Skip to content
Postal

Postal

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
    • Europa
    • Mundo
    • Economia
    • Política
    • Europe Direct Algarve
    • Opinião
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
      • Cultura.Sul
    • Lifestyle
      • Astrologia
      • Animais
      • Insólito
      • Pensamentos
      • Gastronomia
    • Video
    • Desporto
    • Saúde
    • Auto
    • Tech
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Ofertas & Descobertas
  • ANUNCIAR
Menu
Ouvir
Desporto

Langellotti vence oitava etapa e Frederico Figueredo segue na liderança. Delio Fernández do Tavira em 5º

A verde escapou definitivamente de Matias no dia em que o Mónaco apareceu na Volta

19:52 13 Agosto, 2022 20:46 13 Agosto, 2022 | POSTAL
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Linkedin
  • Pinterest

O ciclista monegasco Victor Langellotti (Burgos-BH) venceu hoje a oitava etapa da Volta a Portugal, em Fafe, com Frederico Figueiredo (Glassdrive-Q8-Anicolor) a manter a liderança antes da subida à Senhora da Graça.

Com um ataque perto do final dos 182,4 quilómetros, entre Viana do Castelo e Fafe, Langellotti triunfou em Fafe, em 4:11.29 horas, à frente do uruguaio Mauricio Moreira (Glassdrive-Q8-Anicolor) e do norte-americano Scott McGill (Wildlife Generation Pro Cycling), ambos com o mesmo tempo.

Na geral, Frederico Figueiredo mantém sete segundos de avanço sobre Mauricio Moreira e 38 sobre Luís Fernandes (Rádio Popular-Paredes-Boavista).

No domingo, corre-se a nona e penúltima etapa, com a partida em Paredes e a chegada no alto da Senhora da Graça, em Mondim de Basto, com a meta a coincidir com uma contagem de montanha de primeira categoria.

A verde escapou definitivamente de Matias no dia em que o Mónaco apareceu na Volta

O Mónaco surgiu hoje no mapa da Volta a Portugal em bicicleta, com Victor Langellotti a surpreender ao atacar a quatro quilómetros da meta para ganhar em Fafe, num dia em que João Matias perdeu definitivamente a camisola verde.

Quando parecia que a inclinada e empedrada chegada a Fafe seria discutida pelos homens da geral, o monegasco de 27 anos aproveitou o exato momento em que a fuga do dia foi anulada para lançar um demolidor ataque, que lhe permitiu cortar a meta na primeira posição, já com o pelotão, liderado por Mauricio Moreira (Glassdrive-Q8-Anicolor), nas suas costas e, assim, inaugurar o seu palmarés.

“Tínhamos visto [a chegada] com o diretor, vários corredores conheciam a meta e tinham-me dito que me assentava bem. Havia uma inclinação final dura e por isso tentei”, resumiu o vencedor da oitava etapa, num castelhano colorido com ‘toque’ de francês.

Mas mais do que o triunfo do corredor da Burgos-BH, ou o segundo lugar de Moreira, que nada alterou na geral liderada pelo seu colega Frederico Figueiredo, foi a luta pela camisola verde o grande motivo de interesse da segunda etapa mais longa da 83.ª edição, que começou de forma verdadeiramente frenética: na primeira hora, foram percorridos 49,8 dos 182,4 quilómetros entre Viana do Castelo e Fafe.

Foram muitos os fugitivos temporários, mas só aos 90,5 quilómetros é que um grupo de 11 corredores, nos quais estava o incansável João Matias (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), conseguiu, finalmente, distanciar-se.

Robin Carpenter (Human Powered Health), Óscar Pelegrí (Burgos-BH), Unai Iribar (Euskaltel-Euskadi), Jonathan Clarke (Wildlife Generation), Rafael Silva (Efapel), Jose Maria Garcia (Electro Hiper Europa-Caldas), Rafael Lourenço (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel), Ivo Pinheiro (ABTF-Feirense), José Mendes (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho), João Macedo (LA Alumínios-Credibom-Marcos Car) e Matias rapidamente conseguiram uma vantagem superior a dois minutos, aproveitada pelo candidato a ‘rei dos pontos’ para destronar virtualmente Scott McGill.

O ciclista português passou na frente na meta volante de Ponte da Barca e, depois, na de Póvoa de Lanhoso, passando a somar 168 pontos, mais seis do que o norte-americano da Wildlife Generation, que no início da tirada tinha quatro de vantagem.

Assim que a margem da fuga superou os três minutos, a equipa de McGill e a Caja Rural entraram ao serviço e, a 25 quilómetros da meta, quando já só havia oito escapados na frente e Matias já tinha descaído, a diferença cifrava-se na casa dos segundos.

Robin Carpenter e Óscar Pelegrí chegaram à última subida da jornada, a quarta categoria de Golães, isolados, mas acabaram alcançados, o momento escolhido por Langellotti para atacar. O ‘pelotão’ hesitou por momentos e o monegasco tornou-se inalcançável, embora todos tenham cortado a meta com o tempo de 04:11.29 horas, com McGill a ser terceiro e a garantir ‘virtualmente’ a vitória na classificação por pontos.

“Definitivamente está perdida”, reconheceu um desiludido Matias depois de perceber que a tática de hoje foi a errada: o norte-americano tem 190 pontos e 22 de vantagem, uma ‘margem’ inalcançável – seria preciso vencer não só todas as metas volantes da nona tirada, como no alto da Senhora da Graça ou no contrarrelógio.

Ainda assim, o ‘pistard’ português da Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados sai da 83.ª Volta a Portugal com a sensação de missão cumprida e como um dos vencedores, uma vez que a sua luta com McGill foi o único motivo de interesse dos últimos dias numa edição sem emoção na luta pela geral, imutável desde a quinta etapa.

Frederico Figueiredo vai escalar, no domingo, a Senhora da Graça de amarelo, ciente de que precisaria de ganhar mais de um minuto a Moreira na nona etapa, uma ligação de 174,5 quilómetros entre Paredes e o ponto mais alto do Monte Farinha, ao qual os ciclistas vão chegar já depois de enfrentarem outras duas contagens de primeira categoria, na Serra do Marão e no Barreiro.

‘Fred’ parece não estar disposto a entregar facilmente a amarela, que tem presa ao corpo apenas por sete segundos, a diferença que tem em relação ao vice-campeão da edição 2021. Luís Fernandes (Rádio Popular-Paredes-Boavista) é terceiro a 38 segundos, com o quarto a ser outro ciclista da Glassdrive-Q8-Anicolor, António Carvalho, que está já a 02.21 minutos.

8.ª etapa – Classificações

Classificações da 83.ª Volta a Portugal de bicicleta, que se disputa entre 04 e 15 de agosto, após a oitava etapa, disputada hoje entre Viana do Castelo e Fafe, no total de 182,4 quilómetros:

– Classificação da oitava etapa:

1. Victor Langellotti, Mon (Burgos-BH), 04:11.29 horas.

(média: 43,518 km/h).

2. Mauricio Moreira, Uru (Glassdrive-Q8-Anicolor), m.t.

3. Scott McGill, EUA (Wildlife Generation), m.t.

4. António Carvalho, Por (Glassdrive-Q8-Anicolor), m.t.

5. Delio Fernández, Esp (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel), m.t.

6. Frederico Figueiredo, Por (Glassdrive-Q8-Anicolor), m.t.

7. Henrique Casimiro, Por (Efapel), m.t.

8. Joseph Rosskopf, EUA (Human Powered Health), m.t.

9. Hugo Nunes, Por (Rádio Popular-Paredes-Boavista), m.t.

10. Thomas Armstrong, GB (Electro Hiper Europa-Caldas), m.t.

(…)

11. Vicente García de Mateos, Esp (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho), m.t.

15. Luís Fernandes, Por (Rádio Popular-Paredes-Boavista), m.t.

17. Alejandro Marque, Esp (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel), m.t.

30. André Cardoso, Por (ABTF-Feirense), m.t.

69. Tiago Antunes, Por (Efapel), a 04.31 minutos.

– Classificação geral, após a oitava etapa:

1. Frederico Figueiredo, Por (Glassdrive-Q8-Anicolor), 33:31.03 horas.

2. Mauricio Moreira, Uru (Glassdrive-Q8-Anicolor), a 07 segundos.

3. Luís Fernandes, Por (Rádio Popular-Paredes-Boavista), a 38.

4. António Carvalho, Por (Glassdrive-Q8-Anicolor), a 02.21.

5. André Cardoso, Por (ABTF-Feirense), a 03.29.

6. Alejandro Marque, Esp (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel), a 03.33.

7. Delio Fernández, Esp (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel), a 04.17.

8. Jesus del Pino, Esp (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho), 05.44.

9. Jokin Murguialday, Esp (Caja Rural), a 05.55.

10. Ángel Sánchez, Esp (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 07.05.

11. Henrique Casimiro, Por (Efapel), a 07.06.

(…)

30. Tiago Antunes, Por (Efapel), a 20.03.

39. Vicente García de Mateos, Esp (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho), a 27.08.

– Classificação por pontos:

1. Scott McGill, EUA (Wildlife Generation), 190 pontos.

2. João Matias, Por (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), 168.

3. Mauricio Moreira, Uru (Glassdrive-Q8-Anicolor), 107.

– Classificação geral por equipas:

1. Glassdrive-Q8-Anicolor, Por, 100:34.57 horas.

2. Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel, Por, 13.14 minutos.

3. Rádio Popular-Paredes-Boavista, Por, 25.06.

– Classificação da montanha:

1. Mauricio Moreira, Uru (Glassdrive-Q8-Anicolor), 35 pontos.

2. Luís Fernandes, Por (Rádio Popular-Paredes-Boavista), 34.

3. Frederico Figueiredo, Por (Glassdrive-Q8-Anicolor), 32.

– Classificação da juventude:

1. Jokin Murguialday, Esp (Caja Rural).

2. Hélder Gonçalves, Por (Kelly-Simoldes-UDO).

3. João Medeiros, Por (LA Alumínios-Credibom-MarcosCar).

Ciclista Iúri Leitão sagra-se campeão europeu no scratch masculino: é a nossa primeira medalha de ouro

×
Publicidade
Economia, Nacional

Precisa de levantar dinheiro? Aprenda como localizar o Multibanco mais próximo em poucos segundos

09:59 11 Julho, 2025 09:51 11 Julho, 2025 | POSTAL

Caso necessite de levantar dinheiro, há uma forma simples de localizar a caixa Multibanco mais próxima em poucos segundos

Algarve

Tragédia em Sagres: idoso morre ao cair de pontão durante pesca lúdica

14:30 11 Julho, 2025 16:16 11 Julho, 2025 | POSTAL

Pescador lúdico morreu na Baleeira, em Sagres, após queda de pontão. Corpo foi resgatado pouco depois do alerta

Auto, Lifestyle

Viu uma garrafa de água no tejadilho de um carro? Saiba o que significa e descubra como pode ser (bastante) útil

19:47 11 Julho, 2025 19:47 11 Julho, 2025 | POSTAL

Colocar uma garrafa no tejadilho de um carro pode parecer descuido, mas no mundo automóvel este gesto tem um significado que passa despercebido à maioria das pessoas

Algarve, Política

José Gonçalves recandidata-se à Câmara de Aljezur pelo PS

18:38 11 Julho, 2025 18:39 11 Julho, 2025 | POSTAL

PS anuncia recandidatura de José Gonçalves à Câmara de Aljezur, com prioridade na Habitação, Educação e Saúde no concelho

Algarve, Desporto

Santo Estêvão recebe este fim de semana o 3.º Torneio de Futebol de 3

14:52 11 Julho, 2025 15:00 11 Julho, 2025 | POSTAL

Polidesportivo de Santo Estêvão acolhe torneio que promove valores como o fair play e a educação pelo desporto

Nacional

Joana Marques diz que intenção foi “fazer rir”, não ofender os “Anjos”

18:20 11 Julho, 2025 18:06 11 Julho, 2025 | POSTAL

Humorista diz que escolheu excertos “mais cómicos” de atuação dos “Anjos” e rejeita responsabilidade por mensagens de ódio

Auto, Europa

Está em construção na Europa o maior e mais profundo túnel rodoviário do mundo: vem poupar 10 h de viagem

10:43 11 Julho, 2025 10:10 11 Julho, 2025 | POSTAL

Num projeto que se prevê terminar em 2033, o maior e mais profundo túnel rodoviário do mundo está em construção na Europa e vem facilitar a vida a muitos condutores

Europa, Lifestyle

“Voar para estes locais é horrível”: ex-hospedeira revela os piores destinos turísticos para onde voou e ficam já aqui ‘ao lado’

20:40 11 Julho, 2025 21:59 11 Julho, 2025 | POSTAL

Esta ex-hospedeira de bordo aponta os destinos turísticos com piores comportamentos a bordo, e ambos ficam perto de Portugal

Tech

Adeus telemóvel lento: esta função oculta deixa a memória como ‘nova’ e o equipamento mais rápido

20:30 11 Julho, 2025 20:19 11 Julho, 2025 | POSTAL

Saiba como ativar esta função pouco conhecida que limpa a memória do telemóvel e pode melhorar o seu desempenho

Mundo, Saúde

Nova variante da Covid espalha-se no mundo e este é o primeiro sintoma a que deve estar atento

11:16 10 Julho, 2025 12:41 10 Julho, 2025 | POSTAL

Está a circular uma nova variante da Covid-19 e os especialistas identificaram um sintoma inesperado. Saiba qual é e por que motivo está a gerar atenção redobrada

Economia

Vai pagar com Multibanco? Faça isto antes de inserir ou encostar o cartão ao terminal para não perder dinheiro

14:30 8 Julho, 2025 19:21 9 Julho, 2025 | POSTAL

Um dos principais erros cometidos pelos consumidores ocorre antes mesmo de encostar ou inserir o cartão Multibanco no terminal

Europa, Saúde

Alerta europeu para este arroz muito consumido em Portugal que é o mais contaminado por agrotóxicos

11:00 8 Julho, 2025 22:02 8 Julho, 2025 | POSTAL

De acordo com uma pesquisa que contou com 40 tipos de arroz diferentes, concluiu-se que este continha a maior presença de substâncias agrotóxicas

Algarve, Cultura

Sala cheia em Faro para o lançamento da obra de Fernando Pessanha sobre corsário do século XV

14:15 9 Julho, 2025 13:00 9 Julho, 2025 | POSTAL

Fernando Pessanha evoca cavaleiro-pirata de Faro num livro que venceu a 3.ª edição do Prémio de Ensaio Histórico da União das Freguesias de Faro

Nacional

Crimes de tortura e falsificação: dois agentes da PSP detidos após denúncias internas

13:05 11 Julho, 2025 12:47 11 Julho, 2025 | POSTAL

Ministério Público deteve dois agentes da PSP em Lisboa por alegados crimes de tortura, peculato e falsificação

Auto, Economia

Descubra o botão no seu carro que muitos ignoram que permite poupar 10% de combustível

19:30 11 Julho, 2025 16:26 11 Julho, 2025 | POSTAL

Há um botão no painel do seu carro que provavelmente ignora, mas que pode ajudar a reduzir o consumo de combustível

Auto

Tirou a carta de condução antes de 2008? Data no documento pode estar errada (e já ter caducado)

18:50 11 Julho, 2025 19:06 11 Julho, 2025 | POSTAL

Para evitar multas ou até a repetição do exame, importa saber quando caduca a sua carta de condução e como pode renová-la sem erros

Economia, Nacional

Precisa de levantar dinheiro? Aprenda como localizar o Multibanco mais próximo em poucos segundos

09:59 11 Julho, 2025 09:51 11 Julho, 2025 | POSTAL

Caso necessite de levantar dinheiro, há uma forma simples de localizar a caixa Multibanco mais próxima em poucos segundos

Algarve

Tragédia em Sagres: idoso morre ao cair de pontão durante pesca lúdica

14:30 11 Julho, 2025 16:16 11 Julho, 2025 | POSTAL

Pescador lúdico morreu na Baleeira, em Sagres, após queda de pontão. Corpo foi resgatado pouco depois do alerta

Auto, Lifestyle

Viu uma garrafa de água no tejadilho de um carro? Saiba o que significa e descubra como pode ser (bastante) útil

19:47 11 Julho, 2025 19:47 11 Julho, 2025 | POSTAL

Colocar uma garrafa no tejadilho de um carro pode parecer descuido, mas no mundo automóvel este gesto tem um significado que passa despercebido à maioria das pessoas

Algarve, Política

José Gonçalves recandidata-se à Câmara de Aljezur pelo PS

18:38 11 Julho, 2025 18:39 11 Julho, 2025 | POSTAL

PS anuncia recandidatura de José Gonçalves à Câmara de Aljezur, com prioridade na Habitação, Educação e Saúde no concelho

Algarve, Desporto

Santo Estêvão recebe este fim de semana o 3.º Torneio de Futebol de 3

14:52 11 Julho, 2025 15:00 11 Julho, 2025 | POSTAL

Polidesportivo de Santo Estêvão acolhe torneio que promove valores como o fair play e a educação pelo desporto

Nacional

Joana Marques diz que intenção foi “fazer rir”, não ofender os “Anjos”

18:20 11 Julho, 2025 18:06 11 Julho, 2025 | POSTAL

Humorista diz que escolheu excertos “mais cómicos” de atuação dos “Anjos” e rejeita responsabilidade por mensagens de ódio

Auto, Europa

Está em construção na Europa o maior e mais profundo túnel rodoviário do mundo: vem poupar 10 h de viagem

10:43 11 Julho, 2025 10:10 11 Julho, 2025 | POSTAL

Num projeto que se prevê terminar em 2033, o maior e mais profundo túnel rodoviário do mundo está em construção na Europa e vem facilitar a vida a muitos condutores

Europa, Lifestyle

“Voar para estes locais é horrível”: ex-hospedeira revela os piores destinos turísticos para onde voou e ficam já aqui ‘ao lado’

20:40 11 Julho, 2025 21:59 11 Julho, 2025 | POSTAL

Esta ex-hospedeira de bordo aponta os destinos turísticos com piores comportamentos a bordo, e ambos ficam perto de Portugal

Tech

Adeus telemóvel lento: esta função oculta deixa a memória como ‘nova’ e o equipamento mais rápido

20:30 11 Julho, 2025 20:19 11 Julho, 2025 | POSTAL

Saiba como ativar esta função pouco conhecida que limpa a memória do telemóvel e pode melhorar o seu desempenho

Mundo, Saúde

Nova variante da Covid espalha-se no mundo e este é o primeiro sintoma a que deve estar atento

11:16 10 Julho, 2025 12:41 10 Julho, 2025 | POSTAL

Está a circular uma nova variante da Covid-19 e os especialistas identificaram um sintoma inesperado. Saiba qual é e por que motivo está a gerar atenção redobrada

Economia

Vai pagar com Multibanco? Faça isto antes de inserir ou encostar o cartão ao terminal para não perder dinheiro

14:30 8 Julho, 2025 19:21 9 Julho, 2025 | POSTAL

Um dos principais erros cometidos pelos consumidores ocorre antes mesmo de encostar ou inserir o cartão Multibanco no terminal

Europa, Saúde

Alerta europeu para este arroz muito consumido em Portugal que é o mais contaminado por agrotóxicos

11:00 8 Julho, 2025 22:02 8 Julho, 2025 | POSTAL

De acordo com uma pesquisa que contou com 40 tipos de arroz diferentes, concluiu-se que este continha a maior presença de substâncias agrotóxicas

Algarve, Cultura

Sala cheia em Faro para o lançamento da obra de Fernando Pessanha sobre corsário do século XV

14:15 9 Julho, 2025 13:00 9 Julho, 2025 | POSTAL

Fernando Pessanha evoca cavaleiro-pirata de Faro num livro que venceu a 3.ª edição do Prémio de Ensaio Histórico da União das Freguesias de Faro

Nacional

Crimes de tortura e falsificação: dois agentes da PSP detidos após denúncias internas

13:05 11 Julho, 2025 12:47 11 Julho, 2025 | POSTAL

Ministério Público deteve dois agentes da PSP em Lisboa por alegados crimes de tortura, peculato e falsificação

Auto, Economia

Descubra o botão no seu carro que muitos ignoram que permite poupar 10% de combustível

19:30 11 Julho, 2025 16:26 11 Julho, 2025 | POSTAL

Há um botão no painel do seu carro que provavelmente ignora, mas que pode ajudar a reduzir o consumo de combustível

Auto

Tirou a carta de condução antes de 2008? Data no documento pode estar errada (e já ter caducado)

18:50 11 Julho, 2025 19:06 11 Julho, 2025 | POSTAL

Para evitar multas ou até a repetição do exame, importa saber quando caduca a sua carta de condução e como pode renová-la sem erros

Últimas

  • Vai levantar dinheiro? Saiba porque milhares de portugueses estão a pagar comissões inesperadas  no Multibanco
    Vai levantar dinheiro? Saiba porque milhares de portugueses estão a pagar comissões inesperadas no Multibanco
  • “Voar para estes locais é horrível”: ex-hospedeira revela os piores destinos turísticos para onde voou e ficam já aqui ‘ao lado’
    “Voar para estes locais é horrível”: ex-hospedeira revela os piores destinos turísticos para onde voou e ficam já aqui ‘ao lado’
  • Adeus telemóvel lento: esta função oculta deixa a memória como ‘nova’ e o equipamento mais rápido
    Adeus telemóvel lento: esta função oculta deixa a memória como ‘nova’ e o equipamento mais rápido
  • Viu uma garrafa de água no tejadilho de um carro? Saiba o que significa e descubra como pode ser (bastante) útil
    Viu uma garrafa de água no tejadilho de um carro? Saiba o que significa e descubra como pode ser (bastante) útil
  • Descubra o botão no seu carro que muitos ignoram que permite poupar 10% de combustível
    Descubra o botão no seu carro que muitos ignoram que permite poupar 10% de combustível

Opinião

  • Líderes autárquicos instam Comissão Europeia a estabelecer uma meta vinculativa de redução de 90% das emissões domésticas até 2040
    Líderes autárquicos instam Comissão Europeia a estabelecer uma meta vinculativa de redução de 90% das emissões domésticas até 2040
  • Fim de ano letivo. Destralhar. Ajudar as criancinhas? Só que não | Por Neusa Patuleia
    Fim de ano letivo. Destralhar. Ajudar as criancinhas? Só que não | Por Neusa Patuleia
  • A Arábia Feliz, o Médio Oriente e a Palestina | Por Jorge Queiroz
    A Arábia Feliz, o Médio Oriente e a Palestina | Por Jorge Queiroz
  • Os Humanos espalham-se pelo mundo | Por José Manuel do Carmo
    Os Humanos espalham-se pelo mundo | Por José Manuel do Carmo
Há um novo Postal do Algarve nas bancas com o Expresso 🌍

Europe Direct Algarve

  • Líderes autárquicos instam Comissão Europeia a estabelecer uma meta vinculativa de redução de 90% das emissões domésticas até 2040
    Líderes autárquicos instam Comissão Europeia a estabelecer uma meta vinculativa de redução de 90% das emissões domésticas até 2040
  • Candidaturas à Escola de Verão “Cidadania com Futuro” decorrem até 25 de julho
    Candidaturas à Escola de Verão “Cidadania com Futuro” decorrem até 25 de julho
  • Trencin 2026, ‘Arquivo da Desobediência’ no festival Pohoda 2025 | Por João Palmeiro
    Trencin 2026, ‘Arquivo da Desobediência’ no festival Pohoda 2025 | Por João Palmeiro
Seguir
  • Política de Privacidade, Termos e Condições, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
Ficha Técnica e Contactos do Postal
©2025 Postal