A Ordem dos Médicos não descarta o fecho definitivo da maternidade do Hospital de Portimão. A ordem aguarda o parecer do colégio da especialidade, mas não coloca objeções à possibilidade das consultas da especialidade funcionarem em Portimão e dos partos programados em Faro.
Há maternidades que poderão ter de fechar, por falta de especialistas e a do Hospital de Portimão poderá ser uma delas.
Desde o início do ano, ronda a dezena de vezes que o bloco de partos esteve fechado por falta de pediatras.
Enfermeiros do Hospital de Abrantes apresentam escusa
Dezenas de enfermeiros do Hospital de Abrantes apresentaram esta terça-feira uma escusa de responsabilidade devido à sobrecarga de trabalho no serviço de urgência.
A SIC esteve à conversa com três dos 60 enfermeiros que esta terça-feira apresentaram uma declaração de escusa de responsabilidade.
A decisão é suportada pela Ordem dos Enfermeiros que faz eco das reivindicações dos profissionais, falando de exaustão generalizada e de momentos em que um enfermeiro tem que atender oito a 10 doentes, o que torna insuficientes as condições de prestação de um serviço de qualidade na urgência.
Em comunicado, o Centro Hospitalar do Médio Tejo, que gere o Hospital de Abrantes, revela que respondeu individualmente a cada uma das declarações apresentadas, reconhecendo a dedicação dos profissionais no combate a esta situação excecional
Sobre o atendimento, o Conselho de Administração garante que tem feito tudo o que está ao seu alcance, nomeadamente no que toca à contração de recursos humanos para um reforço da resposta dos serviços, assegurando ainda que esta decisão não coloca em causa o atendimento às populações.
- VÍDEO: SIC Notícias, televisão parceira do POSTAL