Skip to content
Postal do Algarve

Postal do Algarve

Diariamente, siga online as notícias do Algarve e as mais relevantes de Portugal e do Mundo

Menu
  • Sociedade
    • Ciência
  • Economia
    • Patrocinado
  • Saúde
  • Política
    • Legislativas 2022
  • Cultura
    • Ensino
    • Lazer
  • Desporto
  • Opinião
  • Europe Direct Algarve
  • Edição Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Contactos
Menu
Foto SIC | DR
Sociedade

“Se Governo quer mesmo proibir o consumo de tabaco, o melhor é assumi-lo”

Marques Mendes recorreu a um exemplo: “Se (esta medida) entrar em vigor, onde é que um cidadão da ilha do Pico, nos Açores, compra cigarros? Vai à ilha do lado? Sendo que não se pode comprar num café, restaurante e similares, vai à outra ilha?”

11:10 15 Maio, 2023 18:48 16 Maio, 2023 | Jornal Postal
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Linkedin
  • Pinterest

Luís Marques Mendes, no seu habitual espaço de comentário de domingo no ‘Jornal da Noite’, da SIC, considerou que “se o Governo quer mesmo proibir o consumo de tabaco, o melhor é assumi-lo, sem hipocrisias e com toda a transparência”.

O comentador, no entanto, considera que há algumas medidas que o governo tomou que são positivas, no âmbito das alterações à Lei do Tabaco, “temos de adotar um estilo de vida saudável, mas também sou sensível às medidas para não se fumar em certos locais públicos, que possam afetar os não fumadores”.

Na sua óptica, “a liberdade de fumar deve terminar quando afeta a liberdade dos outros que desejam não fumar”.

Considera no entanto “um exagero aquilo a que o Governo se propõe em matéria de cortar postos de venda”, julgando que se trata de uma medida baseada em fundamentalismo” e que acaba por ser, no fundo, “disparatada”. 

Marques Mendes recorreu a um exemplo: “Se (esta medida) entrar em vigor, onde é que um cidadão da ilha do Pico, nos Açores, compra cigarros? Vai à ilha do lado? Sendo que não se pode comprar num café, restaurante e similares, vai à outra ilha?”

A reação surge após o Executivo ter apresentado, esta semana, alterações à Lei do Tabaco, que se esperam que seja aprovadas na quinta-feira em Conselho de Ministros.

As mesmas foram motivadas, essencialmente, pela necessidade de transpor para a legislação nacional a diretiva europeia, de 29 de junho de 2022, que equipara o tabaco aquecido a outros produtos do tabaco, proibindo a venda de tabaco aquecido com aromas.

Além disso, segundo a proposta de lei, a venda de tabaco em máquinas automáticas vai ser proibida em 2025, e ainda este ano será interdito fumar nos espaços ao ar livre junto de edifícios públicos como escolas, faculdades ou hospitais.

André Ventura considera “fascismo higiénico” alterações à lei do tabaco

Últimas

  • Pingo Doce abre nova loja em Vilamoura e cria 70 postos de trabalho
    Pingo Doce abre nova loja em Vilamoura e cria 70 postos de trabalho
  • Boat Show volta a trazer novidades do sector náutico à Marina de Vilamoura
    Boat Show volta a trazer novidades do sector náutico à Marina de Vilamoura
  • Loulé prepara medidas para combater a seca que vão permitir poupar 15.600m3 de água no verão
    Loulé prepara medidas para combater a seca que vão permitir poupar 15.600m3 de água no verão
  • Alagoas Brancas voltam à discussão na Assembleia da República
    Alagoas Brancas voltam à discussão na Assembleia da República
  • Greve nacional: Professores lutam pela recuperação de tempo de serviço congelado
    Greve nacional: Professores lutam pela recuperação de tempo de serviço congelado

Opinião

  • Leitura da Semana: Matilde, quando se perde alguém, de Mary Katherine Martins e Silva  | Por Paulo Serra
    Leitura da Semana: Matilde, quando se perde alguém, de Mary Katherine Martins e Silva  | Por Paulo Serra
  • Ponte para a Ilha de Cabanas: Carta Aberta à Sra. Presidente da Câmara Municipal de Tavira | Por José António Pinto
    Ponte para a Ilha de Cabanas: Carta Aberta à Sra. Presidente da Câmara Municipal de Tavira | Por José António Pinto
  • Mercúrio, Júpiter, Saturno e Vénus estão visíveis no céu de junho
    Mercúrio, Júpiter, Saturno e Vénus estão visíveis no céu de junho

Europe Direct Algarve

  • LIXARTE: uma aula com Carlos Perrone. Desenhando Horizontes | Por Lilly Castanho
    LIXARTE: uma aula com Carlos Perrone. Desenhando Horizontes | Por Lilly Castanho
  • Escola Internacional de Aljezur, educar com inspiração [fotos]
    Escola Internacional de Aljezur, educar com inspiração [fotos]
  • Encontro Europeu da Juventude 2023: jovens pronunciam-se um ano antes das eleições europeias
    Encontro Europeu da Juventude 2023: jovens pronunciam-se um ano antes das eleições europeias
Há um novo POSTAL do ALGARVE nas bancas com o Expresso 🌍
  • Política de Privacidade, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
©2023 Postal do Algarve