Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto DR
Nacional

Chuva coloca o Algarve sob aviso amarelo

O IPMA colocou o distrito de Faro sob aviso amarelo até às 21:00 de hoje devido à chuva, por vezes forte, que pode ser acompanhada de trovoada e rajadas.

08:28 19 Outubro, 2022 10:46 19 Outubro, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Sete distritos do continente estão esta quarta-feira sob aviso laranja devido à previsão de chuva, por vezes forte, acompanhada de trovoada e rajadas de vento, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Viseu, Vila Real, Aveiro, Coimbra, Porto, Viana do Castelo e Braga vão estar sob aviso laranja devido à chuva até às 09:00 de hoje, passando depois a amarelo até às 21:00 de hoje.

O IPMA colocou também os distritos do Porto, Viana do Castelo e Braga sob aviso laranja por causa do vento sul, temporariamente forte com rajadas até 95 quilómetros por hora (km/h) no litoral e terras altas, passando depois a amarelo.

Os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Faro, Vila Real, Setúbal, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Portalegre e Braga vão estar sob aviso amarelo até às 21:00 de hoje devido à chuva, por vezes forte, que pode ser acompanhada de trovoada e rajadas.

Sob aviso amarelo por causa do vento vão estar os distritos do Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga até às 12:00 de hoje e depois entre as 06:00 e as 15:00 de quinta-feira.

O IPMA emitiu também aviso amarelo para os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de oeste/sudoeste com 04 a 05 metros, passando gradualmente a ondas de oeste/noroeste entre as 03:00 de quinta-feira e as 03:00 de sexta-feira.

O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Por causa do mau tempo, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou na terça-feira para o risco de inundações hoje e quinta-feira nas regiões do Norte e Centro devido à previsão de chuva por vezes forte e persistente.

Num aviso dirigido à população, a ANEPC recomenda, em especial nas zonas mais vulneráveis, a “desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e a retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas”.

Segundo a ANEPC, devido às previsões meteorológicas há possibilidade de ocorrência de inundações em zonas urbanas, causadas por acumulação de água da chuva por “obstrução dos sistemas de escoamento” e risco de cheias “potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras”.

A Proteção Civil alerta ainda para o risco de deslizamentos de terra e derrocadas, contaminação de fontes de água potável por “inertes resultantes de incêndios florestais”, desprendimento de estruturas móveis ou mal fixadas e arrastamento de objetos soltos para as estradas devido ao vento forte.

Também a Autoridade Marítima Nacional (AMN) desaconselhou na terça-feira atividades à beira-mar, nomeadamente em molhes, arribas e praias, devido ao “agravamento considerável” das condições meteorológicas e da agitação marítima entre a próxima madrugada e a de sexta-feira.

Chuva, vento e agitação marítima até sábado devido à depressão Armand
Autoridade Marítima Nacional e Marinha alertam para agravamento das condições meteorológicas

Casal de reformados. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Idade da reforma de volta aos 65 anos? Proposta será entregue ao Parlamento e ‘divide’ opiniões

11:00 7 Maio, 2026 09:41 7 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

O Chega apresentou uma proposta ao Parlamento para reduzir a idade da reforma para 65 anos, mas há quem não concorde

Algarve Cultura Economia

Feira de Cachopo regressa no domingo com música, artesanato e sabores típicos

06:58 7 Maio, 2026 07:01 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Tradições, artesanato e gastronomia animam feira em Cachopo com sabores típicos e cultura da Serra do Caldeirão

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva ‘a potes’ e frio: depressão fria atinge Portugal nesta data e este será o dia mais chuvoso da semana

06:00 7 Maio, 2026 13:42 5 Maio, 2026 | João Luís

Depressão fria aproxima-se de Portugal e traz chuva intensa e descida das temperaturas. Saiba quando chega o pior do mau tempo e quais as regiões mais afetadas

Hacker com telemóvel na mão. Crédito: Freepik
Tech

Se anda sempre com esta função ligada no telemóvel, cuidado: pode ficar vulnerável a golpes sem se aperceber

08:30 7 Maio, 2026 14:31 5 Maio, 2026 | João Luís

Deixar esta função sempre ligada no telemóvel pode parecer inofensivo, mas há riscos que muitos ignoram. Saiba como se proteger

Dia de chuva numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Depressão fria aproxima-se e promete dias difíceis nesta parte do país: chuva e tempestades vão chegar em força

12:30 7 Maio, 2026 17:34 6 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Uma depressão fria vai alterar o estado do tempo, trazendo chuva, vento e trovoadas ao país, com impacto mais intenso em algumas regiões

Praia no verão. Crédito: Foto AI
Algarve Nacional

Adeus Algarve? Praia popular perde bandeira azul devido à qualidade da água e não foi a única

16:20 7 Maio, 2026 16:08 7 Maio, 2026 | Luís Santos

A perda da bandeira azul numa conhecida praia do Algarve está a dar que falar e não foi caso único em Portugal

Ladrão a ver mulher a colocar PIN no Multibanco. Crédito: Freepik
Economia Mundo Nacional

Nem PIN nem cartão: autoridades alertam para método ‘à moda antiga’ para roubar dinheiro do Multibanco

19:00 7 Maio, 2026 15:15 7 Maio, 2026 | João Luís

Há um método a preocupar autoridades norte-americanas que permite retirar dinheiro do Multibanco sem usar cartão ou conta de cliente

Turista com vista aérea de Lisboa. Crédito: Freepik
Cultura Mundo Nacional

Estas palavras parecem estrangeiras, mas têm raízes no português e são usadas em várias línguas

22:00 7 Maio, 2026 18:47 7 Maio, 2026 | João Luís

Algumas palavras parecem pertencer naturalmente ao inglês, ao francês ou ao alemão, mas têm uma história ligada ao português

Algarve Política

Morreu Carlos Brito, histórico dirigente comunista “natural” de Alcoutim

21:14 7 Maio, 2026 22:39 7 Maio, 2026 | Henrique Dias Freire

A morte de Carlos Brito representa o desaparecimento de uma figura histórica da vida política portuguesa, com raízes profundas no Algarve

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia Europa

Nem casas, nem prédios: ‘okupas’ possuem novos alvos e recuperá-los não é nada fácil

19:30 4 Maio, 2026 18:02 4 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Mudanças discretas num fenómeno antigo estão a preocupar autoridades e proprietários, levantando dúvidas legais e desafios fora do radar habitual

Peixaria de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Nem robalo nem dourada: médicos deixam aviso sobre os peixes que deve evitar comprar no supermercado

21:00 6 Maio, 2026 13:55 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns peixes acumulam mais mercúrio e exigem maior cuidado no consumo, sobretudo no caso de grávidas, mulheres a amamentar e crianças

Homem com soluços. Crédito: Foto AI
Saúde

Adeus soluços: médicos recomendam truques eficazes para acabar com a ‘praga’

21:30 7 Maio, 2026 20:48 7 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Médicos explicam por que motivos surgem os soluços e aconselham algumas medidas simples para acabar com eles

Homem sorridente a receber chave da sua nova casa. Crédito: Magnific AI
Europa

Inscrições disparam: vila aqui ‘ao lado’ oferece casa e emprego seguro a quem se quiser mudar

12:10 6 Maio, 2026 17:31 5 Maio, 2026 | Luís Santos

Uma pequena vila está a atrair cada vez mais interessados ao oferecer casa gratuita e emprego estável a quem decidir mudar-se para lá

Casal sentando à mesa a analisar as suas finanças. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Autoridade Tributária esclarece: contribuintes nestas condições estão isentos do pagamento deste imposto

11:30 6 Maio, 2026 11:07 6 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

De acordo com a Autoridade Tributária, existem contribuintes em certas situações que ficam isentos do pagamento de IMI

Médico fato biohazard. Crédito: Magnific
Mundo Saúde

Alerta mundial? DGS esclarece nivel de risco do hantavírus em Portugal e quais os cuidados a ter

16:30 6 Maio, 2026 16:08 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Segundo a Direção-Geral da Saúde, o risco de hantavírus para Portugal é muito baixo, mas deixa recomendações

Algarve Ensino

Greve nas cantinas escolares de Portimão adiada com promessa de contratações

12:45 6 Maio, 2026 06:36 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Trabalhadores exigem melhores salários e mais pessoal nas escolas de Portimão após ameaça de greve nas cantinas escolares

Casal de reformados. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Idade da reforma de volta aos 65 anos? Proposta será entregue ao Parlamento e ‘divide’ opiniões

11:00 7 Maio, 2026 09:41 7 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

O Chega apresentou uma proposta ao Parlamento para reduzir a idade da reforma para 65 anos, mas há quem não concorde

Algarve, Cultura, Economia

Feira de Cachopo regressa no domingo com música, artesanato e sabores típicos

06:58 7 Maio, 2026 07:01 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Tradições, artesanato e gastronomia animam feira em Cachopo com sabores típicos e cultura da Serra do Caldeirão

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva ‘a potes’ e frio: depressão fria atinge Portugal nesta data e este será o dia mais chuvoso da semana

06:00 7 Maio, 2026 13:42 5 Maio, 2026 | João Luís

Depressão fria aproxima-se de Portugal e traz chuva intensa e descida das temperaturas. Saiba quando chega o pior do mau tempo e quais as regiões mais afetadas

Hacker com telemóvel na mão. Crédito: Freepik
Tech

Se anda sempre com esta função ligada no telemóvel, cuidado: pode ficar vulnerável a golpes sem se aperceber

08:30 7 Maio, 2026 14:31 5 Maio, 2026 | João Luís

Deixar esta função sempre ligada no telemóvel pode parecer inofensivo, mas há riscos que muitos ignoram. Saiba como se proteger

Dia de chuva numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Depressão fria aproxima-se e promete dias difíceis nesta parte do país: chuva e tempestades vão chegar em força

12:30 7 Maio, 2026 17:34 6 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Uma depressão fria vai alterar o estado do tempo, trazendo chuva, vento e trovoadas ao país, com impacto mais intenso em algumas regiões

Praia no verão. Crédito: Foto AI
Algarve, Nacional

Adeus Algarve? Praia popular perde bandeira azul devido à qualidade da água e não foi a única

16:20 7 Maio, 2026 16:08 7 Maio, 2026 | Luís Santos

A perda da bandeira azul numa conhecida praia do Algarve está a dar que falar e não foi caso único em Portugal

Ladrão a ver mulher a colocar PIN no Multibanco. Crédito: Freepik
Economia, Mundo, Nacional

Nem PIN nem cartão: autoridades alertam para método ‘à moda antiga’ para roubar dinheiro do Multibanco

19:00 7 Maio, 2026 15:15 7 Maio, 2026 | João Luís

Há um método a preocupar autoridades norte-americanas que permite retirar dinheiro do Multibanco sem usar cartão ou conta de cliente

Turista com vista aérea de Lisboa. Crédito: Freepik
Cultura, Mundo, Nacional

Estas palavras parecem estrangeiras, mas têm raízes no português e são usadas em várias línguas

22:00 7 Maio, 2026 18:47 7 Maio, 2026 | João Luís

Algumas palavras parecem pertencer naturalmente ao inglês, ao francês ou ao alemão, mas têm uma história ligada ao português

Algarve, Política

Morreu Carlos Brito, histórico dirigente comunista “natural” de Alcoutim

21:14 7 Maio, 2026 22:39 7 Maio, 2026 | Henrique Dias Freire

A morte de Carlos Brito representa o desaparecimento de uma figura histórica da vida política portuguesa, com raízes profundas no Algarve

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Nem casas, nem prédios: ‘okupas’ possuem novos alvos e recuperá-los não é nada fácil

19:30 4 Maio, 2026 18:02 4 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Mudanças discretas num fenómeno antigo estão a preocupar autoridades e proprietários, levantando dúvidas legais e desafios fora do radar habitual

Peixaria de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Nem robalo nem dourada: médicos deixam aviso sobre os peixes que deve evitar comprar no supermercado

21:00 6 Maio, 2026 13:55 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns peixes acumulam mais mercúrio e exigem maior cuidado no consumo, sobretudo no caso de grávidas, mulheres a amamentar e crianças

Homem com soluços. Crédito: Foto AI
Saúde

Adeus soluços: médicos recomendam truques eficazes para acabar com a ‘praga’

21:30 7 Maio, 2026 20:48 7 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Médicos explicam por que motivos surgem os soluços e aconselham algumas medidas simples para acabar com eles

Homem sorridente a receber chave da sua nova casa. Crédito: Magnific AI
Europa

Inscrições disparam: vila aqui ‘ao lado’ oferece casa e emprego seguro a quem se quiser mudar

12:10 6 Maio, 2026 17:31 5 Maio, 2026 | Luís Santos

Uma pequena vila está a atrair cada vez mais interessados ao oferecer casa gratuita e emprego estável a quem decidir mudar-se para lá

Casal sentando à mesa a analisar as suas finanças. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Autoridade Tributária esclarece: contribuintes nestas condições estão isentos do pagamento deste imposto

11:30 6 Maio, 2026 11:07 6 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

De acordo com a Autoridade Tributária, existem contribuintes em certas situações que ficam isentos do pagamento de IMI

Médico fato biohazard. Crédito: Magnific
Mundo, Saúde

Alerta mundial? DGS esclarece nivel de risco do hantavírus em Portugal e quais os cuidados a ter

16:30 6 Maio, 2026 16:08 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Segundo a Direção-Geral da Saúde, o risco de hantavírus para Portugal é muito baixo, mas deixa recomendações

Algarve, Ensino

Greve nas cantinas escolares de Portimão adiada com promessa de contratações

12:45 6 Maio, 2026 06:36 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Trabalhadores exigem melhores salários e mais pessoal nas escolas de Portimão após ameaça de greve nas cantinas escolares

Últimas Notícias

  • Estas palavras parecem estrangeiras, mas têm raízes no português e são usadas em várias línguas
    Estas palavras parecem estrangeiras, mas têm raízes no português e são usadas em várias línguas
  • Adeus soluços: médicos recomendam truques eficazes para acabar com a ‘praga’
    Adeus soluços: médicos recomendam truques eficazes para acabar com a ‘praga’
  • Morreu Carlos Brito, histórico dirigente comunista “natural” de Alcoutim
    Morreu Carlos Brito, histórico dirigente comunista “natural” de Alcoutim
  • Afinal, qual é o prazo de validade da carta de condução? Saiba quando tem de a revalidar e evite multas
    Afinal, qual é o prazo de validade da carta de condução? Saiba quando tem de a revalidar e evite multas
  • Nem PIN nem cartão: autoridades alertam para método ‘à moda antiga’ para roubar dinheiro do Multibanco
    Nem PIN nem cartão: autoridades alertam para método ‘à moda antiga’ para roubar dinheiro do Multibanco
  • Associação das escolas de condução critica proposta de cartas gratuitas nas Forças Armadas
    Associação das escolas de condução critica proposta de cartas gratuitas nas Forças Armadas

Opinião

  • A inclusão das comunidades ciganas | Por Vera Santos
    A inclusão das comunidades ciganas | Por Vera Santos
  • O bom senso e o tempo da intolerância | Por Miguel Coutinho e Ana Filipa Silva
    O bom senso e o tempo da intolerância | Por Miguel Coutinho e Ana Filipa Silva
  • Politicamente (in)correto: Algarve – economia de verão | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (in)correto: Algarve – economia de verão | Por Francisco Moleiro
  • A propaganda disfarçada de jornalismo: o engano normalizado| Por Luís Ganhão
    A propaganda disfarçada de jornalismo: o engano normalizado| Por Luís Ganhão
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • A inclusão das comunidades ciganas | Por Vera Santos
    A inclusão das comunidades ciganas | Por Vera Santos
  • Cancelaram o seu voo por este motivo? União Europeia obriga companhias aéreas a pagar indemnização
    Cancelaram o seu voo por este motivo? União Europeia obriga companhias aéreas a pagar indemnização
  • Faro celebra Dia da Europa com cultura e cidadania
    Faro celebra Dia da Europa com cultura e cidadania
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal