Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Saúde

Ordem dos Médicos critica falta de investimento em profissionais no Algarve

“Aquilo que a OM constata, infelizmente, é que não tem existido o investimento adequado, não só em instalações, não só em equipamentos, mas sobretudo em recursos humanos”, disse o bastonário da Ordem dos Médicos

19:02 15 Fevereiro, 2024 19:02 15 Fevereiro, 2024
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O bastonário da Ordem dos Médicos criticou esta quinta-feira a falta de investimento em recursos humanos na Unidade Local de Saúde (ULS) do Algarve, sublinhando que os seus profissionais traçaram um retrato “muito pessimista” da atual situação.

“Aquilo que a OM constata, infelizmente, é que não tem existido o investimento adequado, não só em instalações, não só em equipamentos, mas sobretudo em recursos humanos. Não foram criadas, ao longo dos anos, medidas específicas para a região do Algarve fazer face à dificuldade de recursos humanos”, disse Carlos Cortes.

O dirigente falava aos jornalistas no hospital de Faro, após reuniões com o conselho de administração da ULS do Algarve e com médicos e uma passagem por vários serviços, no âmbito do primeiro de dois dias de visita àquela unidade local de saúde.

“O retrato que foi traçado [pelos médicos] é muito pessimista, é um retrato de grande preocupação”, indicou o bastonário sobre a “enorme dificuldade de captação de médicos” para a unidade em “especialidades fundamentais da resposta hospitalar”, nomeadamente, Medicina Interna, Cirurgia, Ginecologia Obstetrícia, Pediatria e Cardiologia.

Apesar de esse retrato não ter sido “muito diferente” do que já era conhecido no Algarve, os médicos “expressaram a sua preocupação” por não poderem dar a resposta “eficiente, adequada e eficaz” de que a população, “a mais de 300 quilómetros dos grandes centros de referência”, necessita.

“Para isso, o Ministério da Saúde tem de deixar de ignorar os problemas do Algarve, tem de olhar muito bem para aquilo que está a acontecer no Algarve”, declarou Carlos Cortes.

Algarve não é a única região do país com falta de médicos

O Algarve não é a única região do país com falta de médicos, ressalvou, mas tem “especificidades, tanto na área hospitalar como na área dos cuidados de saúde primários”, que, refere, “mereciam ter uma resposta positiva e adequada da tutela”.

Para fixá-los na região “é preciso, em primeiro lugar, dar condições de trabalho aos médicos”, observou o bastonário da Ordem dos Médicos, depois de ter ouvido queixas de profissionais de que “nem sequer equipas mínimas tinham para desenvolver a sua atividade”.

“Aquilo que nós queremos do Serviço Nacional de Saúde [SNS], não é que seja um serviço de segunda, a obrigar os profissionais de saúde a manterem-se em condições que não são condições adequadas. Aquilo que eu quero para o SNS – eu defendo o SNS –, é que tenha capacidade de atração, que tenha condições para captar mais médicos. Aí reside a solução”, frisou.

OM iniciou no Algarve um conjunto de visitas às novas ULS

A OM está a iniciar no Algarve um conjunto de visitas às novas ULS, criadas em 01 de janeiro, integrando hospitais e centros de saúde de Portugal continental sob uma única gestão.

Na sexta-feira, o bastonário da Ordem dos Médicos visita os hospitais de Portimão e de Lagos, onde se reunirá com os respetivos médicos.

Após a visita, a OM vai elaborar “um relatório detalhado”, que será remetido ao conselho de administração da ULS do Algarve, ao Ministério da Saúde e à direção executiva da SNS.

“Aquilo que a OM está a fazer aqui é ajudar, é pressionar quem tem um papel de responsabilidade nesta matéria. E quem tem responsabilidade, obviamente que é o Ministério da Saúde”, concluiu Carlos Cortes.

Leia também: Hospital de Faro afasta falhas no caso do irlandês. Família refuta: “omissão de socorro” custou-lhe a vida

Acidente de carro. Crédito: Freepik
Nacional

Mulher morre após carro capotar em Odivelas: estaria a ter relações sexuais com condutor que “ajeitou a roupa” e fugiu

15:50 15 Outubro, 2026 15:26 15 Outubro, 2026

A vítima, uma mulher de 49 anos morreu depois de um carro ter capotado em Odivelas

Algarve

“Não foi um acidente, ele foi morto”: Família de traficante morto em operação da PJ no Algarve exige investigação

16:10 15 Outubro, 2026 15:55 15 Outubro, 2026

A família do espanhol de 38 anos que morreu durante uma operação antidroga a sul de Faro contesta as circunstâncias do óbito e exige uma investigação independente

Homem de gorro com frio. Crédito: Freepik
Tempo

Frio está a caminho de Portugal e temperaturas vão cair durante 4 dias: estas serão as regiões mais afetadas

15:30 15 Outubro, 2026 15:15 15 Outubro, 2026

O frio vai começar a fazer-se sentir com maior intensidade no início da próxima semana e a descida das temperaturas poderá prolongar-se até quinta-feira

Algarve Cultura

Tavira recebe festa alternativa de Halloween com punk, hardcore e nu-metal

15:03 15 Outubro, 2026 15:03 15 Outubro, 2026

Quatro bandas sobem ao palco numa noite de Halloween que junta música ao vivo e um mercado de artesãos e artistas locais em Tavira

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva regressa neste dia a Portugal Continental e temperaturas descem até 10 ºC

06:00 15 Outubro, 2026 10:18 15 Outubro, 2026

Depois de dias de calor, Portugal continental enfrenta uma mudança acentuada do tempo, com descida das temperaturas e regresso da chuva

Algarve

Condenado por homicídio na Polónia estava em fuga e foi apanhado em Vila Real de Santo António após tentar agredir mulher

16:50 15 Outubro, 2026 16:11 15 Outubro, 2026

Uma tentativa de agressão a uma mulher em Vila Real de Santo António levou as autoridades a identificar um homem de 46 anos

Ciência Mundo

Agricultor usou uma pedra como peso de porta durante décadas e só depois descobriu que valia quase 90 mil euros

16:40 15 Outubro, 2026 17:28 15 Outubro, 2026

Durante cerca de 30 anos, uma pedra de 10 quilos serviu apenas para manter aberta a porta de um celeiro

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

IRS baixa para metade em novembro: veja quanto pode receber a mais no salário e na pensão

11:00 15 Outubro, 2026 10:38 15 Outubro, 2026

A retenção de IRS será reduzida em 50% em novembro, incluindo no subsídio de Natal. Veja exemplos para salários e pensões

Sardinhas em conserva.
Vida & Lazer

Aviso de especialista: nunca compre uma lata de conserva se reparar neste detalhe no supermercado

18:20 15 Outubro, 2026 16:22 15 Outubro, 2026

Especialistas explicam quais são os danos numa lata de conserva que devem fazê-lo deixá-la na prateleira do supermercado

Algarve

Detetive que procurou Madeleine acredita ter identificado grupo que a poderá ter raptado [vídeo]

18:55 15 Outubro, 2026 19:05 15 Outubro, 2026

Julián Peribáñez pede ajuda a quem viveu no Algarve antes de 2007 e a verificação de fotografias, sem confirmar que a criança retratada seja Madeleine

Algarve

Cana de pesca toca em cabo da linha férrea do Algarve e deixa pescador com queimaduras graves

16:51 14 Outubro, 2026 16:53 14 Outubro, 2026

Acidente ocorreu numa ponte da linha férrea do Algarve quando a cana de pesca tocou num cabo elétrico de alimentação dos comboios

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Nacional

IUC em 2027: quem tem este tipo de carro vai pagar um valor extra

19:30 13 Outubro, 2026 12:33 13 Outubro, 2026

Os proprietários de determinados carros vão continuar a pagar um adicional ao IUC em 2027: valor pode chegar aos 68,85 euros por ano

Algarve Desporto Europa

Portimão recebe maior Europeu de Veteranos de judo de sempre com 1.415 atletas

18:40 15 Outubro, 2026 18:32 15 Outubro, 2026

Campeonato Europeu de judo reúne 1.415 atletas de 36 países no Portimão Arena, entre 22 e 25 de outubro, com entrada livre

Mulher a segurar uma vitamina. Crédito: Magnific
Saúde

Passou dos 50? Há uma vitamina que pode estar a faltar sem dar sinais evidentes

11:00 11 Outubro, 2026 12:05 11 Outubro, 2026

Depois dos 50 anos, o organismo pode deixar de absorver um nutriente essencial da mesma forma. Conheça os sinais e onde o encontrar

Ensino Opinião

Salas cheias de futuros vazios? | Por José Figueiredo Santos

20:38 14 Outubro, 2026 20:38 14 Outubro, 2026

"O que me inquieta não é reprovar numa discussão sobre educação. É ver uma geração inteira aprovada num sistema que talvez nunca tenha aprendido a educá-la"

Opinião

O Mikas tem quem o socorra. E os nossos idosos? | Por Luís Ganhão

19:11 14 Outubro, 2026 19:13 14 Outubro, 2026

"O Mikas teve apenas a sorte de encontrar seres humanos preocupados com o seu bem-estar. Há idosos portugueses que não podem dizer o mesmo"

Acidente de carro. Crédito: Freepik
Nacional

Mulher morre após carro capotar em Odivelas: estaria a ter relações sexuais com condutor que “ajeitou a roupa” e fugiu

15:50 15 Outubro, 2026 15:26 15 Outubro, 2026

A vítima, uma mulher de 49 anos morreu depois de um carro ter capotado em Odivelas

Algarve

“Não foi um acidente, ele foi morto”: Família de traficante morto em operação da PJ no Algarve exige investigação

16:10 15 Outubro, 2026 15:55 15 Outubro, 2026

A família do espanhol de 38 anos que morreu durante uma operação antidroga a sul de Faro contesta as circunstâncias do óbito e exige uma investigação independente

Homem de gorro com frio. Crédito: Freepik
Tempo

Frio está a caminho de Portugal e temperaturas vão cair durante 4 dias: estas serão as regiões mais afetadas

15:30 15 Outubro, 2026 15:15 15 Outubro, 2026

O frio vai começar a fazer-se sentir com maior intensidade no início da próxima semana e a descida das temperaturas poderá prolongar-se até quinta-feira

Algarve, Cultura

Tavira recebe festa alternativa de Halloween com punk, hardcore e nu-metal

15:03 15 Outubro, 2026 15:03 15 Outubro, 2026

Quatro bandas sobem ao palco numa noite de Halloween que junta música ao vivo e um mercado de artesãos e artistas locais em Tavira

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva regressa neste dia a Portugal Continental e temperaturas descem até 10 ºC

06:00 15 Outubro, 2026 10:18 15 Outubro, 2026

Depois de dias de calor, Portugal continental enfrenta uma mudança acentuada do tempo, com descida das temperaturas e regresso da chuva

Algarve

Condenado por homicídio na Polónia estava em fuga e foi apanhado em Vila Real de Santo António após tentar agredir mulher

16:50 15 Outubro, 2026 16:11 15 Outubro, 2026

Uma tentativa de agressão a uma mulher em Vila Real de Santo António levou as autoridades a identificar um homem de 46 anos

Ciência, Mundo

Agricultor usou uma pedra como peso de porta durante décadas e só depois descobriu que valia quase 90 mil euros

16:40 15 Outubro, 2026 17:28 15 Outubro, 2026

Durante cerca de 30 anos, uma pedra de 10 quilos serviu apenas para manter aberta a porta de um celeiro

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

IRS baixa para metade em novembro: veja quanto pode receber a mais no salário e na pensão

11:00 15 Outubro, 2026 10:38 15 Outubro, 2026

A retenção de IRS será reduzida em 50% em novembro, incluindo no subsídio de Natal. Veja exemplos para salários e pensões

Sardinhas em conserva.
Vida & Lazer

Aviso de especialista: nunca compre uma lata de conserva se reparar neste detalhe no supermercado

18:20 15 Outubro, 2026 16:22 15 Outubro, 2026

Especialistas explicam quais são os danos numa lata de conserva que devem fazê-lo deixá-la na prateleira do supermercado

Algarve

Detetive que procurou Madeleine acredita ter identificado grupo que a poderá ter raptado [vídeo]

18:55 15 Outubro, 2026 19:05 15 Outubro, 2026

Julián Peribáñez pede ajuda a quem viveu no Algarve antes de 2007 e a verificação de fotografias, sem confirmar que a criança retratada seja Madeleine

Algarve

Cana de pesca toca em cabo da linha férrea do Algarve e deixa pescador com queimaduras graves

16:51 14 Outubro, 2026 16:53 14 Outubro, 2026

Acidente ocorreu numa ponte da linha férrea do Algarve quando a cana de pesca tocou num cabo elétrico de alimentação dos comboios

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

IUC em 2027: quem tem este tipo de carro vai pagar um valor extra

19:30 13 Outubro, 2026 12:33 13 Outubro, 2026

Os proprietários de determinados carros vão continuar a pagar um adicional ao IUC em 2027: valor pode chegar aos 68,85 euros por ano

Algarve, Desporto, Europa

Portimão recebe maior Europeu de Veteranos de judo de sempre com 1.415 atletas

18:40 15 Outubro, 2026 18:32 15 Outubro, 2026

Campeonato Europeu de judo reúne 1.415 atletas de 36 países no Portimão Arena, entre 22 e 25 de outubro, com entrada livre

Mulher a segurar uma vitamina. Crédito: Magnific
Saúde

Passou dos 50? Há uma vitamina que pode estar a faltar sem dar sinais evidentes

11:00 11 Outubro, 2026 12:05 11 Outubro, 2026

Depois dos 50 anos, o organismo pode deixar de absorver um nutriente essencial da mesma forma. Conheça os sinais e onde o encontrar

Ensino, Opinião

Salas cheias de futuros vazios? | Por José Figueiredo Santos

20:38 14 Outubro, 2026 20:38 14 Outubro, 2026

"O que me inquieta não é reprovar numa discussão sobre educação. É ver uma geração inteira aprovada num sistema que talvez nunca tenha aprendido a educá-la"

Opinião

O Mikas tem quem o socorra. E os nossos idosos? | Por Luís Ganhão

19:11 14 Outubro, 2026 19:13 14 Outubro, 2026

"O Mikas teve apenas a sorte de encontrar seres humanos preocupados com o seu bem-estar. Há idosos portugueses que não podem dizer o mesmo"

Últimas Notícias

  • Detetive que procurou Madeleine acredita ter identificado grupo que a poderá ter raptado [vídeo]
    Detetive que procurou Madeleine acredita ter identificado grupo que a poderá ter raptado [vídeo]
  • Portimão recebe maior Europeu de Veteranos de judo de sempre com 1.415 atletas
    Portimão recebe maior Europeu de Veteranos de judo de sempre com 1.415 atletas
  • José Apolinário pede capítulo regional europeu para financiar política da água no Algarve
    José Apolinário pede capítulo regional europeu para financiar política da água no Algarve
  • Aviso de especialista: nunca compre uma lata de conserva se reparar neste detalhe no supermercado
    Aviso de especialista: nunca compre uma lata de conserva se reparar neste detalhe no supermercado
  • Somos Esperança tem de deixar sede em Olhão e procura cozinha para manter refeições
    Somos Esperança tem de deixar sede em Olhão e procura cozinha para manter refeições

Opinião

  • Sociólogo radiologista do país, usa câmaras escura e clara | Por Mário Beja Santos
    Sociólogo radiologista do país, usa câmaras escura e clara | Por Mário Beja Santos
  • Uma borboleta na lapela | Por Ana Alexandra Resende
    Uma borboleta na lapela | Por Ana Alexandra Resende
  • Salas cheias de futuros vazios? | Por José Figueiredo Santos
    Salas cheias de futuros vazios? | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • José Apolinário pede capítulo regional europeu para financiar política da água no Algarve
    José Apolinário pede capítulo regional europeu para financiar política da água no Algarve
  • Docentes de Olhão levam projeto CLARKS a encontro internacional na Finlândia
    Docentes de Olhão levam projeto CLARKS a encontro internacional na Finlândia
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal