Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Vigo, na Galiza.
Vigo, na Galiza. Crédito: Freepik
Europa, Vida & Lazer

A ‘dois passos’ de Portugal: conheça a cidade espanhola que é ‘moda’ no Natal e no verão

Situada perto da fronteira com Portugal, a cidade beneficia de uma localização costeira junto ao Atlântico e é procurada todo o ano

16:30 13 Maio, 2025 15:58 13 Maio, 2025 | Miguel Frazão
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Há uma cidade espanhola perto da fronteira com Portugal que se tem vindo a afirmar como um dos destinos mais atrativos do noroeste da Península Ibérica. Situada na Galiza, a cidade beneficia de uma localização costeira junto ao Atlântico, combinando a paisagem natural do mar com um rico património arquitetónico e cultural que atrai visitantes ao longo do ano.

Luzes de Natal colocam a cidade no mapa

Nos últimos anos, as iluminações de Natal promovidas pelo presidente da câmara, Abel Caballero, têm projetado a cidade de Vigo no mapa turístico mundial, mas a cidade oferece muito mais do que animações sazonais. Escreve o jornal espanhol 20Minutos que Vigo se revela um destino “completo” quer na primavera e no verão, quer nos restantes meses.

O centro histórico é um dos principais pontos de interesse. Percorrer a Calle Real, o Paseo de Afonso XII ou a Calle de las Ostras permite descobrir edifícios de valor histórico e um ambiente comercial tradicional que ilustra a evolução urbana ao longo dos séculos.

Praças que refletem a identidade local

Espaços, como a Puerta del Sol e a Puerta de la Constitución funcionam como praças de convívio, rodeadas por arcadas de pedra que testemunham o urbanismo característico da cidade. São locais de paragem obrigatória para quem visita Vigo e procura compreender a identidade local.

O bairro de Bouzas oferece um ambiente diferente, mais ligado à sua origem marítima do século XIX. Ali, os visitantes podem saborear a gastronomia galega, com pratos de marisco em tascas e restaurantes que mantêm viva a tradição piscatória.

Património religioso e arquitetónico

A Catedral de Santa María, erguida na primeira metade do século XIX, reúne elementos barrocos e neoclássicos, apresentando-se como um dos marcos religiosos mais emblemáticos de Vigo. A sua arquitetura convida à contemplação e à descoberta do património sacro da cidade.

A Ponte Rande, que se ergue a 152 metros acima da ria, constitui um dos principais símbolos modernos de Vigo. A vista que se obtém a partir dos miradouros próximos destaca a relação íntima entre a cidade e o estuário que separa a terra firme das Ilhas Cíes.

Recomendamos: Uma “joia escondida”: espanhóis encantados com praia fluvial ‘secreta’ em Portugal pelas suas paisagens incríveis

Espaços verdes na cidade

No Parque Castrelos, o Paço Quiñones de León surge envolto em vastos jardins e áreas de lazer. Este espaço histórico integra-se num ambiente verde que convida a passeios em plena cidade, combinando paisagem natural com elementos arquitetónicos de requinte.

O porto de pesca continua a ser um ponto de atração, especialmente antes do início do inverno, quando muitos optam por caminhar junto ao Atlântico para sentir de perto a atividade marítima. O contacto direto com o mar é um dos principais ex-líbris de Vigo.

Há praias, mas com água fria

Nas imediações existem pequenas praias que lhe permitem dar mergulhos, ainda que a água seja fria. Embora discretas, estas zonas balneares oferecem águas límpidas e um ambiente tranquilo, longe das multidões dos grandes areais.

Vigo reúne tradição e modernidade, unindo mar e montanha, história e inovação. Esta diversidade manifesta-se em cada bairro, em cada rua e em cada recanto, revelando uma cidade multifacetada que se adapta a diferentes perfis de visitante.

Ponto estratégico para explorar a Galiza

A proximidade a outras cidades históricas da Galiza, como Santiago de Compostela e A Coruña, faz de Vigo uma base estratégica para explorar a região e seus inúmeros locais de interesse cultural, natural e religioso.

Seja para apreciar as luzes de Natal, percorrer o centro histórico, desfrutar da gastronomia galega ou simplesmente contemplar o Atlântico, Vigo confirma-se como um destino a descobrir em qualquer estação do ano.

Leia também: Especialistas alertam para o consumo deste peixe comum na costa portuguesa que pode dar até 3 dias de alucinações

Carro estacionado à frente de um portão. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Auto Nacional

Pode colocar um sinal de “proibido estacionar” no portão de casa? Código da Estrada esclarece

08:30 18 Setembro, 2026 08:12 18 Setembro, 2026 | João Luís

Um aviso no portão não cria um lugar reservado. Bloquear uma garagem pode dar coima e levar à remoção do carro, mesmo sem sinalização

O presidente da Comissão Política Distrital da Juventude Popular do Algarve, Lourenço Pinheiro de Melo. Crédito: CDS-PP
Algarve Política

Juventude Popular admite processar 13 municípios do Algarve

10:15 18 Setembro, 2026 10:15 18 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Sete municípios do Algarve não têm conselhos de juventude e seis mantêm-nos inativos, segundo a JP, que admite ações judiciais para exigir o seu funcionamento

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia Europa

Mercadona informa: está a caminho uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha

10:10 18 Setembro, 2026 20:42 13 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Futura caução sobre algumas embalagens de bebidas em Espanha ainda não tem data para começar, mas deverá avançar em breve

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Mais chuva a caminho de Portugal: calor dá ‘tréguas’ neste dia e esta será a região afetada

11:30 17 Setembro, 2026 04:35 17 Setembro, 2026 | João Luís

Calor dá tréguas, mas a chuva continua em Portugal. IPMA prevê aguaceiros para este arquipélago português neste dia

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Recebe 1.000 ou 2.000 euros? Nova descida do IRS vai ‘rechear’ a carteira e isto é o que pode receber

06:30 18 Setembro, 2026 07:17 18 Setembro, 2026 | João Luís

Nova descida do IRS pode deixar mais dinheiro na carteira em 2026. Veja quanto poupa quem recebe 1.000, 1.500, 2.000 ou 2.500 euros

Visita aos trabalhos arqueológicos: Edifício de Culto da villa romana de Milreu, Faro. Crédito: Património Cultural, I.P.
Algarve Cultura Nacional

Algarve celebra o património com visitas, concertos e percursos até 27 de setembro

10:00 18 Setembro, 2026 09:56 18 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

De Sagres a Tavira, há propostas para descobrir o património algarvio, com atividades gratuitas e pagas e inscrições obrigatórias em várias sessões

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro

07:30 18 Setembro, 2026 19:40 16 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Concertos, exposições e projetos sociais estão a dar nova vida ao património religioso de Roterdão e a aproximá-lo de novos públicos

Algarve Cultura

Arte e natureza voltam a cruzar-se no Festival Emraizart em Bensafrim

09:00 18 Setembro, 2026 09:33 15 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Nova edição do festival leva a Bensafrim oficinas, espetáculos, música e formação, num programa dirigido a várias gerações

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva regressa ‘em peso’ a Portugal nestes dias e estas serão as regiões mais afetadas

21:00 17 Setembro, 2026 15:58 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Nos próximos dias, os arquipélagos vão ser 'invadidos' por chuva por vezes frequente, de acordo com a previsão da Meteored

Empresário
Economia Europa

Kiko, empresário, sobre os apoios da Segurança Social: “Se pagas 1.455€ por 40 horas de trabalho e o Estado 1.100€ para ficar em casa, eu também ficaria em casa a receber”

21:20 17 Setembro, 2026 23:28 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este empresário espanhol, proprietário de um restaurante em Málaga, falou das suas dificuldades em encontrar trabalhadores

Idosa a levantar dinheiro de noite. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Viu isto numa caixa Multibanco? Autoridades dizem para parar imediatamente a operação

18:30 17 Setembro, 2026 17:01 17 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Um detalhe aparentemente inofensivo numa caixa Multibanco pode esconder riscos. Saiba quais os sinais que exigem atenção imediata

Loja do Cidadão.
Algarve

Acabou de abrir uma nova Loja do Cidadão nesta cidade no Algarve: conheça o horário de funcionamento e os serviços disponíveis

10:40 17 Setembro, 2026 10:25 17 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

O novo espaço reúne vários serviços públicos no mesmo local e está aberto nos dias úteis entre as 9 h e as 16:30 h

Fatura da luz. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Fatura da eletricidade vai subir em outubro: veja quanto pode pagar a mais

09:30 18 Setembro, 2026 08:12 18 Setembro, 2026 | João Luís

A fatura da eletricidade vai aumentar. Veja quanto pode pagar a mais e porque é que a ERSE decidiu subir a tarifa

Jovem a trabalhar num bar
Economia Europa

Mario abandonou a cidade aos 23 anos para abrir um bar numa aldeia com 100 habitantes: “A vida aqui é mais barata e não quero ir-me embora”

17:00 16 Setembro, 2026 16:13 16 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Tal como muitos jovens, Mario Pérez viu-se obrigado a sair da cidade para procurar uma vida melhor, mudando-se para uma aldeia espanhola onde abriu o seu próprio bar

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia Europa

Fundador da Mercadona, Juan Roig, aos 76 anos, sobre pagar impostos: “Se queremos serviços públicos, temos de pagar impostos”

15:50 16 Setembro, 2026 19:02 16 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O fundador da Mercadona defende o pagamento de impostos para garantir serviços como a Saúde e a Justiça e separa essa obrigação da forma como o dinheiro é depois gerido pelo Estado

Algarve Cultura

Vanessa Barragão partilha técnicas de crochet em sessão gratuita no AlgarveShopping

08:00 18 Setembro, 2026 17:04 15 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Vanessa Barragão orienta a 20 de setembro um workshop gratuito de iniciação ao crochet, dirigido a jovens e adultos sem experiência

Carro estacionado à frente de um portão. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Auto, Nacional

Pode colocar um sinal de “proibido estacionar” no portão de casa? Código da Estrada esclarece

08:30 18 Setembro, 2026 08:12 18 Setembro, 2026 | João Luís

Um aviso no portão não cria um lugar reservado. Bloquear uma garagem pode dar coima e levar à remoção do carro, mesmo sem sinalização

O presidente da Comissão Política Distrital da Juventude Popular do Algarve, Lourenço Pinheiro de Melo. Crédito: CDS-PP
Algarve, Política

Juventude Popular admite processar 13 municípios do Algarve

10:15 18 Setembro, 2026 10:15 18 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Sete municípios do Algarve não têm conselhos de juventude e seis mantêm-nos inativos, segundo a JP, que admite ações judiciais para exigir o seu funcionamento

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia, Europa

Mercadona informa: está a caminho uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha

10:10 18 Setembro, 2026 20:42 13 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Futura caução sobre algumas embalagens de bebidas em Espanha ainda não tem data para começar, mas deverá avançar em breve

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Mais chuva a caminho de Portugal: calor dá ‘tréguas’ neste dia e esta será a região afetada

11:30 17 Setembro, 2026 04:35 17 Setembro, 2026 | João Luís

Calor dá tréguas, mas a chuva continua em Portugal. IPMA prevê aguaceiros para este arquipélago português neste dia

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Recebe 1.000 ou 2.000 euros? Nova descida do IRS vai ‘rechear’ a carteira e isto é o que pode receber

06:30 18 Setembro, 2026 07:17 18 Setembro, 2026 | João Luís

Nova descida do IRS pode deixar mais dinheiro na carteira em 2026. Veja quanto poupa quem recebe 1.000, 1.500, 2.000 ou 2.500 euros

Visita aos trabalhos arqueológicos: Edifício de Culto da villa romana de Milreu, Faro. Crédito: Património Cultural, I.P.
Algarve, Cultura, Nacional

Algarve celebra o património com visitas, concertos e percursos até 27 de setembro

10:00 18 Setembro, 2026 09:56 18 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

De Sagres a Tavira, há propostas para descobrir o património algarvio, com atividades gratuitas e pagas e inscrições obrigatórias em várias sessões

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro

07:30 18 Setembro, 2026 19:40 16 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Concertos, exposições e projetos sociais estão a dar nova vida ao património religioso de Roterdão e a aproximá-lo de novos públicos

Algarve, Cultura

Arte e natureza voltam a cruzar-se no Festival Emraizart em Bensafrim

09:00 18 Setembro, 2026 09:33 15 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Nova edição do festival leva a Bensafrim oficinas, espetáculos, música e formação, num programa dirigido a várias gerações

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva regressa ‘em peso’ a Portugal nestes dias e estas serão as regiões mais afetadas

21:00 17 Setembro, 2026 15:58 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Nos próximos dias, os arquipélagos vão ser 'invadidos' por chuva por vezes frequente, de acordo com a previsão da Meteored

Empresário
Economia, Europa

Kiko, empresário, sobre os apoios da Segurança Social: “Se pagas 1.455€ por 40 horas de trabalho e o Estado 1.100€ para ficar em casa, eu também ficaria em casa a receber”

21:20 17 Setembro, 2026 23:28 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este empresário espanhol, proprietário de um restaurante em Málaga, falou das suas dificuldades em encontrar trabalhadores

Idosa a levantar dinheiro de noite. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Viu isto numa caixa Multibanco? Autoridades dizem para parar imediatamente a operação

18:30 17 Setembro, 2026 17:01 17 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Um detalhe aparentemente inofensivo numa caixa Multibanco pode esconder riscos. Saiba quais os sinais que exigem atenção imediata

Loja do Cidadão.
Algarve

Acabou de abrir uma nova Loja do Cidadão nesta cidade no Algarve: conheça o horário de funcionamento e os serviços disponíveis

10:40 17 Setembro, 2026 10:25 17 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

O novo espaço reúne vários serviços públicos no mesmo local e está aberto nos dias úteis entre as 9 h e as 16:30 h

Fatura da luz. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Fatura da eletricidade vai subir em outubro: veja quanto pode pagar a mais

09:30 18 Setembro, 2026 08:12 18 Setembro, 2026 | João Luís

A fatura da eletricidade vai aumentar. Veja quanto pode pagar a mais e porque é que a ERSE decidiu subir a tarifa

Jovem a trabalhar num bar
Economia, Europa

Mario abandonou a cidade aos 23 anos para abrir um bar numa aldeia com 100 habitantes: “A vida aqui é mais barata e não quero ir-me embora”

17:00 16 Setembro, 2026 16:13 16 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Tal como muitos jovens, Mario Pérez viu-se obrigado a sair da cidade para procurar uma vida melhor, mudando-se para uma aldeia espanhola onde abriu o seu próprio bar

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia, Europa

Fundador da Mercadona, Juan Roig, aos 76 anos, sobre pagar impostos: “Se queremos serviços públicos, temos de pagar impostos”

15:50 16 Setembro, 2026 19:02 16 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O fundador da Mercadona defende o pagamento de impostos para garantir serviços como a Saúde e a Justiça e separa essa obrigação da forma como o dinheiro é depois gerido pelo Estado

Algarve, Cultura

Vanessa Barragão partilha técnicas de crochet em sessão gratuita no AlgarveShopping

08:00 18 Setembro, 2026 17:04 15 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Vanessa Barragão orienta a 20 de setembro um workshop gratuito de iniciação ao crochet, dirigido a jovens e adultos sem experiência

Últimas Notícias

  • “Foi como voltar atrás no tempo”: britânica trocou o Reino Unido por esta vila algarvia nos anos 80 e comprou a quinta onde ainda hoje vive
    “Foi como voltar atrás no tempo”: britânica trocou o Reino Unido por esta vila algarvia nos anos 80 e comprou a quinta onde ainda hoje vive
  • Juventude Popular admite processar 13 municípios do Algarve
    Juventude Popular admite processar 13 municípios do Algarve
  • Mercadona informa: está a caminho uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha
    Mercadona informa: está a caminho uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha
  • Algarve celebra o património com visitas, concertos e percursos até 27 de setembro
    Algarve celebra o património com visitas, concertos e percursos até 27 de setembro
  • Fatura da eletricidade vai subir em outubro: veja quanto pode pagar a mais
    Fatura da eletricidade vai subir em outubro: veja quanto pode pagar a mais

Opinião

  • Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro
    Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro
  •  A reforma escolar dos trinta | Por José Figueiredo Santos
     A reforma escolar dos trinta | Por José Figueiredo Santos
  • Santo António nasceu numa família da nobreza portuguesa? | Por Paulo Freitas do Amaral
    Santo António nasceu numa família da nobreza portuguesa? | Por Paulo Freitas do Amaral

Europe Direct Algarve

  • Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro
    Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro
  • Bruxelas propõe proibir redes sociais antes dos 13 anos e limitar contas até aos 15
    Bruxelas propõe proibir redes sociais antes dos 13 anos e limitar contas até aos 15
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento