Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Piscina do Hotel Praia do Vau. Foto DR
Algarve, Cultura

Nova exposição revela como o turismo mudou Portimão ao longo do século XX

“Sol, Sardinhas e Sombreiros” convida visitantes a descobrir a evolução turística de Portimão no século XX

09:00 4 Junho, 2026 10:13 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A antiga Lota de Portimão recebe, a partir de 7 de junho, a exposição “Sol, Sardinhas e Sombreiros”, uma mostra promovida pelo Museu de Portimão que convida residentes e visitantes a revisitar a história do turismo no concelho através de uma abordagem inovadora e interativa.

A inauguração está marcada para as 18:00 e assinala o início de uma exposição que poderá ser visitada até 31 de julho, num espaço emblemático da zona ribeirinha da cidade.

Antiga Lota de Portimão. Foto DR

A mostra propõe uma viagem pela evolução do turismo em Portimão ao longo do século XX, cruzando este fenómeno com a memória coletiva, a identidade local e as vivências que marcaram o Algarve e o concelho ao longo de várias décadas.

O edifício que acolhe a exposição tem também um significado especial na história da cidade. Durante anos, foi conhecido por servir a “boa sardinha assada”, atraindo residentes e turistas nacionais e estrangeiros, antes de ser renovado e transformado num espaço dedicado ao turismo e à cultura.

Uma viagem pela história do turismo em Portimão

A exposição retrata a evolução do turismo desde as primeiras estruturas de acolhimento de visitantes e o nascimento da Praia da Rocha como estância balnear, até à democratização do turismo após o 25 de Abril de 1974 e ao surgimento de novos polos de atração, como Alvor.

Praia do Vau. Foto DR

Segundo a organização, a mostra evidencia a profunda transformação económica, social e urbanística vivida por Portimão, tradicionalmente ligado à pesca e à indústria conserveira, com o crescimento do setor turístico.

A hospitalidade local e o convívio entre residentes e visitantes são também destacados, incluindo hábitos e tradições que ajudaram a construir a identidade turística da região.

Experiências interativas e testemunhos da comunidade

Além da componente histórica, a exposição aposta em soluções interativas que permitem aos visitantes assumir o papel de turista em diferentes épocas, recriando ambientes e experiências marcantes da evolução turística do concelho.

A mostra integra ainda testemunhos na primeira pessoa de residentes, empresários, trabalhadores da hotelaria e da atividade balnear, bem como outros protagonistas que acompanharam o crescimento turístico de Portimão ao longo das últimas décadas.

O objetivo passa por promover uma reflexão sobre o percurso realizado e sobre os desafios futuros do turismo, analisando os benefícios e impactos da massificação turística e a importância de preservar as identidades locais e valorizar as comunidades.

Postal da Praia da Rocha. Foto DR

Organizada pela Câmara Municipal de Portimão, através do Museu de Portimão, a exposição conta com o apoio de várias entidades públicas e privadas e integra a programação cultural de verão do concelho.

A exposição estará aberta ao público até 31 de julho, funcionando em junho entre as 14:00 e as 23:00 e, em julho, das 15:00 às 00:00, encerrando às segundas-feiras.

Leia também: Aos 102 anos, algarvia Gracinda Andrade continua a encantar gerações

Praia da Rocha. Foto Creusa Braz
Martins Bar. Foto DR
Restaurante de Joaquim Meco. Foto DR

Viatura do INEM.
Nacional

Incêndio em hotel de Fátima faz uma vítima mortal e obriga a retirar 53 pessoas

10:59 31 Agosto, 2026 11:08 31 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A Polícia Judiciária está a investigar as causas do incêndio que matou uma turista e obrigou à evacuação do hotel

Algarve Desporto

Sporting marca dois golos em 25 segundos e conquista Masters Futsal em Portimão

08:05 31 Agosto, 2026 08:12 31 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O Portimão Arena voltou a encher para assistir ao triunfo do Sporting na edição de 2026 do Masters Futsal

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma mudança no tempo em Portugal: chuva vai atingir estas regiões neste dia antes do anticiclone ganhar força

06:00 31 Agosto, 2026 19:17 30 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

A chuva ainda pode marcar presença em algumas regiões de Portugal antes de o anticiclone ganhar força e trazer tempo mais seco

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Ramiro reformou-se com 43 anos de descontos: “Penalizaram-me 24% na pensão, são 53.900 euros em 11 anos”

19:30 30 Agosto, 2026 15:36 30 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de mais de quatro décadas de contribuições, um reformado espanhol contesta a redução aplicada à sua pensão

Polícia a parar um carro. Crédito: Lusa
Auto Economia

Transporta isto no carro? Prepare-se para multas superiores a 1.500€ e outras consequências graves

10:20 31 Agosto, 2026 09:28 31 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Ignorar determinadas regras de transporte pode sair caro aos condutores, com multas superiores a 1.500 euros e outras consequências imediatas

Casal a gerir orçamento. Crédito: Freepik
Economia

Atenção contribuintes: o prazo para pagar este imposto está a acabar e ignorá-lo pode sair bem mais caro

09:20 31 Agosto, 2026 09:03 31 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Ainda há contribuintes com contas por acertar com o Fisco e o atraso pode traduzir-se em custos adicionais

Praia da Bordeira.
Algarve

“Sem um prédio à vista”: australianos encantados com esta pequena aldeia do Algarve pela sua “beleza selvagem”

18:20 30 Agosto, 2026 17:04 29 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

A Lonely Planet destacou esta aldeia do Algarve entre os melhores locais da região pelas paisagens naturais e pela reduzida urbanização

Mundo Opinião

A geopolítica no Jardim Zoológico | Por Luís Ganhão

10:41 31 Agosto, 2026 10:41 31 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"As metáforas são inevitáveis; ajudam-nos a compreender. O problema começa quando deixam de explicar a realidade e passam a substituí-la"

Algarve Cultura Desporto

Albufeira fecha projeto “Férias de Verão” com tarde dedicada a 500 crianças

11:40 31 Agosto, 2026 11:47 31 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Futebol, basquetebol, caça ao tesouro, piscina e gincanas de água integraram a atividade final das "Férias de Verão"

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Mais chuva e trovoadas a caminho de Portugal: temperaturas vão subir mas o mau tempo pode chegar a partir deste dia

11:40 30 Agosto, 2026 19:13 30 Agosto, 2026 | João Luís

Semana começa com calor, mas previsão aponta para mudança do estado do tempo com poeiras, chuva e trovoadas

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Homens recebem mais 334 euros de reforma do que as mulheres, mas nesta pensão da Segurança Social acontece o contrário

07:00 31 Agosto, 2026 16:36 30 Agosto, 2026 | João Luís

Uma diferença superior a 330 euros separa homens e mulheres numa das principais pensões pagas em Portugal

Algarve Gastronomia

Menus especiais celebram Dieta Mediterrânica em 27 espaços de Tavira

09:10 31 Agosto, 2026 09:04 31 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Oito cafés e pastelarias e 19 restaurantes aderem à iniciativa, levando a Dieta Mediterrânica para além do recinto da Feira

Idosa com animais de estimação. Crédito: Freepik AI
Animais Europe Direct Algarve

É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho

18:44 30 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem tem um cães ou gatos deve conhecer as novas regras europeias que entraram oficialmente em vigor este domingo

Mulher pensativa a olhar pela janela. Crédito: Freepik
Economia Europa

“Tive muita sorte”: mulher com 40 anos de descontos reforma-se aos 62 anos com pensão de 2.700€ e diz estar “satisfeita”

21:20 28 Agosto, 2026 19:24 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Assistente de bordo em França reformou-se aos 62 anos e recebe hoje em dia valor de pensão correspondente a 87,5% do seu último salário

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Segurança Social vai verificar rendimentos de quem recebe este apoio e pode aceder a estes dados

17:30 29 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras da Prestação Social Única reforçam a verificação dos rendimentos dos beneficiários por parte da Segurança Social

Estafeta da Glovo.
Nacional Vídeo

“Não foi um dia bom”: estafeta da Glovo só conseguiu arrecadar este valor em quase 6 h de trabalho e não ficou ‘contente’

11:50 31 Agosto, 2026 11:13 31 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Estafeta da Glovo partilhou quanto conseguiu ganhar em 5:30 h de trabalho, depois de fazer nove entregas e percorrer 57 km

Viatura do INEM.
Nacional

Incêndio em hotel de Fátima faz uma vítima mortal e obriga a retirar 53 pessoas

10:59 31 Agosto, 2026 11:08 31 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A Polícia Judiciária está a investigar as causas do incêndio que matou uma turista e obrigou à evacuação do hotel

Algarve, Desporto

Sporting marca dois golos em 25 segundos e conquista Masters Futsal em Portimão

08:05 31 Agosto, 2026 08:12 31 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O Portimão Arena voltou a encher para assistir ao triunfo do Sporting na edição de 2026 do Masters Futsal

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma mudança no tempo em Portugal: chuva vai atingir estas regiões neste dia antes do anticiclone ganhar força

06:00 31 Agosto, 2026 19:17 30 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

A chuva ainda pode marcar presença em algumas regiões de Portugal antes de o anticiclone ganhar força e trazer tempo mais seco

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Ramiro reformou-se com 43 anos de descontos: “Penalizaram-me 24% na pensão, são 53.900 euros em 11 anos”

19:30 30 Agosto, 2026 15:36 30 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de mais de quatro décadas de contribuições, um reformado espanhol contesta a redução aplicada à sua pensão

Polícia a parar um carro. Crédito: Lusa
Auto, Economia

Transporta isto no carro? Prepare-se para multas superiores a 1.500€ e outras consequências graves

10:20 31 Agosto, 2026 09:28 31 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Ignorar determinadas regras de transporte pode sair caro aos condutores, com multas superiores a 1.500 euros e outras consequências imediatas

Casal a gerir orçamento. Crédito: Freepik
Economia

Atenção contribuintes: o prazo para pagar este imposto está a acabar e ignorá-lo pode sair bem mais caro

09:20 31 Agosto, 2026 09:03 31 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Ainda há contribuintes com contas por acertar com o Fisco e o atraso pode traduzir-se em custos adicionais

Praia da Bordeira.
Algarve

“Sem um prédio à vista”: australianos encantados com esta pequena aldeia do Algarve pela sua “beleza selvagem”

18:20 30 Agosto, 2026 17:04 29 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

A Lonely Planet destacou esta aldeia do Algarve entre os melhores locais da região pelas paisagens naturais e pela reduzida urbanização

Mundo, Opinião

A geopolítica no Jardim Zoológico | Por Luís Ganhão

10:41 31 Agosto, 2026 10:41 31 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"As metáforas são inevitáveis; ajudam-nos a compreender. O problema começa quando deixam de explicar a realidade e passam a substituí-la"

Algarve, Cultura, Desporto

Albufeira fecha projeto “Férias de Verão” com tarde dedicada a 500 crianças

11:40 31 Agosto, 2026 11:47 31 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Futebol, basquetebol, caça ao tesouro, piscina e gincanas de água integraram a atividade final das "Férias de Verão"

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Mais chuva e trovoadas a caminho de Portugal: temperaturas vão subir mas o mau tempo pode chegar a partir deste dia

11:40 30 Agosto, 2026 19:13 30 Agosto, 2026 | João Luís

Semana começa com calor, mas previsão aponta para mudança do estado do tempo com poeiras, chuva e trovoadas

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Homens recebem mais 334 euros de reforma do que as mulheres, mas nesta pensão da Segurança Social acontece o contrário

07:00 31 Agosto, 2026 16:36 30 Agosto, 2026 | João Luís

Uma diferença superior a 330 euros separa homens e mulheres numa das principais pensões pagas em Portugal

Algarve, Gastronomia

Menus especiais celebram Dieta Mediterrânica em 27 espaços de Tavira

09:10 31 Agosto, 2026 09:04 31 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Oito cafés e pastelarias e 19 restaurantes aderem à iniciativa, levando a Dieta Mediterrânica para além do recinto da Feira

Idosa com animais de estimação. Crédito: Freepik AI
Animais, Europe Direct Algarve

É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho

18:44 30 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem tem um cães ou gatos deve conhecer as novas regras europeias que entraram oficialmente em vigor este domingo

Mulher pensativa a olhar pela janela. Crédito: Freepik
Economia, Europa

“Tive muita sorte”: mulher com 40 anos de descontos reforma-se aos 62 anos com pensão de 2.700€ e diz estar “satisfeita”

21:20 28 Agosto, 2026 19:24 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Assistente de bordo em França reformou-se aos 62 anos e recebe hoje em dia valor de pensão correspondente a 87,5% do seu último salário

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Segurança Social vai verificar rendimentos de quem recebe este apoio e pode aceder a estes dados

17:30 29 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras da Prestação Social Única reforçam a verificação dos rendimentos dos beneficiários por parte da Segurança Social

Estafeta da Glovo.
Nacional, Vídeo

“Não foi um dia bom”: estafeta da Glovo só conseguiu arrecadar este valor em quase 6 h de trabalho e não ficou ‘contente’

11:50 31 Agosto, 2026 11:13 31 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Estafeta da Glovo partilhou quanto conseguiu ganhar em 5:30 h de trabalho, depois de fazer nove entregas e percorrer 57 km

Últimas Notícias

  • Setembro traz música, dança e uma Festa Branca a Moncarapacho
    Setembro traz música, dança e uma Festa Branca a Moncarapacho
  • “Não foi um dia bom”: estafeta da Glovo só conseguiu arrecadar este valor em quase 6 h de trabalho e não ficou ‘contente’
    “Não foi um dia bom”: estafeta da Glovo só conseguiu arrecadar este valor em quase 6 h de trabalho e não ficou ‘contente’
  • Albufeira fecha projeto “Férias de Verão” com tarde dedicada a 500 crianças
    Albufeira fecha projeto “Férias de Verão” com tarde dedicada a 500 crianças
  • Incêndio em hotel de Fátima faz uma vítima mortal e obriga a retirar 53 pessoas
    Incêndio em hotel de Fátima faz uma vítima mortal e obriga a retirar 53 pessoas
  • Transporta isto no carro? Prepare-se para multas superiores a 1.500€ e outras consequências graves
    Transporta isto no carro? Prepare-se para multas superiores a 1.500€ e outras consequências graves

Opinião

  • A geopolítica no Jardim Zoológico | Por Luís Ganhão
    A geopolítica no Jardim Zoológico | Por Luís Ganhão
  • Segurança de Proximidade 2.0: e se cada Região tivesse o seu próprio diagnóstico de risco? | Por Paulo Oliveira
    Segurança de Proximidade 2.0: e se cada Região tivesse o seu próprio diagnóstico de risco? | Por Paulo Oliveira
  • Posiciona-te na atualidade de ti! | Por Andrea Moura
    Posiciona-te na atualidade de ti! | Por Andrea Moura

Europe Direct Algarve

  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: NOVAE estreia-se em Silves com moda circular, arte, música e natureza
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: NOVAE estreia-se em Silves com moda circular, arte, música e natureza
  • Obras de 15 milhões no Alvor-Bravura podem permitir poupança de 60% da água
    Obras de 15 milhões no Alvor-Bravura podem permitir poupança de 60% da água
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento