 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Conheça as situações em que, de acordo com o Banco de Portugal, a sua conta bancária pode ser bloqueada sem ser feito qualquer aviso prévio

Algarve

ANSA está a recrutar nadadores-salvadores para reforçar equipas nas praias de Albufeira

08:20 11 Maio, 2026 07:56 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Nadadores-salvadores estão a ser recrutados para reforçar a vigilância e segurança nas praias doe Albufeira no verão

Idosa em loja de ouro. Crédito: Freepik AI
Europa

“Tive que vender tudo para comer”: com 66 anos, foi despedida pelo irmão e descobriu que nunca pagaram os seus descontos

18:50 10 Maio, 2026 18:48 10 Maio, 2026 | Luís Santos

Aos 66 anos, descobriu que nunca tiveram sido feitos descontos durante décadas de trabalho na empresa da própria família

Contentores do lixo. Crédito: Foto AI
Nacional

Já chegaram ao seu concelho? Novos contentores inteligentes já estão nestas cidades e prometem revolucionar a gestão do lixo em Portugal

16:30 10 Maio, 2026 14:57 10 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Esta nova tecnologia de reciclagem com contentores inteligentes já está instalada em várias zonas do país e poderá chegar a mais localidades

Segurança Social. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

Acesso à Segurança Social vai mudar e há um detalhe que deve confirmar o quanto antes

09:10 11 Maio, 2026 09:08 11 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

O Portal da Segurança Social vai entrar numa nova fase a partir desta semana. O Governo anunciou mudanças no acesso que podem apanhar muitos utilizadores de surpresa

Algarve

Casal de motociclistas perde a vida em despiste na A22 em Faro

08:00 11 Maio, 2026 08:03 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Despiste de mota na A22, em Faro, provoca a morte de um casal ligado ao meio motard durante a madrugada de domingo

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa com vento e trovoadas: depressão fria aproxima-se de Portugal nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

09:30 11 Maio, 2026 18:12 10 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Depressão fria vai instalar-se em Portugal nos próximos dias e trazer chuva, com ventos fortes e trovoadas localizadas em algumas regiões

Elevador da Boca do Vento, em Almada.
Nacional, Vida & Lazer

Elevador panorâmico com 50 metros de altura reabre nesta cidade portuguesa e o acesso é gratuito

15:20 10 Maio, 2026 03:29 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Em Almada, o elevador panorâmico da Boca do Vento já reabriu após obras de requalificação e continua com acesso gratuito

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Depressão fria não dá tréguas com chuva ‘a potes’, vento forte e descida das temperaturas: mau tempo fica até esta data e este será o pior dia

06:30 11 Maio, 2026 10:57 10 Maio, 2026 | João Luís

Mau tempo vai manter-se com chuva forte, vento e frio em Portugal: saiba quando será o pior período e quais as regiões mais afetadas

Algarve, Animais

Algarvio João Paulino conquista bicampeonato nacional de pistagem canina

09:02 11 Maio, 2026 09:02 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Cão da raça Kelpie australiano levou treinador algarvio João Paulino ao título nacional de pistagem pela segunda vez consecutiva

Cultura, Europe Direct Algarve

Faro celebrou Dia da Europa e 40 anos da adesão à UE

10:05 11 Maio, 2026 10:12 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Dia da Europa foi assinalado com cerimónia em Faro e celebrações dos 40 anos da adesão portuguesa à União Europeia

Ensino, Europe Direct Algarve

Agrupamento de Olhão recebeu alunos e professores europeus no âmbito do Erasmus

09:48 11 Maio, 2026 09:51 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Programa Erasmus+ reforçou a cooperação internacional no Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes, em Olhão.

Algarve, Desporto

Fassio, Eugenio, Rubio e Ruiz campeões em Vila Real de Santo António

08:43 11 Maio, 2026 08:43 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Algarve voltou a receber a elite internacional do padel com jogos de alto nível em Vila Real de Santo António

Agente da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Adeus pontos: não respeitar este sinal é ‘hábito’ de muitos portugueses mas multas vão até 600€ e perda de 4 pontos na carta de condução

21:00 10 Maio, 2026 15:06 9 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos acabam por ignor este sinal, mas a multa pode chegar aos 600€, com perda de pontos na carta de condução e inibição de conduzir

Vigo, na Galiza.
Europa, Vida & Lazer

Franceses ‘desistem’ de Portugal e elegem esta região espanhola mais barata e com praia para as férias

08:10 11 Maio, 2026 14:35 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Galiza está a conquistar cada vez mais turistas franceses, com preços mais baixos do que o Porto, praias conhecidas e gastronomia atlântica

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Vêm aí cortes de água prolongados: torneira vai ‘secar’ em Portugal e estas são as regiões afetadas

06:00 10 Maio, 2026 16:15 8 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Vários concelhos portugueses já têm avisos publicados para cortes e falhas no abastecimento de água para a semana que começa a 11 de maio

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Banco de Portugal avisa: nestas situações a sua conta bancária é bloqueada sem qualquer aviso prévio

08:30 9 Maio, 2026 18:08 8 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Conheça as situações em que, de acordo com o Banco de Portugal, a sua conta bancária pode ser bloqueada sem ser feito qualquer aviso prévio

Algarve

ANSA está a recrutar nadadores-salvadores para reforçar equipas nas praias de Albufeira

08:20 11 Maio, 2026 07:56 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Nadadores-salvadores estão a ser recrutados para reforçar a vigilância e segurança nas praias doe Albufeira no verão

Idosa em loja de ouro. Crédito: Freepik AI
Europa

“Tive que vender tudo para comer”: com 66 anos, foi despedida pelo irmão e descobriu que nunca pagaram os seus descontos

18:50 10 Maio, 2026 18:48 10 Maio, 2026 | Luís Santos

Aos 66 anos, descobriu que nunca tiveram sido feitos descontos durante décadas de trabalho na empresa da própria família

Contentores do lixo. Crédito: Foto AI
Nacional

Já chegaram ao seu concelho? Novos contentores inteligentes já estão nestas cidades e prometem revolucionar a gestão do lixo em Portugal

16:30 10 Maio, 2026 14:57 10 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Esta nova tecnologia de reciclagem com contentores inteligentes já está instalada em várias zonas do país e poderá chegar a mais localidades

Últimas Notícias

  • Faro celebrou Dia da Europa e 40 anos da adesão à UE
    Faro celebrou Dia da Europa e 40 anos da adesão à UE
  • Agrupamento de Olhão recebeu alunos e professores europeus no âmbito do Erasmus
    Agrupamento de Olhão recebeu alunos e professores europeus no âmbito do Erasmus
  • Vem aí chuva intensa com vento e trovoadas: depressão fria aproxima-se de Portugal nesta data e estas serão as regiões mais afetadas
    Vem aí chuva intensa com vento e trovoadas: depressão fria aproxima-se de Portugal nesta data e estas serão as regiões mais afetadas
  • Acesso à Segurança Social vai mudar e há um detalhe que deve confirmar o quanto antes
    Acesso à Segurança Social vai mudar e há um detalhe que deve confirmar o quanto antes
  • Algarvio João Paulino conquista bicampeonato nacional de pistagem canina
    Algarvio João Paulino conquista bicampeonato nacional de pistagem canina
  • Fassio, Eugenio, Rubio e Ruiz campeões em Vila Real de Santo António
    Fassio, Eugenio, Rubio e Ruiz campeões em Vila Real de Santo António

Opinião

  • Habitação, urbanismo e deferimento tácito | Por António Nóbrega
    Habitação, urbanismo e deferimento tácito | Por António Nóbrega
  • Já não há bitoques grátis | Por Mendes Bota
    Já não há bitoques grátis | Por Mendes Bota
  • Geohistória e alterações climáticas | Por Jorge Queiroz
    Geohistória e alterações climáticas | Por Jorge Queiroz
  • O primeiro mapa geopolítico de Portugal (e do Algarve) | Por Virgílio Machado
    O primeiro mapa geopolítico de Portugal (e do Algarve) | Por Virgílio Machado
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Faro celebrou Dia da Europa e 40 anos da adesão à UE
    Faro celebrou Dia da Europa e 40 anos da adesão à UE
  • Agrupamento de Olhão recebeu alunos e professores europeus no âmbito do Erasmus
    Agrupamento de Olhão recebeu alunos e professores europeus no âmbito do Erasmus
  • União Europeia volta a insistir na inspeção periódica para motas: Portugal vai ter de mudar?
    União Europeia volta a insistir na inspeção periódica para motas: Portugal vai ter de mudar?
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal