Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto DR
Economia

Está de férias no Algarve? Não se admire se for atendido por um aluno da escola de hotelaria

Cozinha, Pastelaria, Bar e Restaurante, Alojamento Hoteleiro, Turismo são áreas em que as empresas foram reforçadas com o início dos estágios

11:41 4 Julho, 2023 11:41 4 Julho, 2023 | Henrique Dias Freire
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Vive ou está no Algarve de férias? Não se admire se for atendido por um aluno da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve (EHTA). Ao todo, centena e meia de estagiários reforçam os recursos humanos da região.

Em plena retoma do setor do Turismo, 70,7% dos alunos da escola do Algarve estão empregados 6 meses após a sua formação, segundo o Estudo de Inserção Profissional elaborado pelo Turismo de Portugal, informou esta terça-feira a EHTA em comunicado.

Cozinha, Pastelaria, Bar e Restaurante, Alojamento Hoteleiro, Turismo são as áreas em que as empresas do setor foram reforçadas com o início do estágio curricular dos alunos da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve.

Com uma enorme diversidade de áreas de atividade dentro do setor do Turismo, perto de duas centenas de empresas dirigiram ofertas de estágios aos alunos da EHTA. “Perante a vasta oferta, foi possível a cada aluno fazer uma escolha mais autónoma do seu estágio e adequá-lo às suas expectativas de carreira”, lê-se na nota.

Segundo a diretora da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, Paula Vicente, «não só é preciso captar jovens para o Turismo, como também é preciso atraí-los para estudar nestas profissões, que continuam a ser desafiantes, mas também muito promissoras para os nossos jovens.

Os estágios curriculares desempenham, por isso, um papel fundamental pois são, para muitos, o primeiro contacto com o setor e é determinante que esta experiência seja o mais positiva possível e que resulte na vontade de continuar a estudar e a desenvolver competências que mais tarde serão absorvidas pelas empresas.

Temos tido uma excelente relação com o tecido empresarial que acolhe os nossos alunos e complementam assim a formação que é ministrada na Escola ao longo do ano letivo», refere.

Com três meses de duração e a abranger boa parte da época alta, os estágios quer dos cursos de nível 5 (pós ensino secundário) quer dos cursos profissionais (pós 9º ano) integram os alunos em contexto real de trabalho e representam também um apoio às empresas do setor.

Muitos encontram emprego no próprio local de estágio

Segundo o Estudo de Inserção Profissional 2022, realizado pela Direção de Formação do Turismo de Portugal e agora divulgado, a taxa de inserção profissional dos alunos no conjunto das 12 escolas que compõem a rede de Escolas do Turismo de Portugal, 6 meses após a formação, subiu para 76% em relação a 2021. 32% encontraram emprego no próprio local onde realizaram o estágio.

Estes são números positivos tendo em conta a conjetura pós-pandemia e a retoma do setor que se tem vindo a verificar, ano após ano.

«Há cada vez maior preocupação por parte das entidades em fazer um bom acolhimento e acompanhamento dos estagiários, por forma a conseguir mais tarde também captar estes alunos. Desta forma, conseguem fazer a ‘ponte’ com esta mão de obra especializada e altamente qualificada para integrarem as suas equipas», refere Maria Eduarda Freitas do Departamento de Estágios Nacionais e Erasmus da EHTA.

Desde 1 de abril decorre a fase de candidaturas para os alunos nacionais. 

Para as 189 vagas disponíveis na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve há já 115 candidaturas, com alguns cursos a registarem uma enorme procura como são os casos dos cursos profissionais de Técnico de Cozinha/Pastelaria e Técnico de Restaurante/Bar e o curso de nível 5 de Gestão de Restauração e Bebidas.

Relembra-se que este ano a EHTA renovou a sua oferta formativa, com a abertura do curso de Técnico de Informação e Animação Turística para alunos que terminaram o 9º ano e ainda Tourism Management, a versão inglesa do atual curso de Gestão de Turismo – um curso que será integralmente ministrado em língua inglesa e destina-se a quem já possui o 12º ano. No próximo ano será também relançado o curso de Gestão e Produção de Pastelaria.

As candidaturas às Escolas do Turismo de Portugal vão continuar abertas, para candidatos nacionais que queiram ingressar nos cursos de nível 4 e 5.

O processo de candidatura é gratuito e é feito online:
http://escolas.turismodeportugal.pt/

Saiba as datas de pagamento em julho dos subsídios e pensões

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Casal a tratar de papelada. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

AT deixa esclarecimento a quem entregou IRS em conjunto: veja o que muda na liquidação

07:00 9 Julho, 2026 19:02 8 Julho, 2026 | João Luís

A liquidação de IRS em conjunto é única, mas a Autoridade Tributária notifica os dois sujeitos passivos. Saiba como funciona o pagamento

Algarve Cultura

Daft Funk Live estreia-se no Algarve com espetáculo no Praia Dourada Beach Club

10:15 9 Julho, 2026 09:52 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concerto revisita êxitos como “One More Time”, “Around the World”, “Harder, Better, Faster, Stronger” e “Get Lucky”

Trovoada.
Tempo

Gota fria muda de posição e aumenta risco de trovoadas em Portugal: estas serão as zonas mais afetadas

06:00 9 Julho, 2026 20:07 8 Julho, 2026 | João Luís

A aproximação de uma gota fria deverá aumentar o risco de trovoadas no Norte e Centro, com possibilidade de aguaceiros e granizo

Algarve

Vítima de afogamento retirada da água na praia de Altura acaba por perder a vida

11:32 8 Julho, 2026 11:33 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Polícia Marítima, Seawatch, INEM, bombeiros e nadadores-salvadores estiveram envolvidos na operação de socorro

Bombeiros combatem fogo. Crédito: Lusa
Nacional

Comandante pede mão pesada para quem provoca incêndios: “Temos de ter uma lei que puna severamente”

10:05 9 Julho, 2026 09:45 9 Julho, 2026 | João Luís

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest Depois dos grandes incêndios registados nos últimos dias, o comandante Luís Martins defende um agravamento das consequências para quem provoca fogos florestais. Em declarações à CNN Portugal, o responsável considerou que o país precisa de uma lei mais dura para punir este tipo de...

Filas no aeroporto. Crédito: Lusa
Europe Direct Algarve

Sistema de fronteiras suspenso até 6 de setembro: Portugal pede à UE para adiar a data

10:17 9 Julho, 2026 09:57 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo sistema europeu de controlo nas fronteiras pode voltar a ser adiado: Portugal juntou-se a outros países para pedir mais tempo à UE

Algarve

Sindicatos do Algarve convocam dia de luta para 7 de agosto

07:10 9 Julho, 2026 07:13 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Dia de luta regional pretende mobilizar trabalhadores de todos os setores, empresas e locais de trabalho do Algarve

Avião e equipa do aeroporto. Crédito: Foto AI
Mundo

Piloto em formação aterra avião sozinha depois de instrutor saltar da aeronave em pleno voo

19:10 8 Julho, 2026 18:50 8 Julho, 2026 | João Luís

Aluna de aviação conseguiu aterrar um Cessna C-150 após ficar sozinha aos comandos durante uma aula de voo

Algarve Cultura

Almancil celebra verão e comunidades com música, gastronomia e artesanato

16:40 8 Julho, 2026 16:27 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Maninho, Soraia Ramos e Marisa Liz são os cabeças de cartaz da Festa de Verão e das Comunidades de Almancil

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Dois homens a pescar.
Europa

Pescadores no sul de Espanha atiraram-se à água para apanhar peixe de 8 kg e tiveram de ser resgatados

16:30 8 Julho, 2026 15:25 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Tentativa de recuperar um peixe de oito quilos terminou com dois pescadores à deriva e uma operação de resgate no sul de Espanha

Militares da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Casal levanta cinco mil euros nos CTT e acaba furtado com esquema das moedas

18:20 8 Julho, 2026 17:21 8 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O casal foi seguido após levantar cerca de cinco mil euros numa estação dos CTT, em Fafe

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Pessoa a mexer no comando do ar condixionado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Dorme com o ar condicionado ligado? Há um detalhe que muitos ignoram e que pode fazer a diferença

09:30 7 Julho, 2026 09:19 7 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Milhares de pessoas fazem o mesmo nas noites quentes. Mas deixar o ar condicionado ligado até de manhã pode ter efeitos inesperados

Mau tempo em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Mudança no tempo em Portugal: crista anticiclónica afasta-se e pode abrir porta à chuva

12:54 7 Julho, 2026 13:01 7 Julho, 2026 | João Luís

Nos próximos dias, a crista anticiclónica deverá deslocar-se para norte e permitir mais nebulosidade e alguma chuva em Portugal

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Casal a tratar de papelada. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

AT deixa esclarecimento a quem entregou IRS em conjunto: veja o que muda na liquidação

07:00 9 Julho, 2026 19:02 8 Julho, 2026 | João Luís

A liquidação de IRS em conjunto é única, mas a Autoridade Tributária notifica os dois sujeitos passivos. Saiba como funciona o pagamento

Algarve, Cultura

Daft Funk Live estreia-se no Algarve com espetáculo no Praia Dourada Beach Club

10:15 9 Julho, 2026 09:52 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concerto revisita êxitos como “One More Time”, “Around the World”, “Harder, Better, Faster, Stronger” e “Get Lucky”

Trovoada.
Tempo

Gota fria muda de posição e aumenta risco de trovoadas em Portugal: estas serão as zonas mais afetadas

06:00 9 Julho, 2026 20:07 8 Julho, 2026 | João Luís

A aproximação de uma gota fria deverá aumentar o risco de trovoadas no Norte e Centro, com possibilidade de aguaceiros e granizo

Algarve

Vítima de afogamento retirada da água na praia de Altura acaba por perder a vida

11:32 8 Julho, 2026 11:33 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Polícia Marítima, Seawatch, INEM, bombeiros e nadadores-salvadores estiveram envolvidos na operação de socorro

Bombeiros combatem fogo. Crédito: Lusa
Nacional

Comandante pede mão pesada para quem provoca incêndios: “Temos de ter uma lei que puna severamente”

10:05 9 Julho, 2026 09:45 9 Julho, 2026 | João Luís

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest Depois dos grandes incêndios registados nos últimos dias, o comandante Luís Martins defende um agravamento das consequências para quem provoca fogos florestais. Em declarações à CNN Portugal, o responsável considerou que o país precisa de uma lei mais dura para punir este tipo de...

Filas no aeroporto. Crédito: Lusa
Europe Direct Algarve

Sistema de fronteiras suspenso até 6 de setembro: Portugal pede à UE para adiar a data

10:17 9 Julho, 2026 09:57 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo sistema europeu de controlo nas fronteiras pode voltar a ser adiado: Portugal juntou-se a outros países para pedir mais tempo à UE

Algarve

Sindicatos do Algarve convocam dia de luta para 7 de agosto

07:10 9 Julho, 2026 07:13 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Dia de luta regional pretende mobilizar trabalhadores de todos os setores, empresas e locais de trabalho do Algarve

Avião e equipa do aeroporto. Crédito: Foto AI
Mundo

Piloto em formação aterra avião sozinha depois de instrutor saltar da aeronave em pleno voo

19:10 8 Julho, 2026 18:50 8 Julho, 2026 | João Luís

Aluna de aviação conseguiu aterrar um Cessna C-150 após ficar sozinha aos comandos durante uma aula de voo

Algarve, Cultura

Almancil celebra verão e comunidades com música, gastronomia e artesanato

16:40 8 Julho, 2026 16:27 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Maninho, Soraia Ramos e Marisa Liz são os cabeças de cartaz da Festa de Verão e das Comunidades de Almancil

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Dois homens a pescar.
Europa

Pescadores no sul de Espanha atiraram-se à água para apanhar peixe de 8 kg e tiveram de ser resgatados

16:30 8 Julho, 2026 15:25 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Tentativa de recuperar um peixe de oito quilos terminou com dois pescadores à deriva e uma operação de resgate no sul de Espanha

Militares da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Casal levanta cinco mil euros nos CTT e acaba furtado com esquema das moedas

18:20 8 Julho, 2026 17:21 8 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O casal foi seguido após levantar cerca de cinco mil euros numa estação dos CTT, em Fafe

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Pessoa a mexer no comando do ar condixionado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Dorme com o ar condicionado ligado? Há um detalhe que muitos ignoram e que pode fazer a diferença

09:30 7 Julho, 2026 09:19 7 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Milhares de pessoas fazem o mesmo nas noites quentes. Mas deixar o ar condicionado ligado até de manhã pode ter efeitos inesperados

Mau tempo em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Mudança no tempo em Portugal: crista anticiclónica afasta-se e pode abrir porta à chuva

12:54 7 Julho, 2026 13:01 7 Julho, 2026 | João Luís

Nos próximos dias, a crista anticiclónica deverá deslocar-se para norte e permitir mais nebulosidade e alguma chuva em Portugal

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Últimas Notícias

  • Sistema de fronteiras suspenso até 6 de setembro: Portugal pede à UE para adiar a data
    Sistema de fronteiras suspenso até 6 de setembro: Portugal pede à UE para adiar a data
  • Daft Funk Live estreia-se no Algarve com espetáculo no Praia Dourada Beach Club
    Daft Funk Live estreia-se no Algarve com espetáculo no Praia Dourada Beach Club
  • Comandante pede mão pesada para quem provoca incêndios: “Temos de ter uma lei que puna severamente”
    Comandante pede mão pesada para quem provoca incêndios: “Temos de ter uma lei que puna severamente”
  • TAP retoma voos para a Venezuela a 13 de julho mas voa para outro aeroporto
    TAP retoma voos para a Venezuela a 13 de julho mas voa para outro aeroporto
  • Casal que matou duas pessoas foi condenado a 22 anos de prisão mas continua em liberdade por causa das férias judiciais
    Casal que matou duas pessoas foi condenado a 22 anos de prisão mas continua em liberdade por causa das férias judiciais

Opinião

  • Exames digitais | Por José Figueiredo Santos
    Exames digitais | Por José Figueiredo Santos
  • Bilhete Postal: O advogado do diabo | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: O advogado do diabo | Por Eduardo Costa
  • 40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho
    40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho

Europe Direct Algarve

  • Sistema de fronteiras suspenso até 6 de setembro: Portugal pede à UE para adiar a data
    Sistema de fronteiras suspenso até 6 de setembro: Portugal pede à UE para adiar a data
  • Luísa Sobral apresenta romance em Sevilha perante cerca de 200 pessoas
    Luísa Sobral apresenta romance em Sevilha perante cerca de 200 pessoas
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal