No mundo automóvel, tanto em Portugal como em outros países, sempre houve debates sobre o uso de combustível premium versus combustível de baixo custo. Algumas pessoas afirmam que são exatamente iguais, enquanto outras juram que há diferenças no desempenho do motor. Para quem é mais adepto de poupar dinheiro, ou para aqueles que percorrem muitos quilómetros semanalmente, muitas vezes é preferível abastecer onde é mais barato. Há também quem, de vez em quando, escolha abastecer um posto de marca com combustível premium para variar.
A grande questão é: haverá consequências graves para o motor do carro se abastecermos sempre com combustível mais barato, também conhecido como low-cost? Será que realmente existem diferenças? E, caso existam, será que justificam o preço mais elevado? Descubra mais sobre este tema, com a colaboração do Leak.
Os combustíveis em Portugal nunca foram propriamente baratos. Com a subida dos preços, muito impulsionada pela guerra na Ucrânia, os valores nunca mais voltaram ao que eram. Além disso, os impostos aplicados pelo Governo português são significativamente mais elevados em comparação com outros países europeus, o que gera bastante controvérsia. Por todas estas razões, muitas pessoas optam por abastecer nos postos mais económicos dispersos pelo país.
Embora a maioria dos combustíveis vendidos em Portugal sejam refinados nas mesmas refinarias e a partir da mesma matéria-prima, podem existir algumas diferenças, sobretudo no que diz respeito aos aditivos e ao transporte. Cada marca de combustível afirma ter sua própria “fórmula secreta” e seus métodos específicos de transporte. Esta fórmula pode conter mais ou menos aditivos e, além disso, os caminhões cisterna podem estar em diferentes estados de limpeza.
Portanto, alguns embora mecânicos e condutores digam que o uso de combustíveis low-cost pode prejudicar o motor do carro, a verdade é que, em vários estudos e comparações realizadas, como os feitos pela DECO Proteste (ainda que o estudo mais antigo seja de 2012), incluindo outros testes mais recentes, nunca foram comprovados efeitos negativos significativos do uso de combustível low-cost na saúde do motor.
Em resumo, existem diferenças de facto entre os combustíveis de diferentes postos, assim como entre os combustíveis simples e os aditivados de cada marca. No entanto, estas diferenças são geralmente marginais. Por exemplo, a Galp já confirmou no passado que os seus combustíveis mais baratos cumprem todos os requisitos legais.
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