Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
JOSÉ MENDES BOTA, antigo parlamentar e diplomata da União Europeia. Foto DR
Edição Papel, Opinião

A favelização de Portugal | Por Mendes Bota

“Contentores e pré-fabricados implantam-se como cogumelos, não importa aonde. À vista desarmada. Até com condomínios fechados, autênticos loteamentos à margem da lei, com chapa à volta. Estamos perdidos”

07:30 20 Dezembro, 2025 19:37 19 Dezembro, 2025 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A proliferação de construção clandestina, de bairros de lata e tijolo assentado às três pancadas, sobretudo nas periferias de Lisboa e do Porto, é uma triste realidade que leva séculos em Portugal, com altos e baixos, com picos e períodos de alguma contenção, mas é doença nunca erradicada de todo, e que se espalha epidemicamente por todo o País nos dias de hoje.

Já Nuno Teotónio Pereira escrevia nas páginas do Público, em 1993: “Como há 100 anos, torna-se evidente que só com uma forte intervenção da Administração Central será possível proporcionar habitação decente às populações que delas necessitam. E isto sem esquecer que o problema da habitação não se esgota nas barracas. Longe disso.” Houve esforços nesse sentido. Desde os “Bairros Sociais” de Sidónio Pais (em 1918), passando pelas “Casas Económicas” do Estado Novo (em 1933), relembrando as “Casas Desmontáveis” de Duarte Pacheco (em 1938), não esquecendo o “Programa SAAL” (em 1974), ou chegando ao “Plano Especial de Realojamento (PER, em 1993) dos governos de Cavaco Silva, que construiu mais de 34.000 habitações, proporcionando moradia condigna a cerca de 130.000 pessoas, eliminando bairros de lata em 28 concelhos, houve períodos em que o Estado assumiu as suas responsabilidades. Não foi por falta de departamento sectorial, desde o Fundo de Fomento da Habitação, passando ao Instituto Nacional de Habitação, ao IGAPHE, agora IHRU.

Só que a situação hoje é explosiva, de dimensões épicas, e de tendência irreversível para piorar nas décadas mais próximas, com um impacto social demolidor daquilo que eram os equilíbrios de uma sociedade e de um País com mais de oito séculos, tal como o conhecemos e nele nascemos, crescemos, habitamos e trabalhamos. Esse Portugal deixou de existir. Habituemo-nos, ou partamos para parte nenhuma, que não existem réplicas no mundo à altura do nosso imaginário. Na origem do problema esteve sempre a imigração, derivada da pobreza.

Ninguém vai viver para uma barraca porque gosta. Vai, porque não tem outro remédio nem alternativa, e porque busca melhores condições de vida, o que parece difícil de encontrar num bairro de lata. Primeiro, foi o êxodo rural de um país de miséria que o anterior regime nos deixou. Depois, a fuga de África no pós-descolonização. Actualmente, é o fruto de uma política de imigração descontrolada de líderes europeus que não estiveram à altura das circunstâncias, e de oito anos do consulado de António Costa e da sua governação geringonçada, de cujas responsabilidades fugiu na primeira oportunidade que lhe surgiu, a cavalo de um simples parágrafo, com direito a recompensa choruda. Existem centenas de situações similares. Mas a reportagem do canal NOW, transmitida há dias, foi um filme de terror, exemplificativo do que o presente nos marca e o futuro nos reserva.

O que se está a passar nos bairros tão clandestinos como florescentes de Penajóia e Matadouro no concelho de Almada, é aterrador e exemplificativo. Não só pelas miseráveis condições em que vivem milhares de pessoas, desprovidas de infraestruturas básicas, amontoadas umas em cima das outras, rodeadas de lixeiras. É toda uma sociedade paralela onde impera a pobreza da maioria e a riqueza de uns poucos, a toxicodependência, o alcoolismo, e as doenças físicas ou mentais. Ali não se pagam impostos, existem todas as condições para a proliferação de redes criminosas, e as autoridades não entram. Expande-se à luz do dia, sem controle nem fiscalização, casas clandestinas umas atrás das outras, em propriedade pública, transaccionadas sem escritura nem notário, um mercado imobiliário à margem. E, sem que exista um só contrato de fornecimento de energia eléctrica com nenhum distribuidor, a electricidade é roubada ilegal e impunemente à rede pública, provocando o apagão por dias, semanas consecutivas, nas casas dos moradores dos Bairros Cor de Rosa e Amarelo, e a quem ninguém parece acudir. Já para não falar do agravamento da insegurança, das acções de vandalismo na vizinhança. Tudo isto, num lamentável cenário de “passa-culpas” entre a Câmara Municipal de Almada e o IHRU.

Durante muitos anos, apesar das convenções de dupla nacionalidade celebradas entre Portugal e o Brasil, a distância e o oceano pareciam um obstáculo natural à massificação do intercâmbio migratório, além do preço elevado das viagens. Hoje, é uma autêntica ponte aérea sem fronteiras, de sentido desequilibrado, entre um país que tinha 10 milhões de habitantes, e outro com mais de 200. Com a política de portas escancaradas, veio gente de paragens muito distantes, com culturas e práticas, nalguns casos contraditórias com os hábitos, as leis e as tradições da sociedade portuguesa.

Este acréscimo populacional, num curtíssimo período temporal, colocou pressão no sistema de saúde, sobrecarregou a estrutura educacional, aumentou a concorrência em sectores de baixa qualificação, afectou os serviços sociais, impactou no mercado da habitação, gerou tensões sociais, preconceitos e divisões culturais. Portugal não estava preparado para o embate. Claro que a esmagadora maioria dos imigrantes são gente pacífica e trabalhadora, e é importante o seu contributo para a nossa economia. Mas no roldão sem controle, entrou gente indesejável e com currículo criminal, instalaram-se organizações mafiosas que são um cancro das sociedades. Negar tudo isto, é negar uma evidência, é engrossar as fileiras do PTA (partido do tem ávondo).

Dure o tempo que durar, a solução passa pela regularização, pela legalidade e pela integração destas comunidades de forma sensata e humana. Mas há que ter em atenção que o País não aguenta mais. Manda o bom senso, que a primeira das prioridades é estancar o problema. Mudar a legislação da política migratória e da concessão da nacionalidade. Está difícil, o caminho está minado por barricadas constitucionais. Até lá, o processo de favelização em curso de Portugal prosseguirá inexoravelmente.

Não é só Lisboa e Porto. Veja-se o Algarve, onde a construção clandestina cresce sem cessar, perante a inércia das autarquias, das autoridades e do Estado central. Perdeu-se o respeito pela propriedade privada, pela lei e por qualquer resquício de ordenamento urbanístico. Contentores e pré-fabricados implantam-se como cogumelos, não importa aonde. À vista desarmada. Até com condomínios fechados, autênticos loteamentos à margem da lei, com chapa à volta. Estamos perdidos.

O autor escreve de acordo com a antiga ortografia

Leia também: Exemplos: os maus e o bom | Por Mendes Bota

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Adeus reforma ‘a horas’: trabalhadores a partir desta idade que tenham estes anos de descontos podem reformar-se antes dos 66 anos e 9 meses

16:00 25 Maio, 2026 14:09 25 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Trabalhadores com 60 anos ou mais podem considerar a reforma antecipada se tiverem contabilizado um certo número de anos de descontos

Algarve Desporto

Pool Português: Os Bonjoanenses dominam provas regionais

14:10 25 Maio, 2026 15:51 25 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Clube de Faro conquistou nove das dez competições disputadas nas Finais Regionais da ADBAA realizadas em Albufeira

Algarve Cultura

Algarvio Rúben Manjua estreia primeiro single com 14 anos

14:54 25 Maio, 2026 14:54 25 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Artista de Vila Real de Santo António apresenta “Shadowlight”, o primeiro tema original da jovem promessa da música algarvia

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Economia Nacional

Adeus IUC? Autoridade Tributária muda as regras e estes contribuintes passam a ser isentos 

19:00 23 Maio, 2026 16:49 22 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Autoridade Tributária admite rever liquidações de IUC dos últimos quatro anos para contribuintes que perderam a isenção após reavaliação do grau de incapacidade

Avião da Ryanair no aeroporto.
Economia Nacional

Adeus crise dos combustíveis? Está a caminho desta cidade portuguesa um mega-projeto para produzir jet fuel para aviões e este é o valor do investimento

12:50 25 Maio, 2026 11:11 25 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Projeto de 800 milhões de euros está a avançar em Portugal para produzir combustível sustentável para aviões

Ciência Opinião Saúde

O dia em que a doença chegou antes dos sintomas | Por Isabel Duarte

11:12 25 Maio, 2026 11:12 25 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"Alzheimer descreveu manchas num cérebro, e 118 anos depois, ainda estamos a tentar perceber o que essas manchas significam quando aparecem antes da pessoa se perder"

Inspeção periódica num veículo. Crédito: Freepik
Auto Europe Direct Algarve Nacional

Para quem tem carro anterior a esta data: afinal, a inspeção vai mudar? União Europeia discutiu novas regras

11:30 24 Maio, 2026 14:59 22 Maio, 2026 | João Luís

União Europeia discutiu novas regras para a inspeção de carros: em Portugal, há uma data ainda mais importante para quem tem veículo antigo

Aceleradora de Comércio Digital Algarve. Crédito: Foto AI
Algarve Economia Postal Studio Pub

Tem uma empresa no Algarve? Pode receber até 2.000€ para acelerar a transição digital e o prazo está quase a terminar

19:50 21 Maio, 2026 11:31 22 Maio, 2026 | POSTAL

Empresas do Algarve ainda podem candidatar-se a um apoio até 2.000€ para websites, lojas online, redes sociais, pagamentos digitais, fotografia e vídeo. O prazo está quase a terminar. Saiba como candidatar-se

Algarve

GNR deteve 79 pessoas e apreendeu milhares de doses de droga no Algarve

11:55 25 Maio, 2026 11:56 25 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Registados dois mortos, três feridos graves e 31 feridos leves em 157 acidentes rodoviários, no Algarve, numa semana

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí chuva e ventos de 80 km/h antes da bonança: mau tempo vai manter-se nesta região

14:20 25 Maio, 2026 14:17 25 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Chuva, vento forte e instabilidade vão marcar os próximos dias nos Açores, enquanto a Madeira deverá ter tempo mais seco e estável

Opinião Política

Politicamente (In)correto: O Algarve da hipocrisia – governaram, falharam, agora fingem | Por Francisco Moleiro

09:40 25 Maio, 2026 09:40 25 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"Talvez seja apenas coincidência que aqueles que passaram décadas a complicar tudo sejam agora os primeiros a desconfiar de leis que simplificam"

Mulher sentada com as mãos na cabeça. Crédito: Magnific
Saúde

Sente tonturas ao levantar-se? Médico explica por que pode não ser tão normal como parece

08:40 25 Maio, 2026 08:36 25 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Parece um episódio banal, mas pode esconder mais do que imagina. Há causas que passam despercebidas

Ladrão prepara-se para assaltar um carro. Crédito: Foto AI
Auto Europa

Polícia alerta para roubos desta peça escondida em carros e motos: este é o veículo mais procurado pelos ladrões

20:00 24 Maio, 2026 14:56 22 Maio, 2026 | João Luís

A polícia espanhola alerta para peça escondida em carros e motos que está a ser cada vez mais roubada por conter metais preciosos

Ilustração da final do Mundial. Crédito: Foto AI
Desporto Mundo Vídeo

Não é Ronaldo contra Messi: ‘The Simpsons’ podem ter previsto a final do Mundial 2026 e Portugal jogou contra esta seleção

10:50 23 Maio, 2026 13:51 23 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Um episódio emitido em 1997 pela série 'The Simpsons' voltou ao radar dos fãs, que dizem que a série pode ter previsto a final do próximo Mundial de 2026

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro

10:00 22 Maio, 2026 10:22 22 Maio, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Idoso a olhar para uma folha.
Economia Nacional

Saiba quanto pode receber de pensão um trabalhador independente que desconta pouco em 2026

08:30 24 Maio, 2026 18:55 22 Maio, 2026 | João Luís

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest A pensão estatutária de um trabalhador independente depende em grande parte dos rendimentos sobre os quais descontou ao longo da carreira. Em Portugal, não existe uma “base mínima” escolhida livremente nos mesmos moldes do sistema espanhol, mas há uma regra que se mantém: quem...

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Adeus reforma ‘a horas’: trabalhadores a partir desta idade que tenham estes anos de descontos podem reformar-se antes dos 66 anos e 9 meses

16:00 25 Maio, 2026 14:09 25 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Trabalhadores com 60 anos ou mais podem considerar a reforma antecipada se tiverem contabilizado um certo número de anos de descontos

Algarve, Desporto

Pool Português: Os Bonjoanenses dominam provas regionais

14:10 25 Maio, 2026 15:51 25 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Clube de Faro conquistou nove das dez competições disputadas nas Finais Regionais da ADBAA realizadas em Albufeira

Algarve, Cultura

Algarvio Rúben Manjua estreia primeiro single com 14 anos

14:54 25 Maio, 2026 14:54 25 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Artista de Vila Real de Santo António apresenta “Shadowlight”, o primeiro tema original da jovem promessa da música algarvia

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Economia, Nacional

Adeus IUC? Autoridade Tributária muda as regras e estes contribuintes passam a ser isentos 

19:00 23 Maio, 2026 16:49 22 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Autoridade Tributária admite rever liquidações de IUC dos últimos quatro anos para contribuintes que perderam a isenção após reavaliação do grau de incapacidade

Avião da Ryanair no aeroporto.
Economia, Nacional

Adeus crise dos combustíveis? Está a caminho desta cidade portuguesa um mega-projeto para produzir jet fuel para aviões e este é o valor do investimento

12:50 25 Maio, 2026 11:11 25 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Projeto de 800 milhões de euros está a avançar em Portugal para produzir combustível sustentável para aviões

Ciência, Opinião, Saúde

O dia em que a doença chegou antes dos sintomas | Por Isabel Duarte

11:12 25 Maio, 2026 11:12 25 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"Alzheimer descreveu manchas num cérebro, e 118 anos depois, ainda estamos a tentar perceber o que essas manchas significam quando aparecem antes da pessoa se perder"

Inspeção periódica num veículo. Crédito: Freepik
Auto, Europe Direct Algarve, Nacional

Para quem tem carro anterior a esta data: afinal, a inspeção vai mudar? União Europeia discutiu novas regras

11:30 24 Maio, 2026 14:59 22 Maio, 2026 | João Luís

União Europeia discutiu novas regras para a inspeção de carros: em Portugal, há uma data ainda mais importante para quem tem veículo antigo

Aceleradora de Comércio Digital Algarve. Crédito: Foto AI
Algarve, Economia, Postal Studio, Pub

Tem uma empresa no Algarve? Pode receber até 2.000€ para acelerar a transição digital e o prazo está quase a terminar

19:50 21 Maio, 2026 11:31 22 Maio, 2026 | POSTAL

Empresas do Algarve ainda podem candidatar-se a um apoio até 2.000€ para websites, lojas online, redes sociais, pagamentos digitais, fotografia e vídeo. O prazo está quase a terminar. Saiba como candidatar-se

Algarve

GNR deteve 79 pessoas e apreendeu milhares de doses de droga no Algarve

11:55 25 Maio, 2026 11:56 25 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Registados dois mortos, três feridos graves e 31 feridos leves em 157 acidentes rodoviários, no Algarve, numa semana

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí chuva e ventos de 80 km/h antes da bonança: mau tempo vai manter-se nesta região

14:20 25 Maio, 2026 14:17 25 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Chuva, vento forte e instabilidade vão marcar os próximos dias nos Açores, enquanto a Madeira deverá ter tempo mais seco e estável

Opinião, Política

Politicamente (In)correto: O Algarve da hipocrisia – governaram, falharam, agora fingem | Por Francisco Moleiro

09:40 25 Maio, 2026 09:40 25 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"Talvez seja apenas coincidência que aqueles que passaram décadas a complicar tudo sejam agora os primeiros a desconfiar de leis que simplificam"

Mulher sentada com as mãos na cabeça. Crédito: Magnific
Saúde

Sente tonturas ao levantar-se? Médico explica por que pode não ser tão normal como parece

08:40 25 Maio, 2026 08:36 25 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Parece um episódio banal, mas pode esconder mais do que imagina. Há causas que passam despercebidas

Ladrão prepara-se para assaltar um carro. Crédito: Foto AI
Auto, Europa

Polícia alerta para roubos desta peça escondida em carros e motos: este é o veículo mais procurado pelos ladrões

20:00 24 Maio, 2026 14:56 22 Maio, 2026 | João Luís

A polícia espanhola alerta para peça escondida em carros e motos que está a ser cada vez mais roubada por conter metais preciosos

Ilustração da final do Mundial. Crédito: Foto AI
Desporto, Mundo, Vídeo

Não é Ronaldo contra Messi: ‘The Simpsons’ podem ter previsto a final do Mundial 2026 e Portugal jogou contra esta seleção

10:50 23 Maio, 2026 13:51 23 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Um episódio emitido em 1997 pela série 'The Simpsons' voltou ao radar dos fãs, que dizem que a série pode ter previsto a final do próximo Mundial de 2026

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro

10:00 22 Maio, 2026 10:22 22 Maio, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Idoso a olhar para uma folha.
Economia, Nacional

Saiba quanto pode receber de pensão um trabalhador independente que desconta pouco em 2026

08:30 24 Maio, 2026 18:55 22 Maio, 2026 | João Luís

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest A pensão estatutária de um trabalhador independente depende em grande parte dos rendimentos sobre os quais descontou ao longo da carreira. Em Portugal, não existe uma “base mínima” escolhida livremente nos mesmos moldes do sistema espanhol, mas há uma regra que se mantém: quem...

Últimas Notícias

  • KidZania recebe novo espaço inspirado no Zoomarine Algarve
    KidZania recebe novo espaço inspirado no Zoomarine Algarve
  • Adeus reforma ‘a horas’: trabalhadores a partir desta idade que tenham estes anos de descontos podem reformar-se antes dos 66 anos e 9 meses
    Adeus reforma ‘a horas’: trabalhadores a partir desta idade que tenham estes anos de descontos podem reformar-se antes dos 66 anos e 9 meses
  • Santos Populares celebram-se com arraial na Praia do Carvoeiro
    Santos Populares celebram-se com arraial na Praia do Carvoeiro
  • Muitos banhistas têm esta dúvida: saiba se é obrigatório tirar o chapéu de sol em frente a uma concessão
    Muitos banhistas têm esta dúvida: saiba se é obrigatório tirar o chapéu de sol em frente a uma concessão
  • Comboio atropela 89 ovelhas nesta região: Infraestruturas de Portugal quer pastores a pagar 26.000€ e esta é a razão
    Comboio atropela 89 ovelhas nesta região: Infraestruturas de Portugal quer pastores a pagar 26.000€ e esta é a razão
  • Algarvio Rúben Manjua estreia primeiro single com 14 anos
    Algarvio Rúben Manjua estreia primeiro single com 14 anos

Opinião

  • O dia em que a doença chegou antes dos sintomas | Por Isabel Duarte
    O dia em que a doença chegou antes dos sintomas | Por Isabel Duarte
  • Politicamente (In)correto: O Algarve da hipocrisia – governaram, falharam, agora fingem | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (In)correto: O Algarve da hipocrisia – governaram, falharam, agora fingem | Por Francisco Moleiro
  • Auto-conhecimento e liberdade | Por Andrea Moura
    Auto-conhecimento e liberdade | Por Andrea Moura
  • Estamos a perder histórias de vida e quase ninguém está a falar sobre isso | Por Rita Seabra
    Estamos a perder histórias de vida e quase ninguém está a falar sobre isso | Por Rita Seabra
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Para quem tem carro anterior a esta data: afinal, a inspeção vai mudar? União Europeia discutiu novas regras
    Para quem tem carro anterior a esta data: afinal, a inspeção vai mudar? União Europeia discutiu novas regras
  • 40 anos de Portugal na UE: Europe Direct Algarve promove cidadania Europeia com nova Agenda 2026-2030
    40 anos de Portugal na UE: Europe Direct Algarve promove cidadania Europeia com nova Agenda 2026-2030
  • Vêm aí novas regras da UE a partir desta data mas Portugal ‘aperta’ ainda mais: pagamentos em dinheiro acima deste valor são proibidos
    Vêm aí novas regras da UE a partir desta data mas Portugal ‘aperta’ ainda mais: pagamentos em dinheiro acima deste valor são proibidos
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal