Skip to content
Postal do Algarve

#liberdadeparainformar
Site provisório

Postal do Algarve

Diariamente, siga online as notícias do Algarve e as mais relevantes de Portugal e do Mundo

Menu
  • Sociedade
    • Ciência
  • Economia
    • Patrocinado
  • Saúde
  • Política
    • Legislativas 2022
  • Cultura
    • Ensino
    • Lazer
  • Desporto
  • Opinião
  • Europe Direct Algarve
  • Edição Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Contactos
Menu
Foto D.R.
Saúde, Sociedade

Movimento promete vigílias contra envio de doentes do Algarve para Espanha

O Movimento em Defesa dos Doentes com Cancro do Algarve promete organizar “vigílias” contra um concurso público que obriga os doentes a deslocarem-se a Espanha para receberem serviços de tratamento de radiocirurgia.

08:19 10 Novembro, 2022 08:21 10 Novembro, 2022 | POSTAL
  • Facebook
  • Twitter
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Telegram
  • Email
  • Linkedin
  • Pinterest

Num comunicado, o movimento disse que irá “partir para a ação direta nas ruas, organizando vigílias em protesto (…) à porta das câmaras municipais das diversas cidades do Algarve”, “face à tentativa de desvalorização das autoridades políticas e de saúde regionais e nacionais sobre este assunto”.

Em 29 de outubro, o Movimento em Defesa dos Doentes com Cancro do Algarve tinha pedido à direção do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), a anulação do concurso público.

Face à “ausência de resposta” sobre uma “decisão infeliz e incompreensível”, o movimento disse hoje que “considera que o Conselho de Administração do CHUA se deve demitir imediatamente”.

Em declarações à Lusa, em 02 de outubro, o diretor clínico do CHUA, Horácio Guerreiro, disse que a região não dispõe dos equipamentos necessários para efetuar todos os diagnósticos e tratamentos oncológicos, o que obriga a que os doentes tenham que sair da região, habitualmente para Lisboa, por vezes para Coimbra, ou para Huelva e Sevilha, em Espanha.

Guerreiro explicou que se candidataram a um concurso internacional para a prestação desses serviços duas empresas, uma portuguesa e outra espanhola, esta última “conceituada na área clínica e que apresentou garantias de qualidade médica com um preço mais baixo do que o outro concorrente”.

De acordo com o diretor clínico do CHUA, os doentes que se deslocam a Sevilha têm transporte assegurado em ambulância pela empresa e “fazem os tratamentos em ambiente hospitalar, com internamento e cuidados intensivos de excelência, caso necessitem”.

Na opinião de Guerreiro, a distância de cerca de 200 quilómetros entre Faro e Sevilha, “não é um problema para os doentes, já que a sua condição é avaliada previamente”.

No comunicado de hoje, o Movimento em Defesa dos Doentes com Cancro do Algarve acrescentou que o caso da troca de cadáveres no Hospital de Faro veio “agravar ainda mais a falta de confiança” na direção do CHUA, defendendo que “não estão reunidas as condições de confiança”.

De acordo com uma nota de imprensa divulgada na segunda-feira pelo Conselho de Administração do CHUA, a troca na identificação de dois doentes falecidos no Hospital de Faro ocorreu no dia 03 de novembro.

Segundo o centro hospitalar – que agrega as unidades de Faro, Portimão e Lagos -, a situação levou a que um dos corpos fosse indevidamente recolhido pela agência funerária e posteriormente cremado.

Na sequência desta ocorrência, o Conselho de Administração do CHUA abriu um inquérito interno e colocou os cargos à disposição.

Também na segunda-feira, tanto a Entidade Reguladora da Saúde como o Ministério Público disseram ter aberto processos sobre esta matéria.

Últimas

  • Presidente da Junta de Freguesia de Quarteira visitou a Animal Rescue Algarve [fotos]
    Presidente da Junta de Freguesia de Quarteira visitou a Animal Rescue Algarve [fotos]
  • KiK vai abrir loja no Faroshopping
    KiK vai abrir loja no Faroshopping
  • Anantara Vilamoura Resort com renovação luxuosa que inclui suítes e zonas especialmente dedicadas a famílias e adultos
    Anantara Vilamoura Resort com renovação luxuosa que inclui suítes e zonas especialmente dedicadas a famílias e adultos
  • Mercadinho da Páscoa regressa a Quarteira com baile da pinha, folar gigante e muita animação infantil
    Mercadinho da Páscoa regressa a Quarteira com baile da pinha, folar gigante e muita animação infantil
  • Vídeo mostra guardas a ignorarem fogo que matou 40 pessoas em centro de detenção de migrantes no México
    Vídeo mostra guardas a ignorarem fogo que matou 40 pessoas em centro de detenção de migrantes no México

Opinião

  • Educação para a paz | Por Ludgero Faleiro
    Educação para a paz | Por Ludgero Faleiro
  • Leitura da Semana: Medir o Racismo, Vencer as Discriminações, de Thomas Piketty | Por Paulo Serra
    Leitura da Semana: Medir o Racismo, Vencer as Discriminações, de Thomas Piketty | Por Paulo Serra
  • Geração de 70 e a sociedade atual | Por Ludgero Faleiro
    Geração de 70 e a sociedade atual | Por Ludgero Faleiro

Europe Direct Algarve

  • Hoje a Comissão Europeia lança a primeira edição do Dia dos Autores Europeus
    Hoje a Comissão Europeia lança a primeira edição do Dia dos Autores Europeus
  • Comissão Europeia alerta para verão ainda mais seco nos países do Mediterrâneo
    Comissão Europeia alerta para verão ainda mais seco nos países do Mediterrâneo
  • União Europeia 2030, os termos da sua autonomia estratégica | Por António Covas
    União Europeia 2030, os termos da sua autonomia estratégica | Por António Covas
Há um novo POSTAL do ALGARVE nas bancas com o Expresso 🌍
  • Política de Privacidade, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
©2023 Postal do Algarve