Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional

Técnicos de emergência denunciam morte após espera de duas horas pelo INEM

“É já o terceiro caso de uma pessoa que morre enquanto espera por assistência médica”, desde o verão deste ano, revelou o presidente do sindicato, referindo que, além de Setúbal, as outras mortes foram uma em Faro e uma em Lisboa.

19:57 6 Dezembro, 2022 10:39 7 Dezembro, 2022 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH) voltou hoje a criticar os atrasos no socorro do INEM e denunciou o caso de um homem que esperou duas horas na segunda-feira, em Setúbal, e acabou por morrer no local.

“Desde o tempo da primeira chamada até que chegou a primeira equipa de emergência médica, uma ambulância, passaram praticamente duas horas […]. Se o socorro tivesse sido realizado atempadamente, as probabilidades de sobrevivência deste homem de 64 anos seriam, com certeza, muito maiores”, afirmou o presidente do STEPH, Rui Lázaro, em declarações à agência Lusa.

A situação ocorreu na segunda-feira, na freguesia de São Sebastião, no concelho e distrito de Setúbal, com um homem de 64 anos, para quem foi pedida assistência médica, através da linha de emergência 112.

A primeira chamada foi às 10:06, mas a mesma terá ficado em espera, tendo sido devolvida pelas 11:15, informou o presidente do SETPH, referindo que, segundo a linha do tempo, a ambulância foi despachada às 11:22 e a equipa da ambulância chegou junto da vítima às 12:05.

Aquando da chamada de retorno após a primeira se ter perdido, a linha do tempo do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) registou que “a vítima estava consciente, que respirava, que reagia, inclusive ao toque e à dor”, apontou.

“Quase duas horas depois da primeira chamada, quando a primeira equipa de ambulância chega ao local verifica que o senhor estaria já em paragem cardíaca. Terão imediatamente iniciado manobras de reanimação, depois auxiliados por uma viatura de emergência médica de Setúbal, que se deslocou também ao local e que realizou inclusive manobras de SAV [Suporte Avançado de Vida], mas sem sucesso”, indicou Rui Lázaro, acrescentando que o óbito foi declarado no local pelas 12:53.

A Lusa solicitou um esclarecimento do INEM sobre o caso deste homem de 64 anos, assim como outras situações de atrasos na prestação de socorro a nível nacional, aguardando ainda uma resposta.

Este desfecho fatal “é já o terceiro caso de uma pessoa que morre enquanto espera por assistência médica”, desde o verão deste ano, revelou o sindicalista, referindo que, além de Setúbal, as outras mortes foram uma em Lisboa e uma em Faro.

O presidente do STEPH afirmou que continua a receber várias denúncias de atrasos no envio de ambulâncias para diversas ocorrências, um pouco por todo o país, incidindo sobretudo nas regiões de Lisboa e Vale do Tejo, Algarve e Norte.

Nos últimos dias, já durante o mês de dezembro, foram “várias dezenas” de denúncias, realçou Rui Lázaro, destacando como “grande preocupação” as situações como a registada em Setúbal.

O sindicato STEPH começou a denunciar os atrasos na resposta de emergência médica no início deste ano, situação que “tem sido sempre negada” pelo Conselho de Administração do INEM.

“Durante o verão, tínhamos recebido já mais de 1.000 denúncias de atraso no socorro, o que motivou a que apresentássemos, inclusive no Ministério Público, uma denúncia contra o INEM e contra o seu presidente por estes atrasos. Efetivamente, o número de denúncias rececionadas por esta associação sindical tem vindo a aumentar, nota também que já demos ao novo ministro da Saúde, a quem pretendemos também fazer chegar, através de relatório, esta denúncia que nos foi feita chegar, em que se pode verificar que um homem faleceu de facto enquanto esperava por equipas de emergência médica”, adiantou.

Rui Lázaro disse que, “infelizmente, têm sido batidos os recordes” dos tempos de espera e, as denúncias recebidas na última semana, “muitas delas” são de “situações em que só foi encontrada uma ambulância disponível para enviar posteriormente para o local passadas duas horas da chamada inicial”.

“Além da falta de técnicos de emergência pré-hospitalar, que tem originado a que diariamente várias ambulâncias estejam encerradas, há também o deteriorar do sistema de emergência médica e o deteriorar das condições do INEM, o que se tem verificado ao longo dos últimos anos”, frisou o sindicalista.

Neste momento, o sistema de emergência médica está “muito próximo de uma rutura efetiva”, disse, considerando que, “quando chega ao ponto de se ter já pessoas que morrem enquanto esperam mais de duas horas por assistência médica, é um ponto já que requer uma intervenção imediata da tutela”.

O sindicato STEPH vai dar conhecimento da situação ao ministro da Saúde, Manuel Pizarro, “exigindo que tome medidas e que apure as devidas responsabilidades políticas do Conselho de Administração do INEM, que está mais que provado que não tem condições para continuar a dirigir o instituto”.

INEM diz que devolveu chamadas a homem que morreu “após espera de duas horas” pela assistência em Setúbal

Cristiano Ronaldo. Crédito: DR
Desporto Nacional

Cristiano Ronaldo pode ser suspenso até seis meses? O que prevê o regulamento após a saída do estágio

10:00 2 Outubro, 2026 10:21 2 Outubro, 2026 | João Luís

O Regulamento Disciplinar da FPF prevê suspensão entre um e seis meses por abandono injustificado, como foi o caso de Cristiano Ronaldo

Algarve Cultura

Tradição académica de Faro chega ao “Estrelas ao Sábado” pela mão da Versus Tuna

10:20 2 Outubro, 2026 10:03 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Fundada em 1992, a Versus Tuna representa este sábado o Algarve no "Estrelas ao Sábado", programa apresentado por Isabel Silva

Militar da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

GNR detido após agredir agente da PSP no hospital do Barreiro

09:50 2 Outubro, 2026 09:42 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Um teste positivo de alcoolemia levou um militar da GNR ao hospital do Barreiro, onde acabou detido após agredir um agente da PSP

Algarve Cultura

Muralhas de Faro recebem encerramento do Festival Subsolo este sábado

10:41 2 Outubro, 2026 10:42 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Finalistas do concurso Revelação Artista Subsolo do Ano atuam no fecho do festival, ao lado de Faxica OG, Lá no 7 e Tropa Delete

Praia da Luz.
Algarve

Nesta praia no Algarve há um vestígio de um vulcão considerado extinto há pelo menos 10.000 anos

10:40 2 Outubro, 2026 09:41 2 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Na Praia da Luz, em Lagos, uma formação rochosa muito escura guarda sinais de atividade vulcânica ocorrida há mais de 70 milhões de anos

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

Zezé Camarinha e o turismo como Síndrome de Estocolmo | Por Cobramor

10:10 2 Outubro, 2026 21:35 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

CRÓNICAS DE UM BEDUÍNO: Artigo de Cobramor publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de outubro

Economia Europa Opinião

Dos combustíveis à economia: o alerta que a Europa não pode ignorar | Por João Pirbhay

09:13 2 Outubro, 2026 09:13 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Não basta esperar que os mercados normalizem ou que o próximo pico seja menos grave. A Europa precisa de proteger a sua economia hoje enquanto constrói alternativas para amanhã"

Cultura.Sul Edição Papel Opinião Política

A República também se fez a Sul | Por Ana Alexandra Resende

08:30 2 Outubro, 2026 10:25 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

A SUL DA HISTÓRIA: Artigo de Ana Alexandra Resende publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de outubro

Chefe a colocar azeite na frigideira.
Vida & Lazer

Guarda o azeite ao lado deste eletrodoméstico? Este hábito pode estar a estragar um dos produtos mais usados pelos portugueses

09:40 2 Outubro, 2026 09:26 2 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Manter a garrafa de azeite junto ao fogão pode expô-la ao calor e acelerar a degradação do produto muito utilizado pelos portugueses

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa

Vai conduzir em Espanha? Estas regras de trânsito mudam a partir de 1 de outubro e há multas de 200 euros

20:30 30 Setembro, 2026 14:30 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha prepara alterações às regras de trânsito que abrangem automóveis, motociclos, bicicletas e trotinetes

Algarve Cultura Economia

Vila Real de Santo António prepara seis dias de Feira da Praia entre 8 e 13 de outubro

14:30 1 Outubro, 2026 14:27 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Durante seis dias, a Feira da Praia regressa ao centro de Vila Real de Santo António com comércio, artesanato, restauração, doçaria e divertimentos

Idoso a olhar para uma folha.
Economia Nacional

Começou a receber a pensão antes desta data? Segurança Social tem um complemento mensal para quem cumprir estes requisitos

11:00 28 Setembro, 2026 10:39 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Apoio mensal pode aumentar o rendimento de alguns pensionistas cujo cônjuge não tem rendimentos ou recebe um valor muito reduzido

Ciência Mundo

James Lovelock, cientista, avisou há 20 anos: “Vamos ficar reduzidos a 500 milhões de humanos”

22:00 30 Setembro, 2026 14:39 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O cientista britânico James Lovelock deixou, em 2006, uma das suas previsões mais sombrias sobre o futuro do planeta

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Gota fria a caminho de Portugal: mau tempo regressa neste dia com chuva forte e trovoada

21:30 30 Setembro, 2026 16:30 30 Setembro, 2026 | João Luís

Chuva e trovoada regressam a Portugal e o tempo pode piorar neste período. Modelos preveem a primeira ‘gota fria’ relevante do outono

Casal feliz a olhar para documentos. Crédito: Freepik AI
Economia

Agora é oficial: milhões de pensionistas vão receber um bónus nas pensões e já se sabe quem vai receber mais

10:10 30 Setembro, 2026 12:25 30 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Pagamento extraordinário nas pensões está confirmado. Descubra quanto poderá entrar na sua conta

Economia Opinião

Dos engarrafamentos à garrafa | Por Luís Ganhão

07:30 30 Setembro, 2026 19:04 29 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Ao contrário das filas rumo ao Algarve, que continuam a certificar a nossa prosperidade estival, o crescente afluxo aos contentores parece sugerir que alguns portugueses participam menos na economia dos festivais e mais na economia do vasilhame"

Cristiano Ronaldo. Crédito: DR
Desporto, Nacional

Cristiano Ronaldo pode ser suspenso até seis meses? O que prevê o regulamento após a saída do estágio

10:00 2 Outubro, 2026 10:21 2 Outubro, 2026 | João Luís

O Regulamento Disciplinar da FPF prevê suspensão entre um e seis meses por abandono injustificado, como foi o caso de Cristiano Ronaldo

Algarve, Cultura

Tradição académica de Faro chega ao “Estrelas ao Sábado” pela mão da Versus Tuna

10:20 2 Outubro, 2026 10:03 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Fundada em 1992, a Versus Tuna representa este sábado o Algarve no "Estrelas ao Sábado", programa apresentado por Isabel Silva

Militar da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

GNR detido após agredir agente da PSP no hospital do Barreiro

09:50 2 Outubro, 2026 09:42 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Um teste positivo de alcoolemia levou um militar da GNR ao hospital do Barreiro, onde acabou detido após agredir um agente da PSP

Algarve, Cultura

Muralhas de Faro recebem encerramento do Festival Subsolo este sábado

10:41 2 Outubro, 2026 10:42 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Finalistas do concurso Revelação Artista Subsolo do Ano atuam no fecho do festival, ao lado de Faxica OG, Lá no 7 e Tropa Delete

Praia da Luz.
Algarve

Nesta praia no Algarve há um vestígio de um vulcão considerado extinto há pelo menos 10.000 anos

10:40 2 Outubro, 2026 09:41 2 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Na Praia da Luz, em Lagos, uma formação rochosa muito escura guarda sinais de atividade vulcânica ocorrida há mais de 70 milhões de anos

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

Zezé Camarinha e o turismo como Síndrome de Estocolmo | Por Cobramor

10:10 2 Outubro, 2026 21:35 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

CRÓNICAS DE UM BEDUÍNO: Artigo de Cobramor publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de outubro

Economia, Europa, Opinião

Dos combustíveis à economia: o alerta que a Europa não pode ignorar | Por João Pirbhay

09:13 2 Outubro, 2026 09:13 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Não basta esperar que os mercados normalizem ou que o próximo pico seja menos grave. A Europa precisa de proteger a sua economia hoje enquanto constrói alternativas para amanhã"

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião, Política

A República também se fez a Sul | Por Ana Alexandra Resende

08:30 2 Outubro, 2026 10:25 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

A SUL DA HISTÓRIA: Artigo de Ana Alexandra Resende publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de outubro

Chefe a colocar azeite na frigideira.
Vida & Lazer

Guarda o azeite ao lado deste eletrodoméstico? Este hábito pode estar a estragar um dos produtos mais usados pelos portugueses

09:40 2 Outubro, 2026 09:26 2 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Manter a garrafa de azeite junto ao fogão pode expô-la ao calor e acelerar a degradação do produto muito utilizado pelos portugueses

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa

Vai conduzir em Espanha? Estas regras de trânsito mudam a partir de 1 de outubro e há multas de 200 euros

20:30 30 Setembro, 2026 14:30 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha prepara alterações às regras de trânsito que abrangem automóveis, motociclos, bicicletas e trotinetes

Algarve, Cultura, Economia

Vila Real de Santo António prepara seis dias de Feira da Praia entre 8 e 13 de outubro

14:30 1 Outubro, 2026 14:27 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Durante seis dias, a Feira da Praia regressa ao centro de Vila Real de Santo António com comércio, artesanato, restauração, doçaria e divertimentos

Idoso a olhar para uma folha.
Economia, Nacional

Começou a receber a pensão antes desta data? Segurança Social tem um complemento mensal para quem cumprir estes requisitos

11:00 28 Setembro, 2026 10:39 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Apoio mensal pode aumentar o rendimento de alguns pensionistas cujo cônjuge não tem rendimentos ou recebe um valor muito reduzido

Ciência, Mundo

James Lovelock, cientista, avisou há 20 anos: “Vamos ficar reduzidos a 500 milhões de humanos”

22:00 30 Setembro, 2026 14:39 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O cientista britânico James Lovelock deixou, em 2006, uma das suas previsões mais sombrias sobre o futuro do planeta

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Gota fria a caminho de Portugal: mau tempo regressa neste dia com chuva forte e trovoada

21:30 30 Setembro, 2026 16:30 30 Setembro, 2026 | João Luís

Chuva e trovoada regressam a Portugal e o tempo pode piorar neste período. Modelos preveem a primeira ‘gota fria’ relevante do outono

Casal feliz a olhar para documentos. Crédito: Freepik AI
Economia

Agora é oficial: milhões de pensionistas vão receber um bónus nas pensões e já se sabe quem vai receber mais

10:10 30 Setembro, 2026 12:25 30 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Pagamento extraordinário nas pensões está confirmado. Descubra quanto poderá entrar na sua conta

Economia, Opinião

Dos engarrafamentos à garrafa | Por Luís Ganhão

07:30 30 Setembro, 2026 19:04 29 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Ao contrário das filas rumo ao Algarve, que continuam a certificar a nossa prosperidade estival, o crescente afluxo aos contentores parece sugerir que alguns portugueses participam menos na economia dos festivais e mais na economia do vasilhame"

Últimas Notícias

  • Muralhas de Faro recebem encerramento do Festival Subsolo este sábado
    Muralhas de Faro recebem encerramento do Festival Subsolo este sábado
  • Nesta praia no Algarve há um vestígio de um vulcão considerado extinto há pelo menos 10.000 anos
    Nesta praia no Algarve há um vestígio de um vulcão considerado extinto há pelo menos 10.000 anos
  • Tradição académica de Faro chega ao “Estrelas ao Sábado” pela mão da Versus Tuna
    Tradição académica de Faro chega ao “Estrelas ao Sábado” pela mão da Versus Tuna
  • Cristiano Ronaldo pode ser suspenso até seis meses? O que prevê o regulamento após a saída do estágio
    Cristiano Ronaldo pode ser suspenso até seis meses? O que prevê o regulamento após a saída do estágio
  • GNR detido após agredir agente da PSP no hospital do Barreiro
    GNR detido após agredir agente da PSP no hospital do Barreiro

Opinião

  • Em busca da eternidade: necrópoles, panteões reais e nacionais | Por Jorge Queiroz
    Em busca da eternidade: necrópoles, panteões reais e nacionais | Por Jorge Queiroz
  • Zezé Camarinha e o turismo como Síndrome de Estocolmo | Por Cobramor
    Zezé Camarinha e o turismo como Síndrome de Estocolmo | Por Cobramor
  • A matéria do instante | Por Maria João Neves
    A matéria do instante | Por Maria João Neves

Europe Direct Algarve

  • Campanha no Arade prepara escavações arqueológicas e futura reserva subaquática visitável
    Campanha no Arade prepara escavações arqueológicas e futura reserva subaquática visitável
  • Habitação social mobiliza mais de 105 milhões de euros em sete municípios do Algarve
    Habitação social mobiliza mais de 105 milhões de euros em sete municípios do Algarve
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal