Skip to content
Postal do Algarve

Postal do Algarve

Diariamente, siga online as notícias do Algarve e as mais relevantes de Portugal e do Mundo

Menu
  • Sociedade
    • Ciência
  • Economia
    • Patrocinado
  • Saúde
  • Política
    • Legislativas 2022
  • Cultura
    • Ensino
    • Lazer
  • Desporto
  • Opinião
  • Europe Direct Algarve
  • Edição Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Contactos
Menu
Foto DR
Política, Sociedade

Diploma que reestrutura as CCDR entra em vigor a 1 de junho. Saiba o que muda

O diploma altera a orgânica das comissões, redefine as suas atribuições, as competências dos seus órgãos, as formas de funcionamento e a articulação com as restantes entidades

18:20 26 Maio, 2023 18:22 26 Maio, 2023 | POSTAL
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Linkedin
  • Pinterest

O diploma que converte as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) em institutos públicos, tendo em vista a transferência de competências do Estado para estes organismos, foi esta sexta-feira publicado e entrará em vigor em 01 de junho.

Juntamente com este decreto-lei, foi também publicado hoje no Diário da República o diploma que reforça o papel do Conselho de Concertação Territorial como o organismo onde o Governo e as CCDR irão articular as políticas de desenvolvimento regional, através da transferência de atribuições de serviços periféricos da administração direta e indireta do Estado para estes organismos.

O diploma altera a orgânica das comissões, redefine as suas atribuições, as competências dos seus órgãos, as formas de funcionamento e a articulação com as restantes entidades.

Reestruturação prevê que estes organismos terão o estatuto de institutos públicos com um regime especial

A reestruturação das cinco CCDR – Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve – prevê que estes organismos terão o estatuto de institutos públicos com um regime especial, integrados na administração indireta do Estado, com personalidade jurídica própria, dotados de autonomia administrativa, financeira e patrimonial.

A articulação entre a administração central e cada uma das CCDR quanto às prioridades, medidas a desenvolver e a sua concretização a nível regional será assegurada através de um contrato-programa que deverá ser aprovado pelo Conselho de Concertação Territorial.

Serão integradas nos serviços das CCDR atribuições das Direções Regionais de Agricultura e Pescas, das Direções Regionais da Cultura e dos departamentos de licenciamento e planeamento industrial da Direção de Proximidade Regional e Licenciamento da Agência para a Competitividade e Inovação.

As integrações destas entidades nas CCDR decorrerão até 31 de março de 2024.

Em até 60 dias uteis após a publicação das portarias que irão aprovar os estatutos de cada uma das CCDR, serão reestruturados a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e a Direção-Geral do Território, com vista à integração de competências nas CCDR respetivas.

No caso de Lisboa e Vale do Tejo, a CCDR assume ainda diversas competências da Direção-Geral do Património Cultural e da Direção-Geral das Artes, na sua circunscrição territorial.

Presidentes e vice-presidentes mantêm os mandatos até ao fim

Segundo o diploma, apesar de os serviços serem integrados nas CCDR, estão salvaguardados os direitos dos trabalhadores, assim como os atuais presidentes e vice-presidentes manterão os mandatos até ao fim.

A lei que reestrutura as CCDR foi aprovada em 02 de março pelo Conselho de Ministros, promulgada em 19 de maio pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e entra em vigor em 01 de junho.

Aquando da promulgação, Marcelo Rebelo de Sousa alertou para a falta de clareza do plano estratégico para a transferência de competências do Estado para estes organismos, relativamente às metas e ao calendário da transferência de atribuições do Estado para as CCDR, “fora das três áreas já conhecidas (Agricultura, Cultura e Economia)”.

O chefe de Estado também considerou que “algumas medidas” do novo regime legal são de “difícil compatibilização” com o processo de descentralização em curso para as autarquias locais.

O Presidente da República chamou ainda a atenção “para mais um precedente aberto com os salários dos dirigentes das CCDR”, que num caso atinge o do primeiro-ministro, “e ultrapassando os dos ministros que tutelam as várias áreas”.

Governo deixa de nomear vice-presidentes para CCDR a partir de 2025

Últimas

  • AMAL congratula-se com escolha do concelho de Albufeira para nova dessalinizadora
    AMAL congratula-se com escolha do concelho de Albufeira para nova dessalinizadora
  • Dois detidos após fardos de haxixe encontrados a boiar na barra de Armona / Farol em Olhão
    Dois detidos após fardos de haxixe encontrados a boiar na barra de Armona / Farol em Olhão
  • Já se sabe para onde vão as coisas que oferecem a Fernando Mendes em ‘O Preço Certo’ [vídeo]
    Já se sabe para onde vão as coisas que oferecem a Fernando Mendes em ‘O Preço Certo’ [vídeo]
  • Ator João Baptista condenado a 20 meses de prisão por violência doméstica à ex-namorada
    Ator João Baptista condenado a 20 meses de prisão por violência doméstica à ex-namorada
  • Piloto não arrisca em aterrar na Madeira enquanto avião “dança com o vento” [vídeo]
    Piloto não arrisca em aterrar na Madeira enquanto avião “dança com o vento” [vídeo]

Opinião

  • História de um assassinato onde faz presença a silenciada guerra colonial | Por Mário Beja Santos
    História de um assassinato onde faz presença a silenciada guerra colonial | Por Mário Beja Santos
  • Leitura da Semana: Matilde, quando se perde alguém, de Mary Katherine Martins e Silva  | Por Paulo Serra
    Leitura da Semana: Matilde, quando se perde alguém, de Mary Katherine Martins e Silva  | Por Paulo Serra
  • Ponte para a Ilha de Cabanas: Carta Aberta à Sra. Presidente da Câmara Municipal de Tavira | Por José António Pinto
    Ponte para a Ilha de Cabanas: Carta Aberta à Sra. Presidente da Câmara Municipal de Tavira | Por José António Pinto

Europe Direct Algarve

  • Podcast | FYODOR AKINFEEV: Uma Sinfonia Siberiana | Por Pedro Moleiro
    Podcast | FYODOR AKINFEEV: Uma Sinfonia Siberiana | Por Pedro Moleiro
  • LIXARTE: uma aula com Carlos Perrone. Desenhando Horizontes | Por Lilly Castanho
    LIXARTE: uma aula com Carlos Perrone. Desenhando Horizontes | Por Lilly Castanho
  • Escola Internacional de Aljezur, educar com inspiração [fotos]
    Escola Internacional de Aljezur, educar com inspiração [fotos]
Há um novo POSTAL do ALGARVE nas bancas com o Expresso 🌍
  • Política de Privacidade, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
©2023 Postal do Algarve