Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Tobias Foss na Volta ao Algarve
Desporto

Volta ao Algarve: O “grande objetivo” de Tobias Foss além do arco-íris

“Gostei muito de estar cá no ano passado, por isso é muito bom estar de volta. O Algarve é um grande objetivo para mim, antes de ‘transformar-me’ num ajudante para o Primoz [Roglic] e o Jonas [Vingegaard]”

10:57 18 Fevereiro, 2023 11:04 18 Fevereiro, 2023 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
  • Por Ana Marques Gonçalves, da agência Lusa

A Volta ao Algarve é “um grande objetivo” para Tobias Foss, o norueguês que se surpreendeu a si mesmo, e a todo o mundo velocipédico, ao conquistar o título mundial de contrarrelógio, cetro que espera revalidar este ano.

“Penso que esta é uma corrida superagradável, encaixa no meu estilo e nos meus objetivos muito bem. Gostei muito de estar cá no ano passado, por isso é muito bom estar de volta. O Algarve é um grande objetivo para mim, antes de ‘transformar-me’ num ajudante para o Primoz [Roglic] e o Jonas [Vingegaard]”, começou por dizer.

O afável ciclista da Jumbo-Visma ‘ignorou’ o frio e o forte vento que se tem feito sentir no Algarve desde que a prova arrancou, na quarta-feira, e dispôs-se a responder às perguntas da agência Lusa, sempre de sorriso aberto, apesar de visivelmente desconfortável dentro das ‘frias’ roupas amarelas e pretas da sua equipa.

“Espero que sim”, atirou, ao ser questionado sobre se tenciona melhorar o resultado do ano passado na prova portuguesa, uma pretensão que ficou bem visível na terceira etapa, quando foi um dos dinamizadores de uma iniciativa que juntou seis candidatos à geral e que culminou com a vitória em Tavira do camisola amarela, o dinamarquês Magnus Cort (EF Education-EasyPost).

Vencedor da Volta a França do futuro em 2019, Foss foi sexto na geral da ‘Algarvia’ em 2022, um resultado prejudicado pela aparatosa queda na etapa da Fóia, em que perdeu tempo que teria sido suficiente para subir ao pódio final.

“Até aqui, tudo bem. No ano passado, sofri uma queda e perdi cerca de 40 segundos, por isso, para já, estou satisfeito. Penso que o pódio está ao meu alcance, veremos onde estarei [na classificação] após a etapa de hoje. Mas até agora está a correr bem”, revelou, deixando entrever que a amarela final é algo que está nos seus planos.

No dia em que o pelotão sobe (duplamente) ao Malhão, onde a meta coincide com uma contagem de segunda categoria, o nono classificado do Giro2021 reconhece que “o objetivo é ganhar tempo aos adversários [da geral] no contrarrelógio” da última etapa, na qual vai usar, pela segunda vez desde que a conquistou, a camisola arco-íris.

“É sempre espetacular vesti-la. Ainda não fiz muitas corridas com ela mas é verdadeiramente especial”, confessou à Lusa.

A vitória no Mundial, diante dos mais favoritos Stefan Küng e Remco Evenepoel, respetivamente segundo e terceiro, mudou para melhor a vida do norueguês de 25 anos, como o próprio admite, trazendo-lhe, entre outras coisas, um maior reconhecimento por parte do público.

“Penso que é sempre especial para as pessoas verem um campeão do mundo em ação com essa camisola. Até para mim, quando estou a vesti-la, é especial. É uma experiência muito boa”, reforçou.

O ouro que conquistou em Wollongong surpreendeu-o tanto como a qualquer conhecedor da modalidade, incluindo o próprio Evenepoel, cuja reação ao triunfo do ciclista da Jumbo-Visma na Austrália deu origem ao vídeo mais viral da temporada velocipédica passada.

“Vi, vi [o vídeo]. Também fiquei muito surpreendido. Estava confiante de que poderia sair-me bem, mas não assim tão bem. Penso que foi uma surpresa para toda a gente”, declarou, a rir-se.

Agora, o oitavo da geral desta Volta ao Algarve quer desfrutar da sua camisola, mas também “continuar a melhorar”, numa época em que quer ir aos Mundiais “e tentar ganhar outra vez” o arco-íris no contrarrelógio.

Volta ao Algarve: O ponto mais alto de Loulé, Malhão, põe à prova amarela de Magnus Cort
Volta ao Algarve: Iúri Leitão vive entre o sonho olímpico e o desejo de vencer na estrada

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Nacional

Adeus reforma? União Europeia só ‘olha’ a pagamentos de pensões até esta data e novo relatório deixa aviso

08:20 6 Setembro, 2026 10:05 6 Setembro, 2026 | João Luís

Um novo relatório sobre a Segurança Social atualiza o debate sobre o futuro das pensões e deixa avisos importantes

Algarve

GNR detém homem que tentou fugir com 4.300 litros de combustível em Loulé

11:10 6 Setembro, 2026 11:06 6 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Suspeito de 32 anos tentou fugir a pé após ser intercetado em Loulé; a GNR apreendeu 172 jerricãs de combustível e a viatura

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí chuva e trovoada a caminho de Portugal: mau tempo chega neste dia e esta região será a mais ‘castigada’

06:00 6 Setembro, 2026 23:23 5 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Segundo a Luso Meteo, a chuva regressa a Portugal acompanhada de trovoada, com uma região a concentrar maior probabilidade de instabilidade

Nacional

Ramos da árvore do vizinho entram no seu terreno? Lei permite cortá-los, mas só com uma condição

18:30 4 Setembro, 2026 13:57 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A lei portuguesa prevê o que pode fazer quando ramos ou raízes da propriedade vizinha entram no seu terreno, mas existe um procedimento que deve cumprir

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’, trovoada e poeiras: mau tempo neste dia vem acompanhado de descida das temperaturas nestas regiões

10:20 6 Setembro, 2026 23:51 5 Setembro, 2026 | João Luís

IPMA prevê uma descida das temperaturas, para além de chuva forte, trovoada e poeiras em suspensão a marcar o estado do tempo em Portugal

Algarve Ciência

Telescópios apontam ao céu de Porches em noite dedicada à astronomia

11:00 6 Setembro, 2026 14:16 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Atividade decorre a 26 de setembro, entre as 19:30 e as 21:30, com observação por telescópio e participação gratuita mediante inscrição

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Tem a carta de condução válida? Mesmo assim pode ser chamado a fazer um novo exame nestas situações

20:20 5 Setembro, 2026 10:44 5 Setembro, 2026 | João Luís

Mesmo com a carta de condução válida, há situações em que um condutor pode ser obrigado a fazer um novo exame

Idoso no sofá a ver televisão.
Economia Nacional

“Foi o Euromilhões”: Adolfo conseguiu uma casa no centro histórico desta cidade portuguesa e paga 425€ de renda

08:10 6 Setembro, 2026 16:49 3 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Adolfo encontrou no arrendamento acessível uma solução para ter casa no centro do Porto, onde paga 425 euros de renda mensal

Cidade velha, Faro, Algarve.
Algarve Vida & Lazer

Há uma cidade do Algarve que está entre as melhores de Portugal para explorar a pé

09:30 6 Setembro, 2026 23:51 5 Setembro, 2026 | João Luís

Esta cidade do Algarve conseguiu entrar entre as dez melhores do país para quem gosta de descobrir os destinos a pé

Hortênsias. Crédito: Magnific
Vida & Lazer

Tem hortênsias em casa? Não faça isto em setembro ou pode ficar sem flores no próximo ano

08:00 6 Setembro, 2026 15:24 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Setembro pode parecer uma boa altura para arranjar as hortênsias depois do verão, mas um corte feito nos ramos errados pode comprometer parte da floração

Opinião Saúde

Enxaqueca, vamos controlar a dor | Por Rita Martins

07:30 6 Setembro, 2026 19:13 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"A enxaqueca é uma doença que compromete significativamente a qualidade de vida, mas o seu impacto pode ser reduzido com um diagnóstico precoce e um tratamento adequado"

Mulher de 65 anos a caminho do trabalho com material de limpeza. Crédito: Foto AI
Economia Europa Nacional

Maria trabalhou mais de 40 anos e recebe 1.100€ de reforma: aos 65 anos voltou às limpezas porque a pensão “não chega”

08:10 5 Setembro, 2026 15:34 3 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Depois de décadas de descontos, Maria recebe uma pensão no Luxemburgo que a obrigou a continuar a trabalhar mesmo após a reforma

Casa ocupada ilegalmente. Crédito: Freepik AI
Europa

Família recuperou casa ocupada ilegalmente e foi obrigada a sair pela polícia: autoridades devolveram imóvel aos ‘okupas’

16:10 4 Setembro, 2026 02:11 4 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Problemas com os 'okupas' em Espanha continuam, com a lei, muitas das vezes, a proteger mais os ocupantes ilegais de casas do que os legítimos proprietários

Mecânico a trocar pneus. Crédito: Freepik
Auto

Pneus novos à frente ou atrás? Muitos condutores escolhem o eixo errado e esta é a opção mais segura

18:00 5 Setembro, 2026 14:11 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Quando chega a altura de trocar apenas dois pneus, há uma decisão que pode fazer diferença numa situação de emergência

Mulher a utilizar o Multibanco. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Enganou-se numa transferência bancária? Banco de Portugal esclarece quando ainda pode recuperar o dinheiro (e como o fazer)

11:20 6 Setembro, 2026 10:50 6 Setembro, 2026 | João Luís

Saiba quando ainda pode tentar recuperar o dinheiro de uma tranferência bancária e quando uma operação já não pode ser cancelada

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: este é o número máximo de moedas que pode usar para pagamentos em Portugal

15:40 2 Setembro, 2026 15:04 2 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Legislação portuguesa prevê que estabelecimentos podem recusar um pagamento se for entregue um número de moedas superior a este

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Nacional

Adeus reforma? União Europeia só ‘olha’ a pagamentos de pensões até esta data e novo relatório deixa aviso

08:20 6 Setembro, 2026 10:05 6 Setembro, 2026 | João Luís

Um novo relatório sobre a Segurança Social atualiza o debate sobre o futuro das pensões e deixa avisos importantes

Algarve

GNR detém homem que tentou fugir com 4.300 litros de combustível em Loulé

11:10 6 Setembro, 2026 11:06 6 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Suspeito de 32 anos tentou fugir a pé após ser intercetado em Loulé; a GNR apreendeu 172 jerricãs de combustível e a viatura

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí chuva e trovoada a caminho de Portugal: mau tempo chega neste dia e esta região será a mais ‘castigada’

06:00 6 Setembro, 2026 23:23 5 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Segundo a Luso Meteo, a chuva regressa a Portugal acompanhada de trovoada, com uma região a concentrar maior probabilidade de instabilidade

Nacional

Ramos da árvore do vizinho entram no seu terreno? Lei permite cortá-los, mas só com uma condição

18:30 4 Setembro, 2026 13:57 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A lei portuguesa prevê o que pode fazer quando ramos ou raízes da propriedade vizinha entram no seu terreno, mas existe um procedimento que deve cumprir

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’, trovoada e poeiras: mau tempo neste dia vem acompanhado de descida das temperaturas nestas regiões

10:20 6 Setembro, 2026 23:51 5 Setembro, 2026 | João Luís

IPMA prevê uma descida das temperaturas, para além de chuva forte, trovoada e poeiras em suspensão a marcar o estado do tempo em Portugal

Algarve, Ciência

Telescópios apontam ao céu de Porches em noite dedicada à astronomia

11:00 6 Setembro, 2026 14:16 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Atividade decorre a 26 de setembro, entre as 19:30 e as 21:30, com observação por telescópio e participação gratuita mediante inscrição

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Tem a carta de condução válida? Mesmo assim pode ser chamado a fazer um novo exame nestas situações

20:20 5 Setembro, 2026 10:44 5 Setembro, 2026 | João Luís

Mesmo com a carta de condução válida, há situações em que um condutor pode ser obrigado a fazer um novo exame

Idoso no sofá a ver televisão.
Economia, Nacional

“Foi o Euromilhões”: Adolfo conseguiu uma casa no centro histórico desta cidade portuguesa e paga 425€ de renda

08:10 6 Setembro, 2026 16:49 3 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Adolfo encontrou no arrendamento acessível uma solução para ter casa no centro do Porto, onde paga 425 euros de renda mensal

Cidade velha, Faro, Algarve.
Algarve, Vida & Lazer

Há uma cidade do Algarve que está entre as melhores de Portugal para explorar a pé

09:30 6 Setembro, 2026 23:51 5 Setembro, 2026 | João Luís

Esta cidade do Algarve conseguiu entrar entre as dez melhores do país para quem gosta de descobrir os destinos a pé

Hortênsias. Crédito: Magnific
Vida & Lazer

Tem hortênsias em casa? Não faça isto em setembro ou pode ficar sem flores no próximo ano

08:00 6 Setembro, 2026 15:24 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Setembro pode parecer uma boa altura para arranjar as hortênsias depois do verão, mas um corte feito nos ramos errados pode comprometer parte da floração

Opinião, Saúde

Enxaqueca, vamos controlar a dor | Por Rita Martins

07:30 6 Setembro, 2026 19:13 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"A enxaqueca é uma doença que compromete significativamente a qualidade de vida, mas o seu impacto pode ser reduzido com um diagnóstico precoce e um tratamento adequado"

Mulher de 65 anos a caminho do trabalho com material de limpeza. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Nacional

Maria trabalhou mais de 40 anos e recebe 1.100€ de reforma: aos 65 anos voltou às limpezas porque a pensão “não chega”

08:10 5 Setembro, 2026 15:34 3 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Depois de décadas de descontos, Maria recebe uma pensão no Luxemburgo que a obrigou a continuar a trabalhar mesmo após a reforma

Casa ocupada ilegalmente. Crédito: Freepik AI
Europa

Família recuperou casa ocupada ilegalmente e foi obrigada a sair pela polícia: autoridades devolveram imóvel aos ‘okupas’

16:10 4 Setembro, 2026 02:11 4 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Problemas com os 'okupas' em Espanha continuam, com a lei, muitas das vezes, a proteger mais os ocupantes ilegais de casas do que os legítimos proprietários

Mecânico a trocar pneus. Crédito: Freepik
Auto

Pneus novos à frente ou atrás? Muitos condutores escolhem o eixo errado e esta é a opção mais segura

18:00 5 Setembro, 2026 14:11 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Quando chega a altura de trocar apenas dois pneus, há uma decisão que pode fazer diferença numa situação de emergência

Mulher a utilizar o Multibanco. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Enganou-se numa transferência bancária? Banco de Portugal esclarece quando ainda pode recuperar o dinheiro (e como o fazer)

11:20 6 Setembro, 2026 10:50 6 Setembro, 2026 | João Luís

Saiba quando ainda pode tentar recuperar o dinheiro de uma tranferência bancária e quando uma operação já não pode ser cancelada

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: este é o número máximo de moedas que pode usar para pagamentos em Portugal

15:40 2 Setembro, 2026 15:04 2 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Legislação portuguesa prevê que estabelecimentos podem recusar um pagamento se for entregue um número de moedas superior a este

Últimas Notícias

  • Já ouviu falar do sinal de trânsito H42? Saiba o que significa e evite ser multado
    Já ouviu falar do sinal de trânsito H42? Saiba o que significa e evite ser multado
  • Enganou-se numa transferência bancária? Banco de Portugal esclarece quando ainda pode recuperar o dinheiro (e como o fazer)
    Enganou-se numa transferência bancária? Banco de Portugal esclarece quando ainda pode recuperar o dinheiro (e como o fazer)
  • GNR detém homem que tentou fugir com 4.300 litros de combustível em Loulé
    GNR detém homem que tentou fugir com 4.300 litros de combustível em Loulé
  • Telescópios apontam ao céu de Porches em noite dedicada à astronomia
    Telescópios apontam ao céu de Porches em noite dedicada à astronomia
  • Chuva ‘a potes’, trovoada e poeiras: mau tempo neste dia vem acompanhado de descida das temperaturas nestas regiões
    Chuva ‘a potes’, trovoada e poeiras: mau tempo neste dia vem acompanhado de descida das temperaturas nestas regiões

Opinião

  • Enxaqueca, vamos controlar a dor | Por Rita Martins
    Enxaqueca, vamos controlar a dor | Por Rita Martins
  • Fadiga da fertilidade: porque tantos casais desistem dos tratamentos e como o descanso pode ajudar | Por Ana Luísa Alves
    Fadiga da fertilidade: porque tantos casais desistem dos tratamentos e como o descanso pode ajudar | Por Ana Luísa Alves
  • A encantadora cidade de Lagos | Por Miguel Xavier Sequeira
    A encantadora cidade de Lagos | Por Miguel Xavier Sequeira

Europe Direct Algarve

  • Eurodeputado Hélder Sousa Silva reúne setor cultural em Bruxelas para debater inteligência artificial
    Eurodeputado Hélder Sousa Silva reúne setor cultural em Bruxelas para debater inteligência artificial
  • UE prepara mudanças nas pensões e reforma: estas são as medidas que serão discutidas já na próxima semana
    UE prepara mudanças nas pensões e reforma: estas são as medidas que serão discutidas já na próxima semana
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento