Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto Facebook/Percy Lapid
Nacional

Jornalista crítico da classe política assassinado nas Filipinas, o terceiro este ano

Jornalista criticou o governo do atual Presidente, Ferdinand Marcos Jr., bem como o antecessor, Rodrigo Duterte. Lapid é o terceiro jornalista a ser morto nas Filipinas este ano, de acordo com a UNESCO

13:20 4 Outubro, 2022 13:21 4 Outubro, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O jornalista filipino Percy Lapid, crítico da classe política e conhecido por expor a corrupção nas instituições Filipinas, foi morto a tiro em Manila, disseram esta terça-feira fontes policiais.

Percibal Mabada, mais conhecido como Percy Lapid, de 67 anos, foi morto a tiro na segunda-feira à noite por dois homens numa mota que o atacaram à entrada de um bairro residencial na parte norte da capital filipina. O jornalista criticou o governo do atual Presidente, Ferdinand Marcos Jr., bem como o antecessor, Rodrigo Duterte.

“Há uma investigação aberta para determinar os motivos deste caso. A Polícia Nacional Filipina está empenhada em fazer cumprir a justiça”, disse a força policial nacional em comunicado.

Lapid denunciou o nepotismo e a corrupção nas instituições, e foi particularmente crítico em relação à violenta “guerra às drogas” de Duterte (que governou entre 2016 e 2022), que causou milhares de mortes, e da tentativa de reescrever o período da lei marcial sob o regime Ferdinand Marcos Sr., entre 1972 e 1981.

Recentemente, focou a sua atenção na política filipina Lorraine Badoy, acusada de ameaçar um juiz por este ter decidido a favor dos insurgentes comunistas do Novo Exército Popular, determinando que não se tratava de uma organização terrorista, tal solicitado pela acusação.

Lapid é o terceiro jornalista a ser morto nas Filipinas este ano, de acordo com a UNESCO. A organização Repórteres sem Fronteiras classificou as Filipinas em 147.º lugar entre 181 países no relatório de 2022 sobre liberdade de imprensa, caindo seis lugares no ‘ranking’ desde que Duterte chegou ao poder em 2016.

As Filipinas estão entre os países mais perigosos do mundo para a prática do jornalismo. Desde o regresso da democracia em 1986, foram mortos 191 jornalistas, 21 dos quais durante o mandato de Duterte, de acordo com a Comissão de Proteção dos Jornalistas.

Tal contrastou com a liberdade de imprensa tradicional das Filipinas em comparação com outros países asiáticos. Ainda hoje, apesar da violência, o ecossistema dos meios de comunicação social é mais diversificado do que nas nações vizinhas.

Kremlin procura a jornalista Ovsyannikova que exibiu cartaz contra a guerra na televisão estatal

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Mulher idosa a organizar moedas e notas. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Estas pensões já têm datas para julho, agosto e setembro e trazem dinheiro extra: veja quando recebe

07:00 18 Julho, 2026 15:55 16 Julho, 2026 | João Luís

O calendário do terceiro trimestre já permite saber quando entram as pensões, com um dos meses a trazer um reforço

Algarve Economia

Algarve supera mediana nacional nas rendas de novos contratos

09:20 18 Julho, 2026 08:58 18 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Região registou rendas de 10,53 euros por metro quadrado em 2025, acima da mediana nacional, e concentrou 5,6% dos novos contratos do país

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Calor volta a ‘apertar’ na próxima semana: saiba em que regiões os termómetros podem chegar aos 40 ºC

06:00 18 Julho, 2026 13:42 17 Julho, 2026 | João Luís

Após dias com temperaturas abaixo do habitual para julho, os modelos apontam para o regresso do calor em parte do país

Bandeira de Espanha.
Europa Saúde

Espanha decreta alerta por vírus transmitido por mosquitos nestes concelhos junto ao Algarve

18:30 17 Julho, 2026 16:29 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A circulação do vírus foi confirmada através de armadilhas instaladas na Andaluzia, região que faz fronteira com Portugal

Algarve

Algarve teve o segundo preço mais elevado da habitação em 2025

08:46 18 Julho, 2026 08:46 18 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Com 3.139 euros por metro quadrado, a habitação no Algarve superou a mediana nacional; Loulé e Lagos ficaram entre os cinco concelhos mais caros

Idosa a meter protetor. Crédito: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Usar protetor solar de corpo na cara? Dermatologistas explicam por que deve ter cuidado

08:30 18 Julho, 2026 14:19 15 Julho, 2026 | João Luís

Usar protetor solar corporal na cara pode parecer inofensivo, mas há diferenças nas fórmulas que podem afetar alguns tipos de pele

Cortes de luz em casa. Crédito: Foto AI
Algarve Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados em Portugal em mais de 40 zonas este domingo: estas são as localidades afetadas (Algarve incluído)

18:10 17 Julho, 2026 16:08 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções e cortes de luz programados para domingo, 19 de julho, em várias localidades do país

Algarve Cultura

Durante nove dias, Feira Medieval celebra património, conhecimento e poesia da antiga Xilb

09:00 18 Julho, 2026 07:59 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Cortejo Medieval realiza-se diariamente às 18:00, percorrendo a Medina e os Arrabaldes com personagens de época

Opinião Saúde

Hemodiálise em férias: Um direito que não deve tirar férias | Por Cristina Pires

07:30 18 Julho, 2026 19:08 14 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"As pessoas em hemodiálise têm o mesmo direito ao lazer, ao descanso e ao convívio familiar que qualquer outro cidadão"

Idosa à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva para estas regiões: prepare-se para o ‘mau tempo’ que já tem data marcada

16:50 17 Julho, 2026 10:51 17 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Entre chuva, abertas e uma mudança prevista para a próxima semana, o tempo prepara-se para surpreender nos próximos dias

Espada-de-São-Jorge. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Espada de São Jorge: saiba quando deve regar esta planta para a manter saudável

09:30 18 Julho, 2026 12:53 15 Julho, 2026 | João Luís

A Espada de São Jorge é resistente e exige poucos cuidados, mas a rega certa pode fazer toda a diferença para a manter viçosa

Pulga.
Nacional

Praga de pulgas já afetou pelo menos 10 casas na Maia: foco terá começado na habitação de uma idosa que mora sozinha

15:20 17 Julho, 2026 13:02 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Infestação de pulgas está a afetar casas na Maia, já levou moradores ao hospital e obrigou famílias a sair temporariamente das suas casas

Garrafas de água são dos bens mais vendidos devido à falta de água na rede em Almada. Crédito: Lusa
Europe Direct Algarve

Compra garrafas em packs de seis? Este tipo de embalagem tem os dias contados na UE

16:40 17 Julho, 2026 16:02 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

As embalagens de plástico usadas apenas para juntar várias garrafas deverão ser restringidas em toda a União Europeia

Mota estacionada. Crédito: Foto AI
Auto Nacional

Motas podem ocupar lugares de carros? Saiba o que diz o Código da Estrada

12:30 15 Julho, 2026 11:30 15 Julho, 2026 | João Luís

As motas podem ocupar lugares que muitos condutores associam apenas aos carros, mas há uma regra simples que faz toda a diferença

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: o Belo como consciência – a Arte como contributo social | Por Maria Manuela Santos

19:00 17 Julho, 2026 18:42 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Que o belo deixe de ser apenas contemplação para se tornar consciência. Que cada obra seja um convite a olhar novamente, com maior profundidade, aquilo que julgávamos conhecer"

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Sobre o belo, o sublime e a arquitetura paisagista | Por Fernando Santos Pessoa

09:08 17 Julho, 2026 09:12 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A arte da paisagem consegue atingir a beleza, o que é belo, para lá do que a Natureza, por si só, nos possa oferecer em determinada situação"

Mulher idosa a organizar moedas e notas. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Estas pensões já têm datas para julho, agosto e setembro e trazem dinheiro extra: veja quando recebe

07:00 18 Julho, 2026 15:55 16 Julho, 2026 | João Luís

O calendário do terceiro trimestre já permite saber quando entram as pensões, com um dos meses a trazer um reforço

Algarve, Economia

Algarve supera mediana nacional nas rendas de novos contratos

09:20 18 Julho, 2026 08:58 18 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Região registou rendas de 10,53 euros por metro quadrado em 2025, acima da mediana nacional, e concentrou 5,6% dos novos contratos do país

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Calor volta a ‘apertar’ na próxima semana: saiba em que regiões os termómetros podem chegar aos 40 ºC

06:00 18 Julho, 2026 13:42 17 Julho, 2026 | João Luís

Após dias com temperaturas abaixo do habitual para julho, os modelos apontam para o regresso do calor em parte do país

Bandeira de Espanha.
Europa, Saúde

Espanha decreta alerta por vírus transmitido por mosquitos nestes concelhos junto ao Algarve

18:30 17 Julho, 2026 16:29 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A circulação do vírus foi confirmada através de armadilhas instaladas na Andaluzia, região que faz fronteira com Portugal

Algarve

Algarve teve o segundo preço mais elevado da habitação em 2025

08:46 18 Julho, 2026 08:46 18 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Com 3.139 euros por metro quadrado, a habitação no Algarve superou a mediana nacional; Loulé e Lagos ficaram entre os cinco concelhos mais caros

Idosa a meter protetor. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Usar protetor solar de corpo na cara? Dermatologistas explicam por que deve ter cuidado

08:30 18 Julho, 2026 14:19 15 Julho, 2026 | João Luís

Usar protetor solar corporal na cara pode parecer inofensivo, mas há diferenças nas fórmulas que podem afetar alguns tipos de pele

Cortes de luz em casa. Crédito: Foto AI
Algarve, Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados em Portugal em mais de 40 zonas este domingo: estas são as localidades afetadas (Algarve incluído)

18:10 17 Julho, 2026 16:08 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções e cortes de luz programados para domingo, 19 de julho, em várias localidades do país

Algarve, Cultura

Durante nove dias, Feira Medieval celebra património, conhecimento e poesia da antiga Xilb

09:00 18 Julho, 2026 07:59 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Cortejo Medieval realiza-se diariamente às 18:00, percorrendo a Medina e os Arrabaldes com personagens de época

Opinião, Saúde

Hemodiálise em férias: Um direito que não deve tirar férias | Por Cristina Pires

07:30 18 Julho, 2026 19:08 14 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"As pessoas em hemodiálise têm o mesmo direito ao lazer, ao descanso e ao convívio familiar que qualquer outro cidadão"

Idosa à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva para estas regiões: prepare-se para o ‘mau tempo’ que já tem data marcada

16:50 17 Julho, 2026 10:51 17 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Entre chuva, abertas e uma mudança prevista para a próxima semana, o tempo prepara-se para surpreender nos próximos dias

Espada-de-São-Jorge. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Espada de São Jorge: saiba quando deve regar esta planta para a manter saudável

09:30 18 Julho, 2026 12:53 15 Julho, 2026 | João Luís

A Espada de São Jorge é resistente e exige poucos cuidados, mas a rega certa pode fazer toda a diferença para a manter viçosa

Pulga.
Nacional

Praga de pulgas já afetou pelo menos 10 casas na Maia: foco terá começado na habitação de uma idosa que mora sozinha

15:20 17 Julho, 2026 13:02 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Infestação de pulgas está a afetar casas na Maia, já levou moradores ao hospital e obrigou famílias a sair temporariamente das suas casas

Garrafas de água são dos bens mais vendidos devido à falta de água na rede em Almada. Crédito: Lusa
Europe Direct Algarve

Compra garrafas em packs de seis? Este tipo de embalagem tem os dias contados na UE

16:40 17 Julho, 2026 16:02 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

As embalagens de plástico usadas apenas para juntar várias garrafas deverão ser restringidas em toda a União Europeia

Mota estacionada. Crédito: Foto AI
Auto, Nacional

Motas podem ocupar lugares de carros? Saiba o que diz o Código da Estrada

12:30 15 Julho, 2026 11:30 15 Julho, 2026 | João Luís

As motas podem ocupar lugares que muitos condutores associam apenas aos carros, mas há uma regra simples que faz toda a diferença

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: o Belo como consciência – a Arte como contributo social | Por Maria Manuela Santos

19:00 17 Julho, 2026 18:42 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Que o belo deixe de ser apenas contemplação para se tornar consciência. Que cada obra seja um convite a olhar novamente, com maior profundidade, aquilo que julgávamos conhecer"

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Sobre o belo, o sublime e a arquitetura paisagista | Por Fernando Santos Pessoa

09:08 17 Julho, 2026 09:12 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A arte da paisagem consegue atingir a beleza, o que é belo, para lá do que a Natureza, por si só, nos possa oferecer em determinada situação"

Últimas Notícias

  • Espada de São Jorge: saiba quando deve regar esta planta para a manter saudável
    Espada de São Jorge: saiba quando deve regar esta planta para a manter saudável
  • Algarve supera mediana nacional nas rendas de novos contratos
    Algarve supera mediana nacional nas rendas de novos contratos
  • Durante nove dias, Feira Medieval celebra património, conhecimento e poesia da antiga Xilb
    Durante nove dias, Feira Medieval celebra património, conhecimento e poesia da antiga Xilb
  • Algarve teve o segundo preço mais elevado da habitação em 2025
    Algarve teve o segundo preço mais elevado da habitação em 2025
  • Usar protetor solar de corpo na cara? Dermatologistas explicam por que deve ter cuidado
    Usar protetor solar de corpo na cara? Dermatologistas explicam por que deve ter cuidado

Opinião

  • Hemodiálise em férias: Um direito que não deve tirar férias | Por Cristina Pires
    Hemodiálise em férias: Um direito que não deve tirar férias | Por Cristina Pires
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: o Belo como consciência – a Arte como contributo social | Por Maria Manuela Santos
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: o Belo como consciência – a Arte como contributo social | Por Maria Manuela Santos
  • Uma escola de perguntas reprovadas | Por José Figueiredo Santos
    Uma escola de perguntas reprovadas | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: o Belo como consciência – a Arte como contributo social | Por Maria Manuela Santos
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: o Belo como consciência – a Arte como contributo social | Por Maria Manuela Santos
  • Compra garrafas em packs de seis? Este tipo de embalagem tem os dias contados na UE
    Compra garrafas em packs de seis? Este tipo de embalagem tem os dias contados na UE
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal