Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto D.R.
Nacional, Saúde

“Escola do Ser”: Projeto de associação algarvia vence Prémios Humanizar a Saúde 2022

Este projeto destina-se a apoiar doentes oncológicos, mas também os seus cuidadores e familiares que os acompanham ao longo do processo de tratamentos

14:49 21 Novembro, 2022 14:50 21 Novembro, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Projeto “Escola do Ser” implementado pela Associação Cuidados e Partilhas, de Faro, é um dos vencedores da 2ª edição dos Prémios Humanizar a Saúde promovidos pela Teva Portugal. 

Este projeto destina-se a apoiar doentes oncológicos, mas também os seus cuidadores e familiares que os acompanham ao longo do processo de tratamentos. A iniciativa visa ajudar a comunidade oncológica a encontrar um serviço de apoio psico emocional para que, cada um ao seu ritmo, vá ao encontro do seu ponto de equilíbrio.

São cinco os projetos vencedores dos Prémios Humanizar a Saúde 2022, que abrangem áreas como a de melhorar o sono de crianças internadas nos serviços de pediatria de oito hospitais, apoiar pessoas com doença oncológica e suas famílias, dar voz a doentes com esclerose lateral amiotrófica, prestar cuidados de saúde e amparo social a populações isoladas, e apoiar doentes com demência e seus cuidadores.

Promovidos pela TEVA Portugal, estes prémios distinguem iniciativas levadas a cabo por instituições e associações, públicas e privadas, que desenvolvem projetos solidários que ajudam os doentes e as suas famílias a lidar com a doença de uma forma mais positiva. 

Na cerimónia de entrega dos Prémios, que decorreu no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, Marta González Casal, diretora geral da Teva Portugal destacou, “recebemos iniciativas maravilhosas, que nos fazem acreditar, nos entusiasmam e nos movem, pensando nos milhares de pacientes que delas beneficiam e no esforço subjacente por parte de profissionais e voluntários. O aspeto emocional e afetivo tem impacto nos doentes e devemos continuar a concentrar-nos na humanização da saúde através de grandes projetos e pequenos gestos”.

“Para a TEVA é uma honra enorme continuar a apoiar projetos inovadores que procuram soluções mais próximas e humanas, capazes de responder às necessidades dos doentes e das suas famílias, e que, simultaneamente, ajudam a tornar qualquer processo diagnóstico, terapêutico ou paliativo mais suportável e confortável”, concluiu.

A cada um dos cinco vencedores foi atribuído o valor de 5 mil euros, sob a forma de donativo, para o desenvolvimento dos seus projetos.

Iniciativas premiadas na edição dos Prémios Humanizar a Saúde 2022

Os projetos vencedores foram selecionados de entre 45 candidaturas. Para eleger os cinco premiados, o júri formado por todos os colaboradores da TEVA Portugal teve em conta o trabalho a sensibilidade e a imaginação postos ao serviço de atividades inovadoras, originais e empreendedoras que impactam positivamente a vida dos doentes, favorecendo um ambiente e tratamento mais empático e humano. 

Dormir é o melhor remédio

Iniciativa da Associação Nuvem Vitória que leva diariamente a magia dos contos, com histórias de embalar, a crianças internadas nos hospitais de Santa Maria, São João, Vila Franca de Xira, Braga, Santo André, Garcia de Orta, Cascais e Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão.

Escola do Ser

Implementada pela Associação Partilhas e Cuidados, acolhe pessoas com doença oncológica, mas também os seus cuidadores e familiares que os acompanham ao longo do processo de tratamentos. A iniciativa visa ajudar a comunidade oncológica a encontrar um serviço de apoio psico emocional para que, cada um ao seu ritmo, vá ao encontro do seu ponto de equilíbrio.

Vamos Puxar pelo Cérebro com Câmara de Lobos

Iniciativa da delegação da Madeira da Alzheimer Portugal que consiste em sessões de estimulação cognitiva para pessoas com demência, com vista à prevenção e ao adiamento da evolução sintomas, mas também a disponibilizar aos cuidadores ferramentas que lhes permitam prestar cuidados com qualidade e de forma mais eficiente e centrada no doente.

Aldeias Humanitar – Humanizar e Estar

O projeto Aldeias Humanitar intervém de forma gratuita na prestação de cuidados complementares integrados de saúde, amparo social e combate ao isolamento social, em dez concelhos do Douro Sul. Tem por base equipas multidisciplinares da área da saúde e da área social que levam os cuidados a casa das pessoas.

Dá a tua voz

Projeto da Associação Portuguesa de Doentes de Esclerosa Lateral Amiotrófica baseado em software, instalado em telemóveis, tablets ou computadores, que transforma texto em fala sintetizada. O objetivo do projeto é dar voz às pessoas com Esclerose Lateral Amiotrófica, permitindo que estas mantenham a capacidade de comunicar no seu dia a dia, em todas as fases da doença e sensibilizar a comunidade para uma das consequências da doença na pessoa diagnosticada: deixar de comunicar.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Portuguesa detida em Bali.
Nacional

“Não levo comigo revolta”: psicóloga detida em Bali com 50 munições está de volta a Portugal e em liberdade

06:20 7 Julho, 2026 16:13 6 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Psicóloga portuguesa detida em Bali por transportar munições na bagagem regressou a Portugal e encontra-se em liberdade

Algarve Desporto

Golfe solidário apoia portadores de esclerose múltipla no Algarve

07:20 7 Julho, 2026 07:09 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Torneio anual de golfe da AREMDA realiza-se a 25 de julho, no Vila Sol, em Vilamoura, para angariação de fundos.

Tempo

O calor não vai dar tréguas: modelo europeu deixa Portugal a vermelho em julho

06:30 7 Julho, 2026 15:07 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois da primeira onda de calor do verão, o modelo europeu aponta para temperaturas acima da média durante o resto de julho

Idosa com a carteira vazia.
Economia Nacional

Reformados recebem pensão mais alta este mês: veja as datas de pagamento

15:20 6 Julho, 2026 14:15 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

As pensões de julho chegam com o subsídio de férias, aumentando o valor pago aos reformados

Rua da Oura. Crédito: Lusa
Algarve

Fiscalização em Albufeira termina com apreensão de cigarros eletrónicos e nicotina ilegais

07:00 7 Julho, 2026 06:48 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

GNR apreendeu 818 cigarros eletrónicos e 860 bolsas de nicotina em estabelecimentos comerciais de Albufeira

Algarve Desporto

Desporto, amizade e fair play marcaram Torneio Internacional de Basquetebol ‘Cidade de Tavira’

07:45 7 Julho, 2026 07:35 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Evento juntou basquetebol, ténis de mesa e matraquilhos, afirmando Tavira como espaço de desporto, convívio e inclusão

Linha SNS24.
Nacional Saúde

Pode ficar sem médico de família? Nova regra no Registo Nacional de Utentes preocupa associação do setor

14:50 6 Julho, 2026 14:25 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

As novas regras do Registo Nacional de Utentes já entraram em vigor e podem afetar quem não contacta o SNS há mais de cinco anos

Europe Direct Algarve Opinião

União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas

18:25 6 Julho, 2026 18:31 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Tudo leva a crer que se reforçará o paradoxo da ordem comunitária. De um lado, o sistema de checks and balances, de outro, o crescimento da desafeição emocional e da fadiga institucional"

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Opinião

Salário mediano apenas 11% acima dos salários mais baixos* em Portugal, o menor diferencial da Zona Euro

17:30 6 Julho, 2026 17:22 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Os factos vistos à lupa por André Pinção Lucas e Juliano Ventura - Uma parceria do POSTAL com o Instituto +Liberdade

Ciência Opinião

Depois da menopausa, o ovário não se reforma: muda de profissão | Por Isabel Duarte

16:12 6 Julho, 2026 16:14 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"O ovário após a menopausa poderá não estar apenas presente, sem função aparente. Poderá estar a comunicar ativamente com o resto do organismo"

Veículo da GNR.
Algarve Auto

Jovem de 25 anos morre em despiste de carro em Albufeira: condutor fugiu e está a ser procurado

16:37 6 Julho, 2026 16:27 6 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Em Albufeira, um jovem de 25 anos morreu num despiste e o condutor da viatura abandonou o local, estando a ser procurado

Carro a travar. Crédito: Foto AI
Auto Europe Direct Algarve

União Europeia impõe novo sistema nos carros para reduzir colisões traseiras: veja o que muda

15:00 3 Julho, 2026 13:05 3 Julho, 2026 | João Luís

Travagens bruscas vão passar a ser assinaladas de outra forma nos carros novos. Saiba como funciona o novo sistema obrigatório na UE

Europe Direct Algarve

Vai ficar num hotel? Estes produtos vão desaparecer dos quartos a partir desta data

17:50 5 Julho, 2026 17:40 5 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os pequenos frascos individuais de champô, gel de banho e sabonete de hotel vão desaparecer

Opinião

A ilusão do controlo: o que está verdadeiramente nas nossas mãos? | Por Andrea Moura e Joaquim Caeiro

08:40 6 Julho, 2026 08:51 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Sempre que assumimos responsabilidade pela nossa resposta à vida, deixamos de ser vítimas das circunstâncias e tornamo-nos protagonistas da nossa própria história"

Fritar ovos na frigideira. Crédito: Freepik
Gastronomia

Nem azeite nem manteiga: o truque do pepino para fritar ovos sem gordura

20:20 5 Julho, 2026 17:12 5 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma técnica curiosa está a ganhar atenção nas redes sociais por permitir fritar ovos sem óleo, azeite ou manteiga

Dia de calor e trovoadas em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí calor extremo e trovoadas: aviso vermelho mantém-se amanhã em pelo menos 4 distritos

18:20 5 Julho, 2026 18:20 5 Julho, 2026 | João Luís

Aviso vermelho de calor mantém-se em pelo menos quatro distritos, com temperaturas muito elevadas e risco de trovoadas isoladas

Portuguesa detida em Bali.
Nacional

“Não levo comigo revolta”: psicóloga detida em Bali com 50 munições está de volta a Portugal e em liberdade

06:20 7 Julho, 2026 16:13 6 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Psicóloga portuguesa detida em Bali por transportar munições na bagagem regressou a Portugal e encontra-se em liberdade

Algarve, Desporto

Golfe solidário apoia portadores de esclerose múltipla no Algarve

07:20 7 Julho, 2026 07:09 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Torneio anual de golfe da AREMDA realiza-se a 25 de julho, no Vila Sol, em Vilamoura, para angariação de fundos.

Tempo

O calor não vai dar tréguas: modelo europeu deixa Portugal a vermelho em julho

06:30 7 Julho, 2026 15:07 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois da primeira onda de calor do verão, o modelo europeu aponta para temperaturas acima da média durante o resto de julho

Idosa com a carteira vazia.
Economia, Nacional

Reformados recebem pensão mais alta este mês: veja as datas de pagamento

15:20 6 Julho, 2026 14:15 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

As pensões de julho chegam com o subsídio de férias, aumentando o valor pago aos reformados

Rua da Oura. Crédito: Lusa
Algarve

Fiscalização em Albufeira termina com apreensão de cigarros eletrónicos e nicotina ilegais

07:00 7 Julho, 2026 06:48 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

GNR apreendeu 818 cigarros eletrónicos e 860 bolsas de nicotina em estabelecimentos comerciais de Albufeira

Algarve, Desporto

Desporto, amizade e fair play marcaram Torneio Internacional de Basquetebol ‘Cidade de Tavira’

07:45 7 Julho, 2026 07:35 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Evento juntou basquetebol, ténis de mesa e matraquilhos, afirmando Tavira como espaço de desporto, convívio e inclusão

Linha SNS24.
Nacional, Saúde

Pode ficar sem médico de família? Nova regra no Registo Nacional de Utentes preocupa associação do setor

14:50 6 Julho, 2026 14:25 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

As novas regras do Registo Nacional de Utentes já entraram em vigor e podem afetar quem não contacta o SNS há mais de cinco anos

Europe Direct Algarve, Opinião

União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas

18:25 6 Julho, 2026 18:31 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Tudo leva a crer que se reforçará o paradoxo da ordem comunitária. De um lado, o sistema de checks and balances, de outro, o crescimento da desafeição emocional e da fadiga institucional"

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Opinião

Salário mediano apenas 11% acima dos salários mais baixos* em Portugal, o menor diferencial da Zona Euro

17:30 6 Julho, 2026 17:22 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Os factos vistos à lupa por André Pinção Lucas e Juliano Ventura - Uma parceria do POSTAL com o Instituto +Liberdade

Ciência, Opinião

Depois da menopausa, o ovário não se reforma: muda de profissão | Por Isabel Duarte

16:12 6 Julho, 2026 16:14 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"O ovário após a menopausa poderá não estar apenas presente, sem função aparente. Poderá estar a comunicar ativamente com o resto do organismo"

Veículo da GNR.
Algarve, Auto

Jovem de 25 anos morre em despiste de carro em Albufeira: condutor fugiu e está a ser procurado

16:37 6 Julho, 2026 16:27 6 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Em Albufeira, um jovem de 25 anos morreu num despiste e o condutor da viatura abandonou o local, estando a ser procurado

Carro a travar. Crédito: Foto AI
Auto, Europe Direct Algarve

União Europeia impõe novo sistema nos carros para reduzir colisões traseiras: veja o que muda

15:00 3 Julho, 2026 13:05 3 Julho, 2026 | João Luís

Travagens bruscas vão passar a ser assinaladas de outra forma nos carros novos. Saiba como funciona o novo sistema obrigatório na UE

Europe Direct Algarve

Vai ficar num hotel? Estes produtos vão desaparecer dos quartos a partir desta data

17:50 5 Julho, 2026 17:40 5 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os pequenos frascos individuais de champô, gel de banho e sabonete de hotel vão desaparecer

Opinião

A ilusão do controlo: o que está verdadeiramente nas nossas mãos? | Por Andrea Moura e Joaquim Caeiro

08:40 6 Julho, 2026 08:51 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Sempre que assumimos responsabilidade pela nossa resposta à vida, deixamos de ser vítimas das circunstâncias e tornamo-nos protagonistas da nossa própria história"

Fritar ovos na frigideira. Crédito: Freepik
Gastronomia

Nem azeite nem manteiga: o truque do pepino para fritar ovos sem gordura

20:20 5 Julho, 2026 17:12 5 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma técnica curiosa está a ganhar atenção nas redes sociais por permitir fritar ovos sem óleo, azeite ou manteiga

Dia de calor e trovoadas em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí calor extremo e trovoadas: aviso vermelho mantém-se amanhã em pelo menos 4 distritos

18:20 5 Julho, 2026 18:20 5 Julho, 2026 | João Luís

Aviso vermelho de calor mantém-se em pelo menos quatro distritos, com temperaturas muito elevadas e risco de trovoadas isoladas

Últimas Notícias

  • Desporto, amizade e fair play marcaram Torneio Internacional de Basquetebol ‘Cidade de Tavira’
    Desporto, amizade e fair play marcaram Torneio Internacional de Basquetebol ‘Cidade de Tavira’
  • Golfe solidário apoia portadores de esclerose múltipla no Algarve
    Golfe solidário apoia portadores de esclerose múltipla no Algarve
  • Fiscalização em Albufeira termina com apreensão de cigarros eletrónicos e nicotina ilegais
    Fiscalização em Albufeira termina com apreensão de cigarros eletrónicos e nicotina ilegais
  • O calor não vai dar tréguas: modelo europeu deixa Portugal a vermelho em julho
    O calor não vai dar tréguas: modelo europeu deixa Portugal a vermelho em julho
  • “Não levo comigo revolta”: psicóloga detida em Bali com 50 munições está de volta a Portugal e em liberdade
    “Não levo comigo revolta”: psicóloga detida em Bali com 50 munições está de volta a Portugal e em liberdade

Opinião

  • União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas
    União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas
  • Salário mediano apenas 11% acima dos salários mais baixos* em Portugal, o menor diferencial da Zona Euro
    Salário mediano apenas 11% acima dos salários mais baixos* em Portugal, o menor diferencial da Zona Euro
  • Depois da menopausa, o ovário não se reforma: muda de profissão | Por Isabel Duarte
    Depois da menopausa, o ovário não se reforma: muda de profissão | Por Isabel Duarte

Europe Direct Algarve

  • União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas
    União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas
  • José Aplinário felicita Juanma Moreno pelo novo mandato na presidência da Junta da Andaluzia
    José Aplinário felicita Juanma Moreno pelo novo mandato na presidência da Junta da Andaluzia
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal