Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cidade velha, Faro, Algarve.
Cidade velha, Faro, Algarve. Crédito: Freepik
Algarve, Cultura

Cidade de Faro já teve outros nomes no passado e alguns bem diferentes do atual: veja se reconhece algum

Muito antes do nome atual, Faro passou por várias designações e mudanças de poder: da antiga Ossónoba à cidade atual, há séculos de história

19:02 5 Julho, 2026 17:51 3 Julho, 2026 | Miguel Frazão
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A cidade de Faro, capital do distrito e principal centro administrativo do Algarve, nem sempre teve o nome pelo qual hoje é conhecida. A história do principal centro urbano algarvio atravessa séculos de ocupações, transformações políticas e mudanças de identidade, num percurso que ajuda a explicar o peso histórico da cidade no sul do país.

De acordo com o portal da União das Freguesias de Faro, as origens da cidade remontam ao século VIII antes de Cristo, durante o período da colonização fenícia do Mediterrâneo Ocidental. Nessa altura, o território integrava um sistema comercial baseado na troca de produtos agrícolas, peixe e minérios, graças à proximidade da costa e às rotas marítimas que cruzavam a região.

Quando Faro era Ossónoba

Durante a Antiguidade, Ossónoba consolidou-se como um dos núcleos mais relevantes do sul da Península Ibérica. A localização estratégica permitiu-lhe crescer como entreposto comercial e ponto de ligação entre diferentes civilizações.

Entre os séculos III antes de Cristo e IV depois de Cristo, Ossónoba integrou a província romana da Lusitânia e assumiu grande importância regional. Escavações arqueológicas no largo da Sé revelaram vestígios do fórum e do templo romano, e a cidade terá chegado a cunhar moeda.

Com a desagregação do Império Romano, Ossónoba integrou o Reino Visigótico e, já cristianizada, passou a designar-se Santa Maria de Ossónoba. Mais tarde, com a presença islâmica no território, a cidade ganhou nova designação.

Durante o período islâmico, a antiga Ossónoba viu o nome evoluir para Santa Maria Ibn Harun, associado à dinastia Banu Harun e à Taifa de Santa Maria do al-Gharb. O projeto Caminhos da Fé, ligado ao Turismo de Portugal, também refere que esta designação acabaria por estar na origem do atual nome da cidade.

Foi também durante o período muçulmano que a cidade reforçou a sua estrutura defensiva, com muralhas que ainda hoje marcam parte do centro histórico. O projeto Caminhos da Fé refere que o traçado urbano atual permite perceber o perímetro das muralhas que protegiam a antiga urbe, no núcleo hoje conhecido como Vila-Adentro, e associa a primeira ideia de proteção desse núcleo a Ben Bekr, príncipe muçulmano do século IX. Com a consolidação do Reino de Portugal, após 1143, começou a expansão para sul. A reconquista definitiva da cidade aconteceu em 1249, durante o reinado de D. Afonso III.

Novo nome para uma nova era

Após a conquista cristã, Faro voltou a mudar de nome. A União das Freguesias de Faro refere que a cidade passou a ser identificada como Santa Maria de Faaron, topónimo que, ao longo dos séculos, evoluiu para Farom, Farão e, finalmente, Faro.

A partir daí, a cidade ganhou novo impulso económico. A sua posição costeira transformou-a num ponto importante para o comércio de sal e produtos agrícolas, em particular frutos secos, sobretudo durante o período dos Descobrimentos.

Entre guerras e crescimento

Nos séculos XVII e XVIII, Faro conheceu nova expansão urbana. Durante a Guerra da Restauração, a cidade recebeu uma nova cintura defensiva. De acordo com a ficha do Património Cultural sobre a muralha seiscentista de Faro, foi em 1660, nos últimos anos da Guerra da Restauração, que o governador militar do Algarve, Martim Correia da Silva, ordenou a construção de uma cerca muralhada em torno da cidade, para a proteger de eventuais ataques espanhóis pelo lado de terra.

Esse crescimento acompanhou o reforço da atividade comercial e a valorização da ligação à ria, que continuava a ser central para a economia local.

A porta aérea para o Algarve

Já no século XX, Faro entrou numa nova fase com a inauguração do aeroporto internacional, em 1965. Esse momento marcou uma viragem no posicionamento da cidade, que passou a ser uma das principais portas de entrada para o turismo na região.

A inauguração do Aeroporto Internacional abriu uma nova era na economia regional. A VINCI Airports, atual concessionária, indica que o Aeroporto de Faro ultrapassou 10,3 milhões de passageiros em 2025, confirmando o peso da infraestrutura na ligação do Algarve ao exterior.

Com o aumento da procura turística nas últimas décadas, o aeroporto tornou-se um dos mais movimentados do país, servindo não apenas o Algarve, mas também visitantes com destino a zonas próximas do sul de Espanha.

Cidade que existe hoje

Atualmente, Faro é sede de distrito e concentra serviços administrativos, culturais e académicos. A Universidade do Algarve, criada em 1979, tornou-se um dos seus principais motores de desenvolvimento, sobretudo em áreas ligadas ao mar, ao turismo, à investigação e à inovação.

A cidade mantém também uma forte relação com a Ria Formosa. Segundo o ICNF, o Parque Natural da Ria Formosa está situado no sotavento algarvio e assenta numa importante zona lagunar. A área protegida abrange concelhos como Faro, Loulé, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António, moldando a paisagem e a vida local.

Da antiga Ossónoba à Santa Maria Ibn Harun, de Santa Maria de Faaron a Faro, a cidade mudou de nome, de poderes e de funções. Mas nunca perdeu a importância estratégica no sul do país.

Leia também: Calor extremo leva CP a cancelar Intercidades entre Faro e Lisboa

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Nacional

Homem com dores no peito recebe pulseira verde e morre à espera de ser atendido nas urgências

13:30 11 Julho, 2026 12:46 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Utente de 63 anos deslocou-se pelos próprios meios às urgências, mas caiu inanimado na sala de espera

Praia da Barreta. Crédito: Algarve Cave Tours | DR
Algarve Nacional

Praia ‘secreta’ no Algarve continua longe das multidões e tem água mais quente do que imagina

18:50 11 Julho, 2026 12:45 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quilómetros de areal, paisagem protegida e acesso exclusivo por barco ajudam a manter esta praia no Algarve fora das praias mais concorridas do verão

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Frente atlântica aproxima-se de Portugal: estas regiões podem contar com chuva a partir deste dia

06:00 11 Julho, 2026 12:21 11 Julho, 2026 | João Luís

Uma frente atlântica deverá chegar a Portugal continental este fim-de-semana, trazendo chuva a estas regiões

Iluminar o contador da luz. Crédito: Freepik
Algarve Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados em Portugal em mais de 100 zonas este domingo: estas são as localidades afetadas (Algarve incluído)

19:50 10 Julho, 2026 19:30 10 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções e cortes de luz programados para domingo, 12 de julho, em várias localidades do país

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Domingo traz descida das temperaturas e chuva a estas regiões de Portugal

14:00 11 Julho, 2026 12:46 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de um sábado ainda marcado pelo calor no interior, a aproximação de uma frente atlântica vai aumentar a nebulosidade e poderá trazer chuva

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Vai receber o mesmo se se reformar com 40 ou com 48 anos de descontos? Veja o impacto na pensão

07:00 11 Julho, 2026 19:33 10 Julho, 2026 | João Luís

Ter mais de 40 anos de descontos pode alterar a idade de acesso à reforma e evitar penalizações, mas o impacto no valor da pensão depende de vários fatores

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Vêm aí novos radares de velocidade média: saiba como funcionam e a partir de quando poderão estar nas estradas

20:30 11 Julho, 2026 15:00 11 Julho, 2026 | João Luís

Portugal vai receber 12 novos radares de velocidade média, que calculam a velocidade ao longo de um troço

Algarve Edição Papel Saúde

Lusíadas reforça aposta no Algarve com hospital de 60 milhões em Faro

08:00 11 Julho, 2026 07:27 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Algarve soma apostas dos Lusíadas: Vilamoura abriu em 2025 e Faro terá hospital de 60 milhões com 500 empregos previstos

Edifício das Finanças.
Algarve Nacional

Trabalhadores das Finanças estão a trabalhar com mais de 30 graus nestas repartições no Algarve

15:30 11 Julho, 2026 12:45 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Sindicato denuncia sistemas de climatização avariados, infiltrações, sanitários degradados e até vestígios de pragas em vários serviços públicos das Finanças.

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Vida & Lazer

Tem alguma destas plantas no jardim? Pode estar a atrair carraças para perto de casa

21:30 11 Julho, 2026 12:47 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Vegetação densa, relva alta e zonas húmidas criam o ambiente ideal para carraças

Mecânico a avaliar carro. Crédito: Freepik
Auto

Mecânico com 40 anos de experiência revela o carro usado que comprou por menos de 600 euros e nunca o deixou ficar mal

22:50 11 Julho, 2026 12:50 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest Comprar um carro usado por menos de 600 euros e mantê-lo em circulação durante cerca de 15 anos sem avarias graves parece improvável, mas foi isso que aconteceu a um mecânico com mais de quatro décadas de experiência. O profissional revela agora qual foi...

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Nacional Saúde Tech

Adeus filas: saiba como renovar a receita médica sem ir ao centro de saúde

13:37 9 Julho, 2026 13:54 9 Julho, 2026 | João Luís

Muitos utentes pedem a receita médica presencialmente, mas há uma alternativa no SNS que pode poupar tempo

Economia Opinião

A economia azul como caminho de futuro | Por Miguel Coutinho e Ana Filipa Silva

18:30 10 Julho, 2026 18:25 10 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Do ponto de vista da psicologia, a economia azul constitui um contexto privilegiado de desenvolvimento vocacional porque integra ciência, tecnologia, sustentabilidade, inovação, empreendedorismo e compromisso ambiental"

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Nacional

Homem com dores no peito recebe pulseira verde e morre à espera de ser atendido nas urgências

13:30 11 Julho, 2026 12:46 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Utente de 63 anos deslocou-se pelos próprios meios às urgências, mas caiu inanimado na sala de espera

Praia da Barreta. Crédito: Algarve Cave Tours | DR
Algarve, Nacional

Praia ‘secreta’ no Algarve continua longe das multidões e tem água mais quente do que imagina

18:50 11 Julho, 2026 12:45 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quilómetros de areal, paisagem protegida e acesso exclusivo por barco ajudam a manter esta praia no Algarve fora das praias mais concorridas do verão

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Frente atlântica aproxima-se de Portugal: estas regiões podem contar com chuva a partir deste dia

06:00 11 Julho, 2026 12:21 11 Julho, 2026 | João Luís

Uma frente atlântica deverá chegar a Portugal continental este fim-de-semana, trazendo chuva a estas regiões

Iluminar o contador da luz. Crédito: Freepik
Algarve, Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados em Portugal em mais de 100 zonas este domingo: estas são as localidades afetadas (Algarve incluído)

19:50 10 Julho, 2026 19:30 10 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções e cortes de luz programados para domingo, 12 de julho, em várias localidades do país

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Domingo traz descida das temperaturas e chuva a estas regiões de Portugal

14:00 11 Julho, 2026 12:46 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de um sábado ainda marcado pelo calor no interior, a aproximação de uma frente atlântica vai aumentar a nebulosidade e poderá trazer chuva

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Vai receber o mesmo se se reformar com 40 ou com 48 anos de descontos? Veja o impacto na pensão

07:00 11 Julho, 2026 19:33 10 Julho, 2026 | João Luís

Ter mais de 40 anos de descontos pode alterar a idade de acesso à reforma e evitar penalizações, mas o impacto no valor da pensão depende de vários fatores

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Vêm aí novos radares de velocidade média: saiba como funcionam e a partir de quando poderão estar nas estradas

20:30 11 Julho, 2026 15:00 11 Julho, 2026 | João Luís

Portugal vai receber 12 novos radares de velocidade média, que calculam a velocidade ao longo de um troço

Algarve, Edição Papel, Saúde

Lusíadas reforça aposta no Algarve com hospital de 60 milhões em Faro

08:00 11 Julho, 2026 07:27 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Algarve soma apostas dos Lusíadas: Vilamoura abriu em 2025 e Faro terá hospital de 60 milhões com 500 empregos previstos

Edifício das Finanças.
Algarve, Nacional

Trabalhadores das Finanças estão a trabalhar com mais de 30 graus nestas repartições no Algarve

15:30 11 Julho, 2026 12:45 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Sindicato denuncia sistemas de climatização avariados, infiltrações, sanitários degradados e até vestígios de pragas em vários serviços públicos das Finanças.

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Vida & Lazer

Tem alguma destas plantas no jardim? Pode estar a atrair carraças para perto de casa

21:30 11 Julho, 2026 12:47 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Vegetação densa, relva alta e zonas húmidas criam o ambiente ideal para carraças

Mecânico a avaliar carro. Crédito: Freepik
Auto

Mecânico com 40 anos de experiência revela o carro usado que comprou por menos de 600 euros e nunca o deixou ficar mal

22:50 11 Julho, 2026 12:50 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest Comprar um carro usado por menos de 600 euros e mantê-lo em circulação durante cerca de 15 anos sem avarias graves parece improvável, mas foi isso que aconteceu a um mecânico com mais de quatro décadas de experiência. O profissional revela agora qual foi...

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Nacional, Saúde, Tech

Adeus filas: saiba como renovar a receita médica sem ir ao centro de saúde

13:37 9 Julho, 2026 13:54 9 Julho, 2026 | João Luís

Muitos utentes pedem a receita médica presencialmente, mas há uma alternativa no SNS que pode poupar tempo

Economia, Opinião

A economia azul como caminho de futuro | Por Miguel Coutinho e Ana Filipa Silva

18:30 10 Julho, 2026 18:25 10 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Do ponto de vista da psicologia, a economia azul constitui um contexto privilegiado de desenvolvimento vocacional porque integra ciência, tecnologia, sustentabilidade, inovação, empreendedorismo e compromisso ambiental"

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Últimas Notícias

  • Mecânico com 40 anos de experiência revela o carro usado que comprou por menos de 600 euros e nunca o deixou ficar mal
    Mecânico com 40 anos de experiência revela o carro usado que comprou por menos de 600 euros e nunca o deixou ficar mal
  • Tem alguma destas plantas no jardim? Pode estar a atrair carraças para perto de casa
    Tem alguma destas plantas no jardim? Pode estar a atrair carraças para perto de casa
  • Vêm aí novos radares de velocidade média: saiba como funcionam e a partir de quando poderão estar nas estradas
    Vêm aí novos radares de velocidade média: saiba como funcionam e a partir de quando poderão estar nas estradas
  • Separação, divórcio ou partilhas? Saiba como desvincular alguém do crédito habitação
    Separação, divórcio ou partilhas? Saiba como desvincular alguém do crédito habitação
  • Praia ‘secreta’ no Algarve continua longe das multidões e tem água mais quente do que imagina
    Praia ‘secreta’ no Algarve continua longe das multidões e tem água mais quente do que imagina

Opinião

  • Alterações climáticas: guerra declarada à ciência | Por Miguel Freitas
    Alterações climáticas: guerra declarada à ciência | Por Miguel Freitas
  • O mercado das consciências | Por José Figueiredo Santos
    O mercado das consciências | Por José Figueiredo Santos
  • A economia azul como caminho de futuro | Por Miguel Coutinho e Ana Filipa Silva
    A economia azul como caminho de futuro | Por Miguel Coutinho e Ana Filipa Silva

Europe Direct Algarve

  • Comissário Carlos Coelho desafia Algarve a refletir sobre 40 anos de integração europeia
    Comissário Carlos Coelho desafia Algarve a refletir sobre 40 anos de integração europeia
  • Culture Next expande a rede com cinco novos membros | Por João Palmeiro
    Culture Next expande a rede com cinco novos membros | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal