Para mim, a Europa é mais do que uma junção de países e culturas. É a casa onde valores como a paz, os direitos humanos, a democracia, a liberdade e a solidariedade afirmam-se e são defendidos, mesmo com vários desafios à nossa volta.
Enquanto cidadã portuguesa, vejo que o projeto europeu ainda está inacabado e tudo depende de nós — das nossas escolhas, das nossas vozes e do nosso envolvimento. Apelo a todos, em especial aos jovens, que entendam a importância da União Europeia e, embora os “custos de manutenção” adjacentes, estes são para um bem maior.
Ao celebrar os 40 anos do Tratado de Adesão é importante reconhecer o caminho feito por Portugal – o desenvolvimento exponencial do país, a melhoria contínua dos serviços, bens e direitos, a segurança, … – mas também deixo a reflexão para fomentar o pensamento crítico: que Europa queremos para os anos seguintes?”
As oportunidades que já pude experimentar permitiram-me conhecer a Presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, visitar o Parlamento Europeu em Bruxelas, representar Portugal na Academia de Liderança da Comunidade Unidos.eu em Bruxelas.
E em junho, vou representar os unidos.eu no European Youth Event em Estrasburgo, França. Sem a União Europeia, nada disto seria possível, – inclusive a minha primeira viagem fora de Portugal deveu-se ao facto de ter feito Erasmus + em Amsterdão, nos Países Baixos. Sendo a primeira licenciada da família, sem dúvida que me enche o coração poder ter estas oportunidades e espalhar esta mensagem para os jovens. Foco o meu voluntariado nesse sentido, indo a escolas e desconstruindo as instituições europeias e todas as oportunidades aos jovens desde voluntariado, associativismo, oportunidades de estágios e carreiras europeias.”
Sobre a autora do artigo: Maria Oliveira tem 23 anos, é natural das Caldas da Rainha e licenciada em Administração Pública no ISCSP, em Lisboa. Em setembro vai ingressar no mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional, no ISEG. É voluntária ativa e mentora na Comunidade Unidos.eu, também voluntária no departamento de eventos da Associação Académica de Ciências Económicas e Políticas e, Membro-associado da Associação da Política Factual XXI. Mantém fortes relações com a Europe Direct do Algarve por já ter participado em ações de voluntariado enquanto Unida, em específico – Dia Nacional da Democracia em Faro em 2024 e colaborado em projetos da Europa.

“40 Visões da Europa”
A 12 de junho de 1985, Espanha e Portugal assinaram o Tratado de Adesão às então Comunidades Europeias (Comunidade Económica Europeia, Comunidade Europeia da Energia Atómica e Comunidade Europeia do Carvão e do Aço). Este foi o terceiro alargamento.
O Europe Direct Algarve, a CCDR Algarve, a Eurocidade do Guadiana e outros parceiros transfronteiriços associaram-se para assinalar a data. A rubrica «40 Visões da Europa» vai dar voz a 40 pessoas (líderes políticos e associativos, jovens, cidadãos ,..)
Entre 4 de maio e 12 de junho (data da assinatura dos 40 anos do Tratado de Adesão) todos os dias um artigo . Mais informação sobre a campanha na página conjunta (4) Facebook
Leia também: 40 visões da Europa: Uma utopia que alimenta o mais belo sonho | Por Luís Caracinha

O Europe Direct Algarve faz parte da Rede de Centros Europe Direct da Comissão Europeia. No Algarve está hospedado na CCDR Algarve – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.
CONSULTE! INFORME-SE! PARTICIPE! Somos a A Europa na sua região!
Newsletter * Facebook * Twitter * Instagram
















