Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Baniya Nirmal, o imigrante nepalês agredido em Olhão, recebeu um pedido de desculpa do Presidente da República pelo sucedido | Foto Luís Forra | DR
Edição Papel, Nacional

Comunidade indostânica diz ter medo após ataques em Olhão e Cabanas de Tavira

O julgamento dos agressores de Baniya, o imigrante nepalês que foi brutalmente agredido em Olhão a 21 de janeiro de 2023, começou um dia depois de ter sido conhecido outro caso semelhante em Cabanas de Tavira

19:00 14 Janeiro, 2024 15:47 13 Janeiro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Baniya Nirmal. Assim se chama o imigrante nepalês de 26 anos cujo nome saiu do anonimato em Portugal a 25 de janeiro de 2023. Tudo por causa de um vídeo que começou a circular nas redes sociais, que mostra este jovem a ser perseguido, espancado e agredido à paulada. Tudo por pura diversão de um grupo de mais de uma dezena de jovens da zona de Olhão, cidade que foi palco das agressões.

Um ataque de tal maneira impiedoso, que os agressores tentaram ainda queimar o cabelo de Baniya com recurso a um isqueiro. Quatro foram detidos – há ainda 11 identificados – e começaram agora a ser julgados no Tribunal de Faro.

Mas há uma triste coincidência. É que o julgamento começou um dia depois de ter sido conhecido um novo vídeo em tudo semelhante ao de Baniya. O mais recente ataque – as agressões foram a 23 de dezembro de 2023, mas o vídeo só foi conhecido já nos primeiros dias de 2024 – muda apenas de cenário, ainda que tenha sido também no Algarve: desta vez as brutais agressões têm como palco uma das estreitas ruas de Cabanas de Tavira.

Em Cabanas de Tavira, o ataque teve lugar de madrugada, nas traseiras de um conhecido bar daquela localidade, onde vários jovens costumam ficar durante várias horas após o encerramento do bar

O ataque teve lugar de madrugada, nas traseiras de um conhecido bar daquela localidade, onde vários jovens costumam ficar durante várias horas após o encerramento do bar. Segundo moradores daquela zona, ficam ali a ‘conviver’: confraternizam, ingerem bebidas alcoólicas e até fumam haxixe. São jovens com idades a rondar os 16 e 20 anos, por vezes protagonistas de cenas de vandalismo nos prédios ali existentes e nos carros estacionados. E para trás fica sempre um cenário de lixo.

Mas se na agressão de Olhão houve um nome e uma cara, na de Cabanas de Tavira ninguém sabe quem é a vítima, apenas as autoridades policiais, dado que foi apresentada queixa. Segundo elementos da comunidade indostânica com quem falámos, crê-se que seja natural da Índia, mas ninguém ouviu falar da sua identidade.

Agressão de imigrante em Cabanas de Tavira

E à semelhança de Baniya, também esta última vítima terá chegado a Portugal à procura de uma vida melhor, provavelmente enganado por uma máfia que trafica e explora imigrantes, e a quem teve de pagar milhares de euros.

“Agora evito sair à rua à noite desde que vi o vídeo na internet. Não sei quem é o rapaz, mas aquilo não se faz nem a um animal. Nós estamos aqui para trabalhar, para ajudar as nossas famílias, e gostamos muito de estar em Portugal. Mas agora temos medo, pois somos vítimas de ataques e poucos são os que nos defendem”, contou Hara, empregado de copa num restaurante, ao Postal do Algarve.

Hara mostra-se otimista, mas também preocupado. “Há muito amigos meus que querem legalizar-se e ir para outros países, mas a minha intenção sempre foi ficar em Portugal. Mas quando ficamos a saber destas agressões, pensamos duas vezes se é aqui que queremos ficar”.

105 mil estrangeiros residem no Algarve

Em 2021 havia em Portugal pouco menos de 700 mil estrangeiros com residência em Portugal. No ano seguinte, o número ‘escalou’ para os 781 mil: 263 mil oriundos do continente europeu, 125 mil de África, 269 mil da América (dos quais 240 mil são do Brasil) e 124 mil da Ásia.

O distrito de Faro surge como o segundo que mais estrangeiros acolhe, apenas atrás de Lisboa. A capital alberga quase 295 mil estrangeiros, bem destacada dos 105 mil espalhados pelo Algarve.

Encontram-se a trabalhar em inúmeras explorações agrícolas, estufas e no setor da restauração vários milhares de imigrantes indostânicos. Muitos terão sido traficados e não têm qualquer vínculo laboral, vivem em condições deficitárias e a ganhar bem abaixo do que seria esperado. As estatísticas disponíveis dão conta de 5.078 indianos, 2.683 nepaleses, 693 paquistaneses e 763 do Bangladesh. Mas certamente que muitos outros circulam por todo o território algarvio de forma completamente anónima, fora de qualquer estatística.

A título de curiosidade, e de forma completamente esperada, o ‘ranking’ de estrangeiros é dominado pelo Reino Unido (20.770), seguindo-se Brasil (17.496), Roménia (6.855), França (6.328), Ucrânia (5.445), Itália (5.502) e Alemanha (4.745).

“Imigrantes são bem-vindos”

Há três anos, e numa visita à comunidade indostânica existente nas zonas de Olhão e Tavira, o então ministro da Administração Interna elogiava o caráter trabalhador daqueles que escolhiam o Algarve para trabalhar, avançando que naquela altura havia na região 15 mil imigrantes por legalizar.

“A vossa presença em Portugal, na agricultura, no turismo, como noutras atividades económicas, é bem-vinda, e é muito importante para nós”, realçava na altura Eduardo Cabrita, numa visita a uma empresa com várias estufas de mirtilos e framboesas.

  • Por João Tavares

Leia também: Grupo ‘8700’ espalha terror em Olhão

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Supermercado da Mercadona.
Economia Nacional

Mercadona anuncia abertura da loja número 73 em Portugal: esta é a localização

14:29 2 Junho, 2026 14:26 2 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Este mês, a Mercadona prepara uma nova abertura ainda e reforça a sua presença na Grande Lisboa ainda antes de rumar ao Algarve

Igreja da Misericórdia. Crédito: CM Tavira
Algarve Cultura

“Jóias maiores da região”: Algarve tem duas igrejas candidatas às 7 Maravilhas de Portugal e ficam na mesma cidade

17:30 2 Junho, 2026 17:09 2 Junho, 2026 | João Luís

Algarve tem duas igrejas candidatas às Novas 7 Maravilhas de Portugal e ambas ficam na mesma cidade: veja os monumentos que entram na corrida

Dia de mau tempo em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma massa de ar polar: Portugal prepara-se para descida das temperaturas e já há dia para o pico

14:18 2 Junho, 2026 14:18 2 Junho, 2026 | João Luís

Uma massa de ar polar marítima vai chegar a Portugal e provocar uma descida das temperaturas: este será o dia do pico

Abacateiros. Crédito: Lusa
Algarve Europa

“Ouro verde”: espanhóis rendidos ao fruto exótico muito produzido no Algarve que ‘dá’ anos de vida e ajuda o coração

16:30 2 Junho, 2026 15:20 2 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Conhecido em Espanha como “ouro verde”, o abacate tem vindo a ganhar destaque pelos seus benefícios nutricionais

Silves.
Algarve Economia

Vem aí uma ‘nova’ Ponte Velha no Algarve? Projeto financia restauro de um dos símbolos desta cidade que pode reabrir ainda este ano

09:50 2 Junho, 2026 09:27 2 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Um dos símbolos mais conhecidos de Silves está a ser recuperado e a reabertura poderá acontecer mais cedo do que muitos esperavam

Operação STOP. Crédito: Lusa
Auto Nacional

A via da direita está livre, mas pode mesmo passar pela direita os carros da esquerda? Veja o que diz o Código da Estrada

20:20 2 Junho, 2026 16:55 2 Junho, 2026 | João Luís

Conduzir pela direita mais depressa do que os carros que seguem à esquerda é comum nas autoestradas, mas pode dar multa

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia

Cartão ou dinheiro? Há um meio de pagamento que as lojas não podem recusar e muitos clientes nem sabem

11:00 2 Junho, 2026 09:52 2 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria das pessoas prefere pagar com cartão, mas a lei continua a impor regras claras e nem sempre aquilo que se vê nas lojas é o que está previsto

Opinião Política

Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado

10:40 2 Junho, 2026 10:41 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Impõe-se uma justiça célere, firme e eficaz, capaz de responder à crescente sofisticação do narcotráfico e do narcoterrorismo"

Europe Direct Algarve

Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social

07:54 2 Junho, 2026 07:55 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Reunião abordou ordenamento do território, execução do PRR, Algarve 2030 e representação regional no Conselho Económico e Social

Ilha da Armona. Crédito: Foto Orbitur | DR
Nacional Vida & Lazer

‘Maldivas portuguesas’: espanhóis rendidos ao parque de campismo desta ilha algarvia

17:00 31 Maio, 2026 15:10 23 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Esta ilha algarvia, muitas vezes apelidada de “Maldivas portuguesas”, está a conquistar os espanhóis graças às suas praias de águas cristalinas

Algarve

Fábio Coelho assume comando da Polícia Municipal de Lagos

17:08 1 Junho, 2026 17:12 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Aumento do número de agentes está entre as prioridades da autarquia, que pretende duplicar ou triplicar o efetivo da Polícia Municipal

Cultura Europe Direct Algarve

Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago

18:10 1 Junho, 2026 18:05 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Exposição e conferência revisitam a viagem de José Saramago pelo Algarve e a transformação da região nas últimas décadas

Europe Direct Algarve

Vila do Bispo recebe primeiro dos 66 veículos apoiados pelo Algarve 2030

16:23 1 Junho, 2026 16:30 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Fundos europeus financiam reforço dos meios de proteção civil no Algarve, com 66 novos veículos destinados à prevenção e combate a incêndios rurais

Opinião Política

Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?

15:40 1 Junho, 2026 15:33 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Uma Democracia saudável exige algo mais exigente do que a mera conformidade legal, exige legitimidade, transparência e distância crítica face aos interesses instalados"

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um ‘vendaval’: jato polar deverá atingir os 250 km/h sobre Portugal a partir deste dia

15:30 1 Junho, 2026 15:12 1 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A corrente de jato polar deverá intensificar-se sobre a Península Ibérica entre quarta e quinta-feira, trazendo mais vento, nebulosidade e uma descida das temperaturas

Opinião Saúde

Ensinar as crianças a cuidar da saúde da coluna desde cedo | Por Jorge Alves

14:46 1 Junho, 2026 14:46 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Promover hábitos saudáveis, incentivar a atividade física e ensinar as crianças a cuidar da sua saúde desde cedo é um investimento importante no seu futuro"

Supermercado da Mercadona.
Economia, Nacional

Mercadona anuncia abertura da loja número 73 em Portugal: esta é a localização

14:29 2 Junho, 2026 14:26 2 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Este mês, a Mercadona prepara uma nova abertura ainda e reforça a sua presença na Grande Lisboa ainda antes de rumar ao Algarve

Igreja da Misericórdia. Crédito: CM Tavira
Algarve, Cultura

“Jóias maiores da região”: Algarve tem duas igrejas candidatas às 7 Maravilhas de Portugal e ficam na mesma cidade

17:30 2 Junho, 2026 17:09 2 Junho, 2026 | João Luís

Algarve tem duas igrejas candidatas às Novas 7 Maravilhas de Portugal e ambas ficam na mesma cidade: veja os monumentos que entram na corrida

Dia de mau tempo em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma massa de ar polar: Portugal prepara-se para descida das temperaturas e já há dia para o pico

14:18 2 Junho, 2026 14:18 2 Junho, 2026 | João Luís

Uma massa de ar polar marítima vai chegar a Portugal e provocar uma descida das temperaturas: este será o dia do pico

Abacateiros. Crédito: Lusa
Algarve, Europa

“Ouro verde”: espanhóis rendidos ao fruto exótico muito produzido no Algarve que ‘dá’ anos de vida e ajuda o coração

16:30 2 Junho, 2026 15:20 2 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Conhecido em Espanha como “ouro verde”, o abacate tem vindo a ganhar destaque pelos seus benefícios nutricionais

Silves.
Algarve, Economia

Vem aí uma ‘nova’ Ponte Velha no Algarve? Projeto financia restauro de um dos símbolos desta cidade que pode reabrir ainda este ano

09:50 2 Junho, 2026 09:27 2 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Um dos símbolos mais conhecidos de Silves está a ser recuperado e a reabertura poderá acontecer mais cedo do que muitos esperavam

Operação STOP. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

A via da direita está livre, mas pode mesmo passar pela direita os carros da esquerda? Veja o que diz o Código da Estrada

20:20 2 Junho, 2026 16:55 2 Junho, 2026 | João Luís

Conduzir pela direita mais depressa do que os carros que seguem à esquerda é comum nas autoestradas, mas pode dar multa

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia

Cartão ou dinheiro? Há um meio de pagamento que as lojas não podem recusar e muitos clientes nem sabem

11:00 2 Junho, 2026 09:52 2 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria das pessoas prefere pagar com cartão, mas a lei continua a impor regras claras e nem sempre aquilo que se vê nas lojas é o que está previsto

Opinião, Política

Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado

10:40 2 Junho, 2026 10:41 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Impõe-se uma justiça célere, firme e eficaz, capaz de responder à crescente sofisticação do narcotráfico e do narcoterrorismo"

Europe Direct Algarve

Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social

07:54 2 Junho, 2026 07:55 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Reunião abordou ordenamento do território, execução do PRR, Algarve 2030 e representação regional no Conselho Económico e Social

Ilha da Armona. Crédito: Foto Orbitur | DR
Nacional, Vida & Lazer

‘Maldivas portuguesas’: espanhóis rendidos ao parque de campismo desta ilha algarvia

17:00 31 Maio, 2026 15:10 23 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Esta ilha algarvia, muitas vezes apelidada de “Maldivas portuguesas”, está a conquistar os espanhóis graças às suas praias de águas cristalinas

Algarve

Fábio Coelho assume comando da Polícia Municipal de Lagos

17:08 1 Junho, 2026 17:12 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Aumento do número de agentes está entre as prioridades da autarquia, que pretende duplicar ou triplicar o efetivo da Polícia Municipal

Cultura, Europe Direct Algarve

Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago

18:10 1 Junho, 2026 18:05 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Exposição e conferência revisitam a viagem de José Saramago pelo Algarve e a transformação da região nas últimas décadas

Europe Direct Algarve

Vila do Bispo recebe primeiro dos 66 veículos apoiados pelo Algarve 2030

16:23 1 Junho, 2026 16:30 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Fundos europeus financiam reforço dos meios de proteção civil no Algarve, com 66 novos veículos destinados à prevenção e combate a incêndios rurais

Opinião, Política

Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?

15:40 1 Junho, 2026 15:33 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Uma Democracia saudável exige algo mais exigente do que a mera conformidade legal, exige legitimidade, transparência e distância crítica face aos interesses instalados"

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um ‘vendaval’: jato polar deverá atingir os 250 km/h sobre Portugal a partir deste dia

15:30 1 Junho, 2026 15:12 1 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A corrente de jato polar deverá intensificar-se sobre a Península Ibérica entre quarta e quinta-feira, trazendo mais vento, nebulosidade e uma descida das temperaturas

Opinião, Saúde

Ensinar as crianças a cuidar da saúde da coluna desde cedo | Por Jorge Alves

14:46 1 Junho, 2026 14:46 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Promover hábitos saudáveis, incentivar a atividade física e ensinar as crianças a cuidar da sua saúde desde cedo é um investimento importante no seu futuro"

Últimas Notícias

  • A via da direita está livre, mas pode mesmo passar pela direita os carros da esquerda? Veja o que diz o Código da Estrada
    A via da direita está livre, mas pode mesmo passar pela direita os carros da esquerda? Veja o que diz o Código da Estrada
  • APA esclarece que banhistas podem colocar chapéus-de-sol em frente às concessões
    APA esclarece que banhistas podem colocar chapéus-de-sol em frente às concessões
  • Espanhóis apontam para este recanto natural do Algarve que acaba de entrar na lista da UNESCO
    Espanhóis apontam para este recanto natural do Algarve que acaba de entrar na lista da UNESCO
  • Requalificação do Centro de Saúde de Monte Gordo representa investimento de 213 mil euros
    Requalificação do Centro de Saúde de Monte Gordo representa investimento de 213 mil euros
  • XI Triatlo de Altura marcou arranque das comemorações dos 50 anos do Leões do Sul
    XI Triatlo de Altura marcou arranque das comemorações dos 50 anos do Leões do Sul
  • Esta região portuguesa com 300 dias de sol por ano é destino de eleição para reformados americanos pela ‘incrível’ qualidade de vida
    Esta região portuguesa com 300 dias de sol por ano é destino de eleição para reformados americanos pela ‘incrível’ qualidade de vida

Opinião

  • Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado
    Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado
  • Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?
    Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?
  • Ensinar as crianças a cuidar da saúde da coluna desde cedo | Por Jorge Alves
    Ensinar as crianças a cuidar da saúde da coluna desde cedo | Por Jorge Alves
  • A agonia da democracia | Por José Figueiredo Santos
    A agonia da democracia | Por José Figueiredo Santos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social
    Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social
  • Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago
    Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago
  • Vila do Bispo recebe primeiro dos 66 veículos apoiados pelo Algarve 2030
    Vila do Bispo recebe primeiro dos 66 veículos apoiados pelo Algarve 2030
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal