Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Fotos DR
Algarve, Nacional

Especialistas partilharam experiências e saberes em Tavira para melhorar eficiência hídrica

Durante a sessão, convergiram oradores de várias especialidades para promover melhorias de eficiência hídrica na agricultura regional

11:21 27 Junho, 2024 11:22 27 Junho, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O auditório da Associação de Beneficiários do Perímetro de Rega do Sotavento Algarvio, em Tavira, acolheu este sábado uma sessão sobre “Melhorias na eficiência hídrica”.

Durante o encontro, promovido pela Associação Al-Bio – Associação Agroecológica do Algarve, convergiram oradores de várias especialidades com o fim de promover melhorias de eficiência hídrica na agricultura regional.

“Pedro Rocha apresentou variados sistemas eficientes e inteligentes de rega, nomeadamente o sistema de irrigação profunda das raízes, um sistema que pode trazer poupanças de água na ordem dos 60% promovendo diversos benefícios junto das culturas”, explica a organização em comunicado.

Rui Faria inovou apresentando “soluções eficazes e adequadas para a reutilização de águas residuais na agricultura, nos espaços verdes e infra-estruturas domésticas e urbanas, uma apresentação emotiva e bem alicerçada que nos facilitou mais dados e perspectivas para a reutilização de águas no Algarve, uma estratégia descentralizada, lógica e circular que dever-se-á tornar prioritária”.

Ricardo Leitão, investigador no Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, evidenciou “alguns dos fundamentos e soluções mais promissores da agricultura regenerativa, contribuintes para o aumento da retenção de água nos solos e para um uso mais racional, ecológico e económico na actividade agrícola, relembrando o quão estratégica e determinante pode ser a relação da academia com o sector”.

Macário Correia, presidente da Associação de Beneficiários do Plano de Rega do Sotavento Algarvio, “presenteou-nos com uma intervenção inspiradora promovendo o melhor que se faz na agricultura do sotavento e trazendo dados relativos à utilização da água para cima da mesa, numa perspectiva evolutiva e conciliadora da relação da sociedade com a agricultura, abriu gentilmente as portas da ABPRSA para que todos pudéssemos beneficiar de um encontro profícuo e promissor”, afirma a Al-Bio.

Duarte Reis, ecólogo e agricultor na Vira Bio comprovou “o quão funcional e rentável pode ser a agricultura biológica quando alicerçada nos princípios da eficiência e regeneração, completando assim na perfeição aquele que já era um painel de eleição”.

A Associação Agroecológica do Algarve refere que teve “o grande privilégio de contar com o contributo e com a moderação da Professora Drª Manuela Moreira da Silva (Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve, Diretora do Mestrado em Ciclo Urbano da Água, investigadora no Centro de Investigação Marinha e Ambiental CIMA – ARNET – Aquatic Research Network). A Professora Manuela é para nós uma verdadeira autoridade do conhecimento e da ciência em torno do assunto ‘água'”.

A sua moderação na mesa-redonda “Presente e Futuro da Eficiência Hídrica: Oportunidades e Desafios no Contexto Mediterrânico” foi pautada por “perguntas inteligentes e altamente estratégicas e construtivas que nos proporcionaram um panorama geral e detalhado sobre o assunto e nos fizeram avançar para o futuro num diálogo cada vez mais moderado, fundamentado e concertado, onde a ecologia e a agricultura se unem a uma só voz, ou não estivesse a ciência, ela mesma, na base do desenvolvimento da agricultura”.

Durante a parte da tarde, Pedro Rocha e Duarte Reis guiaram os participante numa visita demonstrativa pela Quinta Vira Bio na zona da Asseca, Tavira, uma exploração convertida para a agricultura biológica onde foram observadas e demonstradas as práticas eficientes e regenerativas abordadas durante a manhã.

“Foi um dia intenso, pleno de partilhas, experiências e saberes. Estabeleceram-se novos contactos, construíram-se pontes e proporcionaram-se convergências. Evoluímos de forma muito integral com as ‘melhorias na eficiência hídrica'”, destaca a organização.

A Al-Bio – Associação Agroecológica do Algarve enderaça um “obrigado aos oradores e convidados da ação. Vocês fizeram-na. Agradecemos mais uma vez a presença de todos os participantes que com bom interesse integraram esta ação. Cerca de 30, entre os quais muitos agricultores. É para nós um prazer contar com a vossa colaboração, contributo e participação”.

A associação agradece também “a presença da vereadora do Ambiente do Município de Tavira, Sónia Pires, que com a sua visão motivou ainda mais esta associação a evoluir rumo a uma maior concertação de esforços e parcerias estratégicas, para fazer aquilo que é preciso fazer: promover a transição dos sistemas alimentares sustentáveis; cumprir os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.

“Uma nota de gratitude também à nossa presidente Inês Mesquita pela estabilidade e estrutura que sempre nos proporciona, firme na persecução dos nossos objetivos comuns: fortalecer a transição alimentar e agroecologica, promover a agricultura biológica na região”, afirma a Al-Bio, acrescentando um “obrigado também ao Duarte Reis pela calorosa e atenciosa recepção na sua bonita quinta Vira Bio”.

Por fim, a organização agradece “à Associação de Regantes do Plano de Rega do Sotavento Algarvio e a toda a sua equipa e direção por nos terem acolhido em sua casa de forma tão generosa e acessível”.

Leia também: Nestas três tascas algarvias pode comer marisco por menos de 10€

Picada de mosquito. Crédito: Freepik AI
Nacional Saúde

Mosquito transmissor de doenças avança em Portugal: saiba com o que deve ter cuidado e onde já foi identificado

11:40 28 Abril, 2026 10:50 28 Abril, 2026 | João Luís

Um mosquito transmissor de doenças foi detetado em mais concelhos. Saiba que doenças podem estar em causa e o que deve ter em atenção

Algarve

Três homens detidos após perseguição marítima no Algarve em operação contra tráfico de droga

07:00 28 Abril, 2026 07:10 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Perseguição no mar termina com três detidos e apreensão de embarcação suspeita de tráfico ao largo do Algarve

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em força e trovoadas vão atingir Portugal já a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

06:00 28 Abril, 2026 20:37 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Instabilidade vai marcar os próximos dias em Portugal, com chuva por vezes forte, trovoadas e vento nestas regiões

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Europe Direct Algarve

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

06:00 25 Abril, 2026 17:10 25 Abril, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Mochila debaixo do assento do avião.
Europa Vida & Lazer

Adeus bagagem de mão: esta companhia aérea europeia não é lowcost e agora só deixa viajar com mochila na tarifa mais barata

12:40 28 Abril, 2026 12:02 28 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Tarifa mais barata de uma companhia europeia passou a incluir apenas um objeto pessoal, deixando a bagagem de mão sujeita a pagamento

Casal de idosos a analisar papéis.
Economia Nacional

Atenção ao IMI: há uma mudança este ano que pode confundir contribuintes

13:00 28 Abril, 2026 12:58 28 Abril, 2026 | João Luís

O pagamento do IMI está a chegar e há uma mudança que pode gerar dúvidas. Saiba o que muda este ano e como evitar surpresas

Trovoada.
Tempo

Vem aí um “festival elétrico” no céu: mau tempo chega neste dia com trovoadas, granizo e ventos fortes e estas serão as regiões mais castigadas

11:00 28 Abril, 2026 10:50 28 Abril, 2026 | João Luís

A instabilidade vai aumentar: veja quando chegam as trovoadas, o granizo e o vento forte e quais as regiões mais expostas

Algarve Cultura Desporto Vídeo

Cineasta de Olhão corre maratona na Noruega para promover documentário sobre o oceano

10:20 28 Abril, 2026 10:30 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Algarvio corre 42 km na maratona de Bergen, na Noruega, e promove documentário sobre proteção dos ecossistemas marinhos

Algarve Ensino

Para quando Direito no Algarve? | Por Lourenço Pinheiro de Melo

12:00 28 Abril, 2026 11:52 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

"O Algarve necessita de formação jurídica superior, própria para criar um ecossistema autónomo e competitivo"

Mulher no banco.
Economia

Fisco vai reembolsar ‘perdas’ no IRS dos últimos anos: saiba quem pode receber

10:00 28 Abril, 2026 09:09 28 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Uma decisão recente está a abrir a porta a reembolsos inesperados no IRS. Há regras, prazos e um detalhe essencial que pode fazer toda a diferença

Agente da GNR verifica documentos de condutor. Crédito: GNR
Auto Nacional

Adeus carta de condução? Condutores que tenham este código na carta podem ficar sem ela se não cumprirem estas regras

11:20 27 Abril, 2026 10:41 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Alguns códigos na carta de condução podem não parecer importantes, mas podem fazer diferença em caso de fiscalização ou acidente

Cortes de luz em casa. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Apagão deixou a casa sem eletricidade? O seu carro pode ser a solução em situações de emergência

13:30 28 Abril, 2026 13:11 28 Abril, 2026 | João Luís

Em caso de apagão, há elétricos que podem fornecer energia a equipamentos ou até à casa. Saiba o que precisa para usar esta solução

Algarve Economia Ensino

Cooperação entre Município e UAlg ganha novo impulso em São Brás

12:50 28 Abril, 2026 12:39 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

São Brás de Alportel e Universidade do Algarve reforçam cooperação para aproximar ensino, inovação e desenvolvimento económico

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve Economia

Faro e Porto perdem voos diretos após decisão da Ryanair em Berlim

17:33 27 Abril, 2026 17:39 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Quebra de voos da Ryanair ameaça turismo na época baixa com menos ligações diretas e redução significativa de lugares entre Alemanha e Portugal

Algarve Desporto

AFA reforça campanha de fair-play com adesão de Aljezur

12:17 28 Abril, 2026 12:25 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Campanha “O fair-play joga em casa” passou por Aljezur e reforçou compromisso ético entre AFA, autarquia e clube local

Casal de reformados triste.
Economia Nacional

Reformados perdem 30.000€ guardados neste banco em 36 minutos: esta foi a resposta da instituição bancária sobre um possível reembolso

11:50 28 Abril, 2026 11:33 28 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Casal português ficou com apenas seis euros na conta após perder 30.000 euros em 36 minutos durante férias no estrangeiro

Picada de mosquito. Crédito: Freepik AI
Nacional, Saúde

Mosquito transmissor de doenças avança em Portugal: saiba com o que deve ter cuidado e onde já foi identificado

11:40 28 Abril, 2026 10:50 28 Abril, 2026 | João Luís

Um mosquito transmissor de doenças foi detetado em mais concelhos. Saiba que doenças podem estar em causa e o que deve ter em atenção

Algarve

Três homens detidos após perseguição marítima no Algarve em operação contra tráfico de droga

07:00 28 Abril, 2026 07:10 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Perseguição no mar termina com três detidos e apreensão de embarcação suspeita de tráfico ao largo do Algarve

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em força e trovoadas vão atingir Portugal já a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

06:00 28 Abril, 2026 20:37 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Instabilidade vai marcar os próximos dias em Portugal, com chuva por vezes forte, trovoadas e vento nestas regiões

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Europe Direct Algarve

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

06:00 25 Abril, 2026 17:10 25 Abril, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Mochila debaixo do assento do avião.
Europa, Vida & Lazer

Adeus bagagem de mão: esta companhia aérea europeia não é lowcost e agora só deixa viajar com mochila na tarifa mais barata

12:40 28 Abril, 2026 12:02 28 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Tarifa mais barata de uma companhia europeia passou a incluir apenas um objeto pessoal, deixando a bagagem de mão sujeita a pagamento

Casal de idosos a analisar papéis.
Economia, Nacional

Atenção ao IMI: há uma mudança este ano que pode confundir contribuintes

13:00 28 Abril, 2026 12:58 28 Abril, 2026 | João Luís

O pagamento do IMI está a chegar e há uma mudança que pode gerar dúvidas. Saiba o que muda este ano e como evitar surpresas

Trovoada.
Tempo

Vem aí um “festival elétrico” no céu: mau tempo chega neste dia com trovoadas, granizo e ventos fortes e estas serão as regiões mais castigadas

11:00 28 Abril, 2026 10:50 28 Abril, 2026 | João Luís

A instabilidade vai aumentar: veja quando chegam as trovoadas, o granizo e o vento forte e quais as regiões mais expostas

Algarve, Cultura, Desporto, Vídeo

Cineasta de Olhão corre maratona na Noruega para promover documentário sobre o oceano

10:20 28 Abril, 2026 10:30 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Algarvio corre 42 km na maratona de Bergen, na Noruega, e promove documentário sobre proteção dos ecossistemas marinhos

Algarve, Ensino

Para quando Direito no Algarve? | Por Lourenço Pinheiro de Melo

12:00 28 Abril, 2026 11:52 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

"O Algarve necessita de formação jurídica superior, própria para criar um ecossistema autónomo e competitivo"

Mulher no banco.
Economia

Fisco vai reembolsar ‘perdas’ no IRS dos últimos anos: saiba quem pode receber

10:00 28 Abril, 2026 09:09 28 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Uma decisão recente está a abrir a porta a reembolsos inesperados no IRS. Há regras, prazos e um detalhe essencial que pode fazer toda a diferença

Agente da GNR verifica documentos de condutor. Crédito: GNR
Auto, Nacional

Adeus carta de condução? Condutores que tenham este código na carta podem ficar sem ela se não cumprirem estas regras

11:20 27 Abril, 2026 10:41 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Alguns códigos na carta de condução podem não parecer importantes, mas podem fazer diferença em caso de fiscalização ou acidente

Cortes de luz em casa. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Apagão deixou a casa sem eletricidade? O seu carro pode ser a solução em situações de emergência

13:30 28 Abril, 2026 13:11 28 Abril, 2026 | João Luís

Em caso de apagão, há elétricos que podem fornecer energia a equipamentos ou até à casa. Saiba o que precisa para usar esta solução

Algarve, Economia, Ensino

Cooperação entre Município e UAlg ganha novo impulso em São Brás

12:50 28 Abril, 2026 12:39 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

São Brás de Alportel e Universidade do Algarve reforçam cooperação para aproximar ensino, inovação e desenvolvimento económico

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve, Economia

Faro e Porto perdem voos diretos após decisão da Ryanair em Berlim

17:33 27 Abril, 2026 17:39 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Quebra de voos da Ryanair ameaça turismo na época baixa com menos ligações diretas e redução significativa de lugares entre Alemanha e Portugal

Algarve, Desporto

AFA reforça campanha de fair-play com adesão de Aljezur

12:17 28 Abril, 2026 12:25 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Campanha “O fair-play joga em casa” passou por Aljezur e reforçou compromisso ético entre AFA, autarquia e clube local

Casal de reformados triste.
Economia, Nacional

Reformados perdem 30.000€ guardados neste banco em 36 minutos: esta foi a resposta da instituição bancária sobre um possível reembolso

11:50 28 Abril, 2026 11:33 28 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Casal português ficou com apenas seis euros na conta após perder 30.000 euros em 36 minutos durante férias no estrangeiro

Últimas Notícias

  • Apagão deixou a casa sem eletricidade? O seu carro pode ser a solução em situações de emergência
    Apagão deixou a casa sem eletricidade? O seu carro pode ser a solução em situações de emergência
  • Atenção ao IMI: há uma mudança este ano que pode confundir contribuintes
    Atenção ao IMI: há uma mudança este ano que pode confundir contribuintes
  • Cooperação entre Município e UAlg ganha novo impulso em São Brás
    Cooperação entre Município e UAlg ganha novo impulso em São Brás
  • Adeus bagagem de mão: esta companhia aérea europeia não é lowcost e agora só deixa viajar com mochila na tarifa mais barata
    Adeus bagagem de mão: esta companhia aérea europeia não é lowcost e agora só deixa viajar com mochila na tarifa mais barata
  • AFA reforça campanha de fair-play com adesão de Aljezur
    AFA reforça campanha de fair-play com adesão de Aljezur
  • Para quando Direito no Algarve? | Por Lourenço Pinheiro de Melo
    Para quando Direito no Algarve? | Por Lourenço Pinheiro de Melo

Opinião

  • A lição húngara para a Europa | Por Sérgio Humberto
    A lição húngara para a Europa | Por Sérgio Humberto
  • A ópera bufa e o abismo | Por Luís Ganhão
    A ópera bufa e o abismo | Por Luís Ganhão
  • Impermanência. Flexibilidade. Acreditar | Por Andrea Moura
    Impermanência. Flexibilidade. Acreditar | Por Andrea Moura
  • Peregrinação em segurança | Por Mafalda Lopes
    Peregrinação em segurança | Por Mafalda Lopes
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
    Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
  • A lição húngara para a Europa | Por Sérgio Humberto
    A lição húngara para a Europa | Por Sérgio Humberto
  • O ano de 2026 trouxe novas regras ao volante: conheça as mudanças na carta de condução já em vigor na União Europeia
    O ano de 2026 trouxe novas regras ao volante: conheça as mudanças na carta de condução já em vigor na União Europeia
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal