Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Fotos DR
Algarve, Cultura

Corrida fotográfica e exposição inédita celebram 17 anos do Museu de Portimão

Um programa que une arte, gastronomia e identidade local marca o 17.º aniversário do Museu de Portimão

11:40 9 Maio, 2025 11:48 9 Maio, 2025
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Museu de Portimão celebra este mês 17 anos de existência ao serviço da memória e da identidade local. A programação comemorativa arrancou a 3 de maio com a recriação “Um dia na Pré-história” e prossegue entre os dias 16 e 18 com a 25.ª Corrida Fotográfica, o relançamento do livro “Sabores da Cozinha Algarvia” e a inauguração da exposição “Cores da Terra e do Mar”, ambos da autoria de José Vila.

As celebrações incluem ainda momentos emblemáticos como o tradicional “Cantar dos Parabéns” e o corte do bolo de aniversário, numa homenagem simbólica e saborosa a este equipamento cultural de referência.

Corrida Fotográfica regressa em edição especial

A 25.ª Corrida Fotográfica de Portimão, que terá lugar entre 16 e 17 de maio, recupera o espírito da sua primeira edição, realizada em 2001. Esta edição nostálgica traz de volta duas modalidades icónicas: a “Modalidade de 24 horas”, com início às 20:00 de sexta-feira, dia 16, e a “Modalidade de 12 horas”, a começar às 08:00 de sábado, dia 17. Ambas terminam às 20:00 do dia 17, data do aniversário do Museu.

As inscrições decorrem até 14 de maio, estando disponíveis presencialmente na receção do Museu ou online, através do link https://shorturl.at/ojDsY, onde podem também ser consultadas as regras, prémios e regulamento.

Homenagem a José Vila com relançamento de livro e exposição

Um dos pontos altos da programação será o lançamento da reedição do livro “Sabores da Cozinha Algarvia”, de José Vila, publicado pelo Clube do Autor S.A., com apresentação marcada para o dia 17 de maio, às 16h00, no auditório do Museu. A sessão contará com a presença de José Manuel Silva, sobrinho do autor.

Este livro propõe uma autêntica viagem pela gastronomia algarvia, combinando de forma harmoniosa os sabores da terra e do mar. Curiosamente, a primeira edição, então intitulada “Coisas da Terra e do Mar”, foi lançada em 2001, no mesmo edifício, quando ainda funcionava como fábrica de conservas.

José Vila, falecido em 2021, é uma figura incontornável da cozinha regional algarvia. Desde a criação da Adega Vila-Lisa, em 1981, na Mexilhoeira Grande, com José Lisa, afirmou-se pelo respeito pela simplicidade, autenticidade e diversidade de sabores que sempre caracterizaram as suas receitas.

“Cores da Terra e do Mar”: uma vida dedicada à pintura

Para além da gastronomia, José Vila cultivava também uma paixão pela pintura. No mesmo dia, às 17:00, será inaugurada a exposição “Cores da Terra e do Mar”, que apresenta um percurso retrospetivo da sua carreira artística, com início aos 13 anos, em 1957, e que se prolongou até às suas últimas obras, datadas de 2021.

Natural da Mexilhoeira Grande, José Vila frequentou cursos de Pintura e Desenho no ARCO e de Mosaico e História de Arte no IADE. A mostra, com curadoria de José Gameiro, revela o seu estilo informalista, pautado por cores vibrantes, pinceladas expressivas e uma linguagem plástica emotiva e livre de convenções.

No final da inauguração, as cores das telas dão lugar aos sabores da Adega Vila-Lisa com uma degustação de iguarias algarvias, preparadas por José Lisa, em homenagem ao seu grande amigo.

O ponto alto das celebrações terá lugar às 18:00 do dia 17, com o “Cantar dos Parabéns” ao Museu, interpretado pelos elementos da IsmaTuna, do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes. Segue-se o corte do bolo de aniversário e outras surpresas, num momento de festa e partilha com a comunidade.

O papel dos museus em comunidades em transformação

A programação integra também as comemorações do Dia Internacional dos Museus, celebrado a 18 de maio, numa iniciativa do ICOM (Conselho Internacional de Museus), este ano sob o mote “O Futuro dos Museus nas comunidades em rápida transformação”. A entrada será gratuita durante todo o dia.

O tema deste ano desdobra-se em três eixos principais: “Património Imaterial”, “Juventude” e “Novas Tecnologias”, destacando o papel dinâmico dos museus enquanto agentes de mudança e catalisadores de inclusão social e sustentabilidade cultural.

Um museu que liga passado, presente e futuro

Desde a sua fundação em 2008, o Museu de Portimão tem assumido um papel central na preservação e valorização do património local. Localizado numa antiga fábrica de conservas, é hoje um espaço de memória viva, onde o passado industrial convive com o presente cultural.

Com estas iniciativas, o Museu reforça a sua missão enquanto ponto de encontro entre gerações, guardião da identidade regional e motor de envolvimento comunitário. A população é assim convidada a participar e a celebrar uma história de 17 anos marcada pela valorização da cultura, da arte e das tradições do Algarve.

Leia também: Conheça a aldeia do Algarve com casas circulares de origem pré-histórica e um património que resiste ao tempo

Auto Nacional

Vai circular por estas 4 estradas? Infraestruturas de Portugal avisam para obras que começam segunda-feira e há um acesso totalmente cortado

19:10 7 Novembro, 2026 15:03 7 Novembro, 2026

A Infraestruturas de Portugal anunciou condicionamentos de trânsito em quatro estradas a partir de 9 de novembro

Algarve Opinião Saúde

A MORTE DESCEU AO HOSPITAL. Ou quando a espera se torna uma forma de morrer | Por José Figueiredo Santos

12:30 7 Novembro, 2026 12:27 7 Novembro, 2026

No Hospital de Portimão, a morte poderá ter chegado sem que saibamos ainda porquê. Mas há uma outra morte, mais lenta, que já anda por aí

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Meteored avisa: chuva ‘a potes’ pode deixar até 250 litros por metro quadrado nestes 10 distritos até quinta-feira

17:30 7 Novembro, 2026 15:30 7 Novembro, 2026

A depressão Bruna vai enviar sucessivas frentes para Portugal continental a partir de domingo. Há 10 distritos do Norte e Centro onde a chuva acumulada poderá atingir os 250 mm até 12 de novembro

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

E-REDES confirma cortes de luz este domingo em 8 concelhos: saiba quais as freguesias e os horários

16:10 6 Novembro, 2026 14:17 6 Novembro, 2026

A E-REDES programou interrupções no fornecimento de eletricidade para domingo, 8 de novembro

Dia de chuva e vento forte. Crédito: DR
Tempo

Depressão Bruna traz chuva forte e vento intenso a Portugal continental

11:30 7 Novembro, 2026 15:51 6 Novembro, 2026

Bruna deverá agravar o tempo em Portugal continental no domingo, com chuva forte, rajadas até 70 km/h e instabilidade durante vários dias

Algarve Saúde

Autarca exige medidas urgentes após mortes no hospital de Portimão. Enfermeiros denunciam graves problemas

19:00 7 Novembro, 2026 11:41 7 Novembro, 2026

Álvaro Bila pede reunião à ministra da Saúde e à ULS após duas mortes na urgência. Segundo doente morre sem ser visto por um médico: esteve 24 horas à espera

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Mercadona abre novo supermercado em Portugal: investimento supera os 11 milhões de euros e cria 64 empregos

16:30 6 Novembro, 2026 14:33 6 Novembro, 2026

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e inaugurou mais uma loja, com 1.900 metros quadrados e 152 lugares de estacionamento

Algarve Edição Papel Política

Macário Correia: “Faro deve afirmar sempre a sua função relevante no contexto do Algarve”

14:00 7 Novembro, 2026 11:52 7 Novembro, 2026

ESPECIAL ASSEMBLEIAS MUNICIPAIS: capitalidade do Algarve, diálogo entre partidos e participação dos cidadãos marcam o balanço de Macário Correia

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Cristiano Ronaldo e Jorge Jesus. Crédito: DR
Desporto Nacional

Porque é que a despedida de Cristiano Ronaldo emocionou tantos portugueses? Psicóloga explica o que está por detrás desta reação

14:40 7 Novembro, 2026 14:24 7 Novembro, 2026

Cristiano Ronaldo despediu-se da Seleção Nacional e despertou emoções entre os adeptos

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Vida & Lazer

A sua máquina de lavar roupa tem mau cheiro? O problema pode estar neste hábito comum

18:40 7 Novembro, 2026 15:40 7 Novembro, 2026

Se a máquina de lavar roupa liberta um cheiro desagradável, a causa pode estar num hábito aparentemente inofensivo

Edição Papel Opinião

A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas

07:30 7 Novembro, 2026 20:48 4 Novembro, 2026

"Uma sociedade pode sobreviver à contestação; dificilmente sobreviverá, sem consequências, à perda prolongada de esperança"

Algarve Economia

Moradias de 3,75 milhões de euros na Ria Formosa geram revolta, mas Câmara de Faro diz que não pode impedir construção

14:50 6 Novembro, 2026 14:27 6 Novembro, 2026

Um empreendimento com 28 moradias de luxo está a gerar polémica em Faro. Apesar da contestação da população, a autarquia garante que não pode impedir o projeto

Pessoas à porta de um autocarro.
Europa Nacional

O autocarro atrasou-se? Pode ter direito a uma indemnização que muitos passageiros desconhecem

15:20 6 Novembro, 2026 11:58 6 Novembro, 2026

As regras europeias permitem pedir o reembolso do bilhete e uma indemnização de 50% em determinadas situações de atraso dos autocarros

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Auto, Nacional

Vai circular por estas 4 estradas? Infraestruturas de Portugal avisam para obras que começam segunda-feira e há um acesso totalmente cortado

19:10 7 Novembro, 2026 15:03 7 Novembro, 2026

A Infraestruturas de Portugal anunciou condicionamentos de trânsito em quatro estradas a partir de 9 de novembro

Algarve, Opinião, Saúde

A MORTE DESCEU AO HOSPITAL. Ou quando a espera se torna uma forma de morrer | Por José Figueiredo Santos

12:30 7 Novembro, 2026 12:27 7 Novembro, 2026

No Hospital de Portimão, a morte poderá ter chegado sem que saibamos ainda porquê. Mas há uma outra morte, mais lenta, que já anda por aí

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Meteored avisa: chuva ‘a potes’ pode deixar até 250 litros por metro quadrado nestes 10 distritos até quinta-feira

17:30 7 Novembro, 2026 15:30 7 Novembro, 2026

A depressão Bruna vai enviar sucessivas frentes para Portugal continental a partir de domingo. Há 10 distritos do Norte e Centro onde a chuva acumulada poderá atingir os 250 mm até 12 de novembro

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

E-REDES confirma cortes de luz este domingo em 8 concelhos: saiba quais as freguesias e os horários

16:10 6 Novembro, 2026 14:17 6 Novembro, 2026

A E-REDES programou interrupções no fornecimento de eletricidade para domingo, 8 de novembro

Dia de chuva e vento forte. Crédito: DR
Tempo

Depressão Bruna traz chuva forte e vento intenso a Portugal continental

11:30 7 Novembro, 2026 15:51 6 Novembro, 2026

Bruna deverá agravar o tempo em Portugal continental no domingo, com chuva forte, rajadas até 70 km/h e instabilidade durante vários dias

Algarve, Saúde

Autarca exige medidas urgentes após mortes no hospital de Portimão. Enfermeiros denunciam graves problemas

19:00 7 Novembro, 2026 11:41 7 Novembro, 2026

Álvaro Bila pede reunião à ministra da Saúde e à ULS após duas mortes na urgência. Segundo doente morre sem ser visto por um médico: esteve 24 horas à espera

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Mercadona abre novo supermercado em Portugal: investimento supera os 11 milhões de euros e cria 64 empregos

16:30 6 Novembro, 2026 14:33 6 Novembro, 2026

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e inaugurou mais uma loja, com 1.900 metros quadrados e 152 lugares de estacionamento

Algarve, Edição Papel, Política

Macário Correia: “Faro deve afirmar sempre a sua função relevante no contexto do Algarve”

14:00 7 Novembro, 2026 11:52 7 Novembro, 2026

ESPECIAL ASSEMBLEIAS MUNICIPAIS: capitalidade do Algarve, diálogo entre partidos e participação dos cidadãos marcam o balanço de Macário Correia

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Cristiano Ronaldo e Jorge Jesus. Crédito: DR
Desporto, Nacional

Porque é que a despedida de Cristiano Ronaldo emocionou tantos portugueses? Psicóloga explica o que está por detrás desta reação

14:40 7 Novembro, 2026 14:24 7 Novembro, 2026

Cristiano Ronaldo despediu-se da Seleção Nacional e despertou emoções entre os adeptos

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Vida & Lazer

A sua máquina de lavar roupa tem mau cheiro? O problema pode estar neste hábito comum

18:40 7 Novembro, 2026 15:40 7 Novembro, 2026

Se a máquina de lavar roupa liberta um cheiro desagradável, a causa pode estar num hábito aparentemente inofensivo

Edição Papel, Opinião

A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas

07:30 7 Novembro, 2026 20:48 4 Novembro, 2026

"Uma sociedade pode sobreviver à contestação; dificilmente sobreviverá, sem consequências, à perda prolongada de esperança"

Algarve, Economia

Moradias de 3,75 milhões de euros na Ria Formosa geram revolta, mas Câmara de Faro diz que não pode impedir construção

14:50 6 Novembro, 2026 14:27 6 Novembro, 2026

Um empreendimento com 28 moradias de luxo está a gerar polémica em Faro. Apesar da contestação da população, a autarquia garante que não pode impedir o projeto

Pessoas à porta de um autocarro.
Europa, Nacional

O autocarro atrasou-se? Pode ter direito a uma indemnização que muitos passageiros desconhecem

15:20 6 Novembro, 2026 11:58 6 Novembro, 2026

As regras europeias permitem pedir o reembolso do bilhete e uma indemnização de 50% em determinadas situações de atraso dos autocarros

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Últimas Notícias

  • A loja só aceita cartão? União Europeia prepara novas regras e recusar pagamentos em dinheiro pode vir a dar multa
    A loja só aceita cartão? União Europeia prepara novas regras e recusar pagamentos em dinheiro pode vir a dar multa
  • Vai circular por estas 4 estradas? Infraestruturas de Portugal avisam para obras que começam segunda-feira e há um acesso totalmente cortado
    Vai circular por estas 4 estradas? Infraestruturas de Portugal avisam para obras que começam segunda-feira e há um acesso totalmente cortado
  • Autarca exige medidas urgentes após mortes no hospital de Portimão. Enfermeiros denunciam graves problemas
    Autarca exige medidas urgentes após mortes no hospital de Portimão. Enfermeiros denunciam graves problemas
  • A sua máquina de lavar roupa tem mau cheiro? O problema pode estar neste hábito comum
    A sua máquina de lavar roupa tem mau cheiro? O problema pode estar neste hábito comum
  • “Fecharam-nos quase todas as portas”: Chefe Nuno Martins arriscou tudo para abrir restaurante em Portimão que chegou ao Guia Michelin
    “Fecharam-nos quase todas as portas”: Chefe Nuno Martins arriscou tudo para abrir restaurante em Portimão que chegou ao Guia Michelin

Opinião

  • A MORTE DESCEU AO HOSPITAL. Ou quando a espera se torna uma forma de morrer | Por José Figueiredo Santos
    A MORTE DESCEU AO HOSPITAL. Ou quando a espera se torna uma forma de morrer | Por José Figueiredo Santos
  • A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas
    A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas
  • Cheira a ditadura: Terrorismo de Estado ou meia dúzia de safanões dados a tempo | Por Cobramor
    Cheira a ditadura: Terrorismo de Estado ou meia dúzia de safanões dados a tempo | Por Cobramor

Europe Direct Algarve

  • A loja só aceita cartão? União Europeia prepara novas regras e recusar pagamentos em dinheiro pode vir a dar multa
    A loja só aceita cartão? União Europeia prepara novas regras e recusar pagamentos em dinheiro pode vir a dar multa
  • A sua reforma vai chegar para pagar as contas? Quanto pode precisar de poupar por mês em Portugal
    A sua reforma vai chegar para pagar as contas? Quanto pode precisar de poupar por mês em Portugal
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal