Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Saúde

Governo disponibiliza 10 milhões de euros para requalificação de blocos de partos

As obras a realizar terão de ser efetuadas durante 2023 e serão privilegiados os locais que tenham piores condições

08:40 5 Janeiro, 2023 08:41 5 Janeiro, 2023 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Governo vai lançar uma linha de financiamento de 10 milhões de euros para requalificação de blocos de partos, obras a executar este ano mediante candidatura das unidades hospitalares, avançou esta quinta-feira o diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde.

O despacho que definirá as regras para atribuição de financiamento será publicado “nos próximos dias”, disse à agência Lusa Fernando Araújo que lidera a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS).

“Existem blocos de partos do SNS com várias dezenas de anos nunca intervencionadas. As condições, quer de humanização de cuidados, quer de segurança para os profissionais, têm limitações e constrangimentos e temos de as melhorar”, referiu o diretor.

Fernando Araújo anunciou o investimento de 10 milhões de euros, uma medida que se enquadra, disse, na estratégia que está a ser levada a cabo no país de melhoramento das condições assistenciais dadas às grávidas no SNS.

“Quando falamos em blocos de partos e olhamos para fechos e quando falamos de escalas de equipas, devemos também ver que há um conjunto de estratégias e medidas que estão a ser delineadas para, em conjunto, trazer mais capacidade de resposta ao SNS”, disse.

Já no despacho que será publicado, e ao qual a Lusa teve acesso, lê-se que esta linha de financiamento surge no âmbito da criação da Comissão de Acompanhamento da Resposta em Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos que foi criada em junho do ano passado.

O despacho é acompanhado do Regulamento do Programa de Incentivo Financeiro à Qualificação dos Blocos de Parto do SNS.

As obras a realizar terão de ser efetuadas durante 2023 e serão privilegiados os locais que tenham piores condições.

“Esta é uma medida emblemática. É a primeira aposta específica em blocos de partos em muitos anos”, considerou Fernando Araújo.

Convidado a dar exemplos práticos que podem resultar desta medida, o médico contou que visitou o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, um “hospital diferenciado e com profissionais excelentes”, mas que tem “um bloco de partos com 50 ou 60 anos”.

“Isso em nada beneficia os cuidados de saúde que sofreram uma enorme evolução nas últimas décadas. Temos de apostar seriamente nas requalificações”, acrescentou.

Outro exemplo dado foi o do Hospital do Algarve que tem, considerou Fernando Araújo, “condições muito complexas”.

Mas, salvaguardando que esta linha de financiamento é para todo o país, o diretor da DE-SNS referiu que as candidaturas terão de ser apresentadas pelos conselhos de administração dos hospitais e que sabe já que alguns têm “projetos feitos e ideias para melhorar, mas faltava-lhes capacidade de investimento”.

“Aqui está [com este investimento] a mola impulsionadora de que precisavam”, sublinhou.

Fernando Araújo espera receber propostas ainda este mês e no início de fevereiro, prometendo “respostas muito céleres”.

Os 10 milhões de euros advêm do Orçamento do Estado.

Questionado se este valor chega para fazer face a todas as necessidades, Fernando Araújo disse apenas: “Para as necessidades mais urgentes é um valor extremamente interessante”.

Já para responder à pergunta sobre se este investimento em obras poderá ser acompanhado de investimento em recursos humanos, o médico regressou ao exemplo do Hospital de Santa Maria.

“Nesse hospital poderemos aumentar o número de salas de parto para responder com dignidade à procura. Vamos dar melhores condições às equipas porque os recursos existem e se tiverem mais salas e mais condições, poderão trabalhar de forma mais adequada. Trata-se de adequar a rede à procura que temos neste momento”, explicou.

Segundo Fernando Araújo o modelo de candidaturas por iniciativa dos próprios hospitais insere-se na lógica de “dar autonomia e responsabilidade” aos conselhos de administração.

A melhoria dos blocos de partos serve, ainda, para ir ao encontro das exigências cada vez mais atuais que as futuras mães têm na hora de ter um filho.

“Antigamente as salas de bloco de parto eram mais próximas de salas de bloco operatório, muito frias. Agora, cada vez mais, queremos salas humanizadas e com espaço suficiente para o pai ou acompanhante que a grávida decida que vai estar durante todo o tempo a assistir ao parto. As exigências são diferentes e temos de as acompanhar para dar qualidade a quem nos procura e concorrer com o que existe em outros locais do ponto de vista privado”, concluiu.

Reabriu bloco de partos de Portimão encerrado desde terça-feira
Blocos de parto de Portimão, Beja, Barreiro e Caldas da Rainha fechados no Ano Novo

Idosa em entrevista. Crédito: Foto AI
Nacional

Professora reformada Maria Teresa tem 88 anos, recebe 400 euros de pensão e pode ser despejada da própria casa: “Querem que morra”

12:33 4 Outubro, 2026 13:41 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A professora reformada vive há mais de 30 anos no apartamento de que é proprietária, mas um processo judicial e numa ordem de despejo

Incêndio destrói restaurante Cabana Sass', no Algarve. Crédito: DR
Algarve

Chamas destroem restaurante de luxo no Algarve e equipa promete regressar: “Estamos com o coração partido”

13:21 4 Outubro, 2026 13:21 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

O Cabana Sass’, junto à Praia do Almargem, em Quarteira, ficou destruído por um incêndio. O espaço tinha aberto há pouco mais de um ano

Portugal está dividido em três jurisdições consulares que vão condicionar o ato eleitoral- Porto, Lisboa – onde pertencem as ilhas dos Açores e da Madeira – e Faro. Crédito: Lusa
Algarve Mundo Nacional Política

Faro tem perto de nove mil brasileiros recenseados nas presidenciais

13:10 4 Outubro, 2026 16:44 4 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Votação decorre este domingo, das 08:00 às 17:00. Em Lisboa, brasileiros residentes em Portugal ajudam a verificar urnas e a orientar os eleitores

O pastor André Gonçalves cuida das suas cabras e ovelhas que fazem a limpeza da vegetação de um resort no Algarve alimentando-se do mato e ajudando a manter controlada a vegetação da propriedade. Crédito: Lusa
Algarve Economia

Ovelhas e cabras fazem manutenção natural do Amendoeira Golf Resort no Algarve [fotogaleria]

12:10 4 Outubro, 2026 12:14 4 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Nos caminhos circundantes do ‘resort’ e dos seus dois campos de golfe, são as 70 ovelhas e as 20 cabras que vão tratando de comer ervas, silvas, mato e os rebentos das oliveiras

Opinião Política

Que República? | Por José Figueiredo Santos

16:00 4 Outubro, 2026 15:59 4 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Porque o verdadeiro problema talvez esteja numa palavra aparentemente inocente e tão usada em nome de todos: o “nós”, aponta José Figueiredo Santos

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Mais chuva e trovoada em Portugal continental: gota fria ganha força e estas serão as regiões mais afetadas (com possibilidade de granizo)

07:00 4 Outubro, 2026 07:25 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Depois da instabilidade registada no sábado, uma gota fria ganha força em Portugal continental, com mais chuva e trovoada nestas regiões

Cultura Edição Papel Opinião

Tempus fugit (o tempo foge): Camacho, o guerrilheiro miguelista de Tavira | Por Óscar Caeiro Pinto

07:30 4 Outubro, 2026 14:10 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Em Tavira, terra do guerrilheiro André Camacho, quase ninguém conhece a sua história. Para o bem e para o mal, André Camacho faz parte da história do Algarve, e esse lugar no passado da região ninguém lho poderá retirar"

Mulher a inserir o cartão numa caixa Multibanco.
Economia Nacional

Recebeu um cartão Multibanco pelo correio? Banco de Portugal alerta para nova burla

15:50 4 Outubro, 2026 13:46 4 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um cartão que parece ter sido enviado pelo banco pode esconder uma tentativa de fraude. O Banco de Portugal alerta para os sinais a que deve estar atento

Rolo de papel higiénico.
Vida & Lazer

Poucos sabem para que servem os desenhos no papel higiénico: não estão lá apenas para decorar

16:10 4 Outubro, 2026 13:45 4 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os padrões em relevo que aparecem nos rolos de papel higiénico podem parecer meramente decorativos, mas ajudam a unir as várias folhas e podem influenciar a maciez, absorção e resistência

Trovoada.
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho de Portugal continental: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

06:00 3 Outubro, 2026 06:34 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A instabilidade aumenta ao longo deste sábado, com chuva forte e trovoada previstas sobretudo durante a tarde

Algarve Cultura Economia

Vila Real de Santo António prepara seis dias de Feira da Praia entre 8 e 13 de outubro

14:30 1 Outubro, 2026 14:27 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Durante seis dias, a Feira da Praia regressa ao centro de Vila Real de Santo António com comércio, artesanato, restauração, doçaria e divertimentos

Auto Nacional

Tem carro com matrícula de outubro? Tem este imposto para pagar e o prazo não termina no dia 31

20:00 2 Outubro, 2026 15:00 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os proprietários de veículos com matrícula de outubro têm de estar atentos ao prazo do IUC, que este ano não termina no último dia do mês

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa

Vai conduzir em Espanha? Estas regras de trânsito mudam a partir de 1 de outubro e há multas de 200 euros

20:30 30 Setembro, 2026 14:30 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha prepara alterações às regras de trânsito que abrangem automóveis, motociclos, bicicletas e trotinetes

Homem a conduzir. Crédito: Freepik
Auto

Quer poupar combustível? Este erro depois dos 90 km/h pode aumentar o consumo em 10%

21:50 3 Outubro, 2026 21:33 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Carregar um pouco mais no acelerador pode parecer uma diferença pequena, mas a partir dos 90 km/h há um efeito significativo no consumo de combustível

Europe Direct Algarve

Habitação social mobiliza mais de 105 milhões de euros em sete municípios do Algarve

06:56 2 Outubro, 2026 06:58 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Onze candidaturas de sete municípios algarvios preveem construir, reabilitar ou reconverter edifícios destinados a habitação social

Edição Papel Opinião

Quando o Oriente bate à nossa porta | Por Miguel Freitas

15:00 4 Outubro, 2026 12:14 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"O mundo que Portugal ajudou a ligar tornou-se agora o mundo que bate à nossa porta"

Idosa em entrevista. Crédito: Foto AI
Nacional

Professora reformada Maria Teresa tem 88 anos, recebe 400 euros de pensão e pode ser despejada da própria casa: “Querem que morra”

12:33 4 Outubro, 2026 13:41 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A professora reformada vive há mais de 30 anos no apartamento de que é proprietária, mas um processo judicial e numa ordem de despejo

Incêndio destrói restaurante Cabana Sass', no Algarve. Crédito: DR
Algarve

Chamas destroem restaurante de luxo no Algarve e equipa promete regressar: “Estamos com o coração partido”

13:21 4 Outubro, 2026 13:21 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

O Cabana Sass’, junto à Praia do Almargem, em Quarteira, ficou destruído por um incêndio. O espaço tinha aberto há pouco mais de um ano

Portugal está dividido em três jurisdições consulares que vão condicionar o ato eleitoral- Porto, Lisboa – onde pertencem as ilhas dos Açores e da Madeira – e Faro. Crédito: Lusa
Algarve, Mundo, Nacional, Política

Faro tem perto de nove mil brasileiros recenseados nas presidenciais

13:10 4 Outubro, 2026 16:44 4 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Votação decorre este domingo, das 08:00 às 17:00. Em Lisboa, brasileiros residentes em Portugal ajudam a verificar urnas e a orientar os eleitores

O pastor André Gonçalves cuida das suas cabras e ovelhas que fazem a limpeza da vegetação de um resort no Algarve alimentando-se do mato e ajudando a manter controlada a vegetação da propriedade. Crédito: Lusa
Algarve, Economia

Ovelhas e cabras fazem manutenção natural do Amendoeira Golf Resort no Algarve [fotogaleria]

12:10 4 Outubro, 2026 12:14 4 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Nos caminhos circundantes do ‘resort’ e dos seus dois campos de golfe, são as 70 ovelhas e as 20 cabras que vão tratando de comer ervas, silvas, mato e os rebentos das oliveiras

Opinião, Política

Que República? | Por José Figueiredo Santos

16:00 4 Outubro, 2026 15:59 4 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Porque o verdadeiro problema talvez esteja numa palavra aparentemente inocente e tão usada em nome de todos: o “nós”, aponta José Figueiredo Santos

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Mais chuva e trovoada em Portugal continental: gota fria ganha força e estas serão as regiões mais afetadas (com possibilidade de granizo)

07:00 4 Outubro, 2026 07:25 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Depois da instabilidade registada no sábado, uma gota fria ganha força em Portugal continental, com mais chuva e trovoada nestas regiões

Cultura, Edição Papel, Opinião

Tempus fugit (o tempo foge): Camacho, o guerrilheiro miguelista de Tavira | Por Óscar Caeiro Pinto

07:30 4 Outubro, 2026 14:10 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Em Tavira, terra do guerrilheiro André Camacho, quase ninguém conhece a sua história. Para o bem e para o mal, André Camacho faz parte da história do Algarve, e esse lugar no passado da região ninguém lho poderá retirar"

Mulher a inserir o cartão numa caixa Multibanco.
Economia, Nacional

Recebeu um cartão Multibanco pelo correio? Banco de Portugal alerta para nova burla

15:50 4 Outubro, 2026 13:46 4 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um cartão que parece ter sido enviado pelo banco pode esconder uma tentativa de fraude. O Banco de Portugal alerta para os sinais a que deve estar atento

Rolo de papel higiénico.
Vida & Lazer

Poucos sabem para que servem os desenhos no papel higiénico: não estão lá apenas para decorar

16:10 4 Outubro, 2026 13:45 4 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os padrões em relevo que aparecem nos rolos de papel higiénico podem parecer meramente decorativos, mas ajudam a unir as várias folhas e podem influenciar a maciez, absorção e resistência

Trovoada.
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho de Portugal continental: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

06:00 3 Outubro, 2026 06:34 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A instabilidade aumenta ao longo deste sábado, com chuva forte e trovoada previstas sobretudo durante a tarde

Algarve, Cultura, Economia

Vila Real de Santo António prepara seis dias de Feira da Praia entre 8 e 13 de outubro

14:30 1 Outubro, 2026 14:27 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Durante seis dias, a Feira da Praia regressa ao centro de Vila Real de Santo António com comércio, artesanato, restauração, doçaria e divertimentos

Auto, Nacional

Tem carro com matrícula de outubro? Tem este imposto para pagar e o prazo não termina no dia 31

20:00 2 Outubro, 2026 15:00 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os proprietários de veículos com matrícula de outubro têm de estar atentos ao prazo do IUC, que este ano não termina no último dia do mês

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa

Vai conduzir em Espanha? Estas regras de trânsito mudam a partir de 1 de outubro e há multas de 200 euros

20:30 30 Setembro, 2026 14:30 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha prepara alterações às regras de trânsito que abrangem automóveis, motociclos, bicicletas e trotinetes

Homem a conduzir. Crédito: Freepik
Auto

Quer poupar combustível? Este erro depois dos 90 km/h pode aumentar o consumo em 10%

21:50 3 Outubro, 2026 21:33 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Carregar um pouco mais no acelerador pode parecer uma diferença pequena, mas a partir dos 90 km/h há um efeito significativo no consumo de combustível

Europe Direct Algarve

Habitação social mobiliza mais de 105 milhões de euros em sete municípios do Algarve

06:56 2 Outubro, 2026 06:58 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Onze candidaturas de sete municípios algarvios preveem construir, reabilitar ou reconverter edifícios destinados a habitação social

Edição Papel, Opinião

Quando o Oriente bate à nossa porta | Por Miguel Freitas

15:00 4 Outubro, 2026 12:14 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"O mundo que Portugal ajudou a ligar tornou-se agora o mundo que bate à nossa porta"

Últimas Notícias

  • Poucos sabem para que servem os desenhos no papel higiénico: não estão lá apenas para decorar
    Poucos sabem para que servem os desenhos no papel higiénico: não estão lá apenas para decorar
  • Recebeu um cartão Multibanco pelo correio? Banco de Portugal alerta para nova burla
    Recebeu um cartão Multibanco pelo correio? Banco de Portugal alerta para nova burla
  • Nesta vila no Algarve ainda pode visitar a ermida que serviu de refúgio à população durante as grandes cheias do Guadiana em 1876
    Nesta vila no Algarve ainda pode visitar a ermida que serviu de refúgio à população durante as grandes cheias do Guadiana em 1876
  • Especialistas explicam como deve lavar a roupa para durar mais e não perder a cor
    Especialistas explicam como deve lavar a roupa para durar mais e não perder a cor
  • Carlos Vianna vê polarização do Brasil refletida na comunidade em Portugal
    Carlos Vianna vê polarização do Brasil refletida na comunidade em Portugal

Opinião

  • Que República? | Por José Figueiredo Santos
    Que República? | Por José Figueiredo Santos
  • Quando o Oriente bate à nossa porta | Por Miguel Freitas
    Quando o Oriente bate à nossa porta | Por Miguel Freitas
  • Tempus fugit (o tempo foge): Camacho, o guerrilheiro miguelista de Tavira | Por Óscar Caeiro Pinto
    Tempus fugit (o tempo foge): Camacho, o guerrilheiro miguelista de Tavira | Por Óscar Caeiro Pinto

Europe Direct Algarve

  • Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve
    Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve
  • A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
    A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal