Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Fotos SNS | DR
Nacional, Saúde

CHUA reforça frota com duas novas viaturas para transporte de doentes

Uma das viaturas foi oferecida pelo Lions Clube de Vilamoura e a outra foi adquirida pelo centro hospitalar

15:34 30 Outubro, 2023 15:36 30 Outubro, 2023
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) reforçou a sua frota de veículos com duas viaturas para o transporte de doentes, “suprimindo uma necessidade há muito evidenciada”, anunciou o centro hospitalar algarvio.

Uma das viaturas foi oferecida e entregue no sábado passado pelo Lions Clube de Vilamoura, a que se junta a uma outra adquirida pelo CHUA, indicou o centro hospitalar em comunicado.

De acordo com o CHUA, a viatura que foi doada permite transportar até sete doentes em simultâneo, em banco ou cadeira de rodas, e irá permitir também dar apoio domiciliário às crianças que não se podem deslocar à unidade hospitalar.

A viatura adquirida pelo centro hospitalar é uma ambulância tipo A2, de transporte múltiplo, que permite transportar até cinco doentes em simultâneo, em maca, banco ou cadeira de rodas, conclui a nota do CHUA.

“Até agora tínhamos duas muito antigas, uma com 868 mil quilómetros e outra com 556 mil quilómetros. Dado que houve este donativo, encomendámos ambas para substituição, no plano aprovado de aquisição de uma por ano, a responsabilidade das aquisições e definição dos meios foi deste CA, recebendo o apoio financeiro do Lions Clube de Vilamoura” para uma, referiu Paulo Neves, vogal executivo do CHUA na cerimónia que decorreu junto ao Serviço de Pediatria da Unidade Hospitalar de Faro.

“Temos 28 milhões de euros em execução, graças à solidariedade de todos os países da Europa [Fundos Comunitários], através da CCDRAlg e, claramente, o Governo de Portugal que também contribuiu. Aqui atendemos doentes de 157 países, em 2022. É um motivo de orgulho e de grande responsabilidade para o Algarve e o CHUA participa nessa responsabilidade”, acrescentou Paulo Neves.

Já a enfermeira diretora do CHUA, Mariana Santos, reforçou o agradecimento ao Lions Clube de Vilamoura, pela excelente colaboração e pela entrega desta viatura que irá contribuir para melhorar o atendimento mormente no Departamento da Criança, Adolescência e Apoio à Família, representado pela médica pediatra Elsa Rocha que presidiu ao júri com o Núcleo de Transportes.

Jorge Madeira, presidente do Lions Clube de Vilamoura, explicou que esta viatura “era um sonho da minha falecida esposa, Soledade Madeira, que foi presidente do Lions Clube de Vilamoura e que agora conseguimos concretizar, pedindo muito pelo país fora. Onde há uma necessidade estamos lá”.

Na cerimónia de entrega das viaturas, abençoadas pelo capelão do CHUA Padre Luís Gonzaga, estiveram ainda presentes o Procurador-Geral Adjunto da Procuradoria-Geral da República João Luís Gonçalves, o presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, a vice presidente da Câmara de São Brás de Alportel, Marlene Guerreiro, e o presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto, autarquias que também contribuíram para o esforço e apoio ao Lions Clube nesta iniciativa.

Leia também: Pizarro garante concurso para Centro Oncológico do Algarve em 2024, Cristóvão Norte duvida

Linha de carros. Crédito: Freepik
Auto Economia Nacional

Fisco deixa aviso sobre “aniversário que não pode esquecer”: alguns condutores têm até sábado para pagar este imposto

17:40 28 Outubro, 2026 15:03 28 Outubro, 2026

Autoridade Tributária alerta para o fim de um prazo importante já a 31 de outubro. Há ainda mudanças no pagamento deste imposto a partir de 2027

Pub

Centro de Congressos de Lagoa

06:01 27 Outubro, 2026 01:23 28 Outubro, 2026

12 a 13 novembro

Universidade do Algarve.
Algarve Ensino

Tem 50 anos ou mais? Universidade do Algarve abriu aulas sem exames e não exige habilitações académicas

16:10 28 Outubro, 2026 12:47 28 Outubro, 2026

Universidade do Algarve criou um programa para maiores de 50 anos, com aulas de diferentes áreas e horários flexíveis

Auto Economia Nacional

Usa o carro da empresa ao fim de semana? Finanças podem cobrar 23% de IVA mesmo que seja apenas uma vez

21:20 28 Outubro, 2026 15:09 28 Outubro, 2026

Autoridade Tributária esclarece que a utilização pessoal de viaturas empresariais pode estar sujeita a IVA de 23%. A regra também pode abranger deslocações ocasionais

Algarve Cultura

Tavira Plaza celebra o Halloween com dois dias de atividades e diversão para crianças

12:50 28 Outubro, 2026 12:46 28 Outubro, 2026

Famílias são convidadas a celebrar o Halloween no Tavira Plaza, nos dias 30 e 31 de outubro, com ateliers infantis, brincadeiras e doces

Algarve Ensino

Vila Real de Santo António lança plataforma digital para facilitar acesso à oferta educativa municipal

16:30 28 Outubro, 2026 16:16 28 Outubro, 2026

Professores já podem consultar a oferta educativa de 2026/2027 e inscrever as turmas numa nova plataforma digital, que substitui o formato impresso

Jovem com tonturas.
Saúde

Quando se levanta rapidamente da cama fica com tonturas durante alguns segundos? Saiba o que pode estar a acontecer

17:10 28 Outubro, 2026 11:18 28 Outubro, 2026

Sentir tonturas ao levantar-se rapidamente pode estar relacionado com uma descida temporária da tensão arterial

Mulher com alergia a gatos.
Animais Saúde

É alérgico a gatos? Ciência mostra que afinal o problema não está propriamente no pelo

15:30 28 Outubro, 2026 12:22 28 Outubro, 2026

Alergia aos gatos está associada a proteínas presentes na saliva e na pele dos animais, que se espalham pela casa

Opinião Saúde

O AVC é tratável e evitável | Por Tiago Gregório

07:30 28 Outubro, 2026 19:14 27 Outubro, 2026

"O AVC é tratável e evitável. Investir no seu combate não é apenas um dever clínico, mas um imperativo ético. Juntos, podemos mudar a história do AVC em Portugal"

Opinião

Do pedestal da nobreza à realidade quotidiana | Por José Figueiredo Santos

18:51 28 Outubro, 2026 18:51 28 Outubro, 2026

"Não tenho brasão, reconheço. Mas tenho uma vantagem de ninguém me exigir que faça manutenção heráldica"

Paulo Rangel. Crédito: Lusa
Nacional

Falso parque de campismo aparece no Rossio com 5 estrelas e mais de 250 avaliações: número para reservas era de um ministro

16:20 28 Outubro, 2026 15:25 28 Outubro, 2026

O parque de campismo fictício surgiu no Google Maps com mais de 250 avaliações e classificação máxima

Algarve Gastronomia

Hotel AP Eva Senses em Faro junta gastronomia e música clássica numa experiência inédita

14:37 28 Outubro, 2026 14:42 28 Outubro, 2026

Evento reuniu empresas e instituições de Faro para uma experiência de gastronomia e música clássica, com acesso à cozinha do hotel

Europe Direct Algarve

Jovens do Algarve, Alentejo e Andaluzia apresentam seis propostas à Comissão Europeia para reforçar a democracia

18:23 28 Outubro, 2026 18:23 28 Outubro, 2026

Encontro reuniu 50 jovens de três regiões ibéricas, que elaboraram seis propostas sobre democracia e participação cívica, agora disponíveis para votação

Economia Opinião

A habitação num país de contrastes

14:17 28 Outubro, 2026 14:18 28 Outubro, 2026

Os factos vistos à lupa por André Pinção Lucas e Juliano Ventura – Uma parceria do POSTAL com o Instituto +Liberdade

Europe Direct Algarve

Curso de Jornalismo Parlamentar regressa com formação em Lisboa e Estrasburgo para 20 jornalistas

10:30 28 Outubro, 2026 10:21 28 Outubro, 2026

Jornalistas com mais de dois anos de experiência podem candidatar-se ao curso de Jornalismo Parlamentar, com inscrições abertas até 30 de outubro

Opinião Política

A extrema-esquerda acordou. A renda tocou o despertador | Por Tiago Manuel

09:50 28 Outubro, 2026 09:54 28 Outubro, 2026

"Voltar à luta de classes exige mais do que recuperar o vocabulário. Exige estar onde os salários falham, onde as rendas expulsam e onde trabalhar deixou de garantir autonomia"

Linha de carros. Crédito: Freepik
Auto, Economia, Nacional

Fisco deixa aviso sobre “aniversário que não pode esquecer”: alguns condutores têm até sábado para pagar este imposto

17:40 28 Outubro, 2026 15:03 28 Outubro, 2026

Autoridade Tributária alerta para o fim de um prazo importante já a 31 de outubro. Há ainda mudanças no pagamento deste imposto a partir de 2027

Pub

Centro de Congressos de Lagoa

06:01 27 Outubro, 2026 01:23 28 Outubro, 2026

12 a 13 novembro

Universidade do Algarve.
Algarve, Ensino

Tem 50 anos ou mais? Universidade do Algarve abriu aulas sem exames e não exige habilitações académicas

16:10 28 Outubro, 2026 12:47 28 Outubro, 2026

Universidade do Algarve criou um programa para maiores de 50 anos, com aulas de diferentes áreas e horários flexíveis

Auto, Economia, Nacional

Usa o carro da empresa ao fim de semana? Finanças podem cobrar 23% de IVA mesmo que seja apenas uma vez

21:20 28 Outubro, 2026 15:09 28 Outubro, 2026

Autoridade Tributária esclarece que a utilização pessoal de viaturas empresariais pode estar sujeita a IVA de 23%. A regra também pode abranger deslocações ocasionais

Algarve, Cultura

Tavira Plaza celebra o Halloween com dois dias de atividades e diversão para crianças

12:50 28 Outubro, 2026 12:46 28 Outubro, 2026

Famílias são convidadas a celebrar o Halloween no Tavira Plaza, nos dias 30 e 31 de outubro, com ateliers infantis, brincadeiras e doces

Algarve, Ensino

Vila Real de Santo António lança plataforma digital para facilitar acesso à oferta educativa municipal

16:30 28 Outubro, 2026 16:16 28 Outubro, 2026

Professores já podem consultar a oferta educativa de 2026/2027 e inscrever as turmas numa nova plataforma digital, que substitui o formato impresso

Jovem com tonturas.
Saúde

Quando se levanta rapidamente da cama fica com tonturas durante alguns segundos? Saiba o que pode estar a acontecer

17:10 28 Outubro, 2026 11:18 28 Outubro, 2026

Sentir tonturas ao levantar-se rapidamente pode estar relacionado com uma descida temporária da tensão arterial

Mulher com alergia a gatos.
Animais, Saúde

É alérgico a gatos? Ciência mostra que afinal o problema não está propriamente no pelo

15:30 28 Outubro, 2026 12:22 28 Outubro, 2026

Alergia aos gatos está associada a proteínas presentes na saliva e na pele dos animais, que se espalham pela casa

Opinião, Saúde

O AVC é tratável e evitável | Por Tiago Gregório

07:30 28 Outubro, 2026 19:14 27 Outubro, 2026

"O AVC é tratável e evitável. Investir no seu combate não é apenas um dever clínico, mas um imperativo ético. Juntos, podemos mudar a história do AVC em Portugal"

Opinião

Do pedestal da nobreza à realidade quotidiana | Por José Figueiredo Santos

18:51 28 Outubro, 2026 18:51 28 Outubro, 2026

"Não tenho brasão, reconheço. Mas tenho uma vantagem de ninguém me exigir que faça manutenção heráldica"

Paulo Rangel. Crédito: Lusa
Nacional

Falso parque de campismo aparece no Rossio com 5 estrelas e mais de 250 avaliações: número para reservas era de um ministro

16:20 28 Outubro, 2026 15:25 28 Outubro, 2026

O parque de campismo fictício surgiu no Google Maps com mais de 250 avaliações e classificação máxima

Algarve, Gastronomia

Hotel AP Eva Senses em Faro junta gastronomia e música clássica numa experiência inédita

14:37 28 Outubro, 2026 14:42 28 Outubro, 2026

Evento reuniu empresas e instituições de Faro para uma experiência de gastronomia e música clássica, com acesso à cozinha do hotel

Europe Direct Algarve

Jovens do Algarve, Alentejo e Andaluzia apresentam seis propostas à Comissão Europeia para reforçar a democracia

18:23 28 Outubro, 2026 18:23 28 Outubro, 2026

Encontro reuniu 50 jovens de três regiões ibéricas, que elaboraram seis propostas sobre democracia e participação cívica, agora disponíveis para votação

Economia, Opinião

A habitação num país de contrastes

14:17 28 Outubro, 2026 14:18 28 Outubro, 2026

Os factos vistos à lupa por André Pinção Lucas e Juliano Ventura – Uma parceria do POSTAL com o Instituto +Liberdade

Europe Direct Algarve

Curso de Jornalismo Parlamentar regressa com formação em Lisboa e Estrasburgo para 20 jornalistas

10:30 28 Outubro, 2026 10:21 28 Outubro, 2026

Jornalistas com mais de dois anos de experiência podem candidatar-se ao curso de Jornalismo Parlamentar, com inscrições abertas até 30 de outubro

Opinião, Política

A extrema-esquerda acordou. A renda tocou o despertador | Por Tiago Manuel

09:50 28 Outubro, 2026 09:54 28 Outubro, 2026

"Voltar à luta de classes exige mais do que recuperar o vocabulário. Exige estar onde os salários falham, onde as rendas expulsam e onde trabalhar deixou de garantir autonomia"

Últimas Notícias

  • Usa o carro da empresa ao fim de semana? Finanças podem cobrar 23% de IVA mesmo que seja apenas uma vez
    Usa o carro da empresa ao fim de semana? Finanças podem cobrar 23% de IVA mesmo que seja apenas uma vez
  • Novo aeroporto de Lisboa dá passo decisivo em janeiro: Governo revela calendário para Alcochete
    Novo aeroporto de Lisboa dá passo decisivo em janeiro: Governo revela calendário para Alcochete
  • Jovens do Algarve, Alentejo e Andaluzia apresentam seis propostas à Comissão Europeia para reforçar a democracia
    Jovens do Algarve, Alentejo e Andaluzia apresentam seis propostas à Comissão Europeia para reforçar a democracia
  • Pagamento com cartão que não autorizou? Como reclamar e quais são as regras de reembolso
    Pagamento com cartão que não autorizou? Como reclamar e quais são as regras de reembolso
  • Tartaruga-marinha Molly regressa ao oceano no Algarve após 20 anos sob cuidados humanos
    Tartaruga-marinha Molly regressa ao oceano no Algarve após 20 anos sob cuidados humanos

Opinião

  • Do pedestal da nobreza à realidade quotidiana | Por José Figueiredo Santos
    Do pedestal da nobreza à realidade quotidiana | Por José Figueiredo Santos
  • Brasil caiu na teia do petismo: o poder, o STF e a democracia sob pressão | Por João Rúben Silva
    Brasil caiu na teia do petismo: o poder, o STF e a democracia sob pressão | Por João Rúben Silva
  • A habitação num país de contrastes
    A habitação num país de contrastes

Europe Direct Algarve

  • Jovens do Algarve, Alentejo e Andaluzia apresentam seis propostas à Comissão Europeia para reforçar a democracia
    Jovens do Algarve, Alentejo e Andaluzia apresentam seis propostas à Comissão Europeia para reforçar a democracia
  • Curso de Jornalismo Parlamentar regressa com formação em Lisboa e Estrasburgo para 20 jornalistas
    Curso de Jornalismo Parlamentar regressa com formação em Lisboa e Estrasburgo para 20 jornalistas
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal