Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Obra de Noper. Fotos DR
Algarve, Cultura

‘Core Cuore’ leva arte digital e pensamento crítico ao Centro Cultural de Lagos

Curadoria de Ana Borralho & João Galante reúne artistas internacionais ligados à imagem, som e culturas digitais

09:18 14 Julho, 2026 09:22 14 Julho, 2026
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Centro Cultural de Lagos recebe, entre 18 de julho e 26 de setembro, a exposição coletiva Core Cuore, uma mostra que prolonga no Algarve o espírito experimental do Festival Verão Azul e propõe uma reflexão sobre a experiência humana na era digital.

Com inauguração marcada para sábado, dia 18 de julho, às 17:30, a exposição afirma-se como um novo capítulo do universo artístico desenvolvido pelo o Festival Verão Azul, surgindo como um desdobramento da sua 12.ª edição, realizada no ano passado.

Com curadoria da dupla de artistas e curadores Ana Borralho & João Galante, Core Cuore reúne artistas internacionais cujas práticas atravessam “a imagem, o som, a performance e as culturas digitais contemporâneas”, refere a organização.

Hiperconectividade e excesso digital em debate

Segundo o comunicado, a mostra transporta para o espaço expositivo as inquietações que marcaram o Festival Verão Azul, apresentado como um laboratório de experimentação em torno das artes performativas, sonoras e visuais. Em Lagos, a exposição propõe pensar “os modos de sentir, percecionar e habitar um mundo marcado pela hiperconectividade, pela sobrecarga informativa e pela mediação tecnológica”.

O título estabelece um jogo entre “core” – centro, essência – e “cuore”, coração em italiano, sugerindo um encontro entre pensamento crítico e experiência emocional. Inspirada pela estética digital conhecida como corecore, a exposição explora a fragmentação, a sobreposição e a colisão de imagens, sons e narrativas que caracterizam a cultura contemporânea.

A mostra reúne obras de Andy Thomas, Jordan Stone, Molly Soda, John Rising e Noper, artistas que investigam, a partir de diferentes perspetivas, as transformações da experiência humana na era digital.

Entre instalações imersivas, colagens audiovisuais, vídeos, ambientes sonoros e narrativas híbridas, são convocados temas como a alienação, a nostalgia, a intimidade mediada pelas redes sociais, a memória coletiva e os novos imaginários produzidos pela internet.

Artistas internacionais no Centro Cultural de Lagos

Andy Thomas, da Austrália, apresenta universos onde som e imagem se fundem, transformando vocalizações da natureza em experiências visuais entre o orgânico e o tecnológico. Jordan Stone, dos Estados Unidos, explora a linguagem cinematográfica contemporânea através de referências à cultura digital e à estética publicitária.

Também dos Estados Unidos, Molly Soda investiga a performatividade da identidade online e os códigos afetivos das redes sociais, enquanto John Rising, do Reino Unido, trabalha a lógica do corecore através de montagens audiovisuais que refletem a fragmentação do presente. Noper, igualmente dos Estados Unidos, constrói atmosferas “simultaneamente oníricas e inquietantes”, onde memória, repetição e nostalgia se cruzam.

Mais do que apresentar respostas, Core Cuore propõe, segundo a organização, “um espaço de ressonância e reflexão”, convidando o público a navegar entre diferentes camadas de significado e a confrontar-se com as contradições de uma sociedade “simultaneamente hiperconectada e profundamente desconectada”.

A exposição é um projeto comissionado pelo Festival Verão Azul/casaBranca, numa produção conjunta da casaBranca e CML/CCL, com apoio institucional do Turismo do Algarve e apoio para estadias do Wot Lagos Montemar Soul. A entrada é livre.

Leia também: Salir no Tempo evoca época romana com três dias de recriação histórica

Andy Thomas
John Rising
Jordan Stone
Molly Soda

Camião preso numa curva.
Nacional

Camião fica entalado numa curva no Gerês

10:10 6 Novembro, 2026 09:59 6 Novembro, 2026

No Gerês, um camião ficou preso numa curva da Estrada de Albergaria, obrigando ao corte da circulação nos dois sentidos

Algarve Economia Edição Papel Postal Studio

Mustique Gourmet estreia encontros com produtores em Tavira

10:00 6 Novembro, 2026 14:52 5 Novembro, 2026

Encontro com a Menin Douro Estates juntou provas, gastronomia e música em Tavira, dando início a uma programação dedicada aos produtores portugueses

Anfitrião a receber hóspedes numa casa.
Vida & Lazer

Novas regras no Airbnb entram em vigor a 20 de novembro: o que muda para os hóspedes

11:20 6 Novembro, 2026 10:12 6 Novembro, 2026

Airbnb vai alterar as regras dos alojamentos a partir de 20 de novembro, limitando as tarefas que os anfitriões podem exigir aos hóspedes

Edifício da Segurança Social.
Economia Nacional

Voltou a trabalhar? Há um subsídio que pode continuar a receber com o salário

10:10 5 Novembro, 2026 09:50 5 Novembro, 2026

O regresso ao trabalho pode permitir manter um apoio da Segurança Social: há um prazo para apresentar os comprovativos

Cultura.Sul Edição Papel Política

A escola de Silves: geografia da segurança! | Por Virgílio Machado

11:30 6 Novembro, 2026 21:16 2 Novembro, 2026

ALGARVE GEOPOLÍTICO - HISTÓRIA DE UMA IDENTIDADE: Artigo de Virgílio Machado publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

“Invariavelmente chegará cedo de mais…” | Por José Garrido

10:30 6 Novembro, 2026 07:03 3 Novembro, 2026

QUE FICOU DA VIAGEM?: Artigo de José Garrido publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Carregar carro elétrico. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Quem ganha o salário mínimo fica sem apoio para carros elétricos? Governo esclarece como serão feitas as contas

10:12 3 Novembro, 2026 10:12 3 Novembro, 2026

O limite de rendimento do novo apoio tem em conta a composição da família. Ministério esclarece o acesso de quem recebe o salário mínimo

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

O mar debaixo dos nossos pés | Por Ana Alexandra Resende

09:00 6 Novembro, 2026 08:22 5 Novembro, 2026

A SUL DA HISTÓRIA: Artigo de Ana Alexandra Resende publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Algarve Cultura Opinião

História de Tavira: O tempo dos Fenícios. Tavira é Balsa! – Parte 4 | Por José Manuel do Carmo

11:20 5 Novembro, 2026 12:57 5 Novembro, 2026

"Tal como em Castro Marim, a cidade de Tavira desenvolveu-se como um núcleo urbano de considerável importância sobre o povoado do Bronze Final, no início do 1.º milénio a.C. com características que denotam a sua ligação ao mundo mediterrâneo"

Praia de Cabanas de Tavira.
Algarve Vida & Lazer

Férias de “nota 10”? Revista espanhola aponta cinco razões para escolher o Algarve

18:30 5 Novembro, 2026 16:30 5 Novembro, 2026

Uma revista espanhola reuniu cinco razões para visitar o Algarve. O clima, as praias e a oferta de lazer estão entre os argumentos apresentados

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Atenção, condutores: 2027 pode trazer multas mais rápidas e novas regras na estrada

12:40 5 Novembro, 2026 15:51 5 Novembro, 2026

Governo quer acelerar o tratamento das multas e recuperar a Brigada de Trânsito em 2027. A revisão do Código da Estrada também está nos planos

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Algarve Cultura

Educadora de Loulé defende o brincar ao ar livre em livro que vai ser apresentado em Boliqueime

16:20 4 Novembro, 2026 16:17 4 Novembro, 2026

Livro de Maria João Dias valoriza o brincar na natureza e reúne três anos de experiências educativas no Jardim de Infância de Patã de Cima, em Loulé

Pessoa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Mais dinheiro na carteira: retenção de IRS cai 50% em novembro nos salários e pensões

09:19 5 Novembro, 2026 09:19 5 Novembro, 2026

Salários, pensões e subsídio de Natal pagos em novembro têm um corte na retenção de IRS. Há exceções e as regras voltam a mudar em dezembro

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Camião preso numa curva.
Nacional

Camião fica entalado numa curva no Gerês

10:10 6 Novembro, 2026 09:59 6 Novembro, 2026

No Gerês, um camião ficou preso numa curva da Estrada de Albergaria, obrigando ao corte da circulação nos dois sentidos

Algarve, Economia, Edição Papel, Postal Studio

Mustique Gourmet estreia encontros com produtores em Tavira

10:00 6 Novembro, 2026 14:52 5 Novembro, 2026

Encontro com a Menin Douro Estates juntou provas, gastronomia e música em Tavira, dando início a uma programação dedicada aos produtores portugueses

Anfitrião a receber hóspedes numa casa.
Vida & Lazer

Novas regras no Airbnb entram em vigor a 20 de novembro: o que muda para os hóspedes

11:20 6 Novembro, 2026 10:12 6 Novembro, 2026

Airbnb vai alterar as regras dos alojamentos a partir de 20 de novembro, limitando as tarefas que os anfitriões podem exigir aos hóspedes

Edifício da Segurança Social.
Economia, Nacional

Voltou a trabalhar? Há um subsídio que pode continuar a receber com o salário

10:10 5 Novembro, 2026 09:50 5 Novembro, 2026

O regresso ao trabalho pode permitir manter um apoio da Segurança Social: há um prazo para apresentar os comprovativos

Cultura.Sul, Edição Papel, Política

A escola de Silves: geografia da segurança! | Por Virgílio Machado

11:30 6 Novembro, 2026 21:16 2 Novembro, 2026

ALGARVE GEOPOLÍTICO - HISTÓRIA DE UMA IDENTIDADE: Artigo de Virgílio Machado publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

“Invariavelmente chegará cedo de mais…” | Por José Garrido

10:30 6 Novembro, 2026 07:03 3 Novembro, 2026

QUE FICOU DA VIAGEM?: Artigo de José Garrido publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Carregar carro elétrico. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Quem ganha o salário mínimo fica sem apoio para carros elétricos? Governo esclarece como serão feitas as contas

10:12 3 Novembro, 2026 10:12 3 Novembro, 2026

O limite de rendimento do novo apoio tem em conta a composição da família. Ministério esclarece o acesso de quem recebe o salário mínimo

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

O mar debaixo dos nossos pés | Por Ana Alexandra Resende

09:00 6 Novembro, 2026 08:22 5 Novembro, 2026

A SUL DA HISTÓRIA: Artigo de Ana Alexandra Resende publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Algarve, Cultura, Opinião

História de Tavira: O tempo dos Fenícios. Tavira é Balsa! – Parte 4 | Por José Manuel do Carmo

11:20 5 Novembro, 2026 12:57 5 Novembro, 2026

"Tal como em Castro Marim, a cidade de Tavira desenvolveu-se como um núcleo urbano de considerável importância sobre o povoado do Bronze Final, no início do 1.º milénio a.C. com características que denotam a sua ligação ao mundo mediterrâneo"

Praia de Cabanas de Tavira.
Algarve, Vida & Lazer

Férias de “nota 10”? Revista espanhola aponta cinco razões para escolher o Algarve

18:30 5 Novembro, 2026 16:30 5 Novembro, 2026

Uma revista espanhola reuniu cinco razões para visitar o Algarve. O clima, as praias e a oferta de lazer estão entre os argumentos apresentados

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Atenção, condutores: 2027 pode trazer multas mais rápidas e novas regras na estrada

12:40 5 Novembro, 2026 15:51 5 Novembro, 2026

Governo quer acelerar o tratamento das multas e recuperar a Brigada de Trânsito em 2027. A revisão do Código da Estrada também está nos planos

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Algarve, Cultura

Educadora de Loulé defende o brincar ao ar livre em livro que vai ser apresentado em Boliqueime

16:20 4 Novembro, 2026 16:17 4 Novembro, 2026

Livro de Maria João Dias valoriza o brincar na natureza e reúne três anos de experiências educativas no Jardim de Infância de Patã de Cima, em Loulé

Pessoa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Mais dinheiro na carteira: retenção de IRS cai 50% em novembro nos salários e pensões

09:19 5 Novembro, 2026 09:19 5 Novembro, 2026

Salários, pensões e subsídio de Natal pagos em novembro têm um corte na retenção de IRS. Há exceções e as regras voltam a mudar em dezembro

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Últimas Notícias

  • A escola de Silves: geografia da segurança! | Por Virgílio Machado
    A escola de Silves: geografia da segurança! | Por Virgílio Machado
  • Novas regras no Airbnb entram em vigor a 20 de novembro: o que muda para os hóspedes
    Novas regras no Airbnb entram em vigor a 20 de novembro: o que muda para os hóspedes
  • Camião fica entalado numa curva no Gerês
    Camião fica entalado numa curva no Gerês
  • Mustique Gourmet estreia encontros com produtores em Tavira
    Mustique Gourmet estreia encontros com produtores em Tavira
  • Diretor da urgência de Portimão substituído e hospital afasta ligação à morte de idoso
    Diretor da urgência de Portimão substituído e hospital afasta ligação à morte de idoso

Opinião

  • O século romântico, Herculano e os monumentos pátrios | Por Jorge Queiroz
    O século romântico, Herculano e os monumentos pátrios | Por Jorge Queiroz
  • “Invariavelmente chegará cedo de mais…” | Por José Garrido
    “Invariavelmente chegará cedo de mais…” | Por José Garrido
  • Motores da inovação europeia, as cidades esperam peso político e financiamento direto em Bruxelas | Por João Palmeiro
    Motores da inovação europeia, as cidades esperam peso político e financiamento direto em Bruxelas | Por João Palmeiro

Europe Direct Algarve

  • Motores da inovação europeia, as cidades esperam peso político e financiamento direto em Bruxelas | Por João Palmeiro
    Motores da inovação europeia, as cidades esperam peso político e financiamento direto em Bruxelas | Por João Palmeiro
  • Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
    Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal