Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Parque eólico. Crédito: Freepik
Algarve

Ambientalistas alertam para impacto das renováveis na biodiversidade do Algarve

Corredores entre Monchique, Caldeirão e Guadiana poderão ficar comprometidos com a expansão de projetos de energias renováveis

12:00 15 Julho, 2026 12:03 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Programa Setorial das Zonas de Aceleração da Implantação de Energias Renováveis (PSZAER) poderá comprometer áreas de elevado valor ecológico e a conservação de espécies ameaçadas no Algarve, alertou esta terça-feira a Plataforma pela Sustentabilidade e Biodiversidade do Algarve e Alentejo (PPSBAA).

Em comunicado enviado à agência Lusa, a organização ambientalista sustenta que o plano identifica, no Algarve e no Alentejo, zonas coincidentes com territórios considerados essenciais para a conservação da natureza e de espécies classificadas como “em perigo” ou “criticamente em perigo” de extinção.

A consulta pública da proposta do PSZAER, disponível no Portal Participa, termina esta terça-feira.

O documento constitui um instrumento nacional de ordenamento do território destinado a identificar as áreas consideradas mais adequadas à instalação de projetos de energias renováveis, incluindo centrais solares, parques eólicos e infraestruturas associadas, com o objetivo de acelerar os respetivos processos de licenciamento.

Proposta abrange cerca de 7% do território continental

A proposta identifica cerca de 7% do território continental com potencial para acelerar projetos solares e eólicos, mas alerta que a concretização depende de rede, licenciamento, mercado e aceitação pública.

A conclusão consta da Avaliação Ambiental Estratégica e proposta de Programa Setorial das Zonas de Aceleração da Implantação de Energias Renováveis, um trabalho técnico colocado em consulta pública sobre a delimitação final das áreas.

Segundo a plataforma, o PSZAER “não garante a salvaguarda do corredor migratório das serras algarvias”, utilizado por milhares de aves durante a migração outonal para África.

No mesmo sentido, adianta, não assegura a integridade dos corredores ecológicos que ligam a Serra de Monchique à Serra do Caldeirão e o nordeste algarvio ao vale do Guadiana e à Estremadura espanhola.

A plataforma sustenta que o plano abrange montados, mosaicos agroflorestais de azinheira e sobreiro, bem como habitats considerados “fundamentais para várias espécies com estatuto de conservação crítico”.

Plataforma alerta para riscos sobre espécies ameaçadas

De acordo com a organização ambientalista, a inclusão destas áreas sensíveis aumenta o risco de mortalidade por colisão, fragmentação e perda de ‘habitats’, bem como do chamado “efeito barreira”.

Para a PPSBAA, fica comprometida a sobrevivência de espécies como o abutre-preto, britango, cegonha-preta, águia-imperial-ibérica, abetarda, sisão, rolieiro, francelho, tartaranhão-caçador, cortiçol-de-barriga-preta, morcego-de-ferradura-mourisco, morcego-rato-pequeno, gato-bravo, coelho-bravo e lince-ibérico.

No caso do lince-ibérico, a plataforma refere que o plano inclui, no nordeste algarvio, áreas de reprodução e expansão da espécie, alertando que a crescente artificialização do território “poderá também afetar habitats essenciais para a águia-de-bonelli e a águia-imperial-ibérica”.

A plataforma considera que as opções previstas no PSZAER comprometem “décadas de investimento público e científico” na recuperação destas espécies, ao reduzirem as condições ecológicas necessárias para a consolidação das suas populações no sul de Portugal.

Ambientalistas defendem prioridade às áreas já artificializadas

Como alternativa, a PPSBAA defende que a expansão das energias renováveis deve privilegiar áreas já artificializadas, como edifícios, zonas industriais e outras infraestruturas, bem como o sobre-equipamento e a repotenciação de parques eólicos existentes, reduzindo a necessidade de ocupar novas áreas naturais.

Por estes motivos, a plataforma manifesta a sua oposição ao PSZAER, apelando à revisão da proposta para compatibilizar o desenvolvimento das energias renováveis com a proteção da biodiversidade.

Leia também: Lagos celebra 37.ª Feira Concurso Arte Doce com cinco noites de música e tradição

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Mota estacionada. Crédito: Foto AI
Auto Nacional

Motas podem ocupar lugares de carros? Saiba o que diz o Código da Estrada

12:30 15 Julho, 2026 11:30 15 Julho, 2026 | João Luís

As motas podem ocupar lugares que muitos condutores associam apenas aos carros, mas há uma regra simples que faz toda a diferença

Algarve Desporto Mundo Nacional

Choque Sailing conquista Regata dos Portos dos Descobrimentos e traz troféu para Faro

08:30 15 Julho, 2026 18:54 14 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Estratégia diferente após o Cabo de Santa Maria decidiu a regata de 90 milhas, disputada por 24 barcos entre Lagos e Palos de la Frontera.

Tempo

Vem aí o período mais quente do ano: saiba quando as temperaturas podem subir

06:00 15 Julho, 2026 10:30 15 Julho, 2026 | João Luís

Canícula vai começar e marca o período mais quente e seco do ano, mas os primeiros dias deverão trazer alguma surpresa

Montanha-russa.
Nacional Vida & Lazer

Vem a caminho de Portugal um novo parque temático com teleférico e montanha-russa

10:50 12 Julho, 2026 17:11 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo parque temático com teleférico, montanha-russa e dezenas de atividades ao ar livre está projetado para transformar Castanheira de Pera

Estação Ferroviária de Faro.
Algarve

Está a chegar à estação de comboios de Faro uma passagem superior pedonal

12:10 15 Julho, 2026 11:43 15 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Em Faro, a estação ferroviária vai receber uma passagem superior pedonal e obras de modernização num investimento superior a 2.000.000€

Algarve Desporto

Faro Adventure convida famílias para caminhada junto ao mar ao pôr do sol

08:15 15 Julho, 2026 08:10 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Praia, dunas, passadiços e pôr do sol marcam o percurso da quinta Caminhada Monte Gordo Beach, com participação livre

Bandeira com riscas amarela e vermelha na praia.
Nacional Vida & Lazer

Muitos banhistas não reparam nas bandeiras com riscas vermelha e amarela que se colocam aos pares nas praias: conheça o significado

14:10 12 Julho, 2026 14:27 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Nem todos os banhistas conhecem o significado das duas bandeiras com riscas vermelhas e amarelas colocadas lado a lado nas praias

Aeroporto Internacional de Faro - Gago Coutinho.
Economia Nacional Vida & Lazer

Aeroportos portugueses batem recorde de passageiros mesmo com a subida dos preços das viagens

07:26 15 Julho, 2026 06:58 15 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Apesar da subida do preço das viagens, os aeroportos portugueses registaram um novo máximo histórico de passageiros em maio

Opinião

Quando o provisório se instala: o problema das chefias em substituição na Administração Pública | Por Luís Ganhão

09:30 15 Julho, 2026 09:28 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Uma Administração Pública moderna não deve apenas escolher bons dirigentes. Deve assegurar que os melhores têm uma oportunidade real de competir por esses lugares"

Juíz no tribunal. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Nova lei das heranças: saiba quando um imóvel pode ser vendido contra a vontade dos herdeiros

14:04 14 Julho, 2026 14:04 14 Julho, 2026 | João Luís

Imóveis presos em heranças indivisas podem vir a ser vendidos mesmo sem acordo total. Mas há casos em que a nova lei não se aplica

Cultura Opinião

Uma bela homenagem ao pai da narrativa histórica em Portugal | Por Mário Beja Santos

11:40 15 Julho, 2026 11:26 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Mário Beja Santos analisa a homenagem de Valentino Viegas a Fernão Lopes e à revolução que consolidou a Dinastia de Avis

Economia Europe Direct Algarve

Algarve 2030 apresenta novos apoios às empresas em Albufeira e Loulé

10:25 15 Julho, 2026 10:37 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Sessões gratuitas realizam-se a 23 de julho, em Albufeira e Loulé, para apresentar apoios ao investimento empresarial no Algarve

Burlão. Crédito: Freepik
Economia Nacional Tech

É cliente de algum? Novo vírus pode espiar contas bancárias de clientes destes bancos portugueses

22:30 14 Julho, 2026 18:59 14 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A ameaça permanece escondida no computador até detetar a entrada num serviço de banca online, podendo registar vários movimentos nos bancos

Olhão, Algarve.
Algarve Vida & Lazer

Na cidade onde Gonçalo Ramos cresceu há um mercado com peixe fresco e praias à distância de uma viagem de barco: descubra Olhão

17:54 12 Julho, 2026 10:21 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Entre mercados, peixe acabado de chegar e praias acessíveis por barco, Olhão continua a revelar um dos roteiros mais autênticos do Algarve

Gibraltar.
Europa

Vedação que separa Gibraltar de Espanha vai cair na próxima meia-noite e acaba-se a fronteira terrestre

12:36 14 Julho, 2026 11:52 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Barreira que separa Gibraltar de Espanha vai deixar de existir e os controlos de passaportes na fronteira terrestre chegam ao fim

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor intenso está de regresso a Portugal a partir desta data e termómetros podem superar os 40 ºC

17:50 13 Julho, 2026 14:54 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor intenso deverá regressar a Portugal a partir de 19 de julho, com uma subida gradual das temperaturas e máximas que poderão ultrapassar os 40 ºC

Mota estacionada. Crédito: Foto AI
Auto, Nacional

Motas podem ocupar lugares de carros? Saiba o que diz o Código da Estrada

12:30 15 Julho, 2026 11:30 15 Julho, 2026 | João Luís

As motas podem ocupar lugares que muitos condutores associam apenas aos carros, mas há uma regra simples que faz toda a diferença

Algarve, Desporto, Mundo, Nacional

Choque Sailing conquista Regata dos Portos dos Descobrimentos e traz troféu para Faro

08:30 15 Julho, 2026 18:54 14 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Estratégia diferente após o Cabo de Santa Maria decidiu a regata de 90 milhas, disputada por 24 barcos entre Lagos e Palos de la Frontera.

Tempo

Vem aí o período mais quente do ano: saiba quando as temperaturas podem subir

06:00 15 Julho, 2026 10:30 15 Julho, 2026 | João Luís

Canícula vai começar e marca o período mais quente e seco do ano, mas os primeiros dias deverão trazer alguma surpresa

Montanha-russa.
Nacional, Vida & Lazer

Vem a caminho de Portugal um novo parque temático com teleférico e montanha-russa

10:50 12 Julho, 2026 17:11 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo parque temático com teleférico, montanha-russa e dezenas de atividades ao ar livre está projetado para transformar Castanheira de Pera

Estação Ferroviária de Faro.
Algarve

Está a chegar à estação de comboios de Faro uma passagem superior pedonal

12:10 15 Julho, 2026 11:43 15 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Em Faro, a estação ferroviária vai receber uma passagem superior pedonal e obras de modernização num investimento superior a 2.000.000€

Algarve, Desporto

Faro Adventure convida famílias para caminhada junto ao mar ao pôr do sol

08:15 15 Julho, 2026 08:10 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Praia, dunas, passadiços e pôr do sol marcam o percurso da quinta Caminhada Monte Gordo Beach, com participação livre

Bandeira com riscas amarela e vermelha na praia.
Nacional, Vida & Lazer

Muitos banhistas não reparam nas bandeiras com riscas vermelha e amarela que se colocam aos pares nas praias: conheça o significado

14:10 12 Julho, 2026 14:27 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Nem todos os banhistas conhecem o significado das duas bandeiras com riscas vermelhas e amarelas colocadas lado a lado nas praias

Aeroporto Internacional de Faro - Gago Coutinho.
Economia, Nacional, Vida & Lazer

Aeroportos portugueses batem recorde de passageiros mesmo com a subida dos preços das viagens

07:26 15 Julho, 2026 06:58 15 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Apesar da subida do preço das viagens, os aeroportos portugueses registaram um novo máximo histórico de passageiros em maio

Opinião

Quando o provisório se instala: o problema das chefias em substituição na Administração Pública | Por Luís Ganhão

09:30 15 Julho, 2026 09:28 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Uma Administração Pública moderna não deve apenas escolher bons dirigentes. Deve assegurar que os melhores têm uma oportunidade real de competir por esses lugares"

Juíz no tribunal. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Nova lei das heranças: saiba quando um imóvel pode ser vendido contra a vontade dos herdeiros

14:04 14 Julho, 2026 14:04 14 Julho, 2026 | João Luís

Imóveis presos em heranças indivisas podem vir a ser vendidos mesmo sem acordo total. Mas há casos em que a nova lei não se aplica

Cultura, Opinião

Uma bela homenagem ao pai da narrativa histórica em Portugal | Por Mário Beja Santos

11:40 15 Julho, 2026 11:26 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Mário Beja Santos analisa a homenagem de Valentino Viegas a Fernão Lopes e à revolução que consolidou a Dinastia de Avis

Economia, Europe Direct Algarve

Algarve 2030 apresenta novos apoios às empresas em Albufeira e Loulé

10:25 15 Julho, 2026 10:37 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Sessões gratuitas realizam-se a 23 de julho, em Albufeira e Loulé, para apresentar apoios ao investimento empresarial no Algarve

Burlão. Crédito: Freepik
Economia, Nacional, Tech

É cliente de algum? Novo vírus pode espiar contas bancárias de clientes destes bancos portugueses

22:30 14 Julho, 2026 18:59 14 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A ameaça permanece escondida no computador até detetar a entrada num serviço de banca online, podendo registar vários movimentos nos bancos

Olhão, Algarve.
Algarve, Vida & Lazer

Na cidade onde Gonçalo Ramos cresceu há um mercado com peixe fresco e praias à distância de uma viagem de barco: descubra Olhão

17:54 12 Julho, 2026 10:21 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Entre mercados, peixe acabado de chegar e praias acessíveis por barco, Olhão continua a revelar um dos roteiros mais autênticos do Algarve

Gibraltar.
Europa

Vedação que separa Gibraltar de Espanha vai cair na próxima meia-noite e acaba-se a fronteira terrestre

12:36 14 Julho, 2026 11:52 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Barreira que separa Gibraltar de Espanha vai deixar de existir e os controlos de passaportes na fronteira terrestre chegam ao fim

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor intenso está de regresso a Portugal a partir desta data e termómetros podem superar os 40 ºC

17:50 13 Julho, 2026 14:54 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor intenso deverá regressar a Portugal a partir de 19 de julho, com uma subida gradual das temperaturas e máximas que poderão ultrapassar os 40 ºC

Últimas Notícias

  • Megaoperação da GNR desmantela rede de tráfico de droga entre Beja e Castro Verde
    Megaoperação da GNR desmantela rede de tráfico de droga entre Beja e Castro Verde
  • Há 21 estradas portuguesas que estão fechadas ao trânsito desde as tempestades do início do ano
    Há 21 estradas portuguesas que estão fechadas ao trânsito desde as tempestades do início do ano
  • Motas podem ocupar lugares de carros? Saiba o que diz o Código da Estrada
    Motas podem ocupar lugares de carros? Saiba o que diz o Código da Estrada
  • “Verão em Tavira” leva mais de 20 espetáculos à Praça da República
    “Verão em Tavira” leva mais de 20 espetáculos à Praça da República
  • Está a chegar à estação de comboios de Faro uma passagem superior pedonal
    Está a chegar à estação de comboios de Faro uma passagem superior pedonal

Opinião

  • Uma bela homenagem ao pai da narrativa histórica em Portugal | Por Mário Beja Santos
    Uma bela homenagem ao pai da narrativa histórica em Portugal | Por Mário Beja Santos
  • Quando o provisório se instala: o problema das chefias em substituição na Administração Pública | Por Luís Ganhão
    Quando o provisório se instala: o problema das chefias em substituição na Administração Pública | Por Luís Ganhão
  • A República dos Alhos e dos Bugalhos | Por José Figueiredo Santos
    A República dos Alhos e dos Bugalhos | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Algarve 2030 apresenta novos apoios às empresas em Albufeira e Loulé
    Algarve 2030 apresenta novos apoios às empresas em Albufeira e Loulé
  • José Mendes Bota é o primeiro Presidente Honorário do PSD Algarve
    José Mendes Bota é o primeiro Presidente Honorário do PSD Algarve
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal