Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto D.R.
Saúde

Fecho rotativo de urgências será “provisoriamente definitivo”, defende sindicato dos médicos

O secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos diz que O secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos (SIM) defendeu esta sexta-feira que o fecho rotativo das urgências de ginecologia e obstetrícia “não é solução”

17:23 6 Janeiro, 2023 17:25 6 Janeiro, 2023 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos (SIM) defendeu esta sexta-feira que o fecho rotativo das urgências de ginecologia e obstetrícia, que continuará no primeiro trimestre, “não é solução” e vai transformar-se numa operação “provisoriamente definitiva”.

“Eufemisticamente chamada operação ‘nascer seguro’ [‘Nascer em Segurança no SNS’], é a operação ‘encerrar maternidades’. Não é encerrando maternidades [que se resolve o problema]. E, objetivamente, isso está a acontecer: inicialmente disseram que era só nos primeiros 15 dias, agora é já no próximo trimestre e, muito provavelmente, será para o ano inteiro”, afirmou à Lusa Jorge Roque da Cunha.

À margem de reuniões com médicos e com o conselho de administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), em Faro, o sindicalista lamentou que, “em vez de criar condições para contratar obstetras, contratar pediatras e melhorar o investimento nas instituições”, o governo opte por encerrar maternidades.

As maternidades e blocos de partos vão continuar a abrir de forma rotativa nos primeiros três meses deste ano, seguindo um plano que deverá ser anunciado até dia 15, avançou na quarta-feira o diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde.

“No primeiro trimestre vamos manter um esquema semelhante ao que aconteceu no Natal e no Fim de Ano. Queremos já tentar fechar as datas todas”, disse Fernando Araújo.

Em entrevista à agência Lusa, o diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS) apontou que o plano para os primeiros três meses de 2023 será lançado “muito rapidamente”.

O secretário-geral do SIM sublinhou hoje que este modelo “não é solução”, porque, por um lado, “as maternidades que não são encerradas têm a mesma equipa para atenderem o dobro das pessoas e o mesmo espaço físico”, sem serem alvo de investimento e sendo “duplamente sobrecarregados”.

Por outro lado, nos locais que estão encerrados, “tem de estar lá um obstetra, porque pode haver uma situação grave que necessite de intervenção imediata”.

Secretário-geral do SIM lembrou que no Algarve há cerca de 45 mil residentes sem médico de família

Considerando que “não é possível dizer que se resolve um problema diminuindo recursos, aumentando a dependência de prestadores de serviço e não fazendo investimento”, Jorge Roque da Cunha referiu à Lusa que “a operação, que era provisória, vai-se transformar em provisoriamente definitiva”.

“Em vez de criar soluções para os médicos continuarem no SNS, não rescindirem, de criar condições para que médicos venham do exterior para trabalhar no SNS, [o governo] resolve o problema diminuindo o acesso dos portugueses, encerrando serviços, concentrando serviços”, reforçou ainda, sobre a possibilidade de alargar o modelo de rotatividade das urgências de ginecologia e obstetrícia aos serviços de urgência geral, sugerida esta semana pelo ministro da Saúde, Manuel Pizarro, desde que fundamentada por um estudo técnico.

Sobre o Algarve, que “continua a ser um ‘parente pobre’ na área da saúde” apesar de contribuir “fortemente” para o PIB, o secretário-geral do SIM lembrou que há cerca de 45 mil residentes sem médico de família, longas listas de espera para consultas e cirurgias e que a capacidade de atração de médicos “é cada vez pior”.

Roque da Cunha destacou que a Urgência de Ortopedia do Hospital de Faro, aberta ao fim de semana, “é garantida por prestadores de serviço, que estão 72 horas seguidas a trabalhar, auferindo cerca de 6.000 euros, que é cerca de três vezes mais do que os médicos que aqui trabalham”, e que muitos dos médicos, “já com idade avançada, fizeram no ano passado 300 ou 400 horas extraordinárias, que representam cerca de 60 dias úteis”.

No Algarve, os médicos que se reformam ou rescindem contrato “não são compensados por novos especialistas” e os concursos “ficam desertos”.

“Nos últimos três anos [a situação] tem-se vindo a agravar, não é nenhuma situação nova. Em vez de assistir a isto, impávida e serenamente, era essencial que se resolvesse de uma vez por todas”, sustentou o responsável do SIM, criticando “a insensibilidade de um governo socialista, que está no exercício do poder há sete anos, com as pessoas mais desfavorecidas”.

Maternidades vão abrir de forma rotativa nos primeiros três meses deste ano

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
André Ventura. Crédito: Lusa
Economia Europa Nacional

Ventura diz que Espanha, Suíça e França têm limites nas pensões. Afinal, é mesmo assim?

11:30 7 Junho, 2026 14:35 5 Junho, 2026 | João Luís

André Ventura defende um teto máximo para as pensões e apontou Espanha, Suíça e França como exemplos: veja o que está em causa

Algarve Desporto

Gimnochamps de Tavira faz história no Nacional de Trampolins com 15 medalhas

10:27 8 Junho, 2026 10:32 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Atletas de Tavira conquistam ouro, prata e bronze no Nacional de Trampolins, com 15 medalhas para a Gimnochamps e títulos na Ginástica Adaptada

Algarve Desporto

Red Seagull reforçou segurança aquática no Algarve 7’s em Monte Gordo

09:24 8 Junho, 2026 09:26 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Dispositivo de segurança aquática assegurou Algarve 7’s em Monte Gordo, garantindo resposta coordenada numa prova sem ocorrências

Algarve Cultura

Castro Marim recebeu conferência sobre cavalaria e espiritualidade cristã

08:59 8 Junho, 2026 08:59 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Ordem de São Lázaro reforça compromisso com a memória histórica, promovendo conhecimento e valorizando princípios espirituais e cavaleirescos

Opinião

A não necessidade dos porquês | Por Andrea Moura e Joaquim Caeiro

08:28 8 Junho, 2026 08:31 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Chega um momento em que precisamos de deixar de olhar constantemente para trás e começar a olhar para a frente. Honrar a nossa história, sem viver presos a ela"

Europe Direct Algarve Opinião Política

A política europeia de reindustrialização: soberania, segurança e competitividade

09:47 8 Junho, 2026 09:52 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A escala gerada pela tecnologia e suas hiperligações – digitalização, automação, inteligência artificial, computação – exige o alargamento dos mercados globais que tornem lucrativos os investimentos"

Avião da TAP.
Nacional Vida & Lazer

Nem São Miguel nem Terceira: TAP inaugura nova rota para esta ilha nos Açores

19:40 7 Junho, 2026 15:05 2 Junho, 2026 | Miguel Frazão

TAP lança nova rota entre Lisboa e Santa Maria com duas frequências semanais e reforça ligações aéreas aos Açores

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva volta a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

14:20 7 Junho, 2026 14:18 7 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Segunda semana de junho deverá começar com alguma instabilidade em Portugal continental, contando com chuva, sobretudo no Norte e Centro

Cabine de avião da Ryanair.
Vida & Lazer

Ouvidos “entupidos” no avião? Há um truque simples que quase ninguém usa corretamente

10:30 7 Junho, 2026 09:39 5 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A sensação é comum, mas há uma técnica pouco aplicada que pode fazer toda a diferença durante o voo e não exige qualquer equipamento

Cão na praia. Crédito: Magnific
Algarve Animais

Pode levar o cão à praia no Algarve? As regras que muitos donos ainda desconhecem

16:30 5 Junho, 2026 15:23 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a época balnear já em curso em várias praias do Algarve, muitos donos querem levar o cão ao areal, mas nem todas as zonas permitem animais durante o verão

Via verde. Crédito: Foto DR
Auto Nacional

Tem Via Verde? GNR alerta para erro comum ao passar nas portagens e há uma regra que deve cumprir

11:00 4 Junho, 2026 17:17 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Um erro comum nas portagens pode tornar-se perigoso se o condutor tentar corrigir a situação da forma errada

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e muito vento a caminho de Portugal já a partir desta data e estas regiões serão afetadas

06:00 4 Junho, 2026 17:12 3 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Nova frente fria aproxima-se de Portugal nestes dias e vai trazer chuva e ventos até 65 km/h a estas regiões

Interior do carro a escaldar. Crédito: Foto AI
Auto

Adeus carro a escaldar no verão: aprenda truques simples para baixar a temperatura no interior antes de entrar

15:33 6 Junho, 2026 15:33 6 Junho, 2026 | João Luís

O interior do carro pode atingir temperaturas muito superiores às do exterior no verão. Há truques que reduzem o calor antes de entrar

Caminhada. Crédito: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Nem precisa de ginásio: este hábito matinal pode ajudar a evitar picos de açúcar no sangue

12:20 6 Junho, 2026 12:03 6 Junho, 2026 | João Luís

Este hábito matinal depois do pequeno-almoço ajuda o corpo a usar melhor a glicose e a reduzir picos de açúcar no sangue ao longo do dia

Banca com fruta. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Especialistas avisam: não deve lavar estas frutas ao chegar a casa e estes são os motivos

16:50 7 Junho, 2026 15:42 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

À primeira vista, parece mais higiénico guardar a fruta já passada por água, mas lavar estas frutas pode criar humidade e acelerar o aparecimento de bolor

Vespas no jardim. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Adeus vespas: o truque natural para as afastar sem inseticidas e com algo que tem em casa

15:30 7 Junho, 2026 14:55 7 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, as vespas tornam-se presença frequente em varandas, jardins e refeições ao ar livre

André Ventura. Crédito: Lusa
Economia, Europa, Nacional

Ventura diz que Espanha, Suíça e França têm limites nas pensões. Afinal, é mesmo assim?

11:30 7 Junho, 2026 14:35 5 Junho, 2026 | João Luís

André Ventura defende um teto máximo para as pensões e apontou Espanha, Suíça e França como exemplos: veja o que está em causa

Algarve, Desporto

Gimnochamps de Tavira faz história no Nacional de Trampolins com 15 medalhas

10:27 8 Junho, 2026 10:32 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Atletas de Tavira conquistam ouro, prata e bronze no Nacional de Trampolins, com 15 medalhas para a Gimnochamps e títulos na Ginástica Adaptada

Algarve, Desporto

Red Seagull reforçou segurança aquática no Algarve 7’s em Monte Gordo

09:24 8 Junho, 2026 09:26 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Dispositivo de segurança aquática assegurou Algarve 7’s em Monte Gordo, garantindo resposta coordenada numa prova sem ocorrências

Algarve, Cultura

Castro Marim recebeu conferência sobre cavalaria e espiritualidade cristã

08:59 8 Junho, 2026 08:59 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Ordem de São Lázaro reforça compromisso com a memória histórica, promovendo conhecimento e valorizando princípios espirituais e cavaleirescos

Opinião

A não necessidade dos porquês | Por Andrea Moura e Joaquim Caeiro

08:28 8 Junho, 2026 08:31 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Chega um momento em que precisamos de deixar de olhar constantemente para trás e começar a olhar para a frente. Honrar a nossa história, sem viver presos a ela"

Europe Direct Algarve, Opinião, Política

A política europeia de reindustrialização: soberania, segurança e competitividade

09:47 8 Junho, 2026 09:52 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A escala gerada pela tecnologia e suas hiperligações – digitalização, automação, inteligência artificial, computação – exige o alargamento dos mercados globais que tornem lucrativos os investimentos"

Avião da TAP.
Nacional, Vida & Lazer

Nem São Miguel nem Terceira: TAP inaugura nova rota para esta ilha nos Açores

19:40 7 Junho, 2026 15:05 2 Junho, 2026 | Miguel Frazão

TAP lança nova rota entre Lisboa e Santa Maria com duas frequências semanais e reforça ligações aéreas aos Açores

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva volta a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

14:20 7 Junho, 2026 14:18 7 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Segunda semana de junho deverá começar com alguma instabilidade em Portugal continental, contando com chuva, sobretudo no Norte e Centro

Cabine de avião da Ryanair.
Vida & Lazer

Ouvidos “entupidos” no avião? Há um truque simples que quase ninguém usa corretamente

10:30 7 Junho, 2026 09:39 5 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A sensação é comum, mas há uma técnica pouco aplicada que pode fazer toda a diferença durante o voo e não exige qualquer equipamento

Cão na praia. Crédito: Magnific
Algarve, Animais

Pode levar o cão à praia no Algarve? As regras que muitos donos ainda desconhecem

16:30 5 Junho, 2026 15:23 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a época balnear já em curso em várias praias do Algarve, muitos donos querem levar o cão ao areal, mas nem todas as zonas permitem animais durante o verão

Via verde. Crédito: Foto DR
Auto, Nacional

Tem Via Verde? GNR alerta para erro comum ao passar nas portagens e há uma regra que deve cumprir

11:00 4 Junho, 2026 17:17 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Um erro comum nas portagens pode tornar-se perigoso se o condutor tentar corrigir a situação da forma errada

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e muito vento a caminho de Portugal já a partir desta data e estas regiões serão afetadas

06:00 4 Junho, 2026 17:12 3 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Nova frente fria aproxima-se de Portugal nestes dias e vai trazer chuva e ventos até 65 km/h a estas regiões

Interior do carro a escaldar. Crédito: Foto AI
Auto

Adeus carro a escaldar no verão: aprenda truques simples para baixar a temperatura no interior antes de entrar

15:33 6 Junho, 2026 15:33 6 Junho, 2026 | João Luís

O interior do carro pode atingir temperaturas muito superiores às do exterior no verão. Há truques que reduzem o calor antes de entrar

Caminhada. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Nem precisa de ginásio: este hábito matinal pode ajudar a evitar picos de açúcar no sangue

12:20 6 Junho, 2026 12:03 6 Junho, 2026 | João Luís

Este hábito matinal depois do pequeno-almoço ajuda o corpo a usar melhor a glicose e a reduzir picos de açúcar no sangue ao longo do dia

Banca com fruta. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Especialistas avisam: não deve lavar estas frutas ao chegar a casa e estes são os motivos

16:50 7 Junho, 2026 15:42 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

À primeira vista, parece mais higiénico guardar a fruta já passada por água, mas lavar estas frutas pode criar humidade e acelerar o aparecimento de bolor

Vespas no jardim. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Adeus vespas: o truque natural para as afastar sem inseticidas e com algo que tem em casa

15:30 7 Junho, 2026 14:55 7 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, as vespas tornam-se presença frequente em varandas, jardins e refeições ao ar livre

Últimas Notícias

  • Gimnochamps de Tavira faz história no Nacional de Trampolins com 15 medalhas
    Gimnochamps de Tavira faz história no Nacional de Trampolins com 15 medalhas
  • Red Seagull reforçou segurança aquática no Algarve 7’s em Monte Gordo
    Red Seagull reforçou segurança aquática no Algarve 7’s em Monte Gordo
  • Castro Marim recebeu conferência sobre cavalaria e espiritualidade cristã
    Castro Marim recebeu conferência sobre cavalaria e espiritualidade cristã
  • Lídia Jorge recebe Medalha de Mérito Cultural no Fórum Cultura
    Lídia Jorge recebe Medalha de Mérito Cultural no Fórum Cultura
  • Autoridades encontram corpo de homem desaparecido no Guadiana
    Autoridades encontram corpo de homem desaparecido no Guadiana
  • Roderick Carmo sagra-se campeão nacional e leva Alcoutim ao top-10 coletivo
    Roderick Carmo sagra-se campeão nacional e leva Alcoutim ao top-10 coletivo

Opinião

  • A política europeia de reindustrialização: soberania, segurança e competitividade
    A política europeia de reindustrialização: soberania, segurança e competitividade
  • A não necessidade dos porquês | Por Andrea Moura e Joaquim Caeiro
    A não necessidade dos porquês | Por Andrea Moura e Joaquim Caeiro
  • Doença Hepática Esteatótica: o “fígado gordo” que não deve ser ignorado | Por Sofia Carvalhana
    Doença Hepática Esteatótica: o “fígado gordo” que não deve ser ignorado | Por Sofia Carvalhana
  • Os Millennials: das disquetes à Cloud | Por Anna Kosmider Leal
    Os Millennials: das disquetes à Cloud | Por Anna Kosmider Leal
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • A política europeia de reindustrialização: soberania, segurança e competitividade
    A política europeia de reindustrialização: soberania, segurança e competitividade
  • “Como escolher produtos duráveis, reparáveis e recicláveis que me ajudem a poupar?”
    “Como escolher produtos duráveis, reparáveis e recicláveis que me ajudem a poupar?”
  • Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos
    Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal