Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Abacateiros. Crédito: Lusa
Abacateiros. Crédito: Lusa
Algarve, Europa, Vida & Lazer

“Ouro verde”: espanhóis rendidos a fruto exótico muito produzido no Algarve que ‘dá’ anos de vida

Com uma presença crescente no Algarve, este fruto tem vindo a afirmar-se não só pelo seu valor, mas também pelos reconhecidos benefícios para a saúde

10:00 17 Maio, 2025 13:07 2 Outubro, 2025 | Rubén Gonçalves
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Comer fruta diariamente é muito mais do que um simples conselho de saúde. Trata-se de um hábito essencial para manter uma alimentação equilibrada e prevenir problemas ao longo dos anos. Entre os mais valorizadas pela comunidade científica, encontra-se este fruto, que tem vindo a assumir um papel de destaque pelas suas propriedades nutricionais.

Reconhecimento crescente entre consumidores e especialistas

Tem-se assistido a uma crescente valorização do abacate, fruto que tem vindo a conquistar não só espaço na cozinha como também relevância nos estudos sobre nutrição. Em Espanha, este alimento é frequentemente apelidado de “oro verde”, ou seja, ouro verde, pela sua riqueza económica e valor para a saúde, como destaca o portal HuffPost.

Espanha aumenta aposta na produção

A produção espanhola de abacate tem aumentado de forma expressiva nos últimos anos, acompanhando o interesse crescente dos consumidores. Este crescimento levanta preocupações quanto ao impacto ambiental, mas é também reflexo de uma procura cada vez mais informada e consciente.

Marrocos reforça posição como potência emergente na produção de abacate

Em Marrocos, a produção tem vindo a aumentar de forma expressiva, com a campanha mais recente a atingir 130 mil toneladas, segundo a mesma fonte. O país exportou cerca de 100 mil toneladas, principalmente para a Europa, tornando-se um dos principais fornecedores da região. Apesar da descida nos preços, o setor continua em expansão, com cada vez mais áreas de cultivo e melhorias na qualidade do fruto.

Algarve assume protagonismo no cultivo

Também em Portugal, especialmente na região algarvia, o cultivo de abacate tem registado um impulso assinalável. Climas suaves e solos bem drenados tornam concelhos como Silves, Aljezur e Lagos locais ideais para esta cultura, que já abastece mercados internos e externos.

Sabor neutro com alto valor nutricional

O seu sabor neutro e textura amanteigada tornam-no num ingrediente versátil em várias receitas, do pequeno-almoço ao jantar. No entanto, é a sua composição nutricional que mais tem despertado o interesse da comunidade científica.

Investigação americana lança nova perspetiva

Segundo um estudo recente da Universidade Estatal da Pensilvânia, nos Estados Unidos, o consumo diário de abacate pode traduzir-se em melhorias notórias nos hábitos alimentares e no planeamento das refeições. Esta investigação avaliou o impacto do abacate na organização alimentar de adultos durante várias semanas.

De acordo com a mesma fonte, a investigação foi conduzida por Kristina Petersen e Penny Kris-Etherton, que acompanharam os hábitos de mais de mil adultos. Os participantes foram divididos em dois grupos: um passou a consumir abacate todos os dias, e o outro manteve a dieta habitual sem incluir esta fruta.

Durante 26 semanas, os investigadores recolheram dados detalhados sobre tudo o que os voluntários comiam num período de 24 horas. A comparação entre os dois grupos revelou alterações relevantes no comportamento alimentar dos consumidores de abacate.

Recomendamos: Adeus moscas: esta folha que está na cozinha é a solução para manter a sua casa livre de insetos

Especialista destaca qualidades do fruto

“O abacate é uma grande fonte de nutrientes e o nosso objetivo era ver se o consumo constante podia melhorar a qualidade da dieta”, explicou Kristina Petersen na apresentação dos resultados. As conclusões foram publicadas na revista Current Developments in Nutrition.

Resultados revelam maior planeamento alimentar

Os dados apontaram para um planeamento alimentar mais consciente e estruturado por parte dos participantes que integraram o abacate na rotina. Estas pessoas demonstraram uma maior tendência para escolhas equilibradas e saudáveis no geral.

Uma das observações mais significativas foi a substituição espontânea de alimentos mais calóricos por abacate. Esta troca acabou por reduzir o consumo de produtos com baixo valor nutricional, sem que houvesse uma imposição direta por parte dos investigadores.

Por conter uma boa percentagem de gorduras insaturadas, conhecidas como “gorduras boas”, o abacate também contribui positivamente para a saúde cardiovascular. Este fator poderá estar na base da melhoria global observada nos hábitos alimentares dos voluntários.

Debate ambiental continua em aberto

Apesar de existirem preocupações sobre o impacto ambiental do seu cultivo, nomeadamente em regiões onde a água é escassa, o abacate continua a ser reconhecido como uma opção saudável. Tal como noutros alimentos, o segredo está na moderação e no equilíbrio com o restante regime alimentar.

Leia também: Adeus oficina: aprenda o truque que os mecânicos não contam para ter faróis como novos

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Aranha. Crédito: Foto AI
Animais Nacional

Alerta nacional? Nova aranha venenosa foi descoberta em Portugal e duas foram encontradas nesta cidade

17:00 1 Julho, 2026 16:33 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A aranha-reclusa-chilena foi identificada pela primeira vez na Península Ibérica, no Porto

Peixes mortos.
Algarve

Mau cheiro no Trilho do Ludo entre Faro e Almancil associado à presença de milhares de peixes mortos na Ria Formosa

13:09 1 Julho, 2026 12:53 1 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Foram encontrados milhares de peixes mortos na zona do Ludo, na Ria Formosa, entre Faro e Almancil, mas ainda não foram apurados os motivos

Dia de calor em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Aviso vermelho por calor em 4 distritos: IPMA alerta para noites ‘tórridas’ e máximas extremas

06:00 2 Julho, 2026 21:24 1 Julho, 2026 | João Luís

Quatro distritos estão sob aviso vermelho devido ao calor extremo, com máximas acima dos 40 ºC e noites muito quentes em Portugal continental

Idoso a olhar para uma folha.
Economia Mundo Nacional

“Evite a suspensão da pensão”: Governo alerta reformados para este procedimento

16:30 1 Julho, 2026 14:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Governo deixa aviso sobre um procedimento obrigatório que pode afetar o pagamento da pensão de alguns reformados se não for feito no prazo

Turista deixa pó de comichão na espreguiçadeira. Crédito: Foto AI
Europa Vida & Lazer

Turista não conseguiu espreguiçadeira e vingou-se das toalhas que guardavam lugares com pó de comichão

19:30 1 Julho, 2026 18:44 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um turista britânico ficou irritado com hóspedes que reservavam espreguiçadeiras com toalhas em Maiorca e decidiu vingar-se de forma polémica

Algarve Cultura Gastronomia

“Os Dias do Vinho” prometem provas ao pôr-do-sol em Tavira

14:54 1 Julho, 2026 14:54 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Jardim do Coreto acolhe quatro dias dedicados aos sabores da terra e da vinha, no âmbito do “Verão em Tavira”

Algarve Desporto

Portimão volta a ser capital mundial do futsal em agosto

15:38 1 Julho, 2026 15:42 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Sporting, Benfica, Palma Futsal e Jimbee Cartagena disputam a 8.ª edição do torneio no Portimão Arena

Carro parado na garagem.
Auto

Vai deixar o carro parado no verão? O depósito deve ficar assim para evitar problemas no motor

15:50 1 Julho, 2026 15:55 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um engenheiro alerta para um erro comum quando se deixa o carro parado durante muito tempo

Estafeta a entregar encomenda. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Mundo

Encomendas na Shein, Temu e AliExpress ficam mais caras: saiba quanto poderá pagar a mais

13:37 1 Julho, 2026 13:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Compras na Shein, Temu e AliExpress ficam mais caras com novas regras aduaneiras da UE. Saiba o que muda nas encomendas

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve estas zonas serão as mais afetadas

20:20 29 Junho, 2026 19:39 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de tsunami

Irmãs gémeas desaparecidas no Dubai.
Nacional

Encontradas as gémeas portuguesas desaparecidas no Dubai: afinal estão na Suíça e foram detidas com canábis nas malas

10:35 1 Julho, 2026 10:33 1 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Leila e Laila Lourenço foram detidas na Suíça depois de serem encontradas com vários quilos de canábis nas bagagens

Moedas junto ao carro. Crédito: Magnific
Auto

Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões

21:00 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A polícia espanhola voltou a alertar para uma técnica usada por ladrões em parques de estacionamento

Ar condicionado avariado. Crédito: Freepik
Auto

Antes de ligar o ar condicionado, há algo que devia fazer primeiro: saiba do que se trata e evite gastar ‘uma fortuna’

17:30 29 Junho, 2026 16:59 29 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Os termómetros vão disparar nos próximos dias. Há um passo simples antes de ligar o ar condicionado que pode reduzir os consumos

Alpes suiços. Crédito: Magnific
Economia Europa

Europa prepara megaconstrução elétrica a 2.000 metros de altitude para criar novo lago artificial

18:30 1 Julho, 2026 18:04 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um dos maiores complexos hidroelétricos da Áustria vai ser ampliado com um novo lago artificial nos Alpes. A megaconstrução vai ser a maior da Europa

Opinião

Bilhete Postal: Gratos aos que se preocupam com os outros | Por Eduardo Costa

18:19 1 Julho, 2026 18:19 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Com preocupação, vemos muitos que nada fazem pelos outros, a criticar os que presta auxílio aos mais necessitados”

Europa Vida & Lazer

Adeus Ibiza? Italianos rendidos a destino paradisíaco espanhol onde as praias têm areias finas e águas cristalinas

16:40 1 Julho, 2026 16:01 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mallorca está a ser apontada como um destino alternativo a Ibiza para quem procura praias de areia fina, águas cristalinas, história e uma oferta turística mais acessível

Aranha. Crédito: Foto AI
Animais, Nacional

Alerta nacional? Nova aranha venenosa foi descoberta em Portugal e duas foram encontradas nesta cidade

17:00 1 Julho, 2026 16:33 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A aranha-reclusa-chilena foi identificada pela primeira vez na Península Ibérica, no Porto

Peixes mortos.
Algarve

Mau cheiro no Trilho do Ludo entre Faro e Almancil associado à presença de milhares de peixes mortos na Ria Formosa

13:09 1 Julho, 2026 12:53 1 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Foram encontrados milhares de peixes mortos na zona do Ludo, na Ria Formosa, entre Faro e Almancil, mas ainda não foram apurados os motivos

Dia de calor em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Aviso vermelho por calor em 4 distritos: IPMA alerta para noites ‘tórridas’ e máximas extremas

06:00 2 Julho, 2026 21:24 1 Julho, 2026 | João Luís

Quatro distritos estão sob aviso vermelho devido ao calor extremo, com máximas acima dos 40 ºC e noites muito quentes em Portugal continental

Idoso a olhar para uma folha.
Economia, Mundo, Nacional

“Evite a suspensão da pensão”: Governo alerta reformados para este procedimento

16:30 1 Julho, 2026 14:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Governo deixa aviso sobre um procedimento obrigatório que pode afetar o pagamento da pensão de alguns reformados se não for feito no prazo

Turista deixa pó de comichão na espreguiçadeira. Crédito: Foto AI
Europa, Vida & Lazer

Turista não conseguiu espreguiçadeira e vingou-se das toalhas que guardavam lugares com pó de comichão

19:30 1 Julho, 2026 18:44 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um turista britânico ficou irritado com hóspedes que reservavam espreguiçadeiras com toalhas em Maiorca e decidiu vingar-se de forma polémica

Algarve, Cultura, Gastronomia

“Os Dias do Vinho” prometem provas ao pôr-do-sol em Tavira

14:54 1 Julho, 2026 14:54 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Jardim do Coreto acolhe quatro dias dedicados aos sabores da terra e da vinha, no âmbito do “Verão em Tavira”

Algarve, Desporto

Portimão volta a ser capital mundial do futsal em agosto

15:38 1 Julho, 2026 15:42 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Sporting, Benfica, Palma Futsal e Jimbee Cartagena disputam a 8.ª edição do torneio no Portimão Arena

Carro parado na garagem.
Auto

Vai deixar o carro parado no verão? O depósito deve ficar assim para evitar problemas no motor

15:50 1 Julho, 2026 15:55 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um engenheiro alerta para um erro comum quando se deixa o carro parado durante muito tempo

Estafeta a entregar encomenda. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Mundo

Encomendas na Shein, Temu e AliExpress ficam mais caras: saiba quanto poderá pagar a mais

13:37 1 Julho, 2026 13:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Compras na Shein, Temu e AliExpress ficam mais caras com novas regras aduaneiras da UE. Saiba o que muda nas encomendas

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve estas zonas serão as mais afetadas

20:20 29 Junho, 2026 19:39 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de tsunami

Irmãs gémeas desaparecidas no Dubai.
Nacional

Encontradas as gémeas portuguesas desaparecidas no Dubai: afinal estão na Suíça e foram detidas com canábis nas malas

10:35 1 Julho, 2026 10:33 1 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Leila e Laila Lourenço foram detidas na Suíça depois de serem encontradas com vários quilos de canábis nas bagagens

Moedas junto ao carro. Crédito: Magnific
Auto

Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões

21:00 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A polícia espanhola voltou a alertar para uma técnica usada por ladrões em parques de estacionamento

Ar condicionado avariado. Crédito: Freepik
Auto

Antes de ligar o ar condicionado, há algo que devia fazer primeiro: saiba do que se trata e evite gastar ‘uma fortuna’

17:30 29 Junho, 2026 16:59 29 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Os termómetros vão disparar nos próximos dias. Há um passo simples antes de ligar o ar condicionado que pode reduzir os consumos

Alpes suiços. Crédito: Magnific
Economia, Europa

Europa prepara megaconstrução elétrica a 2.000 metros de altitude para criar novo lago artificial

18:30 1 Julho, 2026 18:04 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um dos maiores complexos hidroelétricos da Áustria vai ser ampliado com um novo lago artificial nos Alpes. A megaconstrução vai ser a maior da Europa

Opinião

Bilhete Postal: Gratos aos que se preocupam com os outros | Por Eduardo Costa

18:19 1 Julho, 2026 18:19 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Com preocupação, vemos muitos que nada fazem pelos outros, a criticar os que presta auxílio aos mais necessitados”

Europa, Vida & Lazer

Adeus Ibiza? Italianos rendidos a destino paradisíaco espanhol onde as praias têm areias finas e águas cristalinas

16:40 1 Julho, 2026 16:01 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mallorca está a ser apontada como um destino alternativo a Ibiza para quem procura praias de areia fina, águas cristalinas, história e uma oferta turística mais acessível

Últimas Notícias

  • Aviso vermelho por calor em 4 distritos: IPMA alerta para noites ‘tórridas’ e máximas extremas
    Aviso vermelho por calor em 4 distritos: IPMA alerta para noites ‘tórridas’ e máximas extremas
  • Pizzaria portuguesa está entre as 10 melhores da Europa
    Pizzaria portuguesa está entre as 10 melhores da Europa
  • Afinal, qual é o prazo de validade da carta de condução? Saiba quando tem de a revalidar e evite multas
    Afinal, qual é o prazo de validade da carta de condução? Saiba quando tem de a revalidar e evite multas
  • Turista não conseguiu espreguiçadeira e vingou-se das toalhas que guardavam lugares com pó de comichão
    Turista não conseguiu espreguiçadeira e vingou-se das toalhas que guardavam lugares com pó de comichão
  • Castro Marim abre nova área balnear na barragem de Odeleite
    Castro Marim abre nova área balnear na barragem de Odeleite

Opinião

  • Bilhete Postal: Gratos aos que se preocupam com os outros | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: Gratos aos que se preocupam com os outros | Por Eduardo Costa
  • Sabemos que a qualquer momento pode ocorrer um sismo de forte intensidade. Vamos prevenir | Por António Nóbrega
    Sabemos que a qualquer momento pode ocorrer um sismo de forte intensidade. Vamos prevenir | Por António Nóbrega
  • A realidade é sempre maior do que aquilo que conseguimos ver | Por Luís Ganhão
    A realidade é sempre maior do que aquilo que conseguimos ver | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Eurobarómetro revela forte confiança dos portugueses na União Europeia
    Eurobarómetro revela forte confiança dos portugueses na União Europeia
  • Encomendas na Shein, Temu e AliExpress ficam mais caras: saiba quanto poderá pagar a mais
    Encomendas na Shein, Temu e AliExpress ficam mais caras: saiba quanto poderá pagar a mais
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal