O 1.º Arraial de São João da Praça de Faro promete trazer de volta a animação e a tradição das festas de São João à capital algarvia. O arraial decorrerá nos dias 21 e 22 de junho, na praça exterior do Mercado Municipal de Faro, entre as 19:00 e as 01:00, com os apoios do Município de Faro e União das Freguesias de Faro.
“Esta iniciativa é uma tentativa de recuperar uma tradição que, em tempos idos, era celebrada com grande entusiasmo no Largo D. Afonso III”, explica a Ambifaro – Gestão de Equipamentos Municipais.
O Município de Faro organizava então “as festividades de São João com assinalável sucesso, proporcionando momentos de alegria e convívio a todos os farenses. Com o 1.º Arraial de São João da Praça de Faro, queremos reviver esses tempos e oferecer à comunidade uma celebração vibrante e cheia de vida”.
“Este arraial é uma oportunidade para reviver a mais saudável tradição popular, bem no centro da cidade, reforçando os laços comunitários e celebrando a cultura local. Contamos com a presença de todos para tornar este evento um grande sucesso”, afirma Henrique Gomes, presidente do Conselho de Administração da Ambifaro.
A programação inclui as atuações do popular duo Tó Zé Pratas e Dina Teresa no dia 21, com a Marcha da Sociedade Recreativa Bordeirense, que promete trazer o espírito tradicional das marchas populares e do DJ Nuno Silva da Rua 80 (Rádio Rua FM), que trará uma seleção musical que fará todos dançarem pela noite dentro.
No dia 22, será a vez do aclamado cantor local Nestor Lozinho e a sua banda animarem o público com o seu vasto repertório popular, retomando a atividade musical com um novo projeto, após um interregno que a sua legião de fãs considerou demasiado longo.
A condução e apresentação das atividades será da responsabilidade de uma voz bem conhecida de todos os farenses: o radialista e speaker Paulo Martins.
Para acompanhar as festividades, haverá comidas e bebidas, incluindo a afamada sardinha da Praça de Faro. A exploração dos stands de comidas e bebidas ficará à responsabilidade de instituições sem fins lucrativos, associações e clubes do concelho de Faro.
Já estão confirmadas as participações do F.C. “Os 11 Esperanças” e do C.F. “Os Bonjoanenses”. As receitas angariadas revertem para as obras desenvolvidas por estas agremiações populares, apoiando assim a comunidade local.
Leia também: Esta praia de água cristalina é única em Portugal e é digna de visita