Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Freepik
Europa, Vida & Lazer

‘O voo é barato, mas a multa não’: nova regra da Ryanair pode custar-lhe mais de 580€

Nova penalização entra em vigor nos voos da Ryanair e promete surpreender quem desrespeitar certas regras a bordo

20:30 12 Junho, 2025 17:55 12 Junho, 2025 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A companhia aérea Ryanair anunciou a implementação de uma nova medida sancionatória que poderá afetar diretamente o bolso dos passageiros. A política já entrou em vigor e aplica-se a situações específicas que, segundo a transportadora, colocam em causa o normal funcionamento dos voos.

De acordo com o Jornal de Negócios, esta abordagem pretende proteger os restantes passageiros e a tripulação, garantindo que o ambiente a bordo se mantém controlado e sem incidentes desnecessários.

A companhia irlandesa não detalhou de imediato todos os critérios, mas confirmou que o valor da penalização mínima será de 500 libras, o equivalente a cerca de 586,5 euros. Em alguns casos, o montante poderá ser superior, dependendo da gravidade da ocorrência.

A medida, segundo a fonte, aplica-se a casos de má conduta a bordo. Trata-se de passageiros que, por comportamentos perturbadores, são obrigados a abandonar a aeronave. Segundo a mesma fonte, a transportadora considera inaceitável que o bem-estar coletivo seja comprometido por atitudes individuais.

Medida pretende dissuadir comportamentos de risco

O novo regime de penalizações surge como resposta a comportamentos considerados inaceitáveis dentro das aeronaves.

A Ryanair assume que estas situações são raras, mas, quando ocorrem, afetam o ambiente e o normal funcionamento dos voos.

De acordo com a mesma fonte, a companhia pretende criar um efeito dissuasor, afastando atitudes que comprometam a pontualidade e o bem-estar coletivo em espaços confinados como as cabines de avião.

Valor da multa pode escalar

A multa por má conduta a bordo estabelecida pela companhia começa nas 500 libras, mas não é fixa. Conforme o grau de perturbação e o impacto causado na operação do voo, o montante pode escalar.

Escreve o Jornal de Negócios que o valor pode ser ajustado caso o comportamento leve a atrasos na descolagem ou obrigue à intervenção das autoridades no aeroporto de escala ou destino.

Recomendamos: Adeus bagagem? Funcionário de aeroporto revela o que nunca deve fazer para identificar as suas malas sob o risco de ficarem ’em terra’

Ambiente seguro e confortável como prioridade

A transportadora irlandesa justifica esta nova abordagem com a necessidade de garantir que os voos decorrem de forma ordeira, segura e sem constrangimentos. A aplicação da multa por má conduta a bordo surge integrada numa política de tolerância zero.

Refere a mesma fonte que os tripulantes foram instruídos para sinalizar e atuar perante qualquer comportamento que coloque em causa o normal desenrolar do serviço.

Prática isolada, mas transversal ao setor

Apesar dos episódios de indisciplina representarem uma minoria estatística, a Ryanair reconhece que nenhuma companhia está imune a este tipo de ocorrência. A adoção da coima, segundo o comunicado citado, insere-se numa tendência de reforço da autoridade a bordo.

Outras companhias aéreas têm igualmente reforçado medidas internas de segurança e resposta a bordo, embora nem todas recorram a penalizações diretas aplicadas pela transportadora.

Nova política já entrou em vigor

A aplicação da multa por má conduta a bordo começou a vigorar de imediato, segundo o comunicado oficial da Ryanair. Os passageiros que forem retirados de um voo por má conduta serão notificados e obrigados a pagar o valor estipulado pela companhia.

A empresa sublinha que não se trata de um encargo aplicado arbitrariamente, mas de uma consequência direta de ações que perturbem os voos comerciais.

Objetivo é proteger a maioria dos passageiros

A Ryanair reforça que a maioria dos seus clientes viaja de forma respeitosa e sem incidentes. No entanto, considera essencial garantir um padrão mínimo de comportamento a bordo para preservar a experiência de todos os que utilizam os seus serviços.

A multa por má conduta a bordo, conclui o Jornal de Negócios, pretende funcionar como um mecanismo de prevenção, evitando que casos pontuais se tornem situações recorrentes que prejudiquem o funcionamento normal da operação.

Leia também: Alerta europeu para inseto ‘gigante’ que está a invadir as praias do Mediterrâneo e pode mesmo chegar a Portugal

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Loja dos CTT.
Economia Europe Direct Algarve Nacional

CTT avisam: estas encomendas podem ficar mais caras a partir de julho

21:40 28 Junho, 2026 20:41 28 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Compras feitas fora da União Europeia até 150 euros deixam de beneficiar de isenção de direitos aduaneiros a partir de 1 de julho

Praia dos Cavacos. Crédito: Visit Olhão
Algarve Vida & Lazer

Esta praia no Algarve é um refúgio discreto da Ria Formosa onde o silêncio só é interrompido pelo comboio

18:00 27 Junho, 2026 15:09 27 Junho, 2026 | João Luís

Na Ria Formosa, esta praia combina águas calmas, salinas, aves e ambiente piscatório num recanto discreto do Algarve

Algarve Cultura

Silves celebra o verão com música e gastronomia no Castelo ao pôr do sol

08:00 28 Junho, 2026 06:47 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sunset Secrets regressam ao Castelo de Silves entre 2 e 30 de julho, com música ao vivo, gastronomia e animação ao pôr do sol

Caminho dos Promontórios. Crédito: VisitAlgarve
Algarve Vida & Lazer

Este trilho no Algarve segue sempre junto ao mar e liga arribas, grutas e pequenas praias até ao Paraíso

19:30 28 Junho, 2026 18:17 28 Junho, 2026 | João Luís

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest Entre Ferragudo e Carvoeiro, o Caminho dos Promontórios acompanha a costa algarvia ao longo de cerca de seis quilómetros, num percurso marcado por arribas, grutas, algares e pequenas praias escondidas. Com início na Praia do Molhe e fim na Praia do Paraíso, este trilho...

Dia de calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor aperta em Portugal: termómetros podem chegar aos 42 ºC nestas regiões

21:00 28 Junho, 2026 20:50 28 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Portugal continental deverá enfrentar uma nova subida das temperaturas ao longo da semana, com o calor a atingir máximas que podem chegar aos 42 ºC no interior

Vento forte na praia. Crédito: Magnific
Tempo

Vem aí uma nortada: calor regressa a Portugal antes do fim do mês mas vento pode ‘estragar’ a praia nestas regiões

17:00 27 Junho, 2026 15:04 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor vai regressar gradualmente a Portugal até ao final de junho, sobretudo no interior, onde os termómetros poderão aproximar-se dos 39 ºC

Via verde. Crédito: DR
Auto Economia Nacional

Passou na Via Verde sem identificador? Veja o que deve fazer para ‘fugir’ à multa

18:20 28 Junho, 2026 18:01 28 Junho, 2026 | João Luís

Portagem em falta na Via Verde pode ser paga antes de dar coima. Saiba onde consultar a dívida, os prazos e como evitar custos extra

Mulher a beber água. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Bebe água da garrafa? A escolha entre plástico, vidro e metal pode fazer mais diferença do que imagina

19:00 28 Junho, 2026 12:42 28 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todas as garrafas reutilizáveis são iguais. Saiba qual o material mais indicado para o seu dia a dia

Grutas de Benagil e costa. Crédito: AlgarExperience
Algarve Mundo Nacional Vida & Lazer

Algarve no pódio dos melhores destinos do mundo para excursões de barco: há mais um destino português na lista

18:40 28 Junho, 2026 18:34 28 Junho, 2026 | João Luís

Entre grutas, falésias e enseadas escondidas, o Algarve conquistou um lugar no pódio mundial dos passeios de barco

João Espada.
Nacional

“O João foi seduzido”: jovem que fingia estar em Lisboa enquanto estava na Tailândia continua desaparecido e a mãe tem poucas pistas

15:50 26 Junho, 2026 10:53 26 Junho, 2026 | Miguel Frazão

João Espada tem 20 anos e está desaparecido há mais de um mês: a família descobriu que levava uma vida paralela

Militares da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

“Era o que calhava”: militares da GNR admitem extorsão sem violência contra imigrantes em Tavira

14:05 26 Junho, 2026 14:05 26 Junho, 2026 | João Luís

Militares da GNR de Tavira admitiram em tribunal ter extorquido dinheiro a imigrantes, mas negam ameaças, violência ou esquema organizado

Viatura do INEM.
Algarve

Turista francês morre nesta praia de Albufeira depois de entrar em dificuldades na água

17:20 28 Junho, 2026 16:53 28 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O homem de 66 anos, de nacionalidade francesa, morreu na praia de São Rafael, em Albufeira, depois de ter entrado em dificuldade na água

Avião da Iberia.
Vida & Lazer

Iberia faz mudanças e assume nova designação para a bagagem de mão

15:30 28 Junho, 2026 15:54 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Companhia aérea espanhola Iberia alterou a designação da bagagem de mão sem mexer nas regras de peso ou dimensões

Sismo. Crédito: Foto DR
Algarve

Sismo sentido no Algarve este domingo: abalo ocorreu ao largo do Cabo de São Vicente

17:00 28 Junho, 2026 16:48 28 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O sismo de magnitude 4,1 foi registado este domingo ao largo do Algarve e sentido em Lagos e Portimão

Opinião Saúde

O impacto do consumo excessivo de álcool na saúde do fígado | Por Luís Bagulho

07:30 28 Junho, 2026 20:38 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A prevenção passa por estilos de vida saudáveis, mas importa sublinhar que, nas fases iniciais, a doença do fígado associada ao álcool pode ser reversível"

Hospedeira de bordo. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

“Nunca é limpa”: hospedeira de bordo revela onde nunca se deve encostar quando viaja de avião

19:30 27 Junho, 2026 15:28 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma antiga hospedeira de bordo deixou um alerta sobre um gesto comum durante as viagens de avião

Loja dos CTT.
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

CTT avisam: estas encomendas podem ficar mais caras a partir de julho

21:40 28 Junho, 2026 20:41 28 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Compras feitas fora da União Europeia até 150 euros deixam de beneficiar de isenção de direitos aduaneiros a partir de 1 de julho

Praia dos Cavacos. Crédito: Visit Olhão
Algarve, Vida & Lazer

Esta praia no Algarve é um refúgio discreto da Ria Formosa onde o silêncio só é interrompido pelo comboio

18:00 27 Junho, 2026 15:09 27 Junho, 2026 | João Luís

Na Ria Formosa, esta praia combina águas calmas, salinas, aves e ambiente piscatório num recanto discreto do Algarve

Algarve, Cultura

Silves celebra o verão com música e gastronomia no Castelo ao pôr do sol

08:00 28 Junho, 2026 06:47 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sunset Secrets regressam ao Castelo de Silves entre 2 e 30 de julho, com música ao vivo, gastronomia e animação ao pôr do sol

Caminho dos Promontórios. Crédito: VisitAlgarve
Algarve, Vida & Lazer

Este trilho no Algarve segue sempre junto ao mar e liga arribas, grutas e pequenas praias até ao Paraíso

19:30 28 Junho, 2026 18:17 28 Junho, 2026 | João Luís

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest Entre Ferragudo e Carvoeiro, o Caminho dos Promontórios acompanha a costa algarvia ao longo de cerca de seis quilómetros, num percurso marcado por arribas, grutas, algares e pequenas praias escondidas. Com início na Praia do Molhe e fim na Praia do Paraíso, este trilho...

Dia de calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor aperta em Portugal: termómetros podem chegar aos 42 ºC nestas regiões

21:00 28 Junho, 2026 20:50 28 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Portugal continental deverá enfrentar uma nova subida das temperaturas ao longo da semana, com o calor a atingir máximas que podem chegar aos 42 ºC no interior

Vento forte na praia. Crédito: Magnific
Tempo

Vem aí uma nortada: calor regressa a Portugal antes do fim do mês mas vento pode ‘estragar’ a praia nestas regiões

17:00 27 Junho, 2026 15:04 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor vai regressar gradualmente a Portugal até ao final de junho, sobretudo no interior, onde os termómetros poderão aproximar-se dos 39 ºC

Via verde. Crédito: DR
Auto, Economia, Nacional

Passou na Via Verde sem identificador? Veja o que deve fazer para ‘fugir’ à multa

18:20 28 Junho, 2026 18:01 28 Junho, 2026 | João Luís

Portagem em falta na Via Verde pode ser paga antes de dar coima. Saiba onde consultar a dívida, os prazos e como evitar custos extra

Mulher a beber água. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Bebe água da garrafa? A escolha entre plástico, vidro e metal pode fazer mais diferença do que imagina

19:00 28 Junho, 2026 12:42 28 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todas as garrafas reutilizáveis são iguais. Saiba qual o material mais indicado para o seu dia a dia

Grutas de Benagil e costa. Crédito: AlgarExperience
Algarve, Mundo, Nacional, Vida & Lazer

Algarve no pódio dos melhores destinos do mundo para excursões de barco: há mais um destino português na lista

18:40 28 Junho, 2026 18:34 28 Junho, 2026 | João Luís

Entre grutas, falésias e enseadas escondidas, o Algarve conquistou um lugar no pódio mundial dos passeios de barco

João Espada.
Nacional

“O João foi seduzido”: jovem que fingia estar em Lisboa enquanto estava na Tailândia continua desaparecido e a mãe tem poucas pistas

15:50 26 Junho, 2026 10:53 26 Junho, 2026 | Miguel Frazão

João Espada tem 20 anos e está desaparecido há mais de um mês: a família descobriu que levava uma vida paralela

Militares da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

“Era o que calhava”: militares da GNR admitem extorsão sem violência contra imigrantes em Tavira

14:05 26 Junho, 2026 14:05 26 Junho, 2026 | João Luís

Militares da GNR de Tavira admitiram em tribunal ter extorquido dinheiro a imigrantes, mas negam ameaças, violência ou esquema organizado

Viatura do INEM.
Algarve

Turista francês morre nesta praia de Albufeira depois de entrar em dificuldades na água

17:20 28 Junho, 2026 16:53 28 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O homem de 66 anos, de nacionalidade francesa, morreu na praia de São Rafael, em Albufeira, depois de ter entrado em dificuldade na água

Avião da Iberia.
Vida & Lazer

Iberia faz mudanças e assume nova designação para a bagagem de mão

15:30 28 Junho, 2026 15:54 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Companhia aérea espanhola Iberia alterou a designação da bagagem de mão sem mexer nas regras de peso ou dimensões

Sismo. Crédito: Foto DR
Algarve

Sismo sentido no Algarve este domingo: abalo ocorreu ao largo do Cabo de São Vicente

17:00 28 Junho, 2026 16:48 28 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O sismo de magnitude 4,1 foi registado este domingo ao largo do Algarve e sentido em Lagos e Portimão

Opinião, Saúde

O impacto do consumo excessivo de álcool na saúde do fígado | Por Luís Bagulho

07:30 28 Junho, 2026 20:38 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A prevenção passa por estilos de vida saudáveis, mas importa sublinhar que, nas fases iniciais, a doença do fígado associada ao álcool pode ser reversível"

Hospedeira de bordo. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

“Nunca é limpa”: hospedeira de bordo revela onde nunca se deve encostar quando viaja de avião

19:30 27 Junho, 2026 15:28 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma antiga hospedeira de bordo deixou um alerta sobre um gesto comum durante as viagens de avião

Últimas Notícias

  • CTT avisam: estas encomendas podem ficar mais caras a partir de julho
    CTT avisam: estas encomendas podem ficar mais caras a partir de julho
  • Calor aperta em Portugal: termómetros podem chegar aos 42 ºC nestas regiões
    Calor aperta em Portugal: termómetros podem chegar aos 42 ºC nestas regiões
  • Este trilho no Algarve segue sempre junto ao mar e liga arribas, grutas e pequenas praias até ao Paraíso
    Este trilho no Algarve segue sempre junto ao mar e liga arribas, grutas e pequenas praias até ao Paraíso
  • Bebe água da garrafa? A escolha entre plástico, vidro e metal pode fazer mais diferença do que imagina
    Bebe água da garrafa? A escolha entre plástico, vidro e metal pode fazer mais diferença do que imagina
  • Algarve no pódio dos melhores destinos do mundo para excursões de barco: há mais um destino português na lista
    Algarve no pódio dos melhores destinos do mundo para excursões de barco: há mais um destino português na lista

Opinião

  • O impacto do consumo excessivo de álcool na saúde do fígado | Por Luís Bagulho
    O impacto do consumo excessivo de álcool na saúde do fígado | Por Luís Bagulho
  • Alice no país das (des)maravilhas | Por Anna Kosmider Leal
    Alice no país das (des)maravilhas | Por Anna Kosmider Leal
  • Celebramos hoje o 55º aniversário da criação da Escola de Enfermagem de Faro | Por Filomena Matos
    Celebramos hoje o 55º aniversário da criação da Escola de Enfermagem de Faro | Por Filomena Matos

Europe Direct Algarve

  • CTT avisam: estas encomendas podem ficar mais caras a partir de julho
    CTT avisam: estas encomendas podem ficar mais caras a partir de julho
  • Algarve 2030 lança 3 milhões para modernizar áreas empresariais
    Algarve 2030 lança 3 milhões para modernizar áreas empresariais
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal