A APAL – Agência de Promoção de Albufeira manifestou a sua “profunda preocupação” com a situação que se tem verificado nos últimos dias no Aeroporto Internacional de Faro, onde se registam “filas extensas e tempos de espera prolongados no controlo de passaportes, que em alguns casos ultrapassam as três horas”.
Em comunicado, a entidade alertou para o impacto negativo que esta realidade representa para “a experiência dos milhares de visitantes que escolhem o Algarve como destino de férias”, sublinhando que “Albufeira é o principal destino turístico da região”.
A APAL recorda que a cidade acolhe “anualmente um volume significativo de turistas que chegam através deste aeroporto” e considera que episódios como os que têm vindo a ser reportados “comprometem o esforço contínuo de promoção e qualificação da oferta turística local e regional”.
A agência de promoção turística destaca ainda que este problema “não decorre de uma situação pontual, mas de um problema recorrente, sobretudo em períodos de maior afluência”. Neste sentido, alerta que a repetição de constrangimentos desta natureza “compromete não só a imagem da região, como também a perceção de qualidade e eficiência dos serviços de acolhimento”.
Perante este cenário, a APAL apela às entidades competentes, nomeadamente ao Governo, à ANA – Aeroportos de Portugal e às demais autoridades envolvidas, para que “sejam tomadas medidas urgentes e estruturais que garantam o bom funcionamento do Aeroporto de Faro, condizente com a importância estratégica do turismo para a economia regional e nacional”.
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