Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Marina de Faro. Crédito: Freepik
Marina de Faro. Crédito: Freepik
Algarve, Europa, Vida & Lazer

Nem Porto, nem Lisboa: conheça a cidade algarvia que ‘conquistou’ os espanhóis como destino ideal de verão

Saiba mais sobre esta cidade algarvia que tem encantado os espanhóis e é considerada pelos mesmos destino ideal de verão pelo seu património e paisagens

17:14 14 Maio, 2025 21:28 27 Fevereiro, 2026 | Gonçalo Viegas
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Portugal continua a ser um dos destinos de eleição para muitos turistas espanhóis, e o fascínio vai além das habituais cidades de Lisboa ou do Porto. No sul do país, o Algarve tem vindo a afirmar-se como uma alternativa apetecível para escapadinhas de verão, como destaca o canal espanhol LaSexta. Posto isto, há uma cidade algarvia que merece um olhar mais atento por ter ‘encantado’ os espanhóis, e é dessa mesma que lhe falaremos neste artigo.

Um ponto de partida com muito para descobrir

Faro, cidade algarvia situada na linha costeira da região, oferece uma combinação rica entre património histórico, paisagens naturais, boa gastronomia e uma hospitalidade que conquista. Com aeroporto próprio, é uma porta de entrada prática para quem deseja explorar a região, sobretudo longe das multidões que se concentram noutros pontos turísticos.

Com cerca de 42 mil habitantes, Faro tem raízes antigas que remontam à época romana, altura em que era conhecida como Ossonoba, segundo a mesma fonte. Ao longo dos séculos, passou pelas mãos de muçulmanos e cristãos, que deixaram marcas profundas e visíveis, como o Arco da Vila e as muralhas que ainda envolvem a cidade velha.

Passeio pela Cidade Velha

No coração de Faro está a Cidade Velha, também conhecida como Vila Adentro, cercada pelas antigas muralhas. Caminhar pelas suas ruas estreitas e empedradas é viajar no tempo. Os edifícios guardam histórias de várias épocas, com especial destaque para a Sé Catedral, erguida em 1251 sobre uma antiga mesquita. O edifício mistura vários estilos arquitectónicos e, do alto da torre, a vista sobre a Ria Formosa é considerada por muitos simplesmente deslumbrante.

O Arco da Vila é outro dos marcos mais fotografados desta cidade algarvia. Esta entrada neoclássica esconde um detalhe surpreendente: um arco em ferradura de origem islâmica, que relembra a herança multicultural deixada ao longo dos séculos.

Natureza protegida junto ao mar

Nas imediações da cidade estende-se o Parque Natural da Ria Formosa, uma das zonas húmidas mais relevantes da Europa. É um local de pouso para aves migratórias, com canais, sapais e ilhas-barreira que mantêm a paisagem praticamente intacta. A Praia de Faro, situada numa dessas ilhas, permanece tranquila e com um ambiente quase selvagem.

É possível explorar este ecossistema através de passeios de barco ou em caiaque, geralmente acompanhados por guias locais que ajudam a interpretar a fauna e flora. Uma opção enriquecedora para quem aprecia contacto direto com a natureza.

Um dos locais mais peculiares de Faro é a Capela dos Ossos, localizada na Igreja de Nossa Senhora do Carmo. Decorada com ossos de mais de 1.200 monges carmelitas, exumados de um antigo cemitério, o espaço não deixa ninguém indiferente. Já o interior da igreja exibe uma notável combinação de talha dourada e azulejos tradicionais.

Recomendamos: A ‘dois passos’ de Portugal: conheça a cidade espanhola que é ‘moda’ no Natal e no verão

Património cultural para explorar

O Museu Municipal de Faro, instalado no antigo Convento de Nossa Senhora da Assunção, oferece uma viagem através da história da cidade. Entre peças de arqueologia romana, arte sacra e pintura contemporânea, o museu dá uma visão alargada da riqueza cultural da região. Ao longo do ano, Faro acolhe ainda vários eventos e festivais dedicados à música, gastronomia e tradições locais, reforçando a ideia de que a cidade tem uma vida própria e vibrante para lá do turismo.

A marina como ponto de encontro

Mesmo ao lado da cidade velha, a marina de Faro é hoje um espaço moderno e agradável, com vista para a Ria Formosa. Aqui, é fácil encontrar uma esplanada acolhedora, provar peixe fresco ou simplesmente contemplar o pôr do sol. É também o ponto de partida para várias atividades náuticas.

Sabores da terra e do mar

A gastronomia local é um dos grandes trunfos de Faro, referem os espanhóis. Pratos como a cataplana de marisco, o arroz de lingueirão ou as tradicionais sardinhas assadas são presença obrigatória nas ementas. Nas sobremesas, os doces algarvios como o Dom Rodrigo ou os figos recheados fazem as delícias de quem visita. A forte influência mediterrânica sente-se em cada refeição, com ingredientes frescos e sabores autênticos.

Dormir bem e sentir-se bem

A oferta de alojamento é variada, desde hotéis acolhedores no centro histórico até unidades modernas junto à praia. Muitos visitantes destacam também o acolhimento caloroso e o ambiente seguro que se vive na cidade.

Faro ‘conquistou’ os espanhóis e tem conquistado cada vez mais quem a visita, não apenas pela sua beleza natural, mas pela harmonia entre tradição, cultura e tranquilidade. Seja para uma escapadinha ou para umas férias mais longas, Faro pode ser uma escolha acertada para quem procura autenticidade, bons sabores e uma atmosfera acolhedora.

A ligação de Faro ao Algarve

Faro tem uma ligação inesperada à origem do nome “Algarve”. A palavra “Algarve” vem do árabe Al-Gharb al-Andalus, que significa “o ocidente do al-Andalus”, e era precisamente a partir de Faro, então chamada “Ossonoba”, que os árabes organizavam a administração desta região durante a ocupação muçulmana.

Esta cidade algarvia chegou mesmo a cunhar a sua própria moeda no século X, sendo um dos principais centros económicos e políticos do sul da Península Ibérica nessa época. Ainda hoje se podem ver vestígios desse passado nos traços mouriscos da cidade velha e nas ruínas da muralha que rodeia o centro histórico.

Leia também: Viu um pano amarelo numa mota na berma da estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer

Dia de chuva, vento e trovoada em Portugal. Crédito: POSTAL AI — imagem gerada por IA
Nacional

Aviso de trovoada mudou: IPMA considera agora que pode trazer também granizo, chuva intensa e rajadas até 90 km/h

21:00 3 Outubro, 2026 15:02 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Os avisos de trovoada do IPMA passaram a considerar não apenas as descargas elétricas, mas também a intensidade da chuva, o granizo e o vento

Praia do Barranco.
Algarve

Para chegar a esta praia no Algarve tem de percorrer 4 km longe do asfalto e não há transportes públicos que o levem até lá

10:20 3 Outubro, 2026 11:39 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Escondida entre arribas e vales, esta pequena baía algarvia exige um percurso pouco habitual antes de chegar ao areal

Trovoada.
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho de Portugal continental: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

06:00 3 Outubro, 2026 06:34 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A instabilidade aumenta ao longo deste sábado, com chuva forte e trovoada previstas sobretudo durante a tarde

Linha de carros. Crédito: Freepik
Auto

Tem um Volkswagen, Audi, SEAT ou Skoda? Milhões de carros estão a ser chamados à oficina

13:50 3 Outubro, 2026 13:31 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Volkswagen, Audi, Skoda e SEAT estão a chamar milhões de veículos à oficina devido a um possível problema num parafuso do sistema de direção

Algarve Auto Desporto

Pedro Almeida vence no Algarve e fica a seis pontos da liderança

19:36 3 Outubro, 2026 19:42 3 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Vitória por 2,2 segundos no Rali Casinos do Algarve aproxima Pedro Almeida do líder Rúben Rodrigues, que abandonou. Faltam duas provas para o fim

Carlos Grade. Crédito: CML
Algarve Política

Morreu Carlos Grade, primeiro presidente da Junta de Freguesia da Tôr

19:19 3 Outubro, 2026 19:20 3 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Autarca presidiu à Junta da Tôr entre 1997 e 2013. Município de Loulé recorda a sua dedicação ao serviço público e a proximidade com os fregueses

Portagem em Portugal.
Auto Nacional

Atenção, condutores: este erro numa portagem pode fazê-lo pagar o dobro do valor máximo

18:30 3 Outubro, 2026 09:45 1 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Um simples esquecimento à entrada de uma autoestrada com portagem manual pode resultar numa cobrança muito superior ao preço normal da viagem

Vida & Lazer

Nem toda a fruta deve ir para o frigorífico: saiba onde guardar cada uma para durar mais

22:20 3 Outubro, 2026 21:39 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Guardar toda a fruta no frigorífico pode parecer a melhor forma de a conservar, mas nem sempre é assim

Homem a conduzir. Crédito: Freepik
Auto

Quer poupar combustível? Este erro depois dos 90 km/h pode aumentar o consumo em 10%

21:50 3 Outubro, 2026 21:33 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Carregar um pouco mais no acelerador pode parecer uma diferença pequena, mas a partir dos 90 km/h há um efeito significativo no consumo de combustível

Auto Nacional

Tem carro com matrícula de outubro? Tem este imposto para pagar e o prazo não termina no dia 31

20:00 2 Outubro, 2026 15:00 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os proprietários de veículos com matrícula de outubro têm de estar atentos ao prazo do IUC, que este ano não termina no último dia do mês

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva forte, trovoada e vento: esta região portuguesa pode receber quase 80 mm de chuva

06:00 2 Outubro, 2026 09:40 1 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Segundo a Meteored, os remanescentes da tempestade Hanna vão agravar estado do tempo nos Açores, com chuva forte, trovoada e rajadas de vento

Algarve Cultura Economia

Vila Real de Santo António prepara seis dias de Feira da Praia entre 8 e 13 de outubro

14:30 1 Outubro, 2026 14:27 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Durante seis dias, a Feira da Praia regressa ao centro de Vila Real de Santo António com comércio, artesanato, restauração, doçaria e divertimentos

Batatas no chão. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Batatas começaram a grelar? Especialista explica quando ainda as pode comer e quando deve deitá-las fora

16:10 3 Outubro, 2026 14:07 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Encontrar pequenos rebentos nas batatas não significa necessariamente que estejam estragadas

Vida & Lazer

Usa amaciador quando lava as toalhas? Pode estar a estragá-las e este é o motivo

15:00 3 Outubro, 2026 13:41 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

O amaciador deixa as toalhas mais suaves e perfumadas, mas a utilização frequente pode deixar resíduos nas fibras e reduzir a sua capacidade de absorver água

Edição Papel Opinião

O novo simplex urbanístico entrou em vigor no dia 1 de outubro. Será que simplifica? | Por António Nóbrega

07:30 3 Outubro, 2026 11:53 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Antes, um alvará servia como título ou 'licença'. Hoje, são três documentos"

Cesto com cebolas e batatas. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Guarda batatas e cebolas juntas? Este erro pode fazê-las estragar mais depressa

22:10 2 Outubro, 2026 15:18 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece prático guardar batatas e cebolas no mesmo local da cozinha, mas separá-las pode ajudar a conservá-las durante mais tempo e evitar desperdício

Dia de chuva, vento e trovoada em Portugal. Crédito: POSTAL AI — imagem gerada por IA
Nacional

Aviso de trovoada mudou: IPMA considera agora que pode trazer também granizo, chuva intensa e rajadas até 90 km/h

21:00 3 Outubro, 2026 15:02 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Os avisos de trovoada do IPMA passaram a considerar não apenas as descargas elétricas, mas também a intensidade da chuva, o granizo e o vento

Praia do Barranco.
Algarve

Para chegar a esta praia no Algarve tem de percorrer 4 km longe do asfalto e não há transportes públicos que o levem até lá

10:20 3 Outubro, 2026 11:39 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Escondida entre arribas e vales, esta pequena baía algarvia exige um percurso pouco habitual antes de chegar ao areal

Trovoada.
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho de Portugal continental: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

06:00 3 Outubro, 2026 06:34 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A instabilidade aumenta ao longo deste sábado, com chuva forte e trovoada previstas sobretudo durante a tarde

Linha de carros. Crédito: Freepik
Auto

Tem um Volkswagen, Audi, SEAT ou Skoda? Milhões de carros estão a ser chamados à oficina

13:50 3 Outubro, 2026 13:31 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Volkswagen, Audi, Skoda e SEAT estão a chamar milhões de veículos à oficina devido a um possível problema num parafuso do sistema de direção

Algarve, Auto, Desporto

Pedro Almeida vence no Algarve e fica a seis pontos da liderança

19:36 3 Outubro, 2026 19:42 3 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Vitória por 2,2 segundos no Rali Casinos do Algarve aproxima Pedro Almeida do líder Rúben Rodrigues, que abandonou. Faltam duas provas para o fim

Carlos Grade. Crédito: CML
Algarve, Política

Morreu Carlos Grade, primeiro presidente da Junta de Freguesia da Tôr

19:19 3 Outubro, 2026 19:20 3 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Autarca presidiu à Junta da Tôr entre 1997 e 2013. Município de Loulé recorda a sua dedicação ao serviço público e a proximidade com os fregueses

Portagem em Portugal.
Auto, Nacional

Atenção, condutores: este erro numa portagem pode fazê-lo pagar o dobro do valor máximo

18:30 3 Outubro, 2026 09:45 1 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Um simples esquecimento à entrada de uma autoestrada com portagem manual pode resultar numa cobrança muito superior ao preço normal da viagem

Vida & Lazer

Nem toda a fruta deve ir para o frigorífico: saiba onde guardar cada uma para durar mais

22:20 3 Outubro, 2026 21:39 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Guardar toda a fruta no frigorífico pode parecer a melhor forma de a conservar, mas nem sempre é assim

Homem a conduzir. Crédito: Freepik
Auto

Quer poupar combustível? Este erro depois dos 90 km/h pode aumentar o consumo em 10%

21:50 3 Outubro, 2026 21:33 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Carregar um pouco mais no acelerador pode parecer uma diferença pequena, mas a partir dos 90 km/h há um efeito significativo no consumo de combustível

Auto, Nacional

Tem carro com matrícula de outubro? Tem este imposto para pagar e o prazo não termina no dia 31

20:00 2 Outubro, 2026 15:00 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os proprietários de veículos com matrícula de outubro têm de estar atentos ao prazo do IUC, que este ano não termina no último dia do mês

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva forte, trovoada e vento: esta região portuguesa pode receber quase 80 mm de chuva

06:00 2 Outubro, 2026 09:40 1 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Segundo a Meteored, os remanescentes da tempestade Hanna vão agravar estado do tempo nos Açores, com chuva forte, trovoada e rajadas de vento

Algarve, Cultura, Economia

Vila Real de Santo António prepara seis dias de Feira da Praia entre 8 e 13 de outubro

14:30 1 Outubro, 2026 14:27 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Durante seis dias, a Feira da Praia regressa ao centro de Vila Real de Santo António com comércio, artesanato, restauração, doçaria e divertimentos

Batatas no chão. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Batatas começaram a grelar? Especialista explica quando ainda as pode comer e quando deve deitá-las fora

16:10 3 Outubro, 2026 14:07 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Encontrar pequenos rebentos nas batatas não significa necessariamente que estejam estragadas

Vida & Lazer

Usa amaciador quando lava as toalhas? Pode estar a estragá-las e este é o motivo

15:00 3 Outubro, 2026 13:41 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

O amaciador deixa as toalhas mais suaves e perfumadas, mas a utilização frequente pode deixar resíduos nas fibras e reduzir a sua capacidade de absorver água

Edição Papel, Opinião

O novo simplex urbanístico entrou em vigor no dia 1 de outubro. Será que simplifica? | Por António Nóbrega

07:30 3 Outubro, 2026 11:53 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Antes, um alvará servia como título ou 'licença'. Hoje, são três documentos"

Cesto com cebolas e batatas. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Guarda batatas e cebolas juntas? Este erro pode fazê-las estragar mais depressa

22:10 2 Outubro, 2026 15:18 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece prático guardar batatas e cebolas no mesmo local da cozinha, mas separá-las pode ajudar a conservá-las durante mais tempo e evitar desperdício

Últimas Notícias

  • Nem toda a fruta deve ir para o frigorífico: saiba onde guardar cada uma para durar mais
    Nem toda a fruta deve ir para o frigorífico: saiba onde guardar cada uma para durar mais
  • Quer poupar combustível? Este erro depois dos 90 km/h pode aumentar o consumo em 10%
    Quer poupar combustível? Este erro depois dos 90 km/h pode aumentar o consumo em 10%
  • Aviso de trovoada mudou: IPMA considera agora que pode trazer também granizo, chuva intensa e rajadas até 90 km/h
    Aviso de trovoada mudou: IPMA considera agora que pode trazer também granizo, chuva intensa e rajadas até 90 km/h
  • Pedro Almeida vence no Algarve e fica a seis pontos da liderança
    Pedro Almeida vence no Algarve e fica a seis pontos da liderança
  • Morreu Carlos Grade, primeiro presidente da Junta de Freguesia da Tôr
    Morreu Carlos Grade, primeiro presidente da Junta de Freguesia da Tôr

Opinião

  • O novo simplex urbanístico entrou em vigor no dia 1 de outubro. Será que simplifica? | Por António Nóbrega
    O novo simplex urbanístico entrou em vigor no dia 1 de outubro. Será que simplifica? | Por António Nóbrega
  • Montenegro fez bem em telefonar a Ronaldo e ao Presidente FPF. CR7 traz muito pão para muitas casas em Portugal | Por Tiago Manuel
    Montenegro fez bem em telefonar a Ronaldo e ao Presidente FPF. CR7 traz muito pão para muitas casas em Portugal | Por Tiago Manuel
  • A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
    A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro

Europe Direct Algarve

  • Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve
    Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve
  • A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
    A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal