Quatro serviços de urgência hospitalares de Ginecologia e Obstetrícia vão estar encerrados no sábado, número que sobe para cinco no domingo, sendo a maioria das unidades afetadas localizada na região de Lisboa e Vale do Tejo, de acordo com dados do Portal do Serviço Nacional de Saúde.
Segundo as Escalas de Urgência do SNS, consultadas pela agência Lusa às 09:45, está previsto para este fim de semana o encerramento da urgência de Obstetrícia do Hospital de Portimão, bem como da urgência de Ginecologia do Hospital de Vila Franca de Xira.
Está igualmente previsto o fecho das urgências de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital São Bernardo, em Setúbal, e do Hospital das Caldas da Rainha, no distrito de Leiria.
No domingo, a situação agrava-se com o encerramento da urgência destas especialidades no Hospital de Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro.
Segundo o Portal do SNS, as urgências de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, e do Hospital Santo André, em Leiria, vão estar condicionadas no fim de semana, recebendo apenas casos de urgência internos ou referenciados pelos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM.
A urgência destas especialidades também vai estar condicionada no Hospital de Braga no domingo, entre as 00:00 e as 08:00, que apenas atenderá casos de urgência internos ou referenciados pelo INEM ou pela linha SNS 24.
Durante o fim de semana, a urgência pediátrica do Hospital Vila Franca de Xira também terá constrangimentos, recebendo apenas casos de urgência internos ou referenciados pelo INEM, o mesmo acontecendo no Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, entre as 00:00 e as 09:00 e as 21:00 e as 24:00.
Os constrangimentos dos serviços de urgência devem-se, sobretudo, à falta de médicos especialistas para assegurarem as escalas de urgência.
As autoridades de saúde apelam à população para que, antes de se deslocar a uma urgência, contactar a Linha SNS24 (808 24 24 24) para receber orientação adequada.
Leia também: Carros ficam proibidos de circular nestas estradas ao fim de semana: regra entra em vigor a 20 de dezembro
















