Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto DR
Algarve, Cultura

CCDR Algarve destina 30.000 euros para apoiar 8 associações culturais da região

CCDR assinou protocolos de colaboração com 8 associações que apresentaram projetos que vêm colmatar necessidades ao nível da oferta cultural da região

09:49 1 Julho, 2024 10:06 1 Julho, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A assinatura de protocolos de colaboração entre a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve e 8 associações culturais da região, envolvendo um apoio financeiro global de trinta mil euros, teve lugar esta sexta-feira no edifício-sede da CCDR, em Faro.

A CCDR Algarve, criada pelo Decreto-Lei n.º 36/2023 de 26 de maio, é um instituto público de regime especial, integrado na administração indireta do Estado, dotado de autonomia administrativa, financeira e património próprio, que tem como uma das suas áreas de atuação integrar e articular territorialmente políticas públicas indispensáveis à execução das políticas de desenvolvimento regional nos domínios do ambiente, cidades, economia, cultura, educação, saúde, ordenamento do território, conservação da natureza, e agricultura e pescas.

No domínio da Cultura, são atribuições da CCDR Algarve “assegurar o apoio às iniciativas culturais de caráter não profissional; articular com outras entidades públicas ou privadas que prossigam atribuições ou objetivos afins na respetiva área de intervenção, incentivar formas de cooperação integrada a desenvolver e concretizar mediante protocolos ou contratos-programa; a salvaguarda, a valorização e a divulgação do património cultural nas zonas de proteção de imóveis classificados, ou em vias de classificação; e, participar e dinamizar iniciativas culturais, designadamente redes regionais de cultura e de valorização do património cultural e dos museus”.

Nos termos do Aviso do Programa de Apoio a Iniciativas Culturais Regionais de Caráter Não Profissional foram assinados protocolos de colaboração com “associações culturais que apresentaram projetos que, pelas suas especificidades, se constituem como projetos estruturantes, que por um lado asseguram a execução de atividades que vêm colmatar necessidades ao nível da oferta cultural da região, ou se constituem como estímulo à criação e produção artísticas, seja ainda por promoverem a sensibilização para as artes ou para a salvaguarda do património, material e imaterial, promovendo a formação de públicos”, explica a CCDR Algarve em comunicado.

No âmbito do mesmo aviso, e no que concerne às áreas de apoio à Criação/Produção e Programação/Circulação, “está a decorrer a fase de análise das 97 candidaturas, 47 na primeira área e 50 na segunda respetivamente, submetidas por 76 agentes culturais”.

Os projetos apoiados no âmbito dos protocolos de colaboração são os seguintes: Associação Casa-Museu José Pinto Contreiras – Rota dos Poços, Associação Cultural Música XXI – XVII Festival Internacional de Órgão do Algarve, Associação Nacional de Designers – 13ª edição Algarve Design Meeting, Associação Rádio Universitária do Algarve, Cinemalua Associação Cultural – Bons Filmes de Sempre, JAT – Colectivo Janela Aberta Teatro – Associação Cultural – Teatro de VizinhEs, GAMP – Grupo de Amigos do Museu de Portimão – Um Dia na Pré-história, Na Mouche – Associação Cultural – Open Studios Faro.

Associação Casa-Museu José Pinto Contreiras – Rota dos Poços

O projeto pretende desenvolver uma intervenção artística e cultural no território, criando a “Rota do Poços”, no sítio dos Gorjões (Santa Bárbara de Nexe, Faro).

Este projeto de instalação artística e cultural visa “a futura criação de um Centro Interpretativo do Sistema Tradicional de Abastecimento de Água Potável dos Gorjões, a instalar no antigo Lavadouro Público, construído pela comissão de moradores no período pós 25 de Abril de 1974”, refere a CCDR Algarve em comunicado.

Este Centro terá a função de “identificar a prática histórica da presença e uso da água nas comunidades envolventes e do seu valor simbólico, cultural e económico”.

Associação Cultural Música XXI – XVII Festival Internacional de Órgão do Algarve

A Associação Cultural Música XXI tem organizado ao longo de 16 anos o “Festival de Órgão de Algarve” preenchendo a agenda do mês de novembro com inúmeros concertos pautados pela qualidade musical, pela diversidade de organistas e de programas de concerto bem como de encontros improváveis em música de câmara.

A CCDR Algarve realça “o importante papel que o evento tem desempenhado na manutenção e recuperação dos órgãos históricos existentes na região do Algarve, garantindo uma atividade musical mais regular que impeça a degradação destes instrumentos”.

Contando igualmente importante apoio dos Municípios e da Diocese do Algarve, o  programa de 2024 inclui 17 apresentações, com 10 organistas, dois concertos pedagógicos, uma apresentação de alunos da Escola de Órgão, uma visita ao interior dos órgãos e um concurso de fotografia. Procurando reforçar a relação próxima da comunidade com o evento, terão lugar masterclasses com os músicos convidados.

Associação Nacional de Designers – 13ª edição Algarve Design Meeting

“O “Algarve Design Meeting”, que teve em 2024 a sua 13ª edição, é um evento com características únicas na região por trabalhar, não só as várias áreas em torno do design e das artes plásticas, com destaque para o vídeo e a arte digital, associada a uma intensa programação cultural, dentro das várias linguagens artísticas que tocam as artes plásticas, as artes performativas, a arte digital e o design, que acontece em vários locais emblemáticos do centro histórico de Faro”, destaca a CCDR Algarve.

Trata-se de um evento único na região no que toca à promoção do design, da sua ligação às várias linguagens artísticas e ao mundo académico.

Associação Rádio Universitária do Algarve

A Associação Rádio Universitária do Algarve, através da RUA FM, desenvolve “um importante trabalho de comunicação cultural, de divulgação da oferta cultural da região e de aproximação à comunidade académica da região, com destaque para os estudantes universitários”.

Este é um trabalho essencial à promoção do património cultural e da atividade das estruturas artísticas não profissionais na região, por um lado, e por outro, no que à promoção do acesso à fruição dos bens culturais e da oferta artística existente, junto desta comunidade, contribuindo para a criação de públicos para as artes.

Cinemalua Associação Cultural – Bons Filmes de Sempre

O projeto “Bons Filmes de Sempre” consiste na criação de uma rede itinerante de exibição cinematográfica, com recurso a um projetor móvel, levando o cinema a territórios onde não existe ou a locais onde não existem meios nem condições para a sua realização.

O projeto tem-se realizado em diversas localidades do interior do Algarve, em particular do Sotavento Algarvio (concelhos de Alcoutim, Castro, São Brás de Alportel e Tavira).

O tema é cinema no sentido mais lato, abrangendo géneros diferenciados com o objetivo de dar a conhecer um leque variado de oferta cinematográfica e de fomentar o hábito de ver cinema.

JAT – Colectivo Janela Aberta Teatro – Associação Cultural – Teatro de VizinhEs

O “Teatro de VizinhEs” é um projeto de mediação, inovação e desenvolvimento cultural e social, que tem como objetivo despertar a sensibilidade e o interesse artístico da comunidade algarvia, e ser um lugar de reflexão, jogo, criação e expressão artística.

Este projeto, teve início em janeiro de 2020, tendo mantido deste então uma atividade constante, na qual participam regularmente cerca de 25 a 45 participantes.

O grupo conta atualmente com 2 criações originais, “Sai da Frente” e “Ouvi Dizer”, baseadas na visão coletiva do mundo e das suas preocupações sociais e territoriais, que já somam dezasseis apresentações.

GAMP – Grupo de Amigos do Museu de Portimão – Um Dia na Pré-história

Constituído em 2014, o GAMP tem vindo a desenvolver, conjuntamente com o Museu de Portimão a atividade “Um dia na Pré-história”, nos Monumentos Megalíticos de Alcalar.

Esta atividade é uma das mais significativas na região, em termos de sensibilização dos vários públicos para as áreas do património arqueológico e cultural do Algarve, promovendo a fruição, dinamização e valorização do mesmo, em particular do importante monumento megalítico que é Alcalar.

O evento inclui atividades no âmbito da arqueologia experimental, da ligação entre arte e arqueologia e da expressão dramática, para além das visitas guiadas.

Na Mouche – Associação Cultural – Open Studios Faro

O “Open Studios Faro” afirma-se como uma plataforma de visibilidade, criação e mediação da arte contemporânea com um enfoque particular nas artes visuais, criado em Faro em 2019.

O objetivo principal deste evento “é estimular a criatividade, o intercâmbio e a experimentação nas artes contemporâneas algarvias e a sua relação com os públicos através de projetos culturais e artísticos, inovadores no território e da confrontação com novas propostas criativas regionais, nacionais e internacionais”. Neste evento, os artistas abrem as portas dos seus estúdios, ateliês, ou simples espaços de trabalho, convidando os visitantes a conhecer os seus espaços e a observar ou participar nas práticas criativas que aí são levadas a cabo.

Para além das visitas aos estúdios, o “Open Studios Faro” terá um programa paralelo que inclui diversas atividades como workshops para público infantil e adulto, exposições, conversas com artistas, música ao vivo, residências artísticas, performances e festa de encerramento.

Leia também: Há uma nova fraude em caixas automáticos. Saiba o que fazer para se proteger

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Sé do Porto.
Nacional Vida & Lazer

“Foi horrível”: turistas ‘revoltados’ com esta cidade portuguesa garantem nunca mais voltar a Portugal

14:30 14 Junho, 2026 02:33 14 Junho, 2026 | Luís Santos

Dois turistas relataram uma experiência negativa numa cidade portuguesa e garantem que não pretendem regressar a Portugal

Algarve Desporto Edição Papel

Casal de Loulé leva Algarve ao Mundial de Hyrox após percurso de superação, pódios e qualificação internacional

16:00 14 Junho, 2026 16:39 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de pódios em Roma e Valência, Pedro e Tânia Pereira preparam estreia no maior palco mundial de Hyrox

Bagagem despachada. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

18:30 14 Junho, 2026 16:59 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto comum de viajar na bagagem de porão

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Governo aprovou novas regras para a carta de condução: conheça as mudanças importantes para os condutores

20:20 12 Junho, 2026 19:01 12 Junho, 2026 | João Luís

O Governo aprovou novas regras para a carta de condução. Descubra o que muda e o que ainda está por definir

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Adeus pensão? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 14 Junho, 2026 19:04 12 Junho, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Algarve Desporto Edição Papel

“Neco” inspira Olhão com nova travessia a nado aos quase 78 anos

10:00 14 Junho, 2026 16:40 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Aos quase 78 anos, Mário Barreto volta a liderar um desafio de resistência e amor à terra entre o Farol e Olhão

Polícia em operação de fiscalização. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Anda com isto no carro? Multas podem sair caro (e não é o seguro nem a carta de condução)

20:10 13 Junho, 2026 11:47 13 Junho, 2026 | João Luís

Não é o seguro nem a carta de condução: a falta deste documento válido no carro pode custar até 1.250 euros de multa

Algarve Edição Papel

Especialistas debatem em Albufeira novo regime urbanístico

09:00 14 Junho, 2026 16:42 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Novo Regime Jurídico da Urbanização e da Edificação, controlo prévio municipal, responsabilidade civil e inteligência artificial estarão em debate em Albufeira

Testes a motor a hidrogénio. Crédito: Foto AI
Economia Europa Mundo

Estreia a nível mundial: motor 100% a hidrogénio gerou eletricidade pela primeira vez e já ‘alimentou’ este país europeu

17:20 14 Junho, 2026 16:16 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Motor gigante movido a hidrogénio forneceu pela primeira vez eletricidade a Espanha, numa busca contínua pelo uso de energias renováveis

Furo no pneu. Crédito: Freepik
Auto

Furou o pneu e não tem suplente? Saiba o que fazer antes de chamar o reboque

18:00 12 Junho, 2026 14:40 12 Junho, 2026 | João Luís

Muitos carros já não trazem roda suplente de fábrica. Saiba o que fazer em caso de furo e quando deve chamar assistência

Edição Papel Opinião

O urbanismo regula tudo o que respeita à vida em sociedade | Por António Nóbrega

11:00 14 Junho, 2026 08:38 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Cidadão poderá iniciar as obras 'oito dias após a apresentação do pedido'”

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva, trovoada e granizo a caminho: mau tempo neste dia e estas regiões devem sentir a maior mudança

06:00 14 Junho, 2026 11:44 13 Junho, 2026 | João Luís

IPMA prevê aguaceiros, trovoada e queda de granizo, sobretudo nestas regiões, com descida da temperatura máxima no litoral

Pessoas a passear pela rua. Crédito: Foto AI
Nacional

“Movem-se com arrogância pela cidade”: estrangeiros são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa

18:50 10 Junho, 2026 18:53 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Tensão vai aumentando com a presença cada vez maior de estrangeiros nesta cidade portuguesa, que até consideram abandoná-la por não se sentirem bem-vindos

Carro parado na garagem.
Auto Nacional

Tem o carro na garagem? Pode arriscar uma das multas de trânsito mais pesadas em Portugal que vai até 2.500€

14:50 13 Junho, 2026 15:13 12 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Mesmo com o carro parado na garagem, pode arriscar ser alvo de uma das multas mais pesadas em Portugal, que vai até 2.500€

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Tem um destes veículos? Pode estar isento de pagar IUC e muitos condutores não sabem

14:30 12 Junho, 2026 14:15 12 Junho, 2026 | João Luís

Nem todos os veículos pagam IUC em Portugal: fique a par das isenções e veja se se pode aplicar ao seu caso

Família com malas. Crédito: Freepik
Algarve Nacional Vida & Lazer

Adeus A2? Há uma maneira de chegar ao Algarve em 35 minutos (e começa perto de Lisboa)

18:00 11 Junho, 2026 15:50 12 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Viajar entre Cascais e Portimão tornou-se mais simples, com esta ligação direta que evita trânsito e encurta o caminho até ao Algarve

Sé do Porto.
Nacional, Vida & Lazer

“Foi horrível”: turistas ‘revoltados’ com esta cidade portuguesa garantem nunca mais voltar a Portugal

14:30 14 Junho, 2026 02:33 14 Junho, 2026 | Luís Santos

Dois turistas relataram uma experiência negativa numa cidade portuguesa e garantem que não pretendem regressar a Portugal

Algarve, Desporto, Edição Papel

Casal de Loulé leva Algarve ao Mundial de Hyrox após percurso de superação, pódios e qualificação internacional

16:00 14 Junho, 2026 16:39 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de pódios em Roma e Valência, Pedro e Tânia Pereira preparam estreia no maior palco mundial de Hyrox

Bagagem despachada. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

18:30 14 Junho, 2026 16:59 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto comum de viajar na bagagem de porão

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Governo aprovou novas regras para a carta de condução: conheça as mudanças importantes para os condutores

20:20 12 Junho, 2026 19:01 12 Junho, 2026 | João Luís

O Governo aprovou novas regras para a carta de condução. Descubra o que muda e o que ainda está por definir

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Adeus pensão? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 14 Junho, 2026 19:04 12 Junho, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Algarve, Desporto, Edição Papel

“Neco” inspira Olhão com nova travessia a nado aos quase 78 anos

10:00 14 Junho, 2026 16:40 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Aos quase 78 anos, Mário Barreto volta a liderar um desafio de resistência e amor à terra entre o Farol e Olhão

Polícia em operação de fiscalização. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Anda com isto no carro? Multas podem sair caro (e não é o seguro nem a carta de condução)

20:10 13 Junho, 2026 11:47 13 Junho, 2026 | João Luís

Não é o seguro nem a carta de condução: a falta deste documento válido no carro pode custar até 1.250 euros de multa

Algarve, Edição Papel

Especialistas debatem em Albufeira novo regime urbanístico

09:00 14 Junho, 2026 16:42 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Novo Regime Jurídico da Urbanização e da Edificação, controlo prévio municipal, responsabilidade civil e inteligência artificial estarão em debate em Albufeira

Testes a motor a hidrogénio. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Mundo

Estreia a nível mundial: motor 100% a hidrogénio gerou eletricidade pela primeira vez e já ‘alimentou’ este país europeu

17:20 14 Junho, 2026 16:16 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Motor gigante movido a hidrogénio forneceu pela primeira vez eletricidade a Espanha, numa busca contínua pelo uso de energias renováveis

Furo no pneu. Crédito: Freepik
Auto

Furou o pneu e não tem suplente? Saiba o que fazer antes de chamar o reboque

18:00 12 Junho, 2026 14:40 12 Junho, 2026 | João Luís

Muitos carros já não trazem roda suplente de fábrica. Saiba o que fazer em caso de furo e quando deve chamar assistência

Edição Papel, Opinião

O urbanismo regula tudo o que respeita à vida em sociedade | Por António Nóbrega

11:00 14 Junho, 2026 08:38 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Cidadão poderá iniciar as obras 'oito dias após a apresentação do pedido'”

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva, trovoada e granizo a caminho: mau tempo neste dia e estas regiões devem sentir a maior mudança

06:00 14 Junho, 2026 11:44 13 Junho, 2026 | João Luís

IPMA prevê aguaceiros, trovoada e queda de granizo, sobretudo nestas regiões, com descida da temperatura máxima no litoral

Pessoas a passear pela rua. Crédito: Foto AI
Nacional

“Movem-se com arrogância pela cidade”: estrangeiros são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa

18:50 10 Junho, 2026 18:53 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Tensão vai aumentando com a presença cada vez maior de estrangeiros nesta cidade portuguesa, que até consideram abandoná-la por não se sentirem bem-vindos

Carro parado na garagem.
Auto, Nacional

Tem o carro na garagem? Pode arriscar uma das multas de trânsito mais pesadas em Portugal que vai até 2.500€

14:50 13 Junho, 2026 15:13 12 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Mesmo com o carro parado na garagem, pode arriscar ser alvo de uma das multas mais pesadas em Portugal, que vai até 2.500€

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Tem um destes veículos? Pode estar isento de pagar IUC e muitos condutores não sabem

14:30 12 Junho, 2026 14:15 12 Junho, 2026 | João Luís

Nem todos os veículos pagam IUC em Portugal: fique a par das isenções e veja se se pode aplicar ao seu caso

Família com malas. Crédito: Freepik
Algarve, Nacional, Vida & Lazer

Adeus A2? Há uma maneira de chegar ao Algarve em 35 minutos (e começa perto de Lisboa)

18:00 11 Junho, 2026 15:50 12 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Viajar entre Cascais e Portimão tornou-se mais simples, com esta ligação direta que evita trânsito e encurta o caminho até ao Algarve

Últimas Notícias

  • Pode levar multas superiores a 2.000 euros por fazer churrascos em casa? Conheça as situações e como evitar problemas
    Pode levar multas superiores a 2.000 euros por fazer churrascos em casa? Conheça as situações e como evitar problemas
  • IAVE anuncia: vêm aí novas regras para os Exames Nacionais em 2026 e quem cometer estes erros pode ter classificação de zero pontos
    IAVE anuncia: vêm aí novas regras para os Exames Nacionais em 2026 e quem cometer estes erros pode ter classificação de zero pontos
  • Atenção condutores: este hábito ‘inofensivo’ ao volante não é proibido mas pode acabar em multa
    Atenção condutores: este hábito ‘inofensivo’ ao volante não é proibido mas pode acabar em multa
  • Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião
    Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião
  • Algarve conta com 209 médicos dentistas privados aderentes num total nacional de 5885
    Algarve conta com 209 médicos dentistas privados aderentes num total nacional de 5885
  • Deixou passar o prazo da inspeção do carro? Saiba o que deve fazer para evitar multa
    Deixou passar o prazo da inspeção do carro? Saiba o que deve fazer para evitar multa

Opinião

  • Praias livres ou praias desorganizadas? | Por João Paulo Sousa
    Praias livres ou praias desorganizadas? | Por João Paulo Sousa
  • O urbanismo regula tudo o que respeita à vida em sociedade | Por António Nóbrega
    O urbanismo regula tudo o que respeita à vida em sociedade | Por António Nóbrega
  • Leão XIV: a coragem dos limites | Por Miguel Freitas
    Leão XIV: a coragem dos limites | Por Miguel Freitas
  • O problema não é o divórcio. O problema é o conflito | Por Joaquim Manuel da Silva
    O problema não é o divórcio. O problema é o conflito | Por Joaquim Manuel da Silva
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião
    Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião
  • Adeus pensão? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data
    Adeus pensão? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data
  • Irritações cívicas | Por Mendes Bota
    Irritações cívicas | Por Mendes Bota
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal