Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Jovem com a boca aberta a ver-se ao espelho.
Jovem com a boca aberta a ver-se ao espelho. Crédito: Freepik
Saúde

Viu este sinal na língua? Médico garante que pode ser um sintoma deste vírus

Alteração pouco falada na língua está a surgir em alguns casos de uma doença que ‘obrigou’ o país a parar há seis anos

15:10 27 Janeiro, 2026 15:18 27 Janeiro, 2026 | Miguel Frazão
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A Covid-19 continua a revelar manifestações que vão além dos sintomas mais conhecidos e que, em alguns casos, surgem de forma inesperada. Entre esses sinais está uma alteração na boca, mais concretamente na língua, que tem vindo a ser associada a infeções pelo coronavírus e que, apesar de pouco comum, está documentada em estudos científicos desde os primeiros meses da pandemia.

Este sintoma, que ficou informalmente conhecido como “Língua de Covid”, afeta um número reduzido de doentes, mas pode gerar preocupação por surgir de forma visível e, por vezes, desconfortável. A condição não consta da lista oficial de sintomas mais frequentes, mas tem sido acompanhada por médicos e investigadores ao longo dos últimos anos.

Sintoma menos conhecido, mas já identificado

De acordo com o Notícias ao Minuto, a chamada “Língua de Covid” foi identificada num estudo iniciado em 2020, que analisou manifestações orais em pessoas infetadas. Os investigadores observaram alterações, como pequenas manchas, pontos esbranquiçados e zonas sensíveis na língua, associadas à infeção por SARS-CoV-2.

Segundo a mesma fonte, o médico Tim Spector explicou que “uma em cada cinco pessoas com Covid ainda apresenta sintomas menos comuns que não constam na lista oficial”, acrescentando que tem sido observado “um número crescente de casos de ‘Língua de Covid’ e úlceras estranhas na boca”.

Alterações na boca que vão além da língua

As alterações não se limitam apenas à superfície da língua. Conforme a publicação, alguns doentes relataram também boca seca, sensibilidade aumentada, inchaço e dificuldade em mastigar, bem como úlceras na boca e nos lábios. Em certos casos, foi ainda identificada candidíase oral associada à infeção.

O site explica que estes sintomas tendem a desaparecer após a recuperação da Covid-19, embora possam persistir durante alguns dias ou até cerca de duas semanas, sem que isso indique, por si só, uma evolução grave da doença.

Sintomas mais comuns continuam a ser os mesmos

Apesar destas manifestações menos frequentes, os médicos sublinham que o quadro clínico mais habitual da Covid-19 se mantém estável. O médico de família David M. Cutler afirmou que “os sintomas mais comuns da Covid-19 são essencialmente os mesmos que temos observado nos últimos seis anos”.

“A maioria dos casos é leve”, referiu o médico, explicando que, quando surgem sintomas, estes incluem febre, tosse, dor de garganta, congestão nasal, fadiga, dores no corpo, dores de cabeça, náuseas, vómitos ou diarreia, conforme a mesma fonte.

Quando é difícil distinguir de uma gripe ou constipação

A semelhança entre os sintomas da Covid-19, da gripe e das constipações continua a ser um desafio clínico. De acordo com a publicação, o médico Suraj Saggar alerta que “não existe um único sintoma que realmente diferencie claramente uma doença da outra”, o que dificulta a identificação imediata da infeção sem testes laboratoriais.

Com a circulação de variantes mais recentes, como a Nimbus e a Stratus, alguns doentes descreveram dores de garganta particularmente intensas. Ainda assim, o padrão geral dos sintomas mantém-se semelhante ao observado em fases anteriores da pandemia.

Variantes recentes e sinais já conhecidos

A médica Bernadette Boden-Albala reforça essa leitura. Citada pelo Notícias ao Minuto, a médica esclarece que “não estamos a observar sintomas novos ou incomuns nas variantes que circulam atualmente”, apontando que febre, tosse, congestão nasal e fadiga continuam a ser os sinais mais frequentes.

A especialista acrescenta que a variante Nimbus se tem destacado por uma dor de garganta intensa, mas sem alterações profundas no perfil geral da doença.

Leia também: Adeus tradição: praia portuguesa muito procurada no verão está em risco de ser encerrada e a decisão será tomada nesta data

Mulher a utilizar o Multibanco. Crédito: Freepik
Economia Nacional Tech

Levantar dinheiro tem um limite diário: o Multibanco aplica-o desta forma (mesmo com saldo na conta)

22:12 11 Fevereiro, 2026 21:30 11 Fevereiro, 2026 | João Luís

O limite diário de levantamentos na rede Multibanco não é novo, mas continua a surpreender muitos clientes. Saiba qual é o teto, como funciona e que alternativas existem quando precisa de mais numerário

Algarve Cultura

Carnaval ganha cor e alegria no Tavira Plaza

10:00 12 Fevereiro, 2026 10:00 12 Fevereiro, 2026 | Cristina Mendonça

Centro comercial aposta na imaginação infantil para celebrar o Carnaval com atelier criativo e participação de artistas locais

Algarve Desporto

Gastão Elias e João Domingues seguem para os oitavos no Open de VRSA

09:45 12 Fevereiro, 2026 09:45 12 Fevereiro, 2026 | Cristina Mendonça

Seis jogadores com experiência na Taça Davis qualificam-se para os oitavos no Open de Vila Real de Santo António

Algarve

Percurso humano e cívico de José Carlos Rolo é recordado pelo Rotary Club de Albufeira

09:09 12 Fevereiro, 2026 09:11 12 Fevereiro, 2026 | Cristina Mendonça

Rotários lamentam morte de José Carlos Rolo e destacam o espírito solidário e a dedicação à comunidade de Albufeira

Pessoas a passear num dia solarengo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Fim do “comboio de tempestades”? Após um mês a chover quase sem parar, já há data para o primeiro dia seco e com sol

06:00 12 Fevereiro, 2026 10:23 11 Fevereiro, 2026 | João Luís

Depois de semanas de chuva e rios atmosféricos, Portugal pode ter finalmente o primeiro dia seco generalizado: saiba quando chega o sol

Opinião

O papel dos militares em estados de calamidade na nossa História | Por Paulo Freitas do Amaral

08:45 12 Fevereiro, 2026 08:45 12 Fevereiro, 2026 | Cristina Mendonça

"Em estados de calamidade, o país não pede guerra; pede organização. Não exige força ofensiva; exige capacidade de servir. E, ao longo da nossa História, os militares portugueses têm sido chamados, repetidamente, a cumprir essa missão"

Estrada sob tempestade. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva forte, vento extremo e mar agitado em Portugal até este dia: o tempo vai piorar antes de dar tréguas

06:00 11 Fevereiro, 2026 19:51 11 Fevereiro, 2026 | João Luís

Vento, chuvas fortes e mar agitado vão marcar o tempo em Portugal nos próximos dias: saiba até quando dura o pior e quando podem surgir tréguas

Algarve

Marcelo lamenta morte de José Carlos Rolo e afirma que “o seu legado perdurará”

10:21 12 Fevereiro, 2026 10:22 12 Fevereiro, 2026 | Cristina Mendonça

Chefe de Estado recorda José Carlos Rolo “com saudade e amizade” após a sua morte aos 70 anos

Jovem com a bandeira de Portugal. Crédito: Freepik
Nacional

Governo confirma ‘novo’ dia de descanso em fevereiro: saiba quem vai ter folga

15:00 11 Fevereiro, 2026 12:13 11 Fevereiro, 2026 | Tiago Alcobia

Governo confirma tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval, criando um dia de descanso para milhares de trabalhadores

Algarve

PJ detém homem que tentou matar outro em Olhão por motivos passionais

12:50 11 Fevereiro, 2026 13:00 11 Fevereiro, 2026 | Cristina Mendonça

Agressão na via pública em Olhão colocou vítima em perigo de vida e levou à detenção de um homem pela Polícia Judiciária

Economia Nacional

Carnaval ‘à porta’ e a dúvida regressa: afinal, este dia é feriado ou vai ter de trabalhar?

09:40 10 Fevereiro, 2026 09:35 10 Fevereiro, 2026 | João Luís

O Carnaval está quase aí, mas a dúvida mantém-se: é feriado ou vai trabalhar? Saiba o que diz a lei portuguesa

Vizinhos a comentar caniço no muro. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Condomínio exige que proprietário retire o caniço do muro de separação com o vizinho: tribunal anula decisão e explica porquê

21:28 11 Fevereiro, 2026 21:29 11 Fevereiro, 2026 | João Luís

O condomínio tentou obrigar morador a retirar um caniço colocado num muro entre vizinhos: tribunal espanhol anulou o acordo e explicou em que situações a lei protege o proprietário

Idosos no café. Crédito: Freepik
Saúde

Estudo revela: este hábito muito comum entre os portugueses pode proteger o cérebro e reduzir risco de demência

10:00 10 Fevereiro, 2026 10:00 10 Fevereiro, 2026 | João Luís

Um estudo com mais de 40 anos analisou este hábito comum e os seus efeitos no cérebro e no menor risco de demência

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Dias de chuva? Experimente estas técnicas japonesas para chegar seco e confortável ao fim do dia

12:40 10 Fevereiro, 2026 12:19 10 Fevereiro, 2026 | Tiago Alcobia

Saiba como pequenos hábitos do Japão podem ajudá-lo a manter-se seco, proteger a roupa e enfrentar a chuva intensa sem grandes molhas

Reformado feliz. Crédito: Freepik AI
Economia Europa

Homem consegue pensão de 2.641,81€ aos 59 anos depois da Segurança Social ter recusado: tribunal teve a última palavra

19:30 8 Fevereiro, 2026 11:01 11 Fevereiro, 2026 | João Luís

Segurança Social recusou a reforma antecipada, mas tribunal espanhol contrariou decisão: saiba por que razão este homem conseguiu pensão aos 59 anos sem cortes

Algarve

Três dias de luto decretados pelo PSD Algarve pela morte de José Carlos Rolo

08:24 12 Fevereiro, 2026 08:26 12 Fevereiro, 2026 | Cristina Mendonça

Social-democratas recordam legado humano e político de José Carlos Rolo e decretam três dias de luto em sua homenagem

Mulher a utilizar o Multibanco. Crédito: Freepik
Economia, Nacional, Tech

Levantar dinheiro tem um limite diário: o Multibanco aplica-o desta forma (mesmo com saldo na conta)

22:12 11 Fevereiro, 2026 21:30 11 Fevereiro, 2026 | João Luís

O limite diário de levantamentos na rede Multibanco não é novo, mas continua a surpreender muitos clientes. Saiba qual é o teto, como funciona e que alternativas existem quando precisa de mais numerário

Algarve, Cultura

Carnaval ganha cor e alegria no Tavira Plaza

10:00 12 Fevereiro, 2026 10:00 12 Fevereiro, 2026 | Cristina Mendonça

Centro comercial aposta na imaginação infantil para celebrar o Carnaval com atelier criativo e participação de artistas locais

Algarve, Desporto

Gastão Elias e João Domingues seguem para os oitavos no Open de VRSA

09:45 12 Fevereiro, 2026 09:45 12 Fevereiro, 2026 | Cristina Mendonça

Seis jogadores com experiência na Taça Davis qualificam-se para os oitavos no Open de Vila Real de Santo António

Algarve

Percurso humano e cívico de José Carlos Rolo é recordado pelo Rotary Club de Albufeira

09:09 12 Fevereiro, 2026 09:11 12 Fevereiro, 2026 | Cristina Mendonça

Rotários lamentam morte de José Carlos Rolo e destacam o espírito solidário e a dedicação à comunidade de Albufeira

Pessoas a passear num dia solarengo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Fim do “comboio de tempestades”? Após um mês a chover quase sem parar, já há data para o primeiro dia seco e com sol

06:00 12 Fevereiro, 2026 10:23 11 Fevereiro, 2026 | João Luís

Depois de semanas de chuva e rios atmosféricos, Portugal pode ter finalmente o primeiro dia seco generalizado: saiba quando chega o sol

Opinião

O papel dos militares em estados de calamidade na nossa História | Por Paulo Freitas do Amaral

08:45 12 Fevereiro, 2026 08:45 12 Fevereiro, 2026 | Cristina Mendonça

"Em estados de calamidade, o país não pede guerra; pede organização. Não exige força ofensiva; exige capacidade de servir. E, ao longo da nossa História, os militares portugueses têm sido chamados, repetidamente, a cumprir essa missão"

Estrada sob tempestade. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva forte, vento extremo e mar agitado em Portugal até este dia: o tempo vai piorar antes de dar tréguas

06:00 11 Fevereiro, 2026 19:51 11 Fevereiro, 2026 | João Luís

Vento, chuvas fortes e mar agitado vão marcar o tempo em Portugal nos próximos dias: saiba até quando dura o pior e quando podem surgir tréguas

Algarve

Marcelo lamenta morte de José Carlos Rolo e afirma que “o seu legado perdurará”

10:21 12 Fevereiro, 2026 10:22 12 Fevereiro, 2026 | Cristina Mendonça

Chefe de Estado recorda José Carlos Rolo “com saudade e amizade” após a sua morte aos 70 anos

Jovem com a bandeira de Portugal. Crédito: Freepik
Nacional

Governo confirma ‘novo’ dia de descanso em fevereiro: saiba quem vai ter folga

15:00 11 Fevereiro, 2026 12:13 11 Fevereiro, 2026 | Tiago Alcobia

Governo confirma tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval, criando um dia de descanso para milhares de trabalhadores

Algarve

PJ detém homem que tentou matar outro em Olhão por motivos passionais

12:50 11 Fevereiro, 2026 13:00 11 Fevereiro, 2026 | Cristina Mendonça

Agressão na via pública em Olhão colocou vítima em perigo de vida e levou à detenção de um homem pela Polícia Judiciária

Economia, Nacional

Carnaval ‘à porta’ e a dúvida regressa: afinal, este dia é feriado ou vai ter de trabalhar?

09:40 10 Fevereiro, 2026 09:35 10 Fevereiro, 2026 | João Luís

O Carnaval está quase aí, mas a dúvida mantém-se: é feriado ou vai trabalhar? Saiba o que diz a lei portuguesa

Vizinhos a comentar caniço no muro. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Condomínio exige que proprietário retire o caniço do muro de separação com o vizinho: tribunal anula decisão e explica porquê

21:28 11 Fevereiro, 2026 21:29 11 Fevereiro, 2026 | João Luís

O condomínio tentou obrigar morador a retirar um caniço colocado num muro entre vizinhos: tribunal espanhol anulou o acordo e explicou em que situações a lei protege o proprietário

Idosos no café. Crédito: Freepik
Saúde

Estudo revela: este hábito muito comum entre os portugueses pode proteger o cérebro e reduzir risco de demência

10:00 10 Fevereiro, 2026 10:00 10 Fevereiro, 2026 | João Luís

Um estudo com mais de 40 anos analisou este hábito comum e os seus efeitos no cérebro e no menor risco de demência

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Dias de chuva? Experimente estas técnicas japonesas para chegar seco e confortável ao fim do dia

12:40 10 Fevereiro, 2026 12:19 10 Fevereiro, 2026 | Tiago Alcobia

Saiba como pequenos hábitos do Japão podem ajudá-lo a manter-se seco, proteger a roupa e enfrentar a chuva intensa sem grandes molhas

Reformado feliz. Crédito: Freepik AI
Economia, Europa

Homem consegue pensão de 2.641,81€ aos 59 anos depois da Segurança Social ter recusado: tribunal teve a última palavra

19:30 8 Fevereiro, 2026 11:01 11 Fevereiro, 2026 | João Luís

Segurança Social recusou a reforma antecipada, mas tribunal espanhol contrariou decisão: saiba por que razão este homem conseguiu pensão aos 59 anos sem cortes

Algarve

Três dias de luto decretados pelo PSD Algarve pela morte de José Carlos Rolo

08:24 12 Fevereiro, 2026 08:26 12 Fevereiro, 2026 | Cristina Mendonça

Social-democratas recordam legado humano e político de José Carlos Rolo e decretam três dias de luto em sua homenagem

Últimas Notícias

  • Marcelo lamenta morte de José Carlos Rolo e afirma que “o seu legado perdurará”
    Marcelo lamenta morte de José Carlos Rolo e afirma que “o seu legado perdurará”
  • Carnaval ganha cor e alegria no Tavira Plaza
    Carnaval ganha cor e alegria no Tavira Plaza
  • Gastão Elias e João Domingues seguem para os oitavos no Open de VRSA
    Gastão Elias e João Domingues seguem para os oitavos no Open de VRSA
  • Percurso humano e cívico de José Carlos Rolo é recordado pelo Rotary Club de Albufeira
    Percurso humano e cívico de José Carlos Rolo é recordado pelo Rotary Club de Albufeira
  • Três dias de luto decretados pelo PSD Algarve pela morte de José Carlos Rolo
    Três dias de luto decretados pelo PSD Algarve pela morte de José Carlos Rolo
  • Lagoa integra roteiro do Festival Às Vezes o Amor
    Lagoa integra roteiro do Festival Às Vezes o Amor

Opinião

  • O papel dos militares em estados de calamidade na nossa História | Por Paulo Freitas do Amaral
    O papel dos militares em estados de calamidade na nossa História | Por Paulo Freitas do Amaral
  • Voluntariado: Jovens da Eurorregião AAA empenham-se em cuidar do Guadiana e da Cooperação Transfronteiriça | Por Susana Helena de Sousa
    Voluntariado: Jovens da Eurorregião AAA empenham-se em cuidar do Guadiana e da Cooperação Transfronteiriça | Por Susana Helena de Sousa
  • Os palhaços animados | Por Daniel Graça
    Os palhaços animados | Por Daniel Graça
  •  A abstenção que ninguém quer ver | Por Luís Ganhão
     A abstenção que ninguém quer ver | Por Luís Ganhão
Há um novo Postal do Algarve nas bancas com o Expresso 🌍

Europe Direct Algarve

  • Voluntariado: Jovens da Eurorregião AAA empenham-se em cuidar do Guadiana e da Cooperação Transfronteiriça | Por Susana Helena de Sousa
    Voluntariado: Jovens da Eurorregião AAA empenham-se em cuidar do Guadiana e da Cooperação Transfronteiriça | Por Susana Helena de Sousa
  • União Europeia muda ‘estratégia’ para poder vir a ser “um verdadeiro gigante global”
    União Europeia muda ‘estratégia’ para poder vir a ser “um verdadeiro gigante global”
  • Para “reduzir o impacto ambiental”: União Europeia lança nova proibição relativa a roupa e sapatos que entra em vigor já este ano
    Para “reduzir o impacto ambiental”: União Europeia lança nova proibição relativa a roupa e sapatos que entra em vigor já este ano
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal