O Município de Alcoutim vai realizar, nos dias 19 e 20 de maio, mais uma ação gratuita de rastreio ao cancro da pele e a outras doenças dermatológicas. Esta iniciativa insere-se na estratégia da autarquia para combater o cancro de pele e promover a literacia em saúde, sensibilizando a população para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.
A ação permitirá o despiste de lesões pré-malignas e malignas, bem como a realização de alguns tratamentos com azoto líquido em doentes com lesões pré-cancerígenas. Será ainda disponibilizada informação útil sobre medidas de proteção solar adequadas ao estilo de vida e à exposição solar típica da região.
Os rastreios serão conduzidos pela médica dermatologista Manuela Aguiar, que tem vindo a colaborar com a Câmara Municipal de Alcoutim, de forma voluntária, em ações de saúde pública. A iniciativa, que decorre anualmente em maio e outubro, passará por cinco localidades do concelho: Alcoutim, Balurcos, Vaqueiros, Giões e Martim Longo.
No dia 19 de maio, segunda-feira, o rastreio terá início às 09:00 no Centro de Artes e Ofícios de Alcoutim, seguindo, às 14:00, para o Lar de Idosos da vila. Durante a tarde, decorrerá também no Lar de Balurcos. No dia seguinte, terça-feira, a equipa estará no Centro de Saúde de Vaqueiros entre as 09:00 e as 11:00, prosseguindo para o edifício da Junta de Freguesia de Giões às 11:30. Às 15:00, a ação terá lugar no Espaço de Fisioterapia de Martim Longo.
Para os casos em que os munícipes não possam utilizar o Autocarro Social “Vamos à Vila”, a Câmara Municipal assegura transporte gratuito, mediante inscrição prévia junto da Unidade de Ação Social, Saúde e Educação, através do número 281 540 546.
Esta ação constitui um importante contributo para a promoção da saúde e bem-estar da população de Alcoutim, reforçando o compromisso da autarquia com políticas de proximidade e prevenção, especialmente relevantes em territórios do interior.
Leia também: Quase uma tonelada de estupefacientes apreendida ao largo da costa algarvia