Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto Carlos Fernandes / Vila Galé
Economia

Com ocupação de turistas em níveis históricos, como lidaram os hotéis com a falta de pessoal?

Sector do turismo frisa haver ainda em Portugal um ‘buraco’ de 50 mil postos de trabalho por preencher

19:09 3 Outubro, 2022 19:15 3 Outubro, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A falta de trabalhadores no turismo foi um dos problemas mais debatidos no arranque da época alta, que acabou por ter no país níveis recorde de procura, superiores até ao período pré-covid. Mas, afinal, como conseguiram os hotéis contornar no verão este défice tão grave de mão-de-obra para operações essenciais, num período de tanta procura? O Expresso procurou, para este efeito, sondar os principais hoteleiros.

“Conseguimos resolver o problema, porque temos várias unidades numa mesma região, e foi possível a movimentação de pessoal de umas para as outras”, adianta Manuel Proença, fundador e presidente do grupo Hoti, que tem hotéis em várias zonas do país, num portefólio que totaliza 20 unidades.

Um exemplo desta mobilização de trabalhadores do grupo hoteleiro no pico do verão foi na região do Porto, “onde temos quatro hotéis próximos”, e para este efeito “também criámos em Braga uma base de alojamento”, refere o presidente da Hoti.

“Contratámos estrangeiros, ucranianos, brasileiros, arranjámos alojamentos fora do grupo, fomos vivendo assim, e com algumas deficiências resolvemos o problema do verão”, adianta Manuel Proença, presidente da Hoti Hotéis

“Em algumas áreas contratámos pessoal estrangeiro, com alojamento fora do grupo, em que arranjámos apartamentos, tivemos ucranianos, brasileiros, e pessoas de outras nacionalidades. Fomos vivendo assim, e com algumas deficiências conseguimos resolver o problema no verão”, destaca.

“Somos uma cadeia de hotelaria urbana, temos menos dificuldade em arranjar pessoal do que outras cadeias que operam em zonas de ‘resort'”, nota Manuel Proença. O facto é que grupo Hoti conta de momento com cerca de 800 trabalhadores, já chegou a ter 1000, “e ainda não os conseguimos preencher, temos 20% de trabalhadores a menos, mas também aumentámos a eficiência dos nossos recursos”.

Com oito hotéis novos em ‘pipeline’, o presidente da Hoti diz estar “muito apreensivo em relação ao plano de expansão, não sabemos onde as taxas de juro vão parar, e temos de pensar muito ao iniciar projetos”.

GRUPO PESTANA OPTOU POR “CONTRATOS INTERMITENTES” E CAPTAÇÃO DE IMIGRANTES

No caso do maior grupo hoteleiro português, a falta de mão-de-obra para a época alta foi acautelada logo após o primeiro trimestre. “Precisávamos, de março a junho, de 1000 trabalhadores, fomos ao mercado, e contratámo-los”, resume José Theotónio, presidente executivo do grupo Pestana, que conta com 107 hotéis (também fora de Portugal) e cerca de seis mil trabalhadores.

“Conseguimos dar a volta ao problema, mas foi difícil”, reconhece o CEO do grupo Pestana, que contratou 1000 trabalhadores de março a junho. Foto Pestana Carlton Madeira

Entre os 1000 novos trabalhadores conseguidos este ano pelo grupo Pestana, destacaram-se estrangeiros e “muitos de Marrocos”, contratados ao abrigo de parcerias com escolas de turismo, o que “no caso de Cabo Verde falhou, porque não havia acordos com consulados para as pessoas poderem obter visto”, segundo avança José Theotónio.

Tratando-se de trabalhadores sobretudo para fazer face a um pico de procura sazonal, “estamos a usar muito o modelo de contrato intermitente”, que permite que as pessoas recebam parte do salário quando não estão a trabalhar, além de poderem trabalhar em outros locais, explica ainda o líder executivo do grupo Pestana.

“Conseguimos dar a volta ao problema, mas foi difícil”, reconhece o responsável hoteleiro, frisando que não se conseguiu preencher na totalidade a mão-de-obra necessária face ao volume de quartos ocupados, “mas não tivemos de tomar a decisão de não abrir hotéis ou restaurantes por causa disso”.

José Theotónio lembra ainda que, neste campo, um ponto a favor do grupo é o de “termos mantido durante a pandemia os postos de trabalho, e sem perda de rendimento para as pessoas que ganham até 3500 euros, através de um complemento aos apoios de lay off”.

A procura no verão esteve em alta nos hotéis Pestana, “em termos de mercado, setembro e outubro estão melhores que 2019”, mas, segundo o presidente executivo do grupo, “as reservas a partir de novembro estão a abrandar a um ritmo superior ao que esperávamos, é natural que haja agora uma baixa pois sabe-se que há uma regressão na procura, e as pessoas também reservam cada vez mais em cima da hora”.

VILA GALÉ APOSTA NO INTERCÂMBIO DE TRABALHADORES ENTRE PORTUGAL E BRASIL

Para a Vila Galé, o segundo maior grupo hoteleiro nacional, uma estratégia seguida “para reforçar as equipas tem sido apostar no intercâmbio de trabalhadores entre Portugal e o Brasil”, segundo destaca o administrador, Gonçalo Rebelo de Almeida. Recorde-se que o grupo Vila Galé tem 20 hotéis em Portugal e 10 no Brasil.

A Vila Galé diz ter atualizado este ano “os ordenados mais baixos”, e com isto “a folha salarial aumentou em 7%”. Foto Vila Galé Tavira

“De facto, a escassez de recursos humanos é transversal a todo o país e afeta a hotelaria e o turismo, mas também outros sectores, como o retalho, a construção e até a saúde”, nota Gonçalo Rebelo de Almeida, adiantando que “para tentar atenuar esta dificuldade em contratar, a Vila Galé tem procurado reter os quadros atuais, lançar programas específicos para integrar recém-licenciados e jovens com conhecimentos técnicos, reforçar a formação e trabalhar para ter carreiras mais atrativas e bem remuneradas”.

Em 2022, uma das medidas avançadas pelo grupo hoteleiro foi “atualizar os ordenados mais baixos, e a folha salarial total aumentou cerca de 7%”, refere o administrador, lembrando que “também oferecemos boas oportunidades de progressão, recompensas pelo mérito e empenho, e planos de benefícios muito completos” – destacando o facto de “os colaboradores e as suas famílias terem descontos até 65% no alojamento e serviços nos hotéis do grupo, também em seguro de saúde, além de beneficiarem de vantagens e descontos em cultura, saúde, formação ou telecomunicações pelas parcerias que estabelecemos com empresas de várias áreas”.

O grupo Vila Galé conta com cerca de 1.750 trabalhadores em Portugal, e “neste momento, não temos colaboradores em falta, vamos entrar na época baixa, pelo que as posições que temos em aberto são pontuais”, salienta Gonçalo Rebelo de Almeida.

O verão de 2022 “superou as expectativas, e estamos já ao nível dos resultados pré-pandemia”, garante o administrador da Vila Galé, frisando que “por exemplo no Algarve, as taxas de ocupação rondaram os 90%”. “A procura agora abrandou, mas o inverno deve ser semelhante ao que se verificava no pré-pandemia”, antecipa.

GOVERNO DÁ VISTOS DE TRABALHO E “PORTA ABERTA” A IMIGRANTES DA CPLP

O turismo chegou a empregar 320 mil pessoas, “e ainda estamos com 60 mil postos de trabalho a menos que em 2019”, realçou o primeiro-ministro, António Costa, na recente cimeira da Confederação do Turismo de Portugal (CTP), lembrando que a falta de mão-de-obra está a ser um problema global.

O turismo perdeu com a pandemia 100 mil postos de trabalho no país, já recuperou 40 mil, mas mantém-se em aberto um ‘buraco’ de 60 mil por preencher. Foto Fabrizio Magoni/Unsplash

“Não que as pessoas tenham desaparecido, mas a pandemia mudou muito a predisposição para o trabalho, sobretudo no que toca à relação entre vida pessoal e laboral, o que explica que estejamos todos confrontados com menos recursos humanos”, sublinhou Costa.

O destaque do primeiro-ministro foi para a assinatura do acordo de mobilidade na CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa), segundo o qual os vistos de trabalho “devem ser imediatamente deferidos pelos consulados, salvo se houver motivos de força maior, como expulsão, a partir de agora todos podem procurar legalmente em Portugal, e espero que este acordo venha responder às necessidades sentidas no turismo”.

Uma primeira iniciativa irá decorrer em Cabo Verde de 20 a 22 de outubro, em que o Governo irá promover, em feiras de empregabilidade, “este modo legal de emigração segura para Portugal”.

“As pessoas não desapareceram, mas a pandemia mudou muito a predisposição para o trabalho, a relação entre vida pessoal e laboral, o que explica estarmos confrontados com menos recursos humanos”, justifica António Costa

Costa enfatizou que “em julho, segundo os últimos dados oficiais, “as dormidas de não residentes atingiram o nível pré-pandemia”, com aumentos de 16%, e que “o sector de viagens e turismo bateu o recorde desde que há registo” – o que dá “boas razões” para acreditar na força e capacidade de recuperação do turismo, “num momento em que temos de encarar o futuro numa situação de guerra duradoura”.

“O verão deste ano é a prova que conseguimos vencer os desafios covid”, sublinhou Fernando Medina na cimeira do turismo, frisando que em junho o volume de negócios do sector cresceu 62,3% face ao período homólogo do ano anterior.

“O turismo tem hoje uma importância central na recuperação, e vai continuar a ter nos próximos anos, será um pilar do desempenho da economia em 2023”, considerou Medina.

À semelhança do ministro das Finanças, também o presidente da câmara de Lisboa apontou previsões de crescimento turístico no próximo ano. “Até julho tivemos uma recuperação extraordinária no turismo, e espera-se este ano atingir 85% das taxas de ocupação de 2019, apesar da situação de guerra”, destacou Carlos Moedas, antecipando que “estes valores serão ultrapassados em 2023”.

O turismo terá perdido 100 mil trabalhadores durante a pandemia, foram recuperados cerca de 40 mil “e falta recuperar 60 mil”, realçou Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, enfatizando a meta de “promover Portugal como país para trabalhar” e com “porta aberta a trabalhadores da CPLP”.

Sobre o desafio de acolher estes imigrantes/trabalhadores e garantir-lhes condições de habitabilidade, a ministra avançou ter “a certeza que as empresas serão as primeiras a contribuir” para este tipo de soluções.

Ana Mendes Godinho deixou claro que “o grande desafio é atrair os nossos jovens para trabalharem no turismo”, mas “com as pessoas que temos em Portugal não chega, é preciso abrir o mercado de trabalho aos que venham de fora”.

  • Texto: Expresso, jornal parceiro do POSTAL

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Subsídio de Lar ajuda nas despesas da casa: saiba quem pode receber

17:20 7 Julho, 2026 14:58 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Subsídio de Lar é uma prestação paga em dinheiro para ajudar nas despesas com a manutenção da casa

Martelo de juíz no tribunal. Crédito: Freepik
Algarve

Apresentações períódicas para treinador detido por abuso de menor em Vila Real de Santo António

07:15 8 Julho, 2026 06:52 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Homem de 29 anos foi detido em Vila Real de Santo António por factos que terão ocorrido em contexto de treinos desportivos

Tempo

Vem aí uma ‘gota fria’: calor em Portugal alivia e temperaturas descem a partir deste dia

07:00 8 Julho, 2026 19:50 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A partir de quinta-feira, as temperaturas devem descer em grande parte do país, sobretudo no litoral

Algarve

ASAE deteta indícios de lenocínio em estabelecimentos de massagens em Loulé

15:02 7 Julho, 2026 15:16 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Estabelecimentos de massagens em Loulé foram alvo de operação contra práticas ilícitas no setor do bem-estar

Algarve Economia Tech

Plataforma criada em Castro Marim está disponível para produtores de sal artesanal

08:10 8 Julho, 2026 08:05 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Sistema reúne colheitas, qualidade, armazém, vendas, faturação e rastreabilidade por código QR num só lugar

Algarve

Lixo e dejectos humanos: este trilho no Algarve já foi a “melhor caminhada da Europa” e agora está em risco

09:00 8 Julho, 2026 20:15 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Empresas de animação turística e guias independentes denunciam a crescente degradação do percurso dos Sete Vales Suspensos, em Lagoa, no Algarve

Pessoa a pagar refeição. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Cafés e restaurantes podem cobrar 10 cêntimos pelas garrafas? Veja o que dizem as regras

13:10 7 Julho, 2026 13:01 7 Julho, 2026 | João Luís

Cobrança do depósito de 10 cêntimos nas garrafas depende do momento do pagamento. Saiba quando o valor pode ser pedido ao cliente

Saúde

Tocou nestas 3 coisas? Especialistas dizem que deve lavar logo as mãos

08:00 8 Julho, 2026 20:02 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Especialistas alertam que lavar as mãos após o contacto pode reduzir o risco de infeções

Pessoa a mexer no comando do ar condixionado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Dorme com o ar condicionado ligado? Há um detalhe que muitos ignoram e que pode fazer a diferença

09:30 7 Julho, 2026 09:19 7 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Milhares de pessoas fazem o mesmo nas noites quentes. Mas deixar o ar condicionado ligado até de manhã pode ter efeitos inesperados

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Mulher com dificuldade em adormecer devido ao calor. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Sem ventoinha nem ar condicionado? Este truque japonês pode ajudar nas noites de calor

22:00 7 Julho, 2026 20:58 7 Julho, 2026 | João Luís

Colocar isto no congelador pode criar uma sensação de frescura temporária antes de dormir nas noites quentes

Idoso preocupado acompanhado da mulher. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Atenção à idade da reforma: revisão do INE pode mexer nas contas das pensões

14:12 7 Julho, 2026 14:12 7 Julho, 2026 | João Luís

Revisão dos dados da população pelo INE pode influenciar o cálculo da esperança de vida, a idade da reforma e o fator de sustentabilidade

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Avião estacionado no aeroporto.
Europa

“Era uma temperatura desumana”: voo em Espanha que deveria demorar 1 h só levantou 6 h depois do previsto

16:10 7 Julho, 2026 15:34 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Voo entre Vigo e Madrid transformou-se num longo impasse depois de uma avaria obrigar os passageiros a permanecerem horas à espera

Frigorífico com produtos congelados. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Esta é a fruta congelada que mais compensa comprar no supermercado

18:30 7 Julho, 2026 15:14 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A fruta congelada pode ser uma opção prática para ter sempre em casa, mas há uma escolha que se destaca no supermercado

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Subsídio de Lar ajuda nas despesas da casa: saiba quem pode receber

17:20 7 Julho, 2026 14:58 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Subsídio de Lar é uma prestação paga em dinheiro para ajudar nas despesas com a manutenção da casa

Martelo de juíz no tribunal. Crédito: Freepik
Algarve

Apresentações períódicas para treinador detido por abuso de menor em Vila Real de Santo António

07:15 8 Julho, 2026 06:52 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Homem de 29 anos foi detido em Vila Real de Santo António por factos que terão ocorrido em contexto de treinos desportivos

Tempo

Vem aí uma ‘gota fria’: calor em Portugal alivia e temperaturas descem a partir deste dia

07:00 8 Julho, 2026 19:50 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A partir de quinta-feira, as temperaturas devem descer em grande parte do país, sobretudo no litoral

Algarve

ASAE deteta indícios de lenocínio em estabelecimentos de massagens em Loulé

15:02 7 Julho, 2026 15:16 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Estabelecimentos de massagens em Loulé foram alvo de operação contra práticas ilícitas no setor do bem-estar

Algarve, Economia, Tech

Plataforma criada em Castro Marim está disponível para produtores de sal artesanal

08:10 8 Julho, 2026 08:05 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Sistema reúne colheitas, qualidade, armazém, vendas, faturação e rastreabilidade por código QR num só lugar

Algarve

Lixo e dejectos humanos: este trilho no Algarve já foi a “melhor caminhada da Europa” e agora está em risco

09:00 8 Julho, 2026 20:15 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Empresas de animação turística e guias independentes denunciam a crescente degradação do percurso dos Sete Vales Suspensos, em Lagoa, no Algarve

Pessoa a pagar refeição. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Cafés e restaurantes podem cobrar 10 cêntimos pelas garrafas? Veja o que dizem as regras

13:10 7 Julho, 2026 13:01 7 Julho, 2026 | João Luís

Cobrança do depósito de 10 cêntimos nas garrafas depende do momento do pagamento. Saiba quando o valor pode ser pedido ao cliente

Saúde

Tocou nestas 3 coisas? Especialistas dizem que deve lavar logo as mãos

08:00 8 Julho, 2026 20:02 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Especialistas alertam que lavar as mãos após o contacto pode reduzir o risco de infeções

Pessoa a mexer no comando do ar condixionado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Dorme com o ar condicionado ligado? Há um detalhe que muitos ignoram e que pode fazer a diferença

09:30 7 Julho, 2026 09:19 7 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Milhares de pessoas fazem o mesmo nas noites quentes. Mas deixar o ar condicionado ligado até de manhã pode ter efeitos inesperados

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Mulher com dificuldade em adormecer devido ao calor. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Sem ventoinha nem ar condicionado? Este truque japonês pode ajudar nas noites de calor

22:00 7 Julho, 2026 20:58 7 Julho, 2026 | João Luís

Colocar isto no congelador pode criar uma sensação de frescura temporária antes de dormir nas noites quentes

Idoso preocupado acompanhado da mulher. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Atenção à idade da reforma: revisão do INE pode mexer nas contas das pensões

14:12 7 Julho, 2026 14:12 7 Julho, 2026 | João Luís

Revisão dos dados da população pelo INE pode influenciar o cálculo da esperança de vida, a idade da reforma e o fator de sustentabilidade

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Avião estacionado no aeroporto.
Europa

“Era uma temperatura desumana”: voo em Espanha que deveria demorar 1 h só levantou 6 h depois do previsto

16:10 7 Julho, 2026 15:34 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Voo entre Vigo e Madrid transformou-se num longo impasse depois de uma avaria obrigar os passageiros a permanecerem horas à espera

Frigorífico com produtos congelados. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Esta é a fruta congelada que mais compensa comprar no supermercado

18:30 7 Julho, 2026 15:14 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A fruta congelada pode ser uma opção prática para ter sempre em casa, mas há uma escolha que se destaca no supermercado

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Últimas Notícias

  • Lixo e dejectos humanos: este trilho no Algarve já foi a “melhor caminhada da Europa” e agora está em risco
    Lixo e dejectos humanos: este trilho no Algarve já foi a “melhor caminhada da Europa” e agora está em risco
  • “Estafeta das Possibilidades” quer ligar Faro, Porto e Lisboa pela inclusão
    “Estafeta das Possibilidades” quer ligar Faro, Porto e Lisboa pela inclusão
  • Plataforma criada em Castro Marim está disponível para produtores de sal artesanal
    Plataforma criada em Castro Marim está disponível para produtores de sal artesanal
  • Tocou nestas 3 coisas? Especialistas dizem que deve lavar logo as mãos
    Tocou nestas 3 coisas? Especialistas dizem que deve lavar logo as mãos
  • Faro recebe duas novas exposições de arte contemporânea na Associação 289
    Faro recebe duas novas exposições de arte contemporânea na Associação 289

Opinião

  • Bilhete Postal: O advogado do diabo | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: O advogado do diabo | Por Eduardo Costa
  • 40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho
    40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho
  • União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas
    União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas

Europe Direct Algarve

  • Consulta pública europeia procura soluções para crise da habitação
    Consulta pública europeia procura soluções para crise da habitação
  • 40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho
    40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal