O Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) é um dos integrantes do projeto “Green Hospitals: Eficiência Energética em Hospitais Transfronteiriços”, que tem como objetivo melhorar as práticas e a eficiência energética no setor da saúde ibérico, anunciou a unidade.
O projeto é financiado pelo Programa de Cooperação Transfronteiriça entre Espanha e Portugal (POCTEP) 2021-2027 e tem como “principal objetivo a implementação em hospitais ibéricos de melhores práticas de eficiência energética e tecnologias inovadoras que permitam aumentar os níveis de poupança de energia”, precisou o CHUA num comunicado.
“A pertinência deste projeto está em linha com uma das áreas de atuação prioritária do POCTEP que se foca na implementação de ações e projetos destinados a reduzir as emissões de Gases de Efeito Estufa”, acrescentou o centro hospitalar.
O Centro Hospitalar do Algarve é uma das cinco entidades portuguesas neste projeto, que conta também com duas entidades espanholas.
A dotação financeira total do POCTEP 2021-2027 para este projeto dos Green Hospitals é de 2.485.039 euroa, sendo que 1.863.780 euros serão financiados pelo FEDER (taxa de cofinanciamento de 75%).
“O setor da Saúde tem sido referenciado como um aliado na resposta às alterações climáticas, pela prestação de cuidados de saúde às populações afetadas pela crise climática”, afirma o CHUA.
“No entanto, as instituições de Saúde, em especial os hospitais são também, ainda que pouco conhecidos, promotores do problema, uma vez que as suas atividades implicam um consumo intensivo de energia devido à necessidade de assegurar constantemente condições de segurança e qualidade, que agora se tenta mitigar com estas ações”, acrescenta.
O projeto Green Hospitals é uma abordagem multidimensional que engloba pessoas, redes de entidades, administrações e edifícios, podendo não só contribuir para a redução da pegada ecológica dos hospitais, mas também para o aumento da sustentabilidade dos sistemas de saúde ibéricos.
Leia também: CHUA reforça frota com duas novas viaturas para transporte de doentes