Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Idoso no telemóvel. Crédito: Freepik
Idoso no telemóvel. Crédito: Freepik
Tech

O seu telemóvel começou a fazer isto? Se sim, veja de imediato a sua conta bancária (pode ser burla)

Se o telemóvel ficar sem rede de repente, deixe de fazer chamadas/SMS ou receber avisos estranhos, verifique já a conta bancária: pode ser SIM swapping

20:00 13 Janeiro, 2026 18:59 13 Janeiro, 2026 | Rubén Gonçalves
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Quando um telemóvel perde rede de forma súbita, deixa de conseguir fazer chamadas/SMS e, ao mesmo tempo, começam a surgir alertas de acessos estranhos a contas, pode não ser “falha do operador”: pode ser SIM swapping, um golpe que tenta roubar o seu número para receber códigos e entrar na conta bancária digital. 

O alerta foi reforçado pelo portal espanhol La Razón, numa publicação que explica como os burlões conseguem duplicar o cartão SIM e assumir o controlo do número da vítima, com impacto direto em serviços que ainda usam SMS como verificação. 

A mecânica é simples, mas perigosa: primeiro recolhem dados pessoais (muitas vezes através de phishing e engenharia social) e depois tentam convencer a operadora a transferir o seu número para um novo SIM na posse do criminoso. 

O que é, afinal, o SIM swapping (e porque pode esvaziar contas)

No SIM swapping, o atacante passa a receber chamadas e SMS destinados à vítima, incluindo códigos de autenticação e notificações bancárias por telemóvel, o que pode abrir a porta a entradas não autorizadas na conta e transferências. 

Os bancos e entidades de cibersegurança têm vindo a alertar que a “porta” do problema raramente é técnica: é a combinação de dados expostos (redes sociais, fugas de informação, formulários falsos) com pressões e truques para obter duplicados de SIM. 

Por isso, o risco aumenta quando o telemóvel é visto como “chave-mestra” da vida digital: pagamentos, códigos, recuperação de passwords e autenticação de contas passam todos pela mesma linha. 

Sinais de alerta: o que o seu telemóvel pode “começar a fazer”

O sinal mais típico é perder cobertura sem explicação, e ficar sem conseguir ligar, enviar SMS ou usar o serviço como antes. Se isto acontecer e não houver avaria generalizada na zona, acenda a luz vermelha. 

Outro indício forte é receber uma notificação do operador a informar que a SIM foi ativada noutro equipamento, ou notar que deixou de conseguir entrar em contas importantes (banco, e-mail, redes sociais). 

Por fim, há o “golpe final”: notificações de transações que não reconhece, pedidos de redefinição de palavra-passe que não fez, ou tentativas de autenticação inesperadas. Nestes casos, cada minuto conta. 

O que fazer imediatamente para limitar danos

Primeiro, contacte já a sua operadora e peça a desativação de qualquer SIM novo/duplicado associado ao seu número, confirmando a reposição do controlo da linha (e alterando PINs, se aplicável). 

Segundo, contacte o banco e peça medidas de contenção (bloqueio preventivo, revisão de movimentos e travões de segurança), e só depois trate de mudar palavras-passe, idealmente a partir de um dispositivo seguro, não do telemóvel em risco. 

Terceiro, reporte o incidente: em Portugal, pode recorrer ao CNCS/CERT.PT para orientação e notificação e, se houver crime ou tentativa de burla, apresentar queixa às autoridades (por exemplo, via Queixa Eletrónica da Polícia Judiciária). 

Como reduzir o risco (antes de acontecer)

Segundo o La Razón, a prevenção começa no básico: desconfie de contactos que pedem dados, códigos ou “validações urgentes”, e confirme sempre pelos canais oficiais, o Banco de Portugal tem alertas claros sobre phishing e recolha fraudulenta de dados. 

Depois, reforce a higiene digital no telemóvel: bloqueio de ecrã forte, atualizações, cuidado com apps e redes Wi-Fi suspeitas, e atenção ao que expõe publicamente (data de nascimento, morada, número, rotinas). 

E, sempre que possível, privilegie métodos de autenticação mais robustos do que SMS (quando o serviço o permitir), porque o objetivo do SIM swapping é precisamente capturar a “chave” que chega por mensagem. 

Leia também: Tem notas destas na carteira? Banco de Portugal avisa que podem ser falsas e explica como pode verificar

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Trânsito. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Novas regras do IUC já são oficiais: conheça o novo calendário e saiba quando entra em vigor

12:40 4 Agosto, 2026 12:34 4 Agosto, 2026 | João Luís

O calendário do IUC vai mudar e haverá um ano de transição antes da entrada em vigor do modelo definitivo: veja as novidades

Algarve Cultura Economia

FATACIL regressa a Lagoa com dez dias de música, gastronomia e tradição

07:15 4 Agosto, 2026 07:01 4 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Tony Carreira, Plutónio, Sara Correia, Richie Campbell e Os Quatro e Meia integram o cartaz musical da FATACIL 2026

Idosa com a carteira vazia.
Economia Nacional

Atenção ao prazo: pensionistas arriscam suspensão da pensão se falharem este passo

10:10 4 Agosto, 2026 09:53 4 Agosto, 2026 | João Luís

Há uma obrigação que não pode ser esquecida por estes pensionistas que recebem pensão: calendário 'corre' e incumprimento terá consequências

Agente da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Governo aprovou novas regras para a carta de condução: há mudanças importantes para condutores

22:00 2 Agosto, 2026 21:59 2 Agosto, 2026 | João Luís

O Governo aprovou novas regras para a carta de condução. Descubra o que muda e o que ainda está por definir

Algarve Cultura Desporto

Meta Beach Fest regressa à Praia de Faro com desporto, música e cultura

09:40 4 Agosto, 2026 09:33 4 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Mais de 20 artistas, competições desportivas e ações ambientais integram a segunda edição do Meta Beach Fest na Praia de Faro

Carro com cartão na roda. Crédito: Foto AI
Auto

Viu um carro estacionado com cartão nas rodas? Este é o motivo (e não tem a ver com animais)

15:50 4 Agosto, 2026 14:51 3 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos condutores colocam pedaços de cartão junto às rodas dos carros estacionados ao sol

Economia Mundo

“Era a minha vida”: agricultor de 86 anos recusa vender terreno por 13 milhões de euros por ‘amor à terra’

16:30 1 Agosto, 2026 15:16 1 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Nem uma proposta superior a 15 milhões de dólares convenceu este agricultor a abandonar as propriedades da família

Tempo

Chuva regressa hoje e estas vão ser as regiões afetadas

06:00 4 Agosto, 2026 14:36 3 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A humidade, a nebulosidade e a possibilidade de chuva fraca voltam a marcar o estado do tempo esta terça-feira

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: caminho a novas formas de criação e experimentação | Por José Brito

15:10 4 Agosto, 2026 15:08 4 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Uma reflexão sobre o potencial dos recursos naturais e dos novos materiais do Algarve enquanto matéria de criação artística, inovação e sustentabilidade

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Europa

“Considero insuficiente”: reformada de 67 anos recebe 1.790€ mas considera a pensão ‘injusta’

18:00 2 Agosto, 2026 16:01 2 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de 25 anos a trabalhar como auxiliar de enfermagem, a reformada francesa recebe 1.790 euros brutos por mês, mas considera o valor insuficiente

Foto em Gran Canária. Crédito: Pixabay
Europa Vida & Lazer

“A experiência foi horrível”: turista ‘iritada’ com má educação dos locais e preços nesta ilha perto de Portugal

17:40 4 Agosto, 2026 17:29 4 Agosto, 2026 | Luís Santos

Turista britânica revela experiência dececionante numa conhecida ilha paradisíaca e deixa um alerta a quem planeia visitar o destino

Algarve Cultura

Centenas de foliões vão desfilar no Carnaval de Verão de Altura

12:50 4 Agosto, 2026 12:51 4 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Carnaval de Verão recupera o tema do cortejo realizado em fevereiro e volta a juntar centenas de foliões e figurantes

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’ e ventos fortes regressam a Portugal a partir desta data e esta será a região mais afetada

16:00 3 Agosto, 2026 16:20 3 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Esta semana será marcada por períodos de chuva fraca na maior parte do território nacional, mas nesta região haverá agravamento do estado do tempo

Pano branco no retrovisor de um carro. Crédito: Foto AI
Auto Vida & Lazer

Já viu um pano branco no retrovisor de um carro estacionado? Saiba o seu significado e aquilo que deve fazer se o vir

17:50 3 Agosto, 2026 16:54 3 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Saber como deve agir caso algum dia se depare com um pano branco no espelho retrovisor de um carro estacionado pode ser importante

Algarve Economia

Cinco novas lojas reforçam oferta comercial do Forum Algarve

15:30 3 Agosto, 2026 15:44 3 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

As novas lojas abrangem as áreas da restauração, moda, artigos para casa e soluções de descanso, segundo o Forum Algarve

Proposta de novas notas de euro. Crédito: Foto AI
Economia Europe Direct Algarve

Banco Central Europeu anuncia: vêm aí novas notas de euro e a sua chegada ao ‘bolso’ dos europeus está prevista para esta data

18:30 3 Agosto, 2026 19:16 3 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Christina Lagarde, presidente do BCE, apresentou no passado dia 23 de julho uma proposta para as novas notas de euro, que devem chegar ao mercado na década de 2030

Trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Novas regras do IUC já são oficiais: conheça o novo calendário e saiba quando entra em vigor

12:40 4 Agosto, 2026 12:34 4 Agosto, 2026 | João Luís

O calendário do IUC vai mudar e haverá um ano de transição antes da entrada em vigor do modelo definitivo: veja as novidades

Algarve, Cultura, Economia

FATACIL regressa a Lagoa com dez dias de música, gastronomia e tradição

07:15 4 Agosto, 2026 07:01 4 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Tony Carreira, Plutónio, Sara Correia, Richie Campbell e Os Quatro e Meia integram o cartaz musical da FATACIL 2026

Idosa com a carteira vazia.
Economia, Nacional

Atenção ao prazo: pensionistas arriscam suspensão da pensão se falharem este passo

10:10 4 Agosto, 2026 09:53 4 Agosto, 2026 | João Luís

Há uma obrigação que não pode ser esquecida por estes pensionistas que recebem pensão: calendário 'corre' e incumprimento terá consequências

Agente da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Governo aprovou novas regras para a carta de condução: há mudanças importantes para condutores

22:00 2 Agosto, 2026 21:59 2 Agosto, 2026 | João Luís

O Governo aprovou novas regras para a carta de condução. Descubra o que muda e o que ainda está por definir

Algarve, Cultura, Desporto

Meta Beach Fest regressa à Praia de Faro com desporto, música e cultura

09:40 4 Agosto, 2026 09:33 4 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Mais de 20 artistas, competições desportivas e ações ambientais integram a segunda edição do Meta Beach Fest na Praia de Faro

Carro com cartão na roda. Crédito: Foto AI
Auto

Viu um carro estacionado com cartão nas rodas? Este é o motivo (e não tem a ver com animais)

15:50 4 Agosto, 2026 14:51 3 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos condutores colocam pedaços de cartão junto às rodas dos carros estacionados ao sol

Economia, Mundo

“Era a minha vida”: agricultor de 86 anos recusa vender terreno por 13 milhões de euros por ‘amor à terra’

16:30 1 Agosto, 2026 15:16 1 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Nem uma proposta superior a 15 milhões de dólares convenceu este agricultor a abandonar as propriedades da família

Tempo

Chuva regressa hoje e estas vão ser as regiões afetadas

06:00 4 Agosto, 2026 14:36 3 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A humidade, a nebulosidade e a possibilidade de chuva fraca voltam a marcar o estado do tempo esta terça-feira

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: caminho a novas formas de criação e experimentação | Por José Brito

15:10 4 Agosto, 2026 15:08 4 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Uma reflexão sobre o potencial dos recursos naturais e dos novos materiais do Algarve enquanto matéria de criação artística, inovação e sustentabilidade

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Europa

“Considero insuficiente”: reformada de 67 anos recebe 1.790€ mas considera a pensão ‘injusta’

18:00 2 Agosto, 2026 16:01 2 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de 25 anos a trabalhar como auxiliar de enfermagem, a reformada francesa recebe 1.790 euros brutos por mês, mas considera o valor insuficiente

Foto em Gran Canária. Crédito: Pixabay
Europa, Vida & Lazer

“A experiência foi horrível”: turista ‘iritada’ com má educação dos locais e preços nesta ilha perto de Portugal

17:40 4 Agosto, 2026 17:29 4 Agosto, 2026 | Luís Santos

Turista britânica revela experiência dececionante numa conhecida ilha paradisíaca e deixa um alerta a quem planeia visitar o destino

Algarve, Cultura

Centenas de foliões vão desfilar no Carnaval de Verão de Altura

12:50 4 Agosto, 2026 12:51 4 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Carnaval de Verão recupera o tema do cortejo realizado em fevereiro e volta a juntar centenas de foliões e figurantes

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’ e ventos fortes regressam a Portugal a partir desta data e esta será a região mais afetada

16:00 3 Agosto, 2026 16:20 3 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Esta semana será marcada por períodos de chuva fraca na maior parte do território nacional, mas nesta região haverá agravamento do estado do tempo

Pano branco no retrovisor de um carro. Crédito: Foto AI
Auto, Vida & Lazer

Já viu um pano branco no retrovisor de um carro estacionado? Saiba o seu significado e aquilo que deve fazer se o vir

17:50 3 Agosto, 2026 16:54 3 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Saber como deve agir caso algum dia se depare com um pano branco no espelho retrovisor de um carro estacionado pode ser importante

Algarve, Economia

Cinco novas lojas reforçam oferta comercial do Forum Algarve

15:30 3 Agosto, 2026 15:44 3 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

As novas lojas abrangem as áreas da restauração, moda, artigos para casa e soluções de descanso, segundo o Forum Algarve

Proposta de novas notas de euro. Crédito: Foto AI
Economia, Europe Direct Algarve

Banco Central Europeu anuncia: vêm aí novas notas de euro e a sua chegada ao ‘bolso’ dos europeus está prevista para esta data

18:30 3 Agosto, 2026 19:16 3 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Christina Lagarde, presidente do BCE, apresentou no passado dia 23 de julho uma proposta para as novas notas de euro, que devem chegar ao mercado na década de 2030

Últimas Notícias

  • “Só quero o que é justo”: reformada de 79 anos recebe 2.300€ de pensão de viuvez e de reforma e considera o valor injusto
    “Só quero o que é justo”: reformada de 79 anos recebe 2.300€ de pensão de viuvez e de reforma e considera o valor injusto
  • Albufeira cede apartamento para alojar médicos da ULS Algarve
    Albufeira cede apartamento para alojar médicos da ULS Algarve
  • Conferência sobre o ‘Simplex’ Urbanístico reúne mais de 300 participantes no Algarve
    Conferência sobre o ‘Simplex’ Urbanístico reúne mais de 300 participantes no Algarve
  • Nem robalo nem dourada: o consumo deste peixe comum na costa portuguesa pode dar até 3 dias de alucinações
    Nem robalo nem dourada: o consumo deste peixe comum na costa portuguesa pode dar até 3 dias de alucinações
  • Irís, Khiaro e Fábio Lagarto animam Festa de Verão de Cachopo
    Irís, Khiaro e Fábio Lagarto animam Festa de Verão de Cachopo

Opinião

  • Um olho no burro, outro no cigano | Por José Figueiredo Santos
    Um olho no burro, outro no cigano | Por José Figueiredo Santos
  • Bilhete Postal: Nós, os não fumadores, não vamos para férias para fumar | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: Nós, os não fumadores, não vamos para férias para fumar | Por Eduardo Costa
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: caminho a novas formas de criação e experimentação | Por José Brito
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: caminho a novas formas de criação e experimentação | Por José Brito

Europe Direct Algarve

  • Bilhete Postal: Nós, os não fumadores, não vamos para férias para fumar | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: Nós, os não fumadores, não vamos para férias para fumar | Por Eduardo Costa
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: caminho a novas formas de criação e experimentação | Por José Brito
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: caminho a novas formas de criação e experimentação | Por José Brito
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento